› Fóruns › Equipamentos › Servos com movimentos contrários …. sem usar o rádio !
- Este tópico está vazio.
- dezembro 3, 2011 às 4:53 pm
Olá pessoal …
eu estou tentando fazer uma coisa e não estou encontrando uma solução para um problema que gostaria de ver resolvido, antes de concluir o trabalho; analisem a figura abaixo:
a) é uma pequena caixa com os dois servos instalados pelo lado de dentro e na mesma posição;
b) os dois servos, serão ligados em “paralelo” por uma conexão “Y”
c) observe que que eu vou fixar nas “roldanas do servo” um “U” de metal que vai fixar uma antena.
Tudo seria muito fácil, se os servos fossem comandados pelo rádio e em canais diferentes, mas acontece que quero usar em uma “antenna tracker”.
Da forma que esta instalado no desenho acima, os servos, quando acionados, eles vão girar um para direita e outro para a esquerda; certo ?
Como eu poderia fazer, para que os dois servos “girarem” na mesma direção ?
OBS.: é necessário que sejam instalados dois servos (menor servo para maior esforço com mais estabilidade)
- Replies
-
- dezembro 3, 2011 às 5:20 pm
Leandro,
dá uma olhada se isso resolve seu problema:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8863
voce poe um Y e esse cara em uma ponta dae voce pode mudar a direcao de acordo com sua necessidade…
- dezembro 3, 2011 às 5:24 pm
Antonio …
olha só o que fala no inicio da descrição do produto : “… A fully adjustable 3 channel-out Servo Regulator which can be used on any receiver channel …”
Pelo que eu entendi, ele funciona com QUALQUER CANAL DE RÁDIO…
Eu não vou acionar o servo, a partrir do rádio … ele vai funcionar, sendo acionado, a partir do “controlador de antena”….
- dezembro 3, 2011 às 6:36 pm
para inverter um servo é só inverter os fios do motor e os fios do potenciomentro…
- dezembro 3, 2011 às 6:39 pm
até onde eu sei o controlador de antena e o radio trabalham com o servo igualmente… a não ser que você esteja fazendo seus proprios servos fora de padrão….
inclusive só me lembrei disso porque vi o pessoal usando pra suavizar os comandos do lince antenna tracker… conforme link abaixo…
http://www.ianjohnston.com/content/images/stories/IanJ/DakarOSD/TurnigySpeedRegulatorsFitted.jpg
- dezembro 3, 2011 às 6:48 pm
FB, gostei do metodo de inversao interna dos fios…
- dezembro 3, 2011 às 7:21 pm
Se houver espaço físico, às vezes é mais fácil inverter a instalação (fixação) do próprio servo.
- dezembro 3, 2011 às 10:05 pm
Tem um inversor barato na hobbyKing
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17033__Turnigy_Servo_Signal_Reverser.html
- dezembro 4, 2011 às 12:06 am
FB, eu assisti o video … FANTÁSTICO … SIMPLES E DIRETO !
Era exatamente o que eu precisava …. valew pela dica !
Leandro
FB disse:
para inverter um servo é só inverter os fios do motor e os fios do potenciomentro…
- dezembro 4, 2011 às 12:37 am
Antonio,
eu acredito que agora, depois que voce assistiu o video que o FB mandou, voce entendeu a minha pergunta ! Eu sei que o rádio e o controlador de antena trabalham com o servo, igualmente, apenas, com uma situação simples: o controlador de antena não tem como “inverter” o movimento do servo … isso conseguimos pelo rádio ! Mas considerando que o controlador de antena “não trabalha com o rádio” os servos obedecem ao movimento padrão.
Por isso, era necessário conhecer como “inverter o movimento MANUALMENTE” o que foi claramente explicado no video.
Assim, é de se concluir, finalmente, que eu “….não estou fazendo meus próprios servos fora de padrão….”
Sem critica, entenda, apenas como um comentário (produtivo, por sinal), as vezes é preciso analisar melhor as perguntas para compreender os motivos; o FPV, vai além “do apertar botões e plugar conectores semelhantes”; além da beleza de voar “com uma camera on board” o FPV tem instigado o lado mais gostoso do aeromodelismo (assim como era no radioamadorismo) que é o nosso lado “Magaiver” ! Veja como os FPVistas são “fazedores” de coisas, inventores de equipos, fuçadores e modificadores de coisas prontas. Quem é fuçador já entendeu o que eu quero fazer: “… uma base pan tilt mais robusta e com mais precisão para suportar antenas mais pesadas….” e exercitar o lado Magaiver e fazer um sistema diferente do que eu tenho visto por ai ! Quando estiver pronto vou postar aqui e ai, finalmente, será entendido o motivo (organizar aquela bagunça de cabos pendurados e entrelaçados nas estações de solo) !
Antonio Moraes dos Santos Junior disse:
até onde eu sei o controlador de antena e o radio trabalham com o servo igualmente… a não ser que você esteja fazendo seus proprios servos fora de padrão….
inclusive só me lembrei disso porque vi o pessoal usando pra suavizar os comandos do lince antenna tracker… conforme link abaixo…
http://www.ianjohnston.com/content/images/stories/IanJ/DakarOSD/Tur…
- dezembro 4, 2011 às 3:16 am
Concordo, destaco, repito e reforço!
Leandro Chaves disse:
…o FPV vai além “do apertar botões e plugar conectores semelhantes”; além da beleza de voar “com uma camera on board” o FPV tem instigado o lado mais gostoso do aeromodelismo (assim como era no radioamadorismo) que é o nosso lado “Magaiver” ! Veja como os FPVistas são “fazedores” de coisas, inventores de equipos, fuçadores e modificadores de coisas prontas….
- dezembro 4, 2011 às 4:52 am
Agora eu chato dando palpite,hehehe
Leandro coloque apenas um servo robusto de um dos lados e do outro lado apenas um eixo com rolamento, isso evitara até a falta de sincronismo entre os servos.
- dezembro 4, 2011 às 10:49 am
Leandro,
desculpa mas acho que voce nao entendeu, só quero deixar essa parte bem clara:
servos trabalham com pulsos de sinais:
Um sinal de ~1ms corresponde a uma posição do braço do servo todo a esquerda
Um sinal de ~1,5ms é o que chamamos de posição central do servo
Um sinal de ~2ms corresponde a uma posição do braço do servo todo a direitaUm inversor de servo funciona da seguinte forma:
ele recebe um sinal de 1ms e passa pra frente um sinal de 2ms, dessa forma fazendo o servo agir de forma inversa ao comando recebido, seja de um rádio, um arduino, um pic.
eu uso servos com arduino e outros microcontroladores o tempo todo… e o inversor que eu mandei o link e o fábio mandou o link são sim opções viáveis e funcionais, porque tem muita gente que prefere gastar U$ 1,99 em um inversor pronto que abrir um servo e possivelmente estragá-lo (eu sei porque eu já fiz isso uma vez).
Concordo que o FPV, vai além “do apertar botões e plugar conectores semelhantes”, mas entender como as coisas funcionam e estudar todas possibilidades também faz parte desse processo.
Sou totalmente a favor de fazer as coisas na mão, acredite em mim, a mais de 1 ano uso meu próprio OSD com GPS…
http://moraesgyn.wordpress.com/2010/08/08/rc-tony-osd-primeiro-test-drive-em-solo/
venho melhorando meu projeto através do estudo de outras plataformas, atualmente estou estudando o antenna tracker do Dakar pra tentar incorporar no meu projeto. Que pretendo abrir para a comunidade quando tiver tempo de preparar a documentação completa.
Abraço!
Antonio Santos
Leandro Chaves disse:
Antonio,
eu acredito que agora, depois que voce assistiu o video que o FB mandou, voce entendeu a minha pergunta ! Eu sei que o rádio e o controlador de antena trabalham com o servo, igualmente, apenas, com uma situação simples: o controlador de antena não tem como “inverter” o movimento do servo … isso conseguimos pelo rádio ! Mas considerando que o controlador de antena “não trabalha com o rádio” os servos obedecem ao movimento padrão.
Por isso, era necessário conhecer como “inverter o movimento MANUALMENTE” o que foi claramente explicado no video.
Assim, é de se concluir, finalmente, que eu “….não estou fazendo meus próprios servos fora de padrão….”
Sem critica, entenda, apenas como um comentário (produtivo, por sinal), as vezes é preciso analisar melhor as perguntas para compreender os motivos; o FPV, vai além “do apertar botões e plugar conectores semelhantes”; além da beleza de voar “com uma camera on board” o FPV tem instigado o lado mais gostoso do aeromodelismo (assim como era no radioamadorismo) que é o nosso lado “Magaiver” ! Veja como os FPVistas são “fazedores” de coisas, inventores de equipos, fuçadores e modificadores de coisas prontas. Quem é fuçador já entendeu o que eu quero fazer: “… uma base pan tilt mais robusta e com mais precisão para suportar antenas mais pesadas….” e exercitar o lado Magaiver e fazer um sistema diferente do que eu tenho visto por ai ! Quando estiver pronto vou postar aqui e ai, finalmente, será entendido o motivo (organizar aquela bagunça de cabos pendurados e entrelaçados nas estações de solo) !
http://www.ianjohnston.com/content/images/stories/IanJ/DakarOSD/Tur…
- dezembro 4, 2011 às 12:09 pm
Vamos lá Tony ….
vi o seu trabalho com o OSD ! Muito bom …
Veja só; sem estabelecer debate (negativo) mas importante que isso aconteça para “provocar” nossos conhecimentos; os meus conhecimentos não são muitos, mas desde o tempo de radioamadorismo, o meu primeiro rádio eu construi … vc não sabe o quanto apanhei, estudei, fucei, etc… mas saiu e por anos usei aquele “prototipo”. Eu gosto dessa coisa do “DIY”.
Eu tinha entendido a sua colocação, mas o que eu queria (minha expectativa) mesmo era a resposta vinda do FB … “mudar a coisa na unha sem incorporar mais equipos”. Quando incorporamos mais um “pequeno circuito” no todo, colocmamos mais um “ladrão de energia lá” .. e a ideia é eliminar o mais possível tudo isso !
Eu estou tentando montar um “sistema pan tilt” simples … coisa corriqueira, apenas buscando melhorar o que já tem de muito bom no mercado ! Estou querendo “reinventar a roda” mas acho que um pouco de melhora é sempre bom.
Estou começando agora no FPV e te confesso, se fosse para “somente exercitar o FPV” tinha dado uma ordem na HK e comprado tudo .. ou na FVPRC… etc… eu estou “garimpando” buscando as coisas aqui e ali .. me divertindo muito com tudo isso; há alguns anos eu não construia um aviaõ … e agora, esotu as voltas com um “projeto próprio” (fiz todos os desenhos na unha, comprei matérial, etc…) e estou tentando desenvovler alguma coisa “própria”.
Vou resumir: eu tenho certeza que o seu OSD não tem todos os recursos tecnologicos que os comerciais tem, mas tenho certeza ainda maior, que voce sente um prazer danado voando ele e dentro ouvindo a voz “é coisa minha… eu fiz”.
Sabe Antonio, o brasileiro é antes de tudo um inquieto e fuçador; essa coisa mexe com nossa raça … e é ai que fazemos coisas interessantes ! Pense em uma situação “FPV 100% brasileiro” e eu te pergunto … não dá orgulho isso ? Eu sou nacionalista por natureza e importador por necessidade !
E por falar em OSD … como anda o seu MAX7456 ? Isso já ganhou projeto “definitivo” e comercial ?
É isso … para finalizar, eu não estava debatendo “tecnicamente” a questão .. queria uma solução “how to” como veio com o video do FB … e ai, vou testar isso para ver se consigo fazer certo !
Se der certo, faço um pequeno video do “troço” disponibilizo desenho e vamos ouvir as criticas para encontrar “falhas” e aos poucos, construir um equipo que seja bom e barato para todo mundo ! Vamos lançar um produto que através de uma comissão de FPVistas possa levar a marca “FPVBrasil” e ser um produto “livre” e que todos possam copiar, fabricar, etc… Vejo que no FPV podemos ter uma infinidade de “engenhocas”:
– antenas
– antena tracker
– modelos
– OSD
– e outras estrapizumbas
Leandro
Leandro,
desculpa mas acho que voce nao entendeu, só quero deixar essa parte bem clara:
servos trabalham com pulsos de sinais:
Um sinal de ~1ms corresponde a uma posição do braço do servo todo a esquerda
Um sinal de ~1,5ms é o que chamamos de posição central do servo
Um sinal de ~2ms corresponde a uma posição do braço do servo todo a direitaUm inversor de servo funciona da seguinte forma:
ele recebe um sinal de 1ms e passa pra frente um sinal de 2ms, dessa forma fazendo o servo agir de forma inversa ao comando recebido, seja de um rádio, um arduino, um pic.
eu uso servos com arduino e outros microcontroladores o tempo todo… e o inversor que eu mandei o link e o fábio mandou o link são sim opções viáveis e funcionais, porque tem muita gente que prefere gastar U$ 1,99 em um inversor pronto que abrir um servo e possivelmente estragá-lo (eu sei porque eu já fiz isso uma vez).
Concordo que o FPV, vai além “do apertar botões e plugar conectores semelhantes”, mas entender como as coisas funcionam e estudar todas possibilidades também faz parte desse processo.
Sou totalmente a favor de fazer as coisas na mão, acredite em mim, a mais de 1 ano uso meu próprio OSD com GPS…
http://moraesgyn.wordpress.com/2010/08/08/rc-tony-osd-primeiro-test…
venho melhorando meu projeto através do estudo de outras plataformas, atualmente estou estudando o antenna tracker do Dakar pra tentar incorporar no meu projeto. Que pretendo abrir para a comunidade quando tiver tempo de preparar a documentação completa.
Abraço!
Antonio Santos
- dezembro 4, 2011 às 12:24 pm
sem problemas, só estava tentando ajudar.
quanto ao OSD e outros frutos dos meus hobbies, se depender de mim, nunca serão projetos comerciais, normalmente depois de pronto coloco os fontes e documentacao na internet, dae outros podem colaborar e melhorar.
Assim que tiver tempo abro o projeto do OSD pra galera, mas somente depois de uma sólida documentacao.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.