› Fóruns › Equipamentos › Transmissor não transmite depois de cair na água
- Este tópico está vazio.
- maio 16, 2012 às 9:37 pm
Oi pessoal,
Venho pedir ajuda a vocês.
Tenho um Transmissor (TX-V582 5.8 GHz 200mW) e um receptor (R5800 5.8 GHz) comprados na HobbyWireless que comprei em 10/2010.
Não cheguei a utiliza-lo muito. Voei com ele FPV umas duas vezes (funcionou mto bem) mas na terceira vez que fui voar ele caiu na água. (uma lagoinha perto de onde eu voo)Enfim… desde então ele não transmite mais nada.
Ele liga, mas não transmite. Já tentei todas as combinações de canais mas nada funciona.
Já testei a continuidade dos cabos (pra ver se nada se quebrou na queda ou se tinha algo em curto) mas tá tudo certo.
Já vi que tá indo energia pra camera tbm.Ele tem alguns lugares que tá com bem pouca ferrugem (no dissipador de calor) só não sei se tem no meio das placas, não dá pra ver.
E em alguns lugares tem um pouco de uma “sombra” branca…
A camera não molhou, então não tá com nada.Alguém tem alguma idéia?
Será que queimou algum CI nele?
- Replies
-
- maio 16, 2012 às 11:43 pm
queima de ci é improvavel, provavelmente ele deixou de transmitir pq a umidade afetou trilhas e capacitores ceramicos SMD do circuito ! c faz pouco dia q caiu na agua ainda a esperança
desmonte o transmissor totalmente tire as blindagens e dissipadores, e faça uma limpeza geral do circuito com alcool isopropilico e um pincel ou escova de dentes, esfregue bem ! isso vai ajudar e muito, mas se mesmo assim não funcionar vc vai terq recorrer a uma estação de solda de ar quente, e resoldar todo o circuito. se as soldas dos componentes SMD estiverem escurar e opacas, pode ser dificil recuperar o circuito, mas vale a pena tentar. ! ok. falow. !
- maio 17, 2012 às 12:45 am
Thiago, quando meu Easy Star caiu em um lago também, e molhou tudo ( GPS, Cyclops, Camera, RX etc..) desliguei tudo e NO MESMO DIA, apliquei WD-40 em tudo, dando um banho mesmo .Depois deixei secar no sol e tudo funcionou normalmente. Salvei tudo, mas , repito, joguei o produto no mesmo dia, pra evitar oxidação. Não sei se no seu caso vai funcionar. Abraços.
- maio 17, 2012 às 12:55 am
passa limpa contato, ou WD 40 !
abç.
- maio 17, 2012 às 1:01 am
Olá Thiago, existe um tipo de aparelho eletrônico chamado “analisador de espectro”, encontrado em laboratórios e assistência técnica de equipamentos de radio frequência. Esse analisador seria a melhor opção para saber se o seu transmissor está funcionando, e em qual frequência. Talvez em função do mergulho algum componente tenha queimado, e ele tenha saído da faixa de 5.8 GHz. Minha recomendação é que você procure um técnico em eletrônica que conheça de rádio frequência, e se possível saiba trabalhar com o analisador de espetro. Normalmente quem faz ajuste de Tx / Rx de controle remoto (Futaba, JR etc) conhece do assunto.
Um abraço, Luis.
- maio 17, 2012 às 2:45 am
Vixxe… Já faz meses que eu não uso ele =/
Pensei que eu tinha secado ele direito e guardei. Ele não caiu e ficou na água… meu avião é de isopor mas ele caiu de bico (tava na frente, a câmera mais em cima) ele mergulhou até o transmissor e subiu rapidamente. Desliguei tudo 10 segundos depois.Soldar tudo eu não conseguiria… os componentes são muito pequenos. Eu tenho uma estação de solda… mas mesmo assim não me garanto pra soldar um resistor de 0.5mm.
Será que só passar Whitelub ele melhora?
Whitelub num é condutor não?Tava pensando em dar um banho nele com água e depois botar mto whitelub nele pra tirar a água e as ferrugens.
- maio 17, 2012 às 3:12 am
no tempo q trabalho com eletronica nunca passei whitelub, so utilizo alcool isopropilico ou tinner !
mas como vc disse q fico temppos parado com essa oxidação então pode esquecer no maximo é 10% de chance de recupera-lo, vai ser dificill
- maio 17, 2012 às 3:16 am
Vixx… então o que eu faço?
Affe… perder um transmissor de $60 é f***
Vou procurar alguém que tenha um analisador de espectro pra ver se tá transmitindo alguma coisa.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.