Teste de alcane em voo com Futaba 7C

Fóruns Equipamentos Teste de alcane em voo com Futaba 7C

• Este tópico está vazio.
    Olá pessoal!

É isso mesmo que está no título. Não estou louco nem tive overdose de chocotone (eu acho…)

Há muito tempo estava querendo fazer um teste em vôo para identificar o alcance do meu sistema de rádio.
    Atualmente estou usando um Futaba 7C com receptor R617FS e nos testes em solo consegui obter um alcance de 1200m limitado à área de teste, ou seja, só não fui mais distante por que a área não permitia.

Assim, limitava meus vôos a no máximo esta distância. Mas esta semana, enquanto buscava um aero fpv desaparecido de um amigo, limitei o raio de busca em 1200m e isso me deixou muito frustrado, pois sabia que se fosse um pouco mais a diante (e comprovei isso depois vendo a gravação do vídeo) provavelmente encontraria o aero (encontramos mais tarde à pé mesmo ? total de 15dias desaparecido a 1200m da base).

Então, hoje voei numa área limpa de população e em que pudesse seguir uma estrada para que em caso de falha no RTH ao menos teria um acesso fácil e rápido ao possível local da queda.

O sistema de OSD à bordo é da Eagle Three e está funcionando ?redondo? há um bom tempo. Decolei às 7:30hs da manhã e fiz vários testes do RTH em várias proas, altitudes e velocidades diferentes antes de partir para o ?vamos ver?.

Passado o teste pousei e substitui as baterias. Decolei novamente e tomei o curso geral da estrada. Esperava que desse no máximo 1500m, pois é o que sempre vejo de informação na net, mas para a minha surpresa, ele passou dos 2000m.

Um pouco depois houve a perda de sinal e o engajamento do RTH, que funcionou conforme previsto, impondo ao aero uma curva a esquerda tomando direção à base.

Outra surpresa que tive foi a rapidez do restabelecimento do link de rádio, pois sempre ouvi que quando está longe o rx demora mais a ?lincar?.

Enfim, estou muito feliz, o teste foi realizado a contento. Vou estabelecer meu raio de operação como 1500m, deixando uma boa margem de segurança, mas ainda ciente de que o alcance do rádio depende de ?n? fatores, podendo perder o contato a 300m ou 3000m, porém com a (quase) certeza de que se isso acontecer não terei uma perda total do aero…

Abraço a todos e feliz natal!!!

Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Replies

alguém pode fazer o favor de me ensinar como coloca a “carinha” do vídeo no post? e não só o link…

aperta o 3 botão que tem, aquele que parece um filme de maquina fotográfica antiga, ai só colocar o codigo que vc pega na pagina do youtube: compartilhar>incorporar ai aparece o código

Qual equipamento em de transmissao e recepcao de video??

Valeu Ricardo! muito obrigado!

Eu já tinha tentado isso mas não deu certo porque estava usando o link normal do vídeo. Sou muito treva mesmo…

Ricardo Iarossi disse:

aperta o 3 botão que tem, aquele que parece um filme de maquina fotográfica antiga, ai só colocar o codigo que vc pega na pagina do youtube: compartilhar>incorporar ai aparece o código

tx: Lawmate 1W 1,2Ghz antena 3dbi
    rx: Lawmate antena Path 8dbi

Rodrigo Martins disse:

Cara.. vc esta usando filtro no tx de video? algo assim? to partindo para um dragonlink antes mesmo de voar pq to com receio de perder  o comando no meu 2.4 por conta do tx de video 1.2GHz (lawmate 1w)…muitos relatos de problemas… 

Saratiel Hirle disse:

Rodrigo Martins disse:

Hamilton, eu não estou usando filtro no tx de vídeo.

Voo com este equipamento há quase 1 ano e nunca tive problema de perda de sinal, sendo que meu voo era limitado a 1.2km e a maioria dos voos era a baixa altura, entre 50 e 100m.

Como disse no meu post acima, com o alcance obtido no teste, vou limitar meus voos a 1500m de distância, sabendo que mesmo antes disso posso ter perda de sinal, mas com a segurança de que existe uma enorme chance do meu RTH trazer meu aero de volta.

Valeu!

Hamilton Callado disse:

Cara.. vc esta usando filtro no tx de video? algo assim? to partindo para um dragonlink antes mesmo de voar pq to com receio de perder  o comando no meu 2.4 por conta do tx de video 1.2GHz (lawmate 1w)…muitos relatos de problemas… 

Saratiel Hirle disse:

Rodrigo Martins disse:

Concordo plenamente com o que você disse. Mas quando o Murphy atua nem mesmo os UAV americanos escapam…rsrs

flw!

Vinicius Piedade de Souza disse:

Mas repito: isto é o que o TX é capaz de fazer em certas condições… tudo isso depende de inúmeras variaveis, inclusive da variavel L.A.D.Y. (para os que não a conhecem, Lady Murphy kkkk) e que um bom sistema de OSD com RTH é indispensavel para quem deseja voar FPV com maxima segurança (e ainda assim tem riscos, mas muuuuuito menor do que sem nada).

Beleza… parabéns pelo teste e edição do vídeo. Muito legal!

Saratiel Hirle disse:

Hamilton, eu não estou usando filtro no tx de vídeo.

Voo com este equipamento há quase 1 ano e nunca tive problema de perda de sinal, sendo que meu voo era limitado a 1.2km e a maioria dos voos era a baixa altura, entre 50 e 100m.

Como disse no meu post acima, com o alcance obtido no teste, vou limitar meus voos a 1500m de distância, sabendo que mesmo antes disso posso ter perda de sinal, mas com a segurança de que existe uma enorme chance do meu RTH trazer meu aero de volta.

Valeu!

Hamilton Callado disse:

Saratiel Hirle disse:

Rodrigo Martins disse:

Bom saber q o eagletree é confiável. Estou esperando o meu chegar. Não seria mais seguro ainda adicionar um rssi?

Sem dúvida um indicador de rssi aumentaria a segurança do voo, porém no caso do R617FS que não possui saída de rssi, extrair esta informação dele é um processo meio “cirúrgico” e até agora não tive coragem de tentar, sem contar que ainda não vi muitas pessoas usando este recurso neste receptor. Não sei se é pela sensibilidade da operação ou pela imprecisão da informação.

http://www.rcexplorer.se/page14/lostp/lostp.html

Joao – Johnnie Walker disse:

Bom saber q o eagletree é confiável. Estou esperando o meu chegar. Não seria mais seguro ainda adicionar um rssi?
Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.