SISTEMA DE LUZES DE NAVEGAÇÃO COMPLETO PARA AEROMODELO

Fóruns Projetos DIY SISTEMA DE LUZES DE NAVEGAÇÃO COMPLETO PARA AEROMODELO

• Este tópico está vazio.
    Eu encontrei um esquema na internet e gostaria de apresentar aqui para pedir a ajuda de todos, para alterá-lo; o esquema original tem como “fonte de entrada 7.4 v” e eu gostaria de que ele tivesse como entrada 11.1 v !  

Acredito que, com esta entrada, vai ser possível alimentar o circuito com a mesma bateria do RX (do R/C); eu acredito que este sistema não consome muita bateria !

Segue abaixo o esquema:

Como se pode verificar, o sistema é completinho e contempla “todo o sistema de iluminação e navegação das aeronaves”. 

Abaixo tem o desenho da placa de circuito:

e aqui dá para ver o layout final da placa (demonstração das peças sobre o circuito):

Acho que este sistema é perfeito e só falta ajustar a tensão de entrada para 11.1 v !

Visualizando 11 respostas - 16 até 26 (de um total de 26)
  • Replies

Acho que vale a pena compartilhar o pouco que sabemos.

Infelizmente não são todos que pensam assim.

Mas ajudo no que está ao meu alcance. Nada além disso.

Quero ver os leds piscando! (rsrsrs).

OK, Gilberto … segue agora nossa primeira versão final: “Rev.1.0”

Eu acredito que agora, todas as suas orientações foram atendidas; eu modifiquei um pouquinho as trilhas para melhor acomodar no projeto, mas ao mesmo tempo, obedece rigorosamente o “esquema de ligação”. 

Outra coisa, o tamanho original da placa ficou: 55mm x 67mm (aqui ela esta no zoon para facilitar a visibilidade do circuito como um todo)

O que acha ?

Leandro!

Perfeito. Agora um detalhe.

Busque deixar os componentes alinhados. Cito como exemplo a furação de R1. Veja a imagem que estou anexado.

Acho legal deixar o transistor, também alinhado. Veja na minha imagem como ele fica, digamos, fora de alinhamento, assim como o R9. Deixe como fez com os leds. Fica esteticamente mais apresentável.

Outra coisa. Não sei se vai utlizar a placa em algum aero mas os leds não serào soldados na placa, caso vá utlizar nos seus modelos. Nesse caso, soldará os fios e pode diminuir a distância entre furos e trilhas.

No mais, acredito que entendeu perfeitamente como “transformar” o esquema em placa.

Existem softwares onde você desenha o esquema e o software se encarrega de “fazer” a placa para você.

Gilberto, 

o R9 esta correto … eu tinha deixado mesmo ele pulando as duas trilhas, porque eu não encontrei outro jeito de fazer um caminho melhor. 

Sobre o Q1 … ok, a posição esta correta para soldar o BC548B … apenas o rotulo “Q1” esta fora de lugar.

Vou corrigir o erro na ligação de R1 e R2. 

Depois eu posto a versão atualizada. 

Rapaz, MIL DESCULPAS por todo o trabalho, mas voce foi a única pessoa que me ajudou nisso aqui … 

Trabalho algum.

Editei o que eu quis dizer.

Ligação de R1 e R2 está correta. Só o alinhamento de R1 que citei.

Olhe como agora R1, R9 e o transistor ficaram alinhados.

Rapaz…. que complicado não entender direito como as coisas são … mas vou aprender; com certeza vou me dedicar para entender ! Segue abaixo a placa com as correções. Agora na “Rev.1.1”

Leandro, fechou!

Como primeira placa, acredito eu, está perfeito.

Não sei se vai mesmo produzi-la para testes. Se for, siga esse conselhos:

1. Os furos de trimpot tem que ser um pouco maiores se for soldá-lo direto na placa (aqueles trimpots vermelhos).

2. Como já havia lhe dito. Os leds, provavelmente não vai soldar direto na placa. Vai usar fios ligados ao led e estes na placa. Então a idéia era aproximar mais as trilhas onde esses leds iriam.

3. Manda bala!!! A experiência é válida, com toda certeza!

Gilberto,

eu vou montar sim essa placa … vamos ver como vai funcionar ! Como voce disse, para experiência esta valendo. Vou seguir os seus conselhos e colocar a mão na massa. acho que na semana que vem eu consigo montar ela.

Ai relato aqui os resultados.

Beleza.

Precisando de alguma outra dica, por favor, me mande mensagem.

Marcelo Camargo
    Participante
    none

Movido para “Projetos”

Certo Mestre Marcelo. É um projeto, depois se funcionar vira realidade e relato aqui os resultados para os outros companheiros executarem; se não funcionar, vamos fuçar e descobrir por que ! (rs)

Visualizando 11 respostas - 16 até 26 (de um total de 26)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.