Sensor de temperatura para Eagle Tree

Fóruns Projetos DIY Sensor de temperatura para Eagle Tree

• Este tópico está vazio.
    Como não encontrei no forum, deixo aqui a dica de como contruir este sensor de excelente custo/benefício.

Nunca vi a necessidade de monitorar a temperatura dos meus componentes, mas ultimamente, tenho tentado ultrapassar meus recordes de altitude com meu SW e agora posso ver a real necessidade de monitorar a temperatura do speed control.

Sei que parece economia porca, mas meu SW está com um speed de 60A da RedBricks (um lixo), que não suporta 25A constantes durante uma subida de mais de 1km de altura.

Enfim, com o intuito de monitorar este componente, decidi adquirir um sensor de temperatura na Hobbyking. Ao ler os comentários dos compradores pude ver quão fácil é fazê-lo, tomem nota:

– cabo de servo com conector (sem fio do sinal)

– um sensor de temperatura NTC 10K (qualquer loja de eletrônica boa vende)

Basta soldar cada terminal do sensor num fio do cabo, conectar à entrada TEMP3 do ETS (TEMP 1 e 2 também funcionam, desde que estejam disponíveis) e pronto!! Não há necessidade de instalação de qualquer outro resistor ou de calibração. É plug-and-play. Mas é claro, tem que configurar o osd no pc para que a informação de temperatura apareça em algum campo disponível.

Comparei a informação com outros 3 termômetros e a diferença de indicação não passou de 2ºC. Pode não ser um equipamento de alta precisão, mas dá para saber se o bicho está pegando lá em cima…

Após subir 1,5km a temperatura do meu speed chegou a 95ºC! Agora vou compra um melhorzinho…

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 45)
  • Replies

o Gilberto, vc é de onde? Só pra saber se vale a pena o frete…

Curitiba.

Mas o frete, dentro de uma carta comum, nao sai quase nada.

Verei se consigo ir amanhã, na hora de meu almoço.

Compro logo uns 10.

Bacana meu velho….desse jeito eu quero sim, quero logo uns 4!!  Mas será que pode mandar por carta? Eu li alguma coisa q a carta tem de passar pelas esteiras e tal…será que passa?:

Bacana meu velho….desse jeito eu quero sim, quero logo uns 4!!  Mas será que pode mandar por carta? Eu li alguma coisa q a carta tem de passar pelas esteiras e tal…será que passa?:

Posso usar 2 sensores de temperatura ?

Temp1 – RSSI

Temp2 – Temperatura Esc

Temp3 – Temperatura externa ?

pode sim…

eu vou utilizar:

Temp1 – RSSI

Temp2 – Tensão da bateria de vídeo

Temp3 – Temperatura ESC

Franco
    Membro
    none

Se não me engano este componente esta presente nas fontes chaveadas de computador também.. quem tiver uma sucateada vale a pena dar uma olhada.

Comprei meia dúzia desses termistores. Fiz um para testar, e gostei. Vou fazer mais um, assim posso monitorar o esc e tx de video.
    Amigos, aual o jeito mais simples de colocar na tela o gasto da bateria de video no eagle tree??
    Israel, você pode fazer um cabo para conectar no plug de balanceamento da bateria. É muito simples de fazer. Basta colocar um resistor de 15 k ohm, 1%.

Acho que comprei errado, levei esse “NTC / TERMISTOR 10R 8mm – 10D-9”  será que serve?

Era bom medir com um multímetro mas esse 10R me parece 10ohms.

Bem longe do esperado.

a escala térmica é em celsius ou Fahrenheit???
    instalei o meu no ESC e está informando 90 sem carga e 170 com carga, logo imaginei ser Fahrenheit. é isso???

Depende de como está configurado seu OSD.

Com 170, deve estar em Fahrenheit e Milhas.

Muda isso no programa.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 45)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.