Sensor de temperatura para Eagle Tree

Fóruns Projetos DIY Sensor de temperatura para Eagle Tree

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Como não encontrei no forum, deixo aqui a dica de como contruir este sensor de excelente custo/benefício.

    Nunca vi a necessidade de monitorar a temperatura dos meus componentes, mas ultimamente, tenho tentado ultrapassar meus recordes de altitude com meu SW e agora posso ver a real necessidade de monitorar a temperatura do speed control.

    Sei que parece economia porca, mas meu SW está com um speed de 60A da RedBricks (um lixo), que não suporta 25A constantes durante uma subida de mais de 1km de altura.

    Enfim, com o intuito de monitorar este componente, decidi adquirir um sensor de temperatura na Hobbyking. Ao ler os comentários dos compradores pude ver quão fácil é fazê-lo, tomem nota:

    – cabo de servo com conector (sem fio do sinal)

    – um sensor de temperatura NTC 10K (qualquer loja de eletrônica boa vende)

     

    Basta soldar cada terminal do sensor num fio do cabo, conectar à entrada TEMP3 do ETS (TEMP 1 e 2 também funcionam, desde que estejam disponíveis) e pronto!! Não há necessidade de instalação de qualquer outro resistor ou de calibração. É plug-and-play. Mas é claro, tem que configurar o osd no pc para que a informação de temperatura apareça em algum campo disponível.

    Comparei a informação com outros 3 termômetros e a diferença de indicação não passou de 2ºC. Pode não ser um equipamento de alta precisão, mas dá para saber se o bicho está pegando lá em cima…

    Após subir 1,5km a temperatura do meu speed chegou a 95ºC! Agora vou compra um melhorzinho…

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 45)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Tópico destacado! Parabéns!

    No caso do Eagle tree, posso ligar no temp3 correto? ate pq o temp1 esta com o rssi. Mas como configuro? é igual ao que fiz no rssi, tennho q colocar algo no temp3, ou somente jogar a informacao na tela?

    Anônimo
    Inativo

    Valeu pela contribuição, Saratiel!

    Abraço.

    Israel, é só jogar a configuração na tela!

    Abs

    Excelente contribuição Saratiel…
    depois dessa vou colocar esse nome no meu filho. rs

    Edit…
    acabei de ligar em “todas” eletrônica de Campo Grande/MS e o povo não tem esse sensor. ePráKáBá… e isso que moro em uma capital. 

    demais cara, parabéns pela iniciativa….

    sera que este sensor nao tem outro nome nao??o pessoal aqui na minha cidade nao esta sabendo que sensor é este, ja liguei em duas lojas.

    ISRAEL, EU TB ENCONTREI DIFICULDADE PARA ENCONTRAR, MAS NO ML EU ACHEI CABOS PRONTOS COM ELE NA PONTA, O QUE DÓI O CORAÇÃO É PAGAR O FRETE……

    na farnel também tem por R$ 2,00
    + 23,00 de frete.

    Será que pode-se usar outro com uma resistência menor?

    Segundo um amigo meu, fera em eletrônica não….pq cada tipo designado pelo número seguido de K daria uma leitura diferente e na tela vc teria uma leitura irreal. E como não dá pra recalibrar(pelo menos eu acho q não) o elloger, o valor nunca bateria com o real…. O Rodrigo aki na comu, me disse que podem ser encontrados em baterias de notebook tb…..

    No ml tá 12e poquinho, mas o sujeito esta no paraná…..

    é..nao achei nao…aqui na minha cidade nao tem…vou sair ali so pra desencargo de conciencia e ver realmente se nao acho..mas ta dificil..

    O nome desse componente é Termistor. (Peçam por esse nome)

    NTC -> Diminui a resistência conforme aumenta a temperatura.

    Caso não encontrem, me avisem que por aqui deve ter.

    (Liguei agora na loja. Termistor NTC 10K, 3mm -> R$1,00)

    É isso mesmo que o Gilberto disse, o nome do componente é TERMISTOR.

    Quem não estiver encontrando o de 10k (10k? a 25ºC) pode utilizar 2 de 5k ligados em série. Eu testei e deu certo.

     

    Alguém sabe onde usa-se esse Termistor, para procurar em sucatas? além de baterias de Note, como já citado.

    Pode até encontrar em placa mãe de PC.

    Mas o valor tem que ser de 10k.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 45)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.