Teste FPV gasolina

Fóruns Específicos Plataformas Teste FPV gasolina

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Tenho um planador eagle wing comprado para uso em FPV, porém fazendo uns voos notei que o mesmo é muito sensivel ao vento, apesar de ser maior que os planadores comuns não cabe aquela tralha toda dentro da fuselagm. Levando o fato da ocorrencia de umas 2 quedas resolvi instalar os equipamentos em meu aero a gasolina, com 2  metros de envergadura e espaço de sobra com motor de 26cc,  meu útimo teste foram 3 voos bem sucedidos neste fim de semana para avaliar o video, o detalhe é o rádio de 72mhz em fm, que não sofre nada com o tx de video.

    só falta uma antena de receptor de melhor ganho para o rx de video e o sistema de antivibração da camera.

    setup:

    aero com motor de 26cc

    tx de video 1.2 ghz 800mw

    radio futaba 72 mhz fm

    camera ccd de 520 linhas

    filtro passa alta

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 25)
  • Replies
    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi Jackson, beleza?

    Com o tanque cheio vc consegue voar quantos minutos?

    Abraço.

    Olá Jackson ! 

    Rapaz, voce já fez algum video desta aeronave ? Eu gostaria de assistir … 

    Passa um relato sogre o tamanho do tanque (ml) e qual a autonomia de voo (minutos). 

    Motores a gasolina sao extremamente economicos. Tenho um Cessna com 2M de asa tb, motor Saito FG-20 4T a gasolina…com um tanque de 16oz, consigo até 2h de voo, dependendo de como o voo é feito…

    Detalhe: este tanque é pequeno pro porte do avião…pode botar um maior que nao vai afetar em nada com relação a peso/desempenho.

    Fabio A.
    Membro
    none

    Aprox. 450g de combustível, o peso de uma nanotech 3s de 6000mah.

    Pra duas horas de voo com elétrico acho que só com planadores grandes de alta razão de planeio.

     

    Mas o que me preocupa no combustão é caso o motor apague la no alto.

    Olá, está com tanque de 800ml mas cabe de 1.5 litros,  se utilizar gasolina boa não apaga nunca. ainda não voei todo o tanque, mas deve passar de uma hora com os 800 ml, é claro que a carga que ele leva é muito grande, pesa pelo menos 5 kg, da pra colocar qualquer camera.

    Fabio A. disse:

    Oi Jackson, beleza?

    Com o tanque cheio vc consegue voar quantos minutos?

    Abraço.

    filmei fazendo teste de alcance e verificando alguma interferencia no controle, vou ter que melhorar o amortecimento da camera e a antena do receptor, pois em alguns  momentos corta a a imagem no rx de video.

    Leandro Chaves disse:

    Olá Jackson !

    Rapaz, voce já fez algum video desta aeronave ? Eu gostaria de assistir …

    Passa um relato sogre o tamanho do tanque (ml) e qual a autonomia de voo (minutos).

    16 oz = 500 ml ?

    Vamos considerar este motor Saito FG 20 4T ! Fazendo uma “experimentação”: se eu voar com uma aeronave em velocidade média de 50 km / h, eu poderia voar (teoricamente) com um tanque de 500 ml, aproximadamente 100 km ? 

    Se instalar uma aeronave com um 2 tanques de 500 ml, isso representaria aproximadamente 900gramas de peso em troca de uma autonomia de 200 km ?

    Estava aqui olhando para o meu T-Rex 600 Pro Nitro e vejo que se for possível instalar um tanque igual ao dele + um tanque reserva (quem tem heli conhece bem), seria um jeito muito bom de alimentar o sistema sem “corte de combustível” ! Esta fincando interessante esta experiência !

     

     

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Motores a gasolina sao extremamente economicos. Tenho um Cessna com 2M de asa tb, motor Saito FG-20 4T a gasolina…com um tanque de 16oz, consigo até 2h de voo, dependendo de como o voo é feito…

    Detalhe: este tanque é pequeno pro porte do avião…pode botar um maior que nao vai afetar em nada com relação a peso/desempenho.

    Tem um piloto aqui que instalou um motor zenoah em um trex 700, se for utilizar para fpv da uma autonomia enorme, apesar de ser fascinado por helis eu nunca quis comprar um, acho perigoso para pilotar e caro para manter, mas os aeros não me decepcionaram, exceto alguns elétricos que não são bons na ventania.

    Leandro Chaves disse:

    16 oz = 500 ml ?

    Vamos considerar este motor Saito FG 20 4T ! Fazendo uma “experimentação”: se eu voar com uma aeronave em velocidade média de 50 km / h, eu poderia voar (teoricamente) com um tanque de 500 ml, aproximadamente 100 km ?

    Se instalar uma aeronave com um 2 tanques de 500 ml, isso representaria aproximadamente 900gramas de peso em troca de uma autonomia de 200 km ?

    Estava aqui olhando para o meu T-Rex 600 Pro Nitro e vejo que se for possível instalar um tanque igual ao dele + um tanque reserva (quem tem heli conhece bem), seria um jeito muito bom de alimentar o sistema sem “corte de combustível” ! Esta fincando interessante esta experiência !

     

     

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Motores a gasolina sao extremamente economicos. Tenho um Cessna com 2M de asa tb, motor Saito FG-20 4T a gasolina…com um tanque de 16oz, consigo até 2h de voo, dependendo de como o voo é feito…

    Detalhe: este tanque é pequeno pro porte do avião…pode botar um maior que nao vai afetar em nada com relação a peso/desempenho.

    É de fato os T-REX com “kit gasser” para converter para gasolina ficam fantásticos e, pelo que andei vendo, eles não perdem muito em performance de voo; acho que no caso dos 3D (que eu odeio) deve fazer muita diferença, mas para o vôo escala, vejo que ficam muito mais reais e as manobras muito bonitas. 

     

    Eu tinha me afastado dos aeros e estava só fuçando com os Helis (um T-REX 450 e um 600 nitro Pro); mas com os FPVs, não sei não …rs… estou com um T-Rex 600 Nitro Pro (outro) montadinho aqui … prontinho só falta instalar servo, rádio e gyro, mas deixei na estante e estou correndo atrás de equipos para FPV  ! Estou quase vendendo este aqui e depois, quero comprar um heli gasolina, acho que escala (um R22 da vario) … sei lá … a brincadeira do FPV esta me tirando o sono. Já comprei um aero de isopor da MR (asa 1,80 … excelente) que andei voando com ele para pegar o dedo de novo; esta semana comprei um óculos Head Play; agora nesta quero ver se acerto de comprar o OSD, camera, etc… 

    mas antes de comprar quero pesquisar muito e “dar um tiro certo” para depois não precisar comprar de novo ! Estou quase comprando tudo Eagle Tree só por causa do Antenna Tracker e aquele programinha de navegação …. mas estou vendo outros OSD com estes mesmos atrativos. 

    Jackson Souza Lima disse:

    Tem um piloto aqui que instalou um motor zenoah em um trex 700, se for utilizar para fpv da uma autonomia enorme, apesar de ser fascinado por helis eu nunca quis comprar um, acho perigoso para pilotar e caro para manter, mas os aeros não me decepcionaram, exceto alguns elétricos que não são bons na ventania.

    Leandro Chaves disse:

    16 oz = 500 ml ?

    Vamos considerar este motor Saito FG 20 4T ! Fazendo uma “experimentação”: se eu voar com uma aeronave em velocidade média de 50 km / h, eu poderia voar (teoricamente) com um tanque de 500 ml, aproximadamente 100 km ?

    Se instalar uma aeronave com um 2 tanques de 500 ml, isso representaria aproximadamente 900gramas de peso em troca de uma autonomia de 200 km ?

    Estava aqui olhando para o meu T-Rex 600 Pro Nitro e vejo que se for possível instalar um tanque igual ao dele + um tanque reserva (quem tem heli conhece bem), seria um jeito muito bom de alimentar o sistema sem “corte de combustível” ! Esta fincando interessante esta experiência !

     

     

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Motores a gasolina sao extremamente economicos. Tenho um Cessna com 2M de asa tb, motor Saito FG-20 4T a gasolina…com um tanque de 16oz, consigo até 2h de voo, dependendo de como o voo é feito…

    Detalhe: este tanque é pequeno pro porte do avião…pode botar um maior que nao vai afetar em nada com relação a peso/desempenho.

    Já estou com o OSD eagle tree há uns 15 dias, comprei o guardian e estou no aguardo, vou testar por partes,  fazer o video ficar bom e depois instalr o osd.

    Leandro Chaves disse:

    É de fato os T-REX com “kit gasser” para converter para gasolina ficam fantásticos e, pelo que andei vendo, eles não perdem muito em performance de voo; acho que no caso dos 3D (que eu odeio) deve fazer muita diferença, mas para o vôo escala, vejo que ficam muito mais reais e as manobras muito bonitas.

     

    Eu tinha me afastado dos aeros e estava só fuçando com os Helis (um T-REX 450 e um 600 nitro Pro); mas com os FPVs, não sei não …rs… estou com um T-Rex 600 Nitro Pro (outro) montadinho aqui … prontinho só falta instalar servo, rádio e gyro, mas deixei na estante e estou correndo atrás de equipos para FPV  ! Estou quase vendendo este aqui e depois, quero comprar um heli gasolina, acho que escala (um R22 da vario) … sei lá … a brincadeira do FPV esta me tirando o sono. Já comprei um aero de isopor da MR (asa 1,80 … excelente) que andei voando com ele para pegar o dedo de novo; esta semana comprei um óculos Head Play; agora nesta quero ver se acerto de comprar o OSD, camera, etc…

    mas antes de comprar quero pesquisar muito e “dar um tiro certo” para depois não precisar comprar de novo ! Estou quase comprando tudo Eagle Tree só por causa do Antenna Tracker e aquele programinha de navegação …. mas estou vendo outros OSD com estes mesmos atrativos. 

    Jackson Souza Lima disse:

    Tem um piloto aqui que instalou um motor zenoah em um trex 700, se for utilizar para fpv da uma autonomia enorme, apesar de ser fascinado por helis eu nunca quis comprar um, acho perigoso para pilotar e caro para manter, mas os aeros não me decepcionaram, exceto alguns elétricos que não são bons na ventania.

    Leandro Chaves disse:

    16 oz = 500 ml ?

    Vamos considerar este motor Saito FG 20 4T ! Fazendo uma “experimentação”: se eu voar com uma aeronave em velocidade média de 50 km / h, eu poderia voar (teoricamente) com um tanque de 500 ml, aproximadamente 100 km ?

    Se instalar uma aeronave com um 2 tanques de 500 ml, isso representaria aproximadamente 900gramas de peso em troca de uma autonomia de 200 km ?

    Estava aqui olhando para o meu T-Rex 600 Pro Nitro e vejo que se for possível instalar um tanque igual ao dele + um tanque reserva (quem tem heli conhece bem), seria um jeito muito bom de alimentar o sistema sem “corte de combustível” ! Esta fincando interessante esta experiência !

     

     

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Motores a gasolina sao extremamente economicos. Tenho um Cessna com 2M de asa tb, motor Saito FG-20 4T a gasolina…com um tanque de 16oz, consigo até 2h de voo, dependendo de como o voo é feito…

    Detalhe: este tanque é pequeno pro porte do avião…pode botar um maior que nao vai afetar em nada com relação a peso/desempenho.

    É, motores a gasolina sao extremamente economicos! Eu tenho vontadede montar um plane pra FPV com boa capacidade de carga e uns 3 metros de asa, com motor a gas…nesse caso, eu usaria o saito FG-57, que é bi-cilindro, dando um pouco mais de segurança (nao garante que nao irá apagar). O problema é que eu com um aviao deste, nao vou querer ficar limitado a 10km, além dele ser bem grande….e isso implica na velha questao de segurança, autorização de voo (pelo tamanho e carga do aero), etc etc….é por isso que eu nao monto um. Se fosse mais fácil conseguir uma autorização oficial para voar este tipo de equipamento com certeza eu montaria um FPV Gaser estilo predator.

    Eu não tenho conhecimento específico da legislação sobre as aeronaves para FPV ! Existe alguma exigência legal para voar estas aeronaves ? Qual ?

    Acho interessante abordar esse tema, até porque, vejo que o FPV vai crescer rapidamente para os motores a gasolina, em razão da economia, autonomia de voo, capacidade de carga embarcada, etc…. 

     

    Uma coisa eh um eletrico desgovernado, ja um gasolina onde so o motor pesa 1,5kg. Fpv e seguranca tem que andar juntos.

    Leandro, existe um tópico aqui no forum relacionado a legislação sobre VANTs. O que me lembro agora é que QUALQUER aeromodelo (seja ele autonomo ou não) tem o teto limite de 400 metros e distancia máxima até a linha de visada….isto é, até onde vc consegue enxergar a olho nu.

    Se vc pensar bem, quase todo voo FPV esta ilegal….dificilmente um voo FPV fica na linha de visada e a menos de 400m de altura…..o problema é como o Antonio disse, uma coisa é um avião elétrico de 2,5Kg (que já faz um baita estrago)…..outra é um gaser com 10Kg! Ambos são perigosos….mas o gaser tem mais chance de atrair a atenção das autoridades mesmo sem causar qualquer acidente, ou até mesmo mais chances de colisão no ar. Por isso é de extrema importancia tomar muito cuidado com aviões maiores e longas distancias.

    Sim, 

    dentro desta linha de visão (400 m altura e alcance até a visada), todo FPV é, teoricamente ilegal; mas certamente (isso precisamos pesquisar) deve existir uma legislação específica que permita qualquer tipo de licença; tiramos por exemplo na Europa e Estados Unidos onde as leis são mais rígidas, a atividade é permitida ! (ou não é ?). 

    Com certeza, precisa existir algum tipo de controle … porque se do contrário for, até mesmo os VANT estariam ilegais. 

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 25)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.