› Fóruns › Equipamentos › Servo p/ Antena Tracking
- Este tópico está vazio.
- agosto 18, 2011 às 10:59 pm
Olá.
Perguntei em um topico antigo, mas nao tive resposta alguma….por isso resolvi perguntar aqui.
Estou com dois servos S3003 e gostaria de usar estes servos p/ antena tracking…o problema é que todo tutorial que eu encontro na net, o pessoal modifica o servo p/ 360 graus (sumiu o simbolo no meu teclado :/ ), fazendo com que ele fique com rotação continua….afinal, é possivel ter um antena tracking com 360 de pan sem utilizar engrenagens? Caso sim, como?
PS: vou utilizar o Eagle Eyes
- Replies
-
- agosto 30, 2011 às 2:29 pm
Poxa…..sério mesmo que ninguem aqui possui antenna tracking pra me responder sobre os servos? (nao sobre os S3003 em especifico, mas sobre as engrenagens e 360º de giro, limitação, etc)?
- agosto 30, 2011 às 3:26 pm
o 3003 usa um potenciomentro de feedbak ligado diretamente ao braço de saída e para fazer com que ele fique com rotação livre é preciso separá-los… pode ser feito de duas maneiras: entortar as pernas do potenciometro para baixá-lo ou cortar o eixo do mesmo…
além disso é preciso cortar o limitador que tem na engrenagem final…
- agosto 30, 2011 às 3:32 pm
FB, qt ao potenciometro e a modificaçao, eu jah conheço….a questao é que com esta modificaçao, o servo vai ficar com giro livre, isto é, ele vai ficar girando além dos 360, uma vez que nao tem mais o potenciometro para limitar/posicionar o servo….como fica isso com relação a antena? Vou usar eagleyes, mas acredito que esta ‘problema’ de giro livre se aplique em qualquer servo, nao somente a este da futaba….e qual é a soluçao?- agosto 30, 2011 às 4:31 pm
360 proporcional?
aí é diferente… nunca precisei desse tipo de servo, as únicas modificações que fiz foram para movimento livre (usado no tracker) e multivoltas (nos barcos)…
- agosto 30, 2011 às 4:50 pm
Ai é que esta! Você fez esta modificação p/ usar no tracker? Se ‘sim’, é ai que esta minha duvida: como o tracker controla a posição exata da antena, sendo que o servo nao tem mais referencia da posição atual?
Até onde eu sei, o tracker somente altera a largura do pulso para posicionar o servo, como qualquer outro servo….dai é função do servo mover o braço e detectar qd chegar na posição correspondente ao tamanho do pulso atual….mas isso nao é possivel sem o potenciomentro. Sendo assim, como é feito?
- agosto 30, 2011 às 9:02 pm
uso o tracker do IBCrazy do RCG que é baseado o RSSI dos receptores e não precisa de GPS…
ele compara o sinal entre as diferentes antenas e ajusta a posição…
- agosto 31, 2011 às 12:45 pm
é, nesse caso nao me ajuda muito 🙁- julho 28, 2012 às 9:18 pm
Me diz uma coisa, teria como voce me madar fotos da sua modificação? Tentei no meu futaba 3003, mas ele tende a girar para um dos lados…se corrigo com comando no radio, ele para, mas se não, fica girando…liguei ele com dois 2k2, seguindo o tutorial do youtube, ams não sei o que deu errado…alguem pode me ajudar?
FB disse:
o 3003 usa um potenciomentro de feedbak ligado diretamente ao braço de saída e para fazer com que ele fique com rotação livre é preciso separá-los… pode ser feito de duas maneiras: entortar as pernas do potenciometro para baixá-lo ou cortar o eixo do mesmo…
além disso é preciso cortar o limitador que tem na engrenagem final…
- julho 28, 2012 às 11:12 pm
Você precisa aumentar a resolução do potenciometro.Na teoria é assim:
EX: 0 a 90 graus = 12ohms a 22ohms
Você tem que achar um potenciometro que tenha entre 12ohms e 22ohms só que em 360 graus e não 90.
Entendeu?
- julho 28, 2012 às 11:45 pm
A solução é mais simples do que imagina, abaixo tem alguns links de servos que funcionam em trackers, eu ainda vou ajustar minha eagle eyes, mas pelo que vi no manual o ajuste de fins de curso dos giros da mesa da antena é programada na eagle eyes e eu acho que não depende do potenciometro do servo, pelo menos eu tenho um de 360 graus aqui e um de 720 graus, o de 360 gira direto, da Spring rc, é muito fácil adquirir estes servos, eu acho que servos comuns não suportam a antena.
abaixo link de servo de 180 e360 graus (que estão no meu tracker) com engrenagem plastica
360 spring rc 180 graus GWS que estão no meu tracker
http://www.himodel.com/radios/SpringRC_44g_6.2kg_360%C2%B0_Robot_Servo_S4306R.html
http://www.himodel.com/radios/GWS_S125_1_2T_Double_Ball_Bearing_Sail_Winch.html
abaixo servo de 360 graus da mesma série
http://www.himodel.com/radios/GWS_S125_1T_Double_Ball_Bearing_Sail_Winch.html
abaixo link da Himodel onde se encontram os servos especiais
http://www.himodel.com/sort.php?sub2=G9
Na Hobby king também vendem servos com estas caracteristicas, me parecem ser de menor qualidade, mas é menos arriscado que ficar modificando servos comuns.
- julho 29, 2012 às 3:17 am
Jackson, claro que comprar um servo de 360 graus é mais facil do que modificar, mas para o tracking funcionar corretamente o melhor seria um servo de 0 a 360 graus no pulso minimo e máximo do PWM.
Servos de veleiro (quatro voltas ou mais) não fica bom pois a resolução do servo é muito baixa ou seja ele tem de 0 a 1140 graus na mesmo pulso PWM. A melhor opção é um servo de 360º para o Pan e 180º para o Tilt assim o movimento fica muito preciso. No caso do Eagle Eyes não funciona com servos roboticos pois os mesmos não tem feedback de posição.
PS: Normalmente os servos de 360 graus não tem limitador mecanico, por isso giram livremente, isso não significa que não tem o feedback.
Abs- julho 29, 2012 às 4:52 pm
Bem, o meu de 180 centraliza corrretamente, já o de 360 da Spring RC possui um trimpot para ajuste manual do centro, creio que com os 2 minha eagle eyes irá funcionar, mesmo que eu é quem vou fazer o ajustes manualmente do inicio e do fim do curso da antena.
- março 23, 2013 às 1:27 am
E ai vinicius, blza?? Me tira uma duvida’ aquela tracker q peguei com vc, queria trocar os serovs delas, pois quando a tracker movimenta, a imagem da tela fica com chuvisco ondulados, como se ao movimentar os servos, eles estao trabalhando forcado. Qual o servo que vc me recomendaria pra acabar com essa interferencia e aguentar o peso de uma patch ou ate de uma yagi??
Vinícius Fantini disse:
Jackson, claro que comprar um servo de 360 graus é mais facil do que modificar, mas para o tracking funcionar corretamente o melhor seria um servo de 0 a 360 graus no pulso minimo e máximo do PWM.
Servos de veleiro (quatro voltas ou mais) não fica bom pois a resolução do servo é muito baixa ou seja ele tem de 0 a 1140 graus na mesmo pulso PWM. A melhor opção é um servo de 360º para o Pan e 180º para o Tilt assim o movimento fica muito preciso. No caso do Eagle Eyes não funciona com servos roboticos pois os mesmos não tem feedback de posição.
PS: Normalmente os servos de 360 graus não tem limitador mecanico, por isso giram livremente, isso não significa que não tem o feedback.
Abs- março 23, 2013 às 4:50 am
Bom pessoal eu ia colocar um tópico para pedir ajuda sobre regulagem da antena tracking, o meu servo e modificado e agora gira infinito o fato e que eu montei tanto o pan e o tilt em cima de rolamentos e não estão com nenhum tipo de atrito e nem fazendo força excessiva, vou acompanha o tópico para ver se consigo alguma solução ou alguma alma boa para fazer um tutorial para explicar o passo a passo rsrsrsrsr- março 24, 2013 às 11:55 pm
Montei minha pan tilt caseira, não ficou ruim com os rolamentos, mas um dos servos, o spring rc não centraliza corretamente com a eagle eyes, somento o GWS de 180 graus (90 para cada lado) comprado na himodel, já decidi comprar um pan tilt na ready made rc, que já vem com servos hitec, qualquer coisa uso o GWS para aumentar algum angulo, custa apenas 89 USD com servo e tudo.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.