Tricópteros, Quadricópteros e Octópteros.

Fóruns Equipamentos Tricópteros, Quadricópteros e Octópteros.

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal,

    tenho visto muitos videos com tricópteros, quadricópteros e octopteros …

    Dentro do aeromodelismo, além de aviões, temos, também, 2 T-REX 600 Nitro.

    Começo ver esses “multimotores” com muito interesse, porque eu acredito que sejam muito mais dóceis que os helicópteros e muito mais seguros, em particular, no caso do FPV.

    Gostaria da opinião de voces sobre os tres modelos:

    Tricópteros

    Quadricópteros

    Octópteros

    Seria interessante falarem da eficiência de cada modelo bem com sua autonomia; também muito deséjável conhecer as melhores marcas.

    Outro mistério para mim, seria, qual a eletrônica que eu preciso para instalar um destes modelos ? Pelo que vejo, preciso de “um frame”, tantos motores quantos o modelo exige e um ESC para cada motor. Fica a dúvida, portanto, de quantas baterias vão (se uma para cada motor) e, ainda, quais os outros equipamentos necessários para montar um.

     

     

Visualizando 7 respostas - 16 até 22 (de um total de 22)
  • Replies
    Bruno222
    Membro
    none

    Oi Leandro,

    Tenho esse tricoptero que o pedro postou links ai… A versao original do manual dele esta no rcexplorer.se

    Com fpv nao da pra colocar bateria 4S se nao fica mto pesado, so 3S, entao o voo é de 12 mins (no meu caso q uso gopro, com aquela camera HD Wing dura uns 15 mins)

    Qto a estabilidade: Sim, quad sao mais faceis pra deixar estavel pra FPV, se nao tiver FPV tanto faz.

    De qquer maneira, eu acho o meu estavel p suficiente, vc pode checar no link abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=dveDQw1jFME&feature=youtube_gdat…

    Se vc quiser, me manda um email que te mando tosa a lista de peças que comprei com os links.

    Bruno222
    Membro
    none

    Minto!

    Da pra voar com bateria 4S mais a GoPro sim. O cara dono do projeto acabou de lançar um novo build com essa configuração:

    http://www.rcexplorer.se/projects/TricopterV26HV/Tricopterv26.html

    No meu tricoptero nao vai dar, vai ficar pesado demais.

    Leandro, você não concordar comigo, não tem problema, o problema é você errar meu sobrenome, que é “Gonzalez”. 

    Leonardo Pinelli Araujo disse:

    leandro, eu iniciei em aeromodelismo pelos multi, optei por multiwii. É isso mesmo que vc colocou, a placa controladora-existem várias, agora multiwii já com gps ficando bem incorporado. a multiwii é muito boa, mas tem que ter paciencia para deixar TUDO muito bem balanceado e coerente. Os ESC precisam ser para multirrotores, devido a taxa de atualização- refresh rate , que precisa ser >= a 400hz. a potencia do motor precisa ser coerente com o tamanho da armação/ frame.

    Contrariando meu prof. Marcelo Gonçalves, a quantidade de motores não determina de forma primária a estabiliade em voo, digo um voo bem equilibrado e suave, mas é claro que qto mais motores , mais segurança. um hexa desbalanceado é pior que um tri filé. Pra começar , uma armação menor é mais fácil de controlar. Pelo que já tentei no aerosim, quad e tri é bem mais facil que heli- que no meu caso, já levanta voo “de lado”! rsrs

    resumo: placa controladora, motores, ESC, e conecções/ pra facilitar uma placa de distribuição da energia(onde se liga a bat e distribui para os ESC). Servo e mecaniso de leme ser for tricoptero.

    Eu estou satisfeito com o resultado.

    Motores para começar são esses de 10 ou 13 dolares na HK, mas depois vc pode querer melhorar, para uns de 60 ou até 90 dolares!!! serão mais eficientes mas não poderão se transformarem em trem de pouso!!! – o que muitas vezes acontece no inicio, é verdade!

    as baterias: tri e quad- 1 basta, mas prefira as de alta descarga, não adianta vc colocar um 3s de 6000 , que ele gastará mias pra compensar o peso extra.

    de hex a octa, pode-*se usar 2 , desde que sejam iguais, mas há mais chance de diferença. e talvez vc use motores de 4 a 6s ( ainda não montei meu hexa, que deve ser com NAZA  motores bons- tiger T.

    motores bons: scorpions, cobra, AXI, outros…

    autonomia pouca+/- 7 min, razoavel 7-10 min  boa 10-15 min, excelente +12 ou 15min( já vi um video que o quad voa 25 min!!!) com motores $$$$$$$$$

    mais ou menos isso.

    receptor e radio

    eu vi o video, realmente pra quem já montou já não faz tanta falta, mas acho que de fundamental valia pra quem não conhece um colega pessoalmente pra ajudar.

    Agora para o outro Leandro:

    Eu optei pela Multiwii porque na época que comecei com estes brinquedos, comprei uma APM1 e paguei uma fortuna, como eu sou muquinha(não gosto de gastar meu rico dinheirinho), comecei a garimpar na internet e achei o projeto usando componentes de fácil acesso e que poderiam fazer coisas muito próximas da mais caras, com este meu conceito consegui muitos amigos e alguns inimigos ao longo do tempo, neste tópico você pode encontrar muita informação sobre as multiwii http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/multiwii-para-tric-ptero-e-quadric-ptero-parte2-1

    Hoje você pode comprar uma controladora Multiwii em qualquer site chinês por uma bagatela já com todos os sensores e até com GPS, basta você saber programar ou pedir auxilio para alguém que saiba.

    Eu tenho desde o single que usa um motor e quatro servos até o octa, para diversão uso o tri e quad, para filmar com estabilidade o hexa e o octa , infelizmente contrariando meu amigo Leandro, a quantidade de vetores que determina a maior ou menor estabilidade, isto é uma questão de física.     

    Marcelo Gonzales, 

    não teria sido o Leonardo, quem discordou de voce ? kkkkkkkkkkkkk

    Eu, Leandro, não falei nada contrariando voce ! 

    abraços

    é que ele ficou “contrariado!”.

    De toda forma, é um bom professor,mas a discordancia foi parcial.

    Talvez eu tenha troca o nome pra me vingar do seu “Leandro”..kkk que já foi usado lá em outro lugar, bem no início, ou mesmo pra chamar a atenção já que vc não pode  fazer o hexa ainda….:(

    ****(tipo criança criada com vó!)*****

    hehehe, agora foi a minha vez de “herar”

    Leandro Chaves disse:

    Marcelo Gonzales, 

    não teria sido o Leonardo, quem discordou de voce ? kkkkkkkkkkkkk

    Eu, Leandro, não falei nada contrariando voce ! 

    abraços

Visualizando 7 respostas - 16 até 22 (de um total de 22)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.