› Fóruns › Equipamentos › Turnigy 9XR – durou 3 minutos……
- Este tópico está vazio.
- fevereiro 13, 2013 às 12:50 am
Opa galera, só pra informar quem pretende comprar esse radio….
O meu chegou esses dias, super bonito, abri a caixa, pluguei uma lipo 3s com meia carga, fucei os menus por 3 minutos e o radio morreu…..
Ja testei outras baterias, ja abri o radio pra saber se tinha fio solto, os fusíveis estão OK e nada, o radio não liga.
- Replies
-
- fevereiro 17, 2013 às 3:00 am
Bacana, vou adotar os diodos.
Mas no meu caso, acho que foi mesmo o fusível interno que dizem ser resetável. Ou ele resetou e quando pressionei na hora de testar voltou a vida, ou ele devia estar com mal contato.
- fevereiro 17, 2013 às 2:39 pm
Blz Fabio…eu também comprei esse rário e estou usando com o FrSky, mas estou apanhado um poco para configuração, tenha o 7 Cap que é bem diferente.
Tenho usando minhas Lipos e nunca tive problema mas com os comentários acima só estou pensado de usar a sugestão do Lazaro.
Abs
- fevereiro 17, 2013 às 9:32 pm
É , a configuração da um trabalhinho, mas o firmware é muito completo ! da pra fazer qualquer coisa. Pena que agora eu to desconfiado do Radio.
Por $50 dólares ele faz a mesma coisa que um Futaba de $600, mas ai entra o quesito qualidade…
- fevereiro 18, 2013 às 10:27 pm
Grande gurú, valeu vou fazer isso então, depois deste problema do Fábio mandei vir uma que estava postado num link acima, mais ja ouvi dizer que não cabe no compartimento, para caber tenho que cortar o rádio, enfim joguei dinheiro fora, mais tudo bem. Esta sua dica me tirou as noites de insônia..hehehehe, pois estou para inaugurar o 433 Mhz (RangeLink) e tinha postergado a idéia. Valeu um sábado destes dou uma chegada na CMVM para trocarmos idéias, nesta quinta(dia 20) vou para Guapi se quiser ir me da uma ligada…ABS
Antonio Lazaro da Silva disse:
Capanema, para voce usar uma lipo 3S no Turnigy 9x ou qualquer outro rádio, é só inserir um ou dois diodos 1N4007 no terminal positivo da bateria. Voce só precisa saber fazer uma solda. O funcionamento é simples, cada diodo inserido no circuito reduz a voltagem em 0,6 volts e ainda evita que voce use sua lipo até danificá-la. Como o 9x tem um alarme que apita quando a tensão chega em 9 volts, quando o alarme disparar sua lipo já pode estar comprometida. Com a inserção do diodo, além de não sobrecarregar o regulador do rádio, voce engana o circuito do alarme. Quando ele disparar, sua bateria estará com 9 volts + 0,6 volts.
Nota: 1 – a tensão sai pelo lado do diodo que tem um anel.
2 – com a inserção do diodo não dá para recarregar a bateria pelo conector de alimentação do rádio,
terá que usar o outro terminal (conector) que vem na bateria.
3 – não é preciso usar mais de dois diodos.
Lazaro
- Você deve fazer login para responder a este tópico.