› Fóruns › Específicos › Plataformas › Tren de Pouso usar ou não no SkyWalker
- Este tópico está vazio.
- janeiro 29, 2013 às 5:41 pm
Não achei um tópico sobre esse assunto, mas gostaria que me desse um relato sobre isso, usar ou não o tren de pouso, quais as vantagem e desvantagem, e se diminui o tempo de vôo do aero.
Obrigado
- Replies
-
- fevereiro 1, 2013 às 12:46 am
- fevereiro 17, 2013 às 2:54 pm
Marco, sempre usei trem de pouso no meu SW e não abro mão dele. Só que meu trem de pouso não é fixo na fuselagem, é com elástico. Não é dos mais bonitos mas é muito prático. Ele é feito a partir de um trem de pouso do AviStar, que foi recortado para não ficar muito grande. Se voce for voar em local que não tenha uma pista, é só soltar os elásticos, retirar o trem de pouso e lançar o modelo da mão. Outra situação que exige um trem de pouso é quando, se usa duas bateria de 5000mAh,( caso de long range) e o bicho fica pesado demais para ser lançado da mão. Meu sistema de trem de pouso é rígido o suficiente para um pouso brusco, mas se travar em alguma coisa no solo ele gira e não danifica a barriga do modelo. Coloquei também na barriga do SW, uns patins de compensado com um arame de aço para o caso de pouso em pista de chão ou asfalto, sem o trem de pouso. Eles vão ajudar a proteger a barriga do SW. Meu modelo tem um ano e meio de uso e quase não tem marcas na barriga. Estou postando algumas fotografias para os interessados em copiá-lo. As duas últimas fotografias é da minha mochila com a direcional.
Um abraço a todos,
Lazaro
- fevereiro 17, 2013 às 5:31 pm
Adquiri esse skywalker versão 2013… E aí? Dá para colocar trem de pouso?
Já está na Receita sendo taxado. Infelizmente para mim.
- fevereiro 17, 2013 às 8:59 pm
Antanio Lazaro valeu pela dica ……- fevereiro 17, 2013 às 9:05 pm
Alexandre o meu também foi taxado e paguei R$ 80,00 reais, achei que ia ser mais rsrsr- fevereiro 18, 2013 às 11:31 am
Fiz o meu trem de pouso copiando a ideia, dos elasticos, do Lazaro e fiquei muito stisfeito. a única diferença é que o meu trem é de pvc.
- fevereiro 18, 2013 às 11:58 am
Antonio Lazaro, Erik e Israel,
Queria saber as medidas dos trem de vcs… dos trens de pouso!! 🙂 hehehe
Quero fazer um de PVC também, mas não sei qual seria a medida ideal, ou seja, altura x largura da base (eixo das rodas).
Erik, se puder fazer uma foto e postar o seu de PVC, seria excelente.
Obrigado!
erik disse:
Fiz o meu trem de pouso copiando a ideia, dos elasticos, do Lazaro e fiquei muito stisfeito. a única diferença é que o meu trem é de pvc.
- fevereiro 18, 2013 às 12:55 pm
bom. Ele tem 32cm de largura e 12cm de altura desconsiderando as rodas. eu coloquei esta tira de borracha para proteger a fuselagem antes de fixar um plaquinha de madeira. agora não precisa mais, mas está colada com epoxi então tõ com preguiça de tirar.
A foto não está com uma definição boa, mas repare que tem uns tirantes fazendo um X para não deixar o trem de pouso abrir num pouso mais forte.
este é meu primeiro avião e este trem de pouso funciona como uma suspensão absorvendo imperfeições da pista e do dedo. rsrsrsrs
A fixação é igual à do Lazaro. A bequilha fiz removível. Soltando dois parafusos posso removê-la. Assim posso decolar do chão ou lançado. até hoje nunca usei sem trem de pouso. aterrisar na pista é muito legal. O que fiz para pousar em pistas menores foi adicionar flaps.abraço,
Erik
PS: não postei fotos do trem de pouso instalado eda bequilha pois meu SW está todo enfaixado se recuperando de uma cirurgia. Mas passa bem!
- fevereiro 18, 2013 às 2:11 pm
Marcelo, o trem de pouso do meu SW tem 30cm de largura e 10 cm de altura, sem as rodas. As rodas são de 2 1/2″ e as decolagens são muito estáveis. Rodas muito pequenas são mais propensas a agarrar em alguma coisa e pilonar o avião. Ele foi feito a partir de um trem de pouso de um Avistar que foi recortado para o tamanho acima citado. O material é duralumínio e por isso não precisa de reforço. Não esquecer de colar uma placa de compensado de 3 mm na barriga do SW para apoiar o trem de pouso.
- fevereiro 18, 2013 às 2:19 pm
Eri e Antonio,
Muito obrigado pelas informações.
Já havia desenhado um em PVC, e colocarei um tirante de arame de aço para dar certa elasticidade. Fiz alguns protótipos em fiberglass também, mas ficaram com a base menor, cerca de 25cm. Acho que ficaria pouco estável. Rodas tenho de 2″, vou testar com essas.
Como estou sem bequilha para instalar agora, farei um slide/sky de PMC também, para proteger o EPO e poder deslizar na pista.
Forte abraço!
- fevereiro 24, 2013 às 2:07 pm
Olá Alexandre e Marco, já instalou o trem no novo skywalker? Estou pensando de compra um também, vocês recomendaria?
Abs
- fevereiro 24, 2013 às 4:03 pm
O meu ainda está na Receita Federal. Estou aguardando ansiosamente. Assim que possível lhe falo.
- fevereiro 25, 2013 às 1:11 pm
Se vc tem condições de decolar em uma pista, faça isso não vai se arrepender caso contrário retire o trem e pronto…só elásticos e dois parafusos…ABS
- março 20, 2013 às 11:58 pm
Pessoal qual o tamanho da parte superior do trem de pouso que fixa na fuselagem ninguém postou ?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.