› Fóruns › Projetos DIY › SISTEMA DE LUZES DE NAVEGAÇÃO COMPLETO PARA AEROMODELO
- Este tópico está vazio.
- julho 23, 2012 às 11:20 pm
Eu encontrei um esquema na internet e gostaria de apresentar aqui para pedir a ajuda de todos, para alterá-lo; o esquema original tem como “fonte de entrada 7.4 v” e eu gostaria de que ele tivesse como entrada 11.1 v !
Acredito que, com esta entrada, vai ser possível alimentar o circuito com a mesma bateria do RX (do R/C); eu acredito que este sistema não consome muita bateria !
Segue abaixo o esquema:
Como se pode verificar, o sistema é completinho e contempla “todo o sistema de iluminação e navegação das aeronaves”.
Abaixo tem o desenho da placa de circuito:
e aqui dá para ver o layout final da placa (demonstração das peças sobre o circuito):
Acho que este sistema é perfeito e só falta ajustar a tensão de entrada para 11.1 v !
- Replies
-
- julho 25, 2012 às 12:04 am
Acho que vale a pena compartilhar o pouco que sabemos.
Infelizmente não são todos que pensam assim.
Mas ajudo no que está ao meu alcance. Nada além disso.
Quero ver os leds piscando! (rsrsrs).
- julho 25, 2012 às 12:17 am
OK, Gilberto … segue agora nossa primeira versão final: “Rev.1.0”
Eu acredito que agora, todas as suas orientações foram atendidas; eu modifiquei um pouquinho as trilhas para melhor acomodar no projeto, mas ao mesmo tempo, obedece rigorosamente o “esquema de ligação”.
Outra coisa, o tamanho original da placa ficou: 55mm x 67mm (aqui ela esta no zoon para facilitar a visibilidade do circuito como um todo)
O que acha ?
- julho 25, 2012 às 12:28 am
Leandro!
Perfeito. Agora um detalhe.
Busque deixar os componentes alinhados. Cito como exemplo a furação de R1. Veja a imagem que estou anexado.
Acho legal deixar o transistor, também alinhado. Veja na minha imagem como ele fica, digamos, fora de alinhamento, assim como o R9. Deixe como fez com os leds. Fica esteticamente mais apresentável.
Outra coisa. Não sei se vai utlizar a placa em algum aero mas os leds não serào soldados na placa, caso vá utlizar nos seus modelos. Nesse caso, soldará os fios e pode diminuir a distância entre furos e trilhas.
No mais, acredito que entendeu perfeitamente como “transformar” o esquema em placa.
Existem softwares onde você desenha o esquema e o software se encarrega de “fazer” a placa para você.
- julho 25, 2012 às 1:06 am
Gilberto,
o R9 esta correto … eu tinha deixado mesmo ele pulando as duas trilhas, porque eu não encontrei outro jeito de fazer um caminho melhor.
Sobre o Q1 … ok, a posição esta correta para soldar o BC548B … apenas o rotulo “Q1” esta fora de lugar.
Vou corrigir o erro na ligação de R1 e R2.
Depois eu posto a versão atualizada.
Rapaz, MIL DESCULPAS por todo o trabalho, mas voce foi a única pessoa que me ajudou nisso aqui …
- julho 25, 2012 às 1:09 am
- julho 25, 2012 às 1:39 am
- julho 25, 2012 às 1:59 pm
Leandro, fechou!
Como primeira placa, acredito eu, está perfeito.
Não sei se vai mesmo produzi-la para testes. Se for, siga esse conselhos:
1. Os furos de trimpot tem que ser um pouco maiores se for soldá-lo direto na placa (aqueles trimpots vermelhos).
2. Como já havia lhe dito. Os leds, provavelmente não vai soldar direto na placa. Vai usar fios ligados ao led e estes na placa. Então a idéia era aproximar mais as trilhas onde esses leds iriam.
3. Manda bala!!! A experiência é válida, com toda certeza!
- julho 26, 2012 às 2:21 am
Gilberto,
eu vou montar sim essa placa … vamos ver como vai funcionar ! Como voce disse, para experiência esta valendo. Vou seguir os seus conselhos e colocar a mão na massa. acho que na semana que vem eu consigo montar ela.
Ai relato aqui os resultados.
- julho 26, 2012 às 2:00 pm
Beleza.
Precisando de alguma outra dica, por favor, me mande mensagem.
- julho 26, 2012 às 3:34 pm
Movido para “Projetos”
- julho 26, 2012 às 3:48 pm
Certo Mestre Marcelo. É um projeto, depois se funcionar vira realidade e relato aqui os resultados para os outros companheiros executarem; se não funcionar, vamos fuçar e descobrir por que ! (rs)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.