- Este tópico está vazio.
- julho 23, 2012 às 2:50 pm
Ola a todos,
Nesta pagina eu vou cobrir as frequencias ultilizadas para fpv falando sobre os Pros e Contras de cada frequencia. Se eu esquecer de cubrir alguma coisa porfavor poste nos commentarios. Outra coisa que eu gostaria de incluir e que não tem uma frequência perfeita, então quando coce for escolher uma frequência realmente DEPENDE, pois uma frequência pode ser boa em um local mas muito ruim em outro.
Frequencias – 900mhz, 1.2ghz, 2.4ghz e 5.8ghz
900mhz – Em papel essa frequencia deveria ir mais longe, Mas cuidado que isto esta errado. A razao por isso e que devido a frequencia baixa ela tem penetração boa de objetos mas tem um grande problema com esta frequência, ele e usada em celular. Isso quer dizer que devido a interferencia causada por celulares e as Torres de celular voce nao tem uma performance muito boa desta antenna. Se voce quer ver se voce pode usar essa frequencia va anoite no local onde voce ira voar e fique de pe em um lugar alto, se voce nao ver nehuma luz vermelha entao você pode usar esta frequencia, se voce ver um mar de luzes vermelhas entao fique fora desta frequencia.
1.2ghz – Essa frequencia e muito boa e muito ultilizada para FPV pois ela tem boa penetracao de objetos, resultando em boa performance. Um dos maiores problemas dela e que ela opera na terceira Harmonic Frequency dos Radios UHF resultando em muita interferencia, entao para voce poder usar essa frequencia com UHF voce precisa separar bem os dois equipamentos e tentar retirar a interferencia usando coisas como ferrete e distancia entre os dois. Em geral esta frequencia e capaz de voos de curta a media distancia, mas o recorde de 100km foi feita nela, mostrando que se ela for bem separada do UHF e com uma antenna de alto ganho você consegui distancias muito grandes.
2.4ghz – Essa frequência e capaz de voos de longa distancia devido a quantidade de antenas para esta frequência. Tem muita especulação de que esta frequência não pode ser usada com radio 2.4ghz mas isto esta ERRADO. Um exemplo sao os Canais 5 e 8 nos tx/rx Lawmate que não tem interferência com 2.4ghz. Essa frequência não tem penetração muito boa de objetos quanto a 1.2 e 2.4 mas devido a quantidade de antenas de alto ganho (para WiFi) essa frequência e capaz de voos de longa distancia (o recorde antigo que foi nessa frequência pelo teamblacksheep foi feito em cima de uma montanha onde não tinha objetos para interferir com a transmissão).
ps- Eu uso 2.4ghz
5.8ghz- De todas as frequências esta tem a pior performance devido a alta frequência que resulta em uma penetração muito ruim de objetos. Isso quer dizer que voce nao conseguira voos de longa distancia ( no máximo de distancia media) mas como você tem muitas antenas para esta frequência você ate poderá ter voos de distancia media. Outra coisa boa sobre essa frequência e que ela pode transmitir a qualidade de imagem um pouco melhor que as outras frequências e as antenas para 5.8ghz são muito pequenas, isso quer dizer que você pode ter uma antena de ganho muito maior com o tamanho bem pequeno. Outra coisa boa sobre as antenas serem pequenas e que no seu aero se você estiver usando uma antenna CP cloverleaf ou alguma assim ela e muito pequena então muito mais resistente a impacto.
Essas sao as 4 frequencias ultilizadas para fpv e mais uma vez eu vou repitir o que eu disse, a escolha da frequencia perfeita para voce realmente depende de seu local de voo. Uma dica para voce saber se voce pode usar uma frequencia e comprar um RFexplorer ( o modelo que suporta 433com o modulo para 2.4 ). Outra coisa importante para você ter uma performance sua câmera,esc,servos e todas as coisas que possam causar interferência com o seu link de video e rc.
Obrigado,
Pedro
- Replies
-
- julho 23, 2012 às 5:22 pm
Basicamente e Praticamente é isso mesmo !! Eu aproveito pra deixar bem frisado com relação a frequencia 2.4ghz, que o caso mencionado acima ele não teve problemas com Link da Lawmate e seu Radio RC. Mas eu tive muito problema com Link de video da FatShark 2.4ghz voando em lugar onde todo mundo pilotava com Rádio RC 2.4ghz. Eu sofria demais com interferencia de video.
Aproveitando, link do vendedor no Brasil do RCExplorer (esse modelo trabalha bem com Sub 1 ghz e na faixa de 2.3 a 2.5ghz), infelizmente nao trabalha na faixa de 1.2ghz (senão eu já ia caprichar nas minhas anteninhas de 1.2 hehehe)
http://www.radioit.com.br/products/rf-explorer-modelo-ism-combo
Bacana esse brinquedinho !!
- julho 23, 2012 às 5:34 pm
O problema que você estava tendo era com o seu fatshark que não tinha o canal para nao ter interferência. Depende muito do TX/RX no 2.4
Marcelo “Cmte. Fox” disse:
Basicamente e Praticamente é isso mesmo !! Eu aproveito pra deixar bem frisado com relação a frequencia 2.4ghz, que o caso mencionado acima ele não teve problemas com Link da Lawmate e seu Radio RC. Mas eu tive muito problema com Link de video da FatShark 2.4ghz voando em lugar onde todo mundo pilotava com Rádio RC 2.4ghz. Eu sofria demais com interferencia de video.
Aproveitando, link do vendedor no Brasil do RCExplorer (esse modelo trabalha bem com Sub 1 ghz e na faixa de 2.3 a 2.5ghz), infelizmente nao trabalha na faixa de 1.2ghz (senão eu já ia caprichar nas minhas anteninhas de 1.2 hehehe)
http://www.radioit.com.br/products/rf-explorer-modelo-ism-combo
Bacana esse brinquedinho !!
- julho 23, 2012 às 5:43 pm
o TX dele tem 4ch assim como o RX, e em todas elas sofria interferencia, por isso eu digo que nunca é um termo forte, pra nao dizer errado.
- outubro 3, 2014 às 3:21 pm
Então eu posso usar um transmisor de vidio 1.2 ghz no quadricoptero que tem um dragonlink com radio taranis?
Nao vai haver interferencia?
- outubro 4, 2014 às 10:38 pm
Algumas dicas a mais sobre as freqüências.
http://dragonlinkrc.com/v2/longrangefpv/videosystem
Obs.:Eu vôo com 5.8 a três anos e é possivel vôos entre 5 e 6 kmts sem problemas, acredito que ate mais , depende muito de sua configuração de receptor, transmissor e antenas, um TX de 600mw, um bom RX diversity, no Rx uma antena de RX patch e uma circular polarizada e uma antena circular polarizada no TX, agora… voar entre obstaculos que na maior parte dos casos quer dizer em áreas urbanas edifícios casas etc não é recomendável até por questões de segurança, alias este é uma das preocupações das autoridades em relação ao fpv, e que deve ser evitado estes locais para vôos.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.