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- fevereiro 1, 2015 às 11:01 pm
Pessoal, hoje voei com o meu Skywalker praticando FPV, porém após passar 2km ele entrou em modo Return to Home. O estranho é que ele estava a 256 metros de altura e ele estava configurado para voltar a 100m de altura, ao invés dele ir descendo aos poucos até atingir os 100m, ele simplesmente mergulhou até o solo. Se pudessem gostaria que me dessem uma luz para saber o que aconteceu, porque até hoje eu confiava no modo RTH, mas isso foi por água abaixo.
Configurações:
Skywalker 1880mm condor;
OSD Cyclops Storm V2;
Duas baterias 2200mA 40C;
Dragon Link ;
Rádio Futaba 8j;
Aomway 1000mw;
Fatshark dominator HD.
Vídeo dele entrando no modo RTH e mergulhando. Tentei de tudo para recuperar os comandos, mas de nada adiantou:
https://www.youtube.com/watch?v=HAj5fniDrfE
Abraço a todos.
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- fevereiro 1, 2015 às 11:54 pm
Vc configurou o seu FailSafe do Radio?
- fevereiro 2, 2015 às 12:08 am
Boa noite, eu configurei o DragonLink para quando perder comunicação acelerar o avião para retornar, mas o failsafe das configurações do rádio não, configurei o fail do OSD. Fiz alguns testes com voo visual e ele comportou certinho, retornando e voando em circulos, só foi voar longe ele fez isso.
Adriano Nogueira disse:
Vc configurou o seu FailSafe do Radio?
- fevereiro 2, 2015 às 12:32 am
Quando falo do radio digo o DraganLink….Me parece que vc fez tudo certo.
- fevereiro 2, 2015 às 11:08 am
estranho foi entrar em RTH com apenas 2Km com dragonlink..
no teste que voce fez ,no modo visual,você desligou o rádio ,simulando perda de sinal,ou só ativou a chave rth ?
- fevereiro 2, 2015 às 11:50 am
No teste que fiz apenas ativei a chave. A questão do avião retornar em 2km foi pela configuração do Osd de limite de distância, até aí tudo bem, o que não entendi foi ele ficar sem controle, sendo que ele iniciou o procedimento de manobra de retorno corretamente, mas ao descer de altitude para 100m configurado no sistema, mergulhou. Vou ter que fazer uma perícia técnica no sistema e também testar o desligamento do rádio. Abraço.- fevereiro 2, 2015 às 4:20 pm
Opa,
Você chegou a usar/testar o RTH com sucesso alguma vez nesse avião?
Como você setou o Failsafe do radio? Chegou a mexer no failsafe novamente depois de setar o RTH?
Você chegou a mexer em alguma trimagem física depois de acertar o RTH?
Testou o servo do profundor após a queda?
A asa estava partida em algum ponto após a queda?
As possíveis causas podem ser: Ele desceu muito forte para os 100mts, talvez a asa não tenha aguentado a força G ao nivelar em 100mts. O servo do profundor pode ter queimado. O Failsafe do canal do profundou mudou drasticamente de posição “a ser mantida” no caso dele ativar e passou despercebido pelo piloto.
- fevereiro 2, 2015 às 8:47 pm
De uma olhada na programação do pitch…e o ganho no osd!…..Se tiverem programados errado faz o aero descer a pico!
O STORM não programa motor em RTH!!!….
Se o aero acelerou….foi feito pelo Fail Safe do RADIO e não pelo OSD
Se vc não configurou RADIO com OSD, vc simplesmente fez algo muito errado !
Só lembrando — Fail Safe é um instrumento do radio controle ou modulo UHF que lembra “posições” do radio e as mantem quando perde o sinal!………………………..RTH é um modo de voo autonomo guiado por GPS acionado pelo radio!
Para que o aero entre em RTH é preciso gravar no Fail SAFE do radio as posições desejadas….ou seja…..motor acelerado (Não muito pois o RTH não é tão esperto para pilotar o aero na pauleira)….mais a chave de RTH acionada……..Então quando o aero perde o sinal ele se lembra dos ultimos comandos ….ou seja motor e chave do rth acionados! E deve voltar pra casa!
Só lembrando o RTH so funciona bem com um bom sinal de GPS….um dragon + um txv de 1000 é chiadeira bastante para acabar com o sinal do GPS se não estiver bem posicionado, ou com filtros e ferrites…..Seu video esta bem chiado!
Vc tem o inicio do voo gravado…..o mostrador do gps no canto direito me parece piscar! a imagem não esta muito boa!
Eu adoro os OSD da Cyclops..ahahha…..mas vc checou seu GPS….teve uma leva de Storm que veio com um erro de gps…o certo é ele funcionar com 3.3v….e em alguns gps ele veio ligado em 5V gerando uma inconstancia seria do GPS….isso aconteeu com um dos meus OSDs. veja imagem abaixo…
Outra coisa…mesmo em RTH…ele reponde aos comandos,,,,mesmo que capengamente!
Cade o RSSI —– Umas das coisas que mais dão segurança ao voo!
- fevereiro 3, 2015 às 10:43 am
Daniel,
Mesmo usando sistema de video 5.8 GHz tem a nessecidade de usar os ferrites? Eu uso vários mas meu sistema de video é 1.2 GHz.- fevereiro 3, 2015 às 11:04 am
Na verdade no caso do ferrite é para atenuar ruidos de linha…por ex: do esc….do proprio gps….e do sistema para os servos!….eu uso! e até rezo pra Santa Luzia…ahahha
- fevereiro 3, 2015 às 11:10 am
Então no GPS também é recomendado usar ferrite? Se sim vou providenciar, para os outros itens que você relatou já estou usando com exceção o filtro.- fevereiro 3, 2015 às 11:17 am
Grazziani..blz
Pela miha experiencia tenho uma hipótese sobre seu acidente…
Assisti umas 20 vezes seu video…ahahha
Perceba que aos 50 segundos do video….logo apos o aero fazer a volta e picar pra descer….vc tem uma sequencia de glicths….bem característicos de perda de sinal..o servo fica loco…logo após o aero mergulha o que podemos aferir pelo picth que dispara…chegando aos últimos momentos do vídeo a 60 Graus…indicando que o aero tava caindo de bico!
Se vc não configurou o Radio com OSD como mencionei…acho que sei o que pode ter acontecido… quando o aero chegou ao limite do Fance Mode….ele acionou o RTH….porem como o aero estava relativamente baixo e bem longe do ponto de origem…..ele perdeu o link com o radio! entrando em Fail Safe (Radio)……o aero acelera (Fail safe)…..porem sem comando,,,,olhe o glicths …..e vai pro chão!
Os modulos UHF são muito bons…porem precisam de visada também….voar longe e baixo…é bem perigoso…..quando o RSSI ta ligado vc pode ver que o link do radio despenca! Ja derrubei aero assim…
OBS- para o aero sair do RTH quando entra no Fance Mode…voce deve levar a chave de RTH até o RTH e depois volta-la ao normal!
- fevereiro 6, 2015 às 2:15 am
Fala Daniel,Primeiramente obrigado pela atenção.
Ainda não tive tempo de verificar o menu do cyclops, testei os sevos hoje e mesmo apos a queda estao funcionando perfeitamente. Talvez seja a baixa altitute que prejudicou mesmo. Mesmo assim, estranhei o modo como ele mergulhou, o Adauto configurou o failsafe para nim no dragob link e fiz testes voando proximo. Eu achei que deveria acontecer o mesmo longe. Incrivelmente o Skywalker sofreu poucas avarias. Amanhã verificarei as configurações do osd e se vir algo estranho avisarei. Agora vou demorar ter confiança novamente. Meu dji phanton é mais seguro…rsss. Abraço.
Daniel Gomes disse:
Grazziani..blz
Pela miha experiencia tenho uma hipótese sobre seu acidente…
Assisti umas 20 vezes seu video…ahahha
Perceba que aos 50 segundos do video….logo apos o aero fazer a volta e picar pra descer….vc tem uma sequencia de glicths….bem característicos de perda de sinal..o servo fica loco…logo após o aero mergulha o que podemos aferir pelo picth que dispara…chegando aos últimos momentos do vídeo a 60 Graus…indicando que o aero tava caindo de bico!
Se vc não configurou o Radio com OSD como mencionei…acho que sei o que pode ter acontecido… quando o aero chegou ao limite do Fance Mode….ele acionou o RTH….porem como o aero estava relativamente baixo e bem longe do ponto de origem…..ele perdeu o link com o radio! entrando em Fail Safe (Radio)……o aero acelera (Fail safe)…..porem sem comando,,,,olhe o glicths …..e vai pro chão!
Os modulos UHF são muito bons…porem precisam de visada também….voar longe e baixo…é bem perigoso…..quando o RSSI ta ligado vc pode ver que o link do radio despenca! Ja derrubei aero assim…
OBS- para o aero sair do RTH quando entra no Fance Mode…voce deve levar a chave de RTH até o RTH e depois volta-la ao normal!
- fevereiro 6, 2015 às 2:25 am
Fala Paulo.Depois da verifiquei que o tubo que sustenta as asas estava partido ao meio, porem, cconversei com testemunhas oculares que viram mergulhando com as asas . Os servos estao perfeitos. E testei o rth antes de voar longe. Só por Deus. Vlw mesmo
Paulo Bernardo disse:
Opa,
Você chegou a usar/testar o RTH com sucesso alguma vez nesse avião?
Como você setou o Failsafe do radio? Chegou a mexer no failsafe novamente depois de setar o RTH?
Você chegou a mexer em alguma trimagem física depois de acertar o RTH?
Testou o servo do profundor após a queda?
A asa estava partida em algum ponto após a queda?
As possíveis causas podem ser: Ele desceu muito forte para os 100mts, talvez a asa não tenha aguentado a força G ao nivelar em 100mts. O servo do profundor pode ter queimado. O Failsafe do canal do profundou mudou drasticamente de posição “a ser mantida” no caso dele ativar e passou despercebido pelo piloto.
- fevereiro 6, 2015 às 10:51 am
Faça o seguinte teste…simples…
ligue tudo como estava…….”SEGUERE O AREO”…….. e desligue o radio….se o FAIL SAFE estiver programado certinho com o OSD (No RTH),,,,,,o motor ira ligar e vai aparecer o RTH na tela….
Abç
- fevereiro 6, 2015 às 11:31 am
Isso ja fiz e deu certo. Por isso esta muito estranho. So pode ser abdução alienígena. Vlw
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