- Este tópico está vazio.
- junho 1, 2012 às 2:25 pm
Oi pessoal,
Queria ajuda de vocês.
Estou querendo fazer um projeto para adicionar mais alguns canais no meu transmissor.
A idéia é a seguinte:
- Ler as informações de PPM pela porta de treino do rádio (ou qualquer outra saída de PPM);
- Adicionar 5 leituras de botões ou joysticks;
- Dar o output em PPM pelo Arduino, com um total de 12 canais (7 do transmissor e 5 de inputs).
Porque estou querendo fazer isso?
Estou pensando em fazer uma estação de terra que tenha esses botões.
Será só eu conectar meu rádio nessa estação, que estará equipada com um DragonLink(12 canais) e seria transmitido para o hexacóptero os 12 canais, e não os 7 do meu rádio.Com isso eu poderei usar todos os canais do DragonLink e ainda poderia programar o arduino para gerar inputs configuráveis.
De início, seria coisas como luzes piscando com um padrão ou fazer movimentos na camera configuráveis ou até pegar o input de um nunchuck pra usar como headtracker.A leitura do PPM eu encontrei aqui:
http://diydrones.com/profiles/blogs/705844:BlogPost:38393O problema agora é “criar” o output gerado pelos botões/joysticks.
Alguém tem alguma idéia como seria feito isso?
- Replies
-
- junho 4, 2012 às 12:50 am
Sei, sei.
Mas dando uma busca maior no PPM acho que não daria pra “adicionar” PPM dentro de um sinal PPM. Pelo menos não com 1 processador.
Tipo… não daria pra adicionar o sinal de PPM logo depois dos 7 canais do rádio.Neste caso, com 6 canais, depois dele tem o “Blank Time”. Ele é basicamente pra separar os pulsos de PPM.
O que eu planejava fazer é enquanto eu recebesse os pulsos dos canais eu “repassava” os pulsos pra alguma saida e depois, no Blank Time, eu colocaria mais pulsos nele.
O problema é saber o tamanho final desse Blank Time pra poder adicionar esse tempo.
O segundo problema é adicionar esse PPM logo depois dos últimos pulsos. Se não fizer isso teria um atraso de um período inteiro de PPM.- junho 4, 2012 às 1:00 am
Mas será que o sistema como um todo não vai “sentir” isso?
Mas eu achei a opção de “adicionar” o PPM muito ariscada.
Eu pensei numa forma que eu achei mais prática.
Usar o arduino pra ler os canais do receptor individualmente, ler os outros inputs que eu quiser (botoes, manche…) e criar o PPM com um código bem parecido desse que tu mandou.Outra coisa mais “prática”… não vai ter nenhum fio e eu não vou precisar alterar o controle ou usar a bateria dele pra alimentar o dragonlink.
O que eu pensei foi algo assim:
O controle manda o sinal pra o receptor assim como qqr aeromodelo.
Sendo que o receptor vai estar em uma maleta que vai receber o sinal, o arduino vai ler o sinal, adicionar os inputs e vai transmitir via ppm pra o LRS que vai estar dentro da maleta.Eu achei essa idéia bem mais organizada, já que não teria mais nenhum fio e não seria preciso modificar mais nada.
- junho 4, 2012 às 1:04 am
Thiago, é PIC, porem interessante. De uma olhada neste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49159
- junho 4, 2012 às 1:53 am
Oi Vinícius, vlw pela dica, eu já fiz algo parecido com esse “multi controlador” que o Antonio fez.
Rafael, assim que eu finalizar o que estou pensando vou colocar lá sim.
Mas enquanto eu estava pensando isso poderá se extender pra algo bem mais versátil que somente “adicionar canais” na transmissão.
Se você tiver um manche (aqueles antigos de PC) dá fácil fácil pra substituir o rádio. É só ler o potenciometro do manche com o arduino e coloca-los como os 4 primeiros canais no PPM. O LRS vai entende-lo e transmitir pra o avião.- junho 4, 2012 às 11:19 am
Aos colegas que possuem experiência com arduino, tem algum projeto de RTH com arduino? e de waiypoints?
- junho 5, 2012 às 4:47 pm
Uma coisa que eu tava pensando aqui… se o período do PPM é de 20ms (ou 22)… e cada canal tem o máx de 2ms de tamanho (com 0.3ms entre eles) então com 9 canais no máximo vai chegar a 20,7ms.
Como que tem rádio com 18 canais?
Como é a saída de PPM deles?
Mandei um e-mail pra o pessoal da DragonLink pra ver como eles dividem esse sinal de PPM, se eles pegam sempre o período de 20ms ou separam por um Synchro Blank Time grande e depois voltam a medir os sinais.
Eu acho isso mto estranho o período, independente da quantidade de canais, serem sempre o mesmo tamanho (variando entre 18ms e 22,5ms que eu já vi).
Mas eu ainda não vi um sinal PPM com mais de 8 canais, alguém sabe como fica?- junho 5, 2012 às 5:22 pm
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que besteira a minha… vi agora… então tá tudo explicado…
Então pera aí… então quer dizer que dá pra colocar 10000 canais em um período de PPM… hmmm… interessante…
O que resta agora é saber se o DragonLink passa todo o PPM ou ele “trata” e extrai somente 12 canais pra transmitir pra o receptor.
Porque se ele transmitir tudo… é só colocar outro arduino no receptor e “traduzir” o sinal.
Muhuhaha! Vou criar um transformer com 10.000 servos!Hauhsuahsuhasuhaush
Brincadeiras a parte… acho que vai dar pra brincar e muito com isso… imagina um painel super completo…
Um transmissor transmitindo o controle do avião para uma maleta e a maleta transmitindo esse controle mais alguns botões, sensores e manivelas pra o avião.- junho 5, 2012 às 7:41 pm
Thiago. Tem erro de conceito aí.
O frame PPM tem duração fixa de 22,5ms. Os receptores padrão (internamente possuem decodificadores de sinal) só entendem 8 canais. Os canais são separados por pulsos em torno de 0,3ms. Cada canal dura entre 0,7 a 2ms. Os receptores mais novos, entendem frames mais curtos porém dentro de um limite.
Então não dá não para colocar 10000 canais num único frame. Acredito que o limite seja algo em torno de 16 canais (chutando alto).
O que o Rafael quis dizer foi que na programação do arduino, na linha
delay(1000);
É 1000us = 1ms.
- junho 5, 2012 às 8:06 pm
Calma… o canal dura 0,7MILIsegundos a 2MILIsegundos ou 0,7MICROsegundos a 2MICROsegundos? e o separador é de 0.3milisegundos ou microsegundos?
Outra coisa… a duração do frame PPM dependendo do receptor/transmissor… eu já vi frames de 18.5ms, 20ms e 22,5ms.Sobre a quantidade… tanto a Futaba quanto a Spektrum tem rádios de 18 canais. Então suponho que pelo menos 18 canais dão pra ser transmitidos.
Eu tava brincando sobre colocar 10.000 canais… mas o que eu tava dizendo é que, para um frame de 22.5ms e se cada pulso for de 2microsegundos então daria pra colocar 10.000 pulsos (consequentemente 10.000 canais).
Mas estava falando sério em colocar 20… 30 canais se for transmitido pelo DragonLink. Se o DragonLink transmitir todo o PPM sem modifica-lo eu vou poder transmitir vários canais… mais de 1000 com certeza… e ‘ler do outro lado’.- junho 5, 2012 às 8:17 pm
Canal -> 0,7 milisegundos a 2 milisegundos.
Separador -> 0,3 milisegundos.
Quanto ao frame, acredito que o padrão (em RC) é 22,5ms. Frames menores suportam quantidade menores de canais.
Esqueça microsegundos em PPM padrão. (Se cada canal fosse 2 microsegundos, já teríamos rádios com 20, 30, 50 canais há vários anos, não concorda?)
O dragonlink consegue interpretar 12 canais. Se tentar transmitir 20 canais, primeiro que não tem receptor do outro lado que aceite isso. Segundo que nem os canais, digamos normais, serão lidos corretamente do outro lado.
O problema é que vc está pensando no frame como 22,5 milisegundos e o canal como 2 microsegundos. O canal tem 2 MILISEGUNDOS.
- junho 5, 2012 às 8:20 pm
Fiquei curioso quanto aos rádios de 18 canais. Vou dar uma pesquisada a respeito e ver se tem algo sobre o funcionamento da coisa.
DX18 -> Modulação DSM2
Futabas -> Modulation: FASST, FASSTest, S-FHSS, FHSS
Agora como funciona essas modulações é outro departamento!
- junho 5, 2012 às 8:44 pm
Quanto a sua idéia original.
Pegar os 7 canais do seu rádio, mais 5 canais (botões), etc, etc é perfeitamente possível.
Respeitando as regras da duração total do frame (22,5ms que é igual mais ou menos a 50hz) e separação entre canais.
O meu problema, nesse caso, é programação do arduino. rsrs
Tem que ver com alguém aqui que manje disso.
Dá uma lida aqui ó. Talvez saia algo que te interesse.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1026959&page=796
- junho 5, 2012 às 9:15 pm
Achei no google ->Dragon link and TSLRS are capable to manage PPM up to 12ch, but they work only with constant frame rate.The frame rate is in this case 28ms, with 2.08ms max value for each channel and >=3ms sync pause.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.