› Fóruns › Específicos › Plataformas › Teste FPV gasolina
- Este tópico está vazio.
- Post
-
- novembro 14, 2011 às 11:50 pm
Tenho um planador eagle wing comprado para uso em FPV, porém fazendo uns voos notei que o mesmo é muito sensivel ao vento, apesar de ser maior que os planadores comuns não cabe aquela tralha toda dentro da fuselagm. Levando o fato da ocorrencia de umas 2 quedas resolvi instalar os equipamentos em meu aero a gasolina, com 2 metros de envergadura e espaço de sobra com motor de 26cc, meu útimo teste foram 3 voos bem sucedidos neste fim de semana para avaliar o video, o detalhe é o rádio de 72mhz em fm, que não sofre nada com o tx de video.
só falta uma antena de receptor de melhor ganho para o rx de video e o sistema de antivibração da camera.
setup:
aero com motor de 26cc
tx de video 1.2 ghz 800mw
radio futaba 72 mhz fm
camera ccd de 520 linhas
filtro passa alta
- Replies
-
- novembro 17, 2011 às 10:29 pm
Leandro, é ao contrario…..dentro da linha de visada E para fins recreativos, não é ilegal.
Se for para outros meios que nao seja recreativo E/OU fora da linha de visada, você precisa de uma licença para efetuar o voo. Esta licença vc consegue na ANAC, se não me engano…
O problema é você comò um mero mortal conseguir uma licença dessas. É possivel? Sim, pois esta na lei…É viavel (para mortais)? Não.
- novembro 17, 2011 às 10:43 pm
Jonis …
voce saberia me dizer “qual lei trata deste assunto” das “licenças” e permissões para esta modalidade de voo ?
- novembro 17, 2011 às 11:01 pm
ola. existe leis que tratam deste assunto, mas pelo que vi, voce precisa de uma autorizacao pra cada voo que realiza, tem que especificar a rota de cada voo e o objetivo. eu prefiro ficar no limite de 1 km e ter que recorrer a anac.
- novembro 18, 2011 às 12:33 am
Leandro, é exatamente como o Jackson disse….precisa de uma autorização por voo, com todos os dados.
Qt a lei, nao me lembro de cabeça….mas existe um tópico especifico aqui na comunidade. De uma procurada que irá encontrar.
- novembro 18, 2011 às 12:47 am
vou verificar isso …
é um assunto interessante e relevante para quem quer praticar FPV ! A pior coisa do mundo é ser surpreendido por uma pessoa para dizer “voce esta fazendo errado …. ” e dar-lhe uma bronca … nossa, isso é a morte !
Eu gosto de entender o que estou fazendo, os riscos, as consequencias, etc… a propósito, já venho pensando nisso faz um tempo (desde que comecei assistir os videos de FPV), pois, como já foi dito estamos dividindo um espaço aéreo controlado que é ocupado por aeronaves regulares e devidamente identificadas as suas rotas; no FPV, nos colocamos como “intrusos” no espaço aéreo e, uma besteira, pode derrubar uma aeronave e vitimar pessoas inocentes !
- novembro 18, 2011 às 10:07 pm
no link abaixo tem alguns modelos para fpv.
- novembro 19, 2011 às 2:36 pm
Muito bom o site … tem lá 5 modelos muito interessantes:
Eu penso que o modelo 2.6 m com cauda em T (diminuir a área de turbulência no profundor) é a melhor opção, acrescentando nele o “Flap” (para ganhar menor velocidade e maior sustentação nos poucos e sustentação nas decolagem) e diminuindo o Aileron; considerando-se o fato de que são aeronaves que deverão voar com mais “docilidade” (virar mais lentamente) desmerecem um aileron tão grande; acho que um par de aileron nas pontas da asa com uns 35 cm de comprimento e uns 4 cm de largura, está de bom tamanho, colocando um “curso maior” no servo.
Eu tenho pensado muito em construir um modelo neste estilo com estas características para instalar um motor a gasolina 4 tempos. Hoje conversei com um amigo para estudarmos um “perfil de asa” que possa garantir sustentação em vôos mais lentos, razão de planeio boa e ao mesmo passo, se necessário, velocidade de percurso. Definida a asa, o corpo é mais fácil.
- novembro 20, 2011 às 1:49 pm
Leandro, ja testei alguns modelos a gasolina (heli e aviao) o maior problema é a vibração. Existe um preparador de motores nos EUA chamado Hanson, ele consegue um bom equilibrio dos motores zenoah (http://www.bhhanson.com).
Em relação aos ajustes vai ser em função dos equip. a serem utilizados (upload).
De um modo geral tanto um zenoah 20 quanto um 26 consome em média 1 l/hora. (dependendo do nivel de aceleração).
Tenho um perfil de asa para carga (desenvolvido pela equipe Dracovolans (Bruno-UNB), bastante interessante para voos na faixa de 60 a 70 km/h.
- novembro 20, 2011 às 3:09 pm
Henrique, voce testou os modelos Saito 4 T ? Eu tenho a impressão que são os de menor vibração.
no caso da vibração, não seria o caso de confeccionar “coxins” de amortecimento para instalar os motores ?
A asa, voce chegou construir ? Ela tem um perfil “unico” (todas as nervuras são iguais) ou diversos formatos ? Este perfil está em DWG ? (ou outro tipo de desenho) ? Eu gostaria muito de ver este perfil; caso possa me enviar um e-mail (leandro.chaves@yahoo.com.br) com “foto” ou mesmo o próprio desenho da nervura (ou conjunto de nervuras) vou estudar ele ! Quanto ao corpo, acho que para os FPVs / UAVs, aquele modelo “caixotinho” com ponta arredondada é o mais comum e funcional.
- novembro 22, 2011 às 10:13 am
Leandro, mais um link interessante http://www.barnardmicrosystems.com
Em breve mando uma foto da asa; os motores saito não testei; coxins no motor zenoah melhorou um pouco as vibrações, no entanto num FTL 45 piorou.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.