TCAS e GCAS

Fóruns Específicos Base de conhecimento TCAS e GCAS

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    TCAS, do inglês Traffic Collision Avoidance System, que significa “Sistema Anticolisão de Tráfego”, é um pequeno conjunto de equipamentos eletrônicos de bordo que constitui um sistema de segurança de voo. É incorporado às aeronaves com o objetivo de evitar colisões aéreas com outras aeronaves.

    O TCAS funciona através da comunicação eletrônica entre todas as aeronaves que estejam equipadas com um transponder apropriado. Utiliza uma frequência para “interrogar” todos os transponders das aeronaves que estejam ao seu alcance. Os transponders dessas aeronaves então “respondem” a interrogação, utilizando outra frequência. Este ciclo de “perguntas e respostas” eletrônicas pode ocorrer diversas vezes por segundo.

    Através dessa troca constante de dados, o computador interno do TCAS constrói um mapa tridimensional das aeronaves que se encontram no espaço aéreo circunvizinho e abastece esse espaço tridimensional com informações tais como localização, rumo, altitude e velocidade das demais aeronaves. Utilizando esses dados, o sistema então projeta a posição futura de todas as aeronaves, e assim determina os potenciais riscos de colisão.

    É importante salientar que o TCAS (e suas variantes) interage apenas com aeronaves que possuam transponder e estejam com ele ligado (em operação).

    GCAS, do inglês Ground Collision Avoidance System, que significa “Sistema Anticolisão de Solo”, tem funcionamento similar com o TCAS, porém, visa evitar colisões da aeronave com o solo, baseado num prévio conhecimento das características do terreno.

    TCAS Portátil

    http://www.zaon.aero/content/view/2/41/

    Testes de GCAS da NASA em um UAV

    http://www.aerotechnews.com/news/2012/06/27/auto-gcas-flight-tests-on-droid-uav-declared-a-success/

  • Você deve fazer login para responder a este tópico.