Sistema de ejeção de pára quedas utilizado em multirotores

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    Existem inúmeras maneiras de ejetar um pára quedas.

    Este que passo a descrever é mais um.

    A idéia foi criar um sistema independente do multirotor.

    Que pudesse ser colocado e retirado com facilidade.

    Não considero um sistema ideal, nem definitivo. 

    Mas é o que atende minhas expectativas no momento.

    O pára quedas em si é um dos que foram desenvolvidos pela Sol Paragliders.

    É indicado para uma carga total de 4 kg.

    Para ficar mais fácil a consulta a este tópico vou inserindo as fotos e os textos em forma de comentários. 

    A instalação é feita de modo que o pára quedas fique embaixo do multirotor.

    Está conectado a quatro cabos presos na estrutura do multirotor.

    Quando for acionado, sua abertura provoca o capotamento do multirotor, que cai de cabeça para baixo.

    A intenção é proteger o equipamento fotográfico que está embaixo

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    A caixa foi feita de Depron. Não é o material ideal. Ficou frágil e precisei reforçar o ponto de união da barra de alumínio com a caixa. 
    Acredito que ficará melhor se for construída de fibra de vidro ou fibra de carbono.

    Ela não tem uma tampa. O pára quedas entra um pouco forçado. A flexibilidade da caixa deve permitir que ele saia com facilidade.

    Vista lateral

    Visto por trás, mostrando o servo acionador da trava.

    Vista da travas.

    Um cordão em forma de anel é passado por dentro do ilhós e travado com um pino de alumínio. Como o ilhós também é de alumínio, precisei colocar um anel de plástico para evitar o atrito entre os dois.

    O outro lado do anel passa pela ponta da alavanca de trava.

    O mosquetão que prende o elástico à alça da bolsa do pára quedas deve ficar bem junto à barra de alumínio.

    Se ele ficar afastado, exercerá uma carga muito grande no pino de trava e o servo não terá força para puxá-lo.

    Os fios de linha preta e vermelha servem apenas para não perder o cordão e o anel de plástico em caso de acionamento.

    O cabo preto que se vê amarrado na junção entre os dois tubos de alumínio é o que está ligado ao pino de trava do envelope do pára quedas.

    Ele não pode ser muito comprido senão o envelope não se abrirá.

     

    Vista inferior. Notem a alça do envelope do pára quedas presa ao mosquetão.

    Envelope do pára quedas.

    O elástico da trava ficou muito comprido. Precisei encurtá-lo.

    Ajustei o tamanho do elástico. Ele também não pode ficar muito apertado.

    Pára quedas já dobrado.

    Sequência de fechamento do envelope. 

    O elástico deve ser passado por dentro dos ilhóses e travado com o pino de alumínio.

    Notem que o pino que irá fechar o envelope está preso ao cabo amarrado na estrutura do sistema.

    Envelope travado.

    O nó que aparece no cabo da trava foi feito para diminuir seu tamanho. Tinha ficado muito comprido.

    O envelope é colocado na caixa com o lado da trava virado para baixo. 

    O cabo da trava entra junto com o envelope.

    Um cuidado especial deve ser tomado ao inserir o envelope na caixa. O pino de trava deve entrar de lado. 

    Se não for assim, existe o risco dele se soltar quando se empurra o envelope para dentro da caixa. Ou pior, ele passar direto pelo elástico e desse modo  não permitirá a abertura do envelope.

    Quando não estiver voando, o elástico deve exercer uma pequena pressão sobre o sistema de trava. Caso contrário o pino se soltará sózinho. Deixar o elástico todo esticado, diminui sua vida útil. Mesmo assim, devem ser trocados periodicamente.

    O elástico utilizado é vendido em lojas de materiais cirúrgicos.

    Existem diversos tamanhos.

    Escolhi um que não fosse muito forte pois o sistema não pode ter pressão demais, sob pena do servo não conseguir puxar o pino da trava.

    O servo está ligado diretamente a um canal do rádio.

    Em caso de pane na placa controladora de voo, essa pane não impedirá a abertura do pára quedas.

    Contribuições para melhorar o sistema serão bem vindas.

    Um abraço a todos.

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