› Fóruns › Equipamentos › Telemetria 3DR
- Este tópico está vazio.
- junho 26, 2013 às 12:37 am
Pessoal boa noite.
Estou com grande dificuldade para conseguir configurar adequadamente o meu Quad com o equipamento abaixo :
– Ardupilot APM 2.5
– APM Power module
– Telemetria 3DR 915 Mhz
– MinimOSD V 1.1
– Video transmissor
– 4 ESC 25 A
– Bateria Turning 4000 MA
Minhas dúvidas são referentes a:
– Como ligar corretamente os quatros esc’s a APM 2.5 ( devo ligar somente o cabo de dados de cada ESC a placa, não conectando o fio vermelho e terra? )
– Outra principal dúvida é referente a telemetria 3DR. Não sei se entendi corretamente mas estava contando que pudesse controlar o vôo do Quad através désta telemetria utilizando um Notebook e Joystick. Isto está correto ? Se sim, podem me ajudar me informando como é feita ésta configuração ?
Muito Obrigado a todos.
Paulo Rayol
- Replies
-
- junho 26, 2013 às 1:22 am
Olá Paulo, vc já chegou a verificar esta documentação?
– O Power Module vai alimentar a sua APM, retire o jump (J1) para isolar os ESCs do Power Module. Deixe apenas 1 ESC completo conectado na Output (ele vai servir para alimentar algum servo caso vc tenha Gimbal) e retire/isole o fio vermelho dos outros 3 ESCs.
– Sim, é possível controlar via joystick a APM e visualizar a telemetria pelo PC ou tablet.
- junho 26, 2013 às 5:56 am
Paulo, se está procurando um sistema plug-and-play, ardupilot não é pra você. tem muita informação explicando tudo isso (e muito mais) no diydrones, mas infelizmente você vai ter que ler. e mais de uma vez, provavelmente. eu já tô usando a algum tempo, e de vez em quando me deparo com alguma coisa que eu não entendo direito, e preciso voltar e descobrir o que foi que eu mudei pra ocorrer tal alteração.
- junho 27, 2013 às 12:33 am
Opa Roberto,
Primeiramente muito obrigado por ter respondido e também pelo material informado.
Bom, para minha surpressa o kit de telemetria que recebi é de 433 Mhz embora ter comprado o de 915. (Espero que isso não me atrapalhe em alguma coisa) Em uma análise mais detalhada, observei que o meu radio “Remote” estava com a versão: SIK 1.5 on HIM-TRIP enquanto “Localmente – terra” era 1.6. Versões igualadas para 1.6.
Em relação a ligação dos esc’s, primeiramente havia ligado somente os cabos de dados, (Sem sucesso). Após, fiz conforme sua orientação mas também não consegui startar os motores. Ao ligar o Qua a Bateria, escuto o Primeiro Bip seguido de mais 3 que se refere a bateria 3S e por último uma musica que me parece ser com relação a calibração “OK” dos ESC`S.
Quanto a configuração do Joystick, consigo definir o manche com seus respectivos botões e salvá-los normalmente. (Vejo as barras em movimento ao mexer com o controle na tela de configuração do Mission Planner) Mas, na hora de calibrar o Radio nada se movimenta. Tenho a impressão que estou somente recebendo dados do Remote, e não emitindo para ele pois ao movimentar o Quad tenho minha navegação atualizada normalmente em meu HUD com elevação e rotação OK.
Vou dar mais uma lida no material amanhã e ver se encontro algo despercebido.
Muito obrigado.
Roberto Bonfim disse:
Olá Paulo, vc já chegou a verificar esta documentação?
– O Power Module vai alimentar a sua APM, retire o jump (J1) para isolar os ESCs do Power Module. Deixe apenas 1 ESC completo conectado na Output (ele vai servir para alimentar algum servo caso vc tenha Gimbal) e retire/isole o fio vermelho dos outros 3 ESCs.
– Sim, é possível controlar via joystick a APM e visualizar a telemetria pelo PC ou tablet.
- junho 27, 2013 às 12:37 am
Ricardo,
Muito obrigado por ter me respondido.
Ricardo Affonso disse:
Paulo, se está procurando um sistema plug-and-play, ardupilot não é pra você. tem muita informação explicando tudo isso (e muito mais) no diydrones, mas infelizmente você vai ter que ler. e mais de uma vez, provavelmente. eu já tô usando a algum tempo, e de vez em quando me deparo com alguma coisa que eu não entendo direito, e preciso voltar e descobrir o que foi que eu mudei pra ocorrer tal alteração.
- junho 27, 2013 às 12:56 am
Paulo, faça a calibração dos ESCs conforme o fabricante recomenda ou faça direto pelo Mission Planner, veja na documentação. Não se esqueça de fazer a calibração do rádio pelo Mission Planner.
Se o 3DR veio errado observe o seguinte: o 433Hz tem a antena com um círculo azul e o 915Hz tem um círculo vermelho, de certa forma o 433Hz te dá um maior alcance.
Recomendo que só após vc fazer os primeiro voos com o rádio, tudo já configurado e ajustado, passe a configurar e testar o joystick. Veja uma observação na configuração do 3DR, ele pede para aumentar a potência do link 433Hz para o máximo (20), caso vc vá utilizar o joystick, pois neste momento vc estará recebendo e enviando dados ao mesmo tempo. Já voei com o joystick e existe um pequeno delay nos comandos.
Não ponha as hélices no quadri até ter resolvido este problema de configuração!
No Mission Planner (TERMINAL) vc poderá fazer os testes com o motor e os sensores, mas tem que estar conectado via cabo pela porta USB (não faz pelo 3DR!!!).
Boa sorte ai!
- junho 27, 2013 às 1:20 am
Roberto / Guto
Valeu pessoal pela ajuda ! vou tocar aqui amanhã as suas recomendações e voltamos a nos falar. Abraço.
Paulo Rayol.
Guto Santaella disse:
Correto Roberto,
Ótimas ponderações sobre segurança.
Guto Santaella
- Você deve fazer login para responder a este tópico.