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- julho 23, 2012 às 11:20 pm
Eu encontrei um esquema na internet e gostaria de apresentar aqui para pedir a ajuda de todos, para alterá-lo; o esquema original tem como “fonte de entrada 7.4 v” e eu gostaria de que ele tivesse como entrada 11.1 v !
Acredito que, com esta entrada, vai ser possível alimentar o circuito com a mesma bateria do RX (do R/C); eu acredito que este sistema não consome muita bateria !
Segue abaixo o esquema:
Como se pode verificar, o sistema é completinho e contempla “todo o sistema de iluminação e navegação das aeronaves”.
Abaixo tem o desenho da placa de circuito:
e aqui dá para ver o layout final da placa (demonstração das peças sobre o circuito):
Acho que este sistema é perfeito e só falta ajustar a tensão de entrada para 11.1 v !
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- julho 23, 2012 às 11:41 pm
Leandro, boa noite.
Como eu disse no chat, nesse sistema, de D5 a D9 ficam acesos direto (sim, pode-se adaptar algo para ligar/desligar).
D1 a D4 piscam como se fosse um “pisca-pisca”. Liga desliga. Nada escala.
Estou procurando aqui um esquema que fiz (não lembro se seguia o AZLight, coloque no google), e funciona perfeitamente. Duas luzes para pontas de asa, acesas direto (verde/vermelho), luz de farol liga/desliga através de chave no rádio e luz de strobo.
Utiliza um PIC12F675.
O Marco Antonio vende um sistema ainda melhor. 100% escala. Vale conferir.
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/navlights-promocao-especial-para-o-fpvbrasil?id=4467654%3ATopic%3A214536&page=1#comments- julho 23, 2012 às 11:50 pm
Gilberto,
eu olhei vários sistemas e este me pareceu o mais completo. Como não tenho habilidade com a eletrônica, desconhecia esta particularidade: piscar como um pisca-pisca ! Não fosse isso … hummm estaria completinho.
- julho 23, 2012 às 11:58 pm
Funcionar funciona. Mas o efeito não vai ficar legal, acredito eu.
Como aprendizado, vai em frente.
Nao vai gastar 10 reais em componentes.
Para alimentar com 3s, troca os resistores de 275 por 330ohms e os de 125 por 220ohms.
De resto nao precisa modificar nada. No lugar do resistor de 10k, mais tarde, pode colocar um potenciometro/trimpot de 10k. Ajusta o tempo de piscadas dos leds d1 a d4.
Caso não encontre algum componente (acho difícil mas pode acontecer), me avise que te envio.
- julho 24, 2012 às 12:31 am
Gilberrrrrrrrrrrrto seu miniiiiiiiiiiiiiiiino !
Com estas mudanças propostas, então, o circuito vai ser alimentado com 11.1 v … certo ?
Sobre a substituição do resistor de 10k por um trimpot de 10k, através dele eu posso “alterar a velocidade das piscadas” ou seja o “intervalo de tempo” entre as piscadas ? E o tempo de duração das piscadas, tem como alterar ?
Rapaz, vou me meter a fazer esse circuito .rs… possivelmente vai “explodir” mas tudo bem … não mata !
- julho 24, 2012 às 12:40 am
Explode não!
Pode ficar tranquilo. Mesmo do jeito que está, dá para alimentar com 3s. Mas os leds podem queimar. Aumente os resistores para não correr o risco.
Experimente o potenciômetro e depois alterando o valor daquele capacitor de 10uF.
Faça experimentos com capacitores de 1uF, 10uF, 47uF e mesmo um de pequeno valor (100nF).
Se não quiser todos aqueles leds e for apenas para testes, pode deixar apenas um (D5, por exemplo) e D1 (que vai piscar).
Nesse caso não precisa do bc548, nem do resistor de 1,5K (nesse caso me avise que edito o desenho do circuito).
- julho 24, 2012 às 12:51 am
- julho 24, 2012 às 12:53 am
- julho 24, 2012 às 12:58 am
Leandro.
Dá uma olhada na parte do Astável.
Tem os cálculos de frequencia e umas derivaçoes de circuito, inclusive com animacao.
Como conhecimento nunca é demais, vale a pena.
http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html
Desculpe a qualidade. Editei corretamente o circuito.
- julho 24, 2012 às 1:09 am
Gilberto, voce fez uma “conexão em vermelho ali … isso quer dizer que eu devo ligar a ligação dos pinos 2 e 6 do NE555 no “centro do trimpot” e ao mesmo tempo na perna “positiva” do trimpot + C1 ? É isso ? Desculpe tantas perguntas … mas eu não estou muito seguro; mas eu acredito que, com as suas orientações chegamos no circuito final e ai vou partir para a construção.
- julho 24, 2012 às 1:11 am
- julho 24, 2012 às 3:17 am
- julho 24, 2012 às 2:04 pm
Leandro.
Vamos lá.
O ideal seria colocar mais um resistor (de 100ohms) em série com o trimpot. (Veja no último desenho que fiz).
O pino 4 do CI não está ligado ao pino 8 (ou positivo). Ali fica fácil. Na verdade você ligou o pino 5 ao postivo. O correto, repito, é o pino 4.
O pino 3 vai para um pino do R9. OK.
O outro pino de R9 vai para a base do transistor (pino do meio do bc548) e ali está indo para o coletor.
De resto aparenta estar ok.
Tome cuidado que para fazer transferência para o cobre, precisa fazer mirror da imagem (inverter ela) antes da impressão.
Se precisar me avise que aponto os erros no desenho.
Como é teste, não tem problema mas essa placa pode diminuir bastante de tamanho, “apertando” mais as trilhas.
Não esquente com isso, por enquanto.
Outro detalhe. Se for apenas para experiência de circuito, sugiro fortemente comprar um protoboard para montar.
http://4.bp.blogspot.com/_e8ln3SNwAMo/Sg2Qi-kZHiI/AAAAAAAAAfM/2ZtiF…
- julho 24, 2012 às 10:16 pm
- julho 24, 2012 às 11:45 pm
- julho 24, 2012 às 11:55 pm
Gilberto, fico feliz que vc tenho feito tudo isso.
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