Teste FPV gasolina

Fóruns Específicos Plataformas Teste FPV gasolina

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Tenho um planador eagle wing comprado para uso em FPV, porém fazendo uns voos notei que o mesmo é muito sensivel ao vento, apesar de ser maior que os planadores comuns não cabe aquela tralha toda dentro da fuselagm. Levando o fato da ocorrencia de umas 2 quedas resolvi instalar os equipamentos em meu aero a gasolina, com 2  metros de envergadura e espaço de sobra com motor de 26cc,  meu útimo teste foram 3 voos bem sucedidos neste fim de semana para avaliar o video, o detalhe é o rádio de 72mhz em fm, que não sofre nada com o tx de video.

    só falta uma antena de receptor de melhor ganho para o rx de video e o sistema de antivibração da camera.

    setup:

    aero com motor de 26cc

    tx de video 1.2 ghz 800mw

    radio futaba 72 mhz fm

    camera ccd de 520 linhas

    filtro passa alta

     

Visualizando 10 respostas - 16 até 25 (de um total de 25)
  • Replies

    Leandro, é ao contrario…..dentro da linha de visada E para fins recreativos, não é ilegal.

    Se for para outros meios que nao seja recreativo E/OU fora da linha de visada, você precisa de uma licença para efetuar o voo. Esta licença vc consegue na ANAC, se não me engano…

    O problema é você comò um mero mortal conseguir uma licença dessas. É possivel? Sim, pois esta na lei…É viavel (para mortais)? Não.

    Jonis … 

    voce saberia me dizer “qual lei trata deste assunto” das “licenças” e permissões para esta modalidade de voo ?

    ola. existe leis que tratam deste assunto, mas pelo que vi, voce precisa de uma autorizacao pra cada voo que realiza, tem que especificar a rota de cada voo e o objetivo. eu prefiro ficar no limite de 1 km e ter que recorrer a anac.

    Leandro, é exatamente como o Jackson disse….precisa de uma autorização por voo, com todos os dados.

    Qt a lei, nao me lembro de cabeça….mas existe um tópico especifico aqui na comunidade. De uma procurada que irá encontrar.

    vou verificar isso … 

    é um assunto interessante e relevante para quem quer praticar FPV ! A pior coisa do mundo é ser surpreendido por uma pessoa para dizer “voce esta fazendo errado …. ”  e dar-lhe uma bronca … nossa, isso é a morte ! 

    Eu gosto de entender o que estou fazendo, os riscos, as consequencias, etc… a propósito, já venho pensando nisso faz um tempo (desde que comecei assistir os videos de FPV), pois, como já foi dito estamos dividindo um espaço aéreo controlado que é ocupado por aeronaves regulares e devidamente identificadas as suas rotas; no FPV, nos colocamos como “intrusos” no espaço aéreo e, uma besteira, pode derrubar uma aeronave e vitimar pessoas inocentes ! 

    no link abaixo tem alguns modelos para fpv.

    http://www.fpvhobby.com/6-fpv-airplane

    Muito bom o site … tem lá 5 modelos muito interessantes:

    a) 2 m UAV / FPV AIRPLANE

    b) 2 m H-Tail UAV / FPV

    c) 2.6 m UAV Airplane

    d) 3 m COMPOSITE UAV

    e) 3 m T-Tail COMPOSITE

    Eu penso que o modelo 2.6 m com cauda em T (diminuir a área de turbulência no profundor) é a melhor opção, acrescentando nele o “Flap” (para ganhar menor velocidade e maior sustentação nos poucos e sustentação nas decolagem) e diminuindo o Aileron; considerando-se o fato de  que são aeronaves que deverão voar com mais “docilidade” (virar mais lentamente) desmerecem um aileron tão grande; acho que um par de aileron nas pontas da asa com uns 35 cm de comprimento e uns 4 cm de largura, está de bom tamanho, colocando um “curso maior” no servo.

    Eu tenho pensado muito em construir um modelo neste estilo com estas características para instalar um motor a gasolina 4 tempos. Hoje conversei com um amigo para estudarmos um “perfil de asa” que possa garantir sustentação em vôos mais lentos, razão de planeio boa e ao mesmo passo, se necessário, velocidade de percurso. Definida a asa, o corpo é mais fácil. 

    Leandro, ja testei alguns modelos a gasolina (heli e aviao) o maior problema é a vibração. Existe um preparador de motores nos EUA chamado Hanson, ele consegue um bom equilibrio dos motores zenoah (http://www.bhhanson.com).

    Em relação aos ajustes vai ser em função dos equip. a serem utilizados (upload).

    De um modo geral tanto um zenoah 20 quanto um 26 consome em média 1 l/hora. (dependendo do nivel de aceleração).

    Tenho um perfil de asa para carga (desenvolvido pela equipe Dracovolans (Bruno-UNB), bastante interessante para voos na faixa de 60 a 70 km/h.  

     

    Henrique, voce testou os modelos Saito 4 T ? Eu tenho a impressão que são os de menor vibração. 

    no caso da vibração, não seria o caso de confeccionar “coxins” de amortecimento para instalar os motores ?

    A asa, voce chegou construir ? Ela tem um perfil “unico” (todas as nervuras são iguais) ou diversos formatos ? Este perfil está em DWG ? (ou outro tipo de desenho) ? Eu gostaria muito de ver este perfil; caso possa me enviar um e-mail (leandro.chaves@yahoo.com.br) com “foto” ou mesmo o próprio desenho da nervura (ou conjunto de nervuras) vou estudar ele ! Quanto ao corpo, acho que para os FPVs / UAVs, aquele modelo “caixotinho” com ponta arredondada é o mais comum e funcional. 

     

    Leandro, mais um link interessante http://www.barnardmicrosystems.com

    Em breve mando uma foto da asa; os motores saito não testei; coxins no motor zenoah melhorou um pouco as vibrações, no entanto num FTL 45 piorou.

     

     

Visualizando 10 respostas - 16 até 25 (de um total de 25)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.