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- outubro 11, 2013 às 2:44 pm
Manual prático do Dragon link V2
Nota 1: este manual se refere ao modelo de Dragon link V2 mais antigo, que tem um dragão desenhado na caixa do módulo e sua instalação em um rádio Futaba 9 Cap. A instalação do Dragon link em outros Rádios é apenas uma mudança física nas ligaçôes, o funcionamento é o mesmo.
Nota 2: Algumas das cores do LED, na versão mais nova do V2, não seguem as informações deste manual. No video do link abaixo tem as informações para o modelo mais novo do V2.
http://www.youtube.com/watch?v=nGvQ010uvzA
Instalação do dragon link em um rádio Futaba 9 Cap
A ligação do dragon link no rádio Futaba pode ser feita de duas maneiras diferentes. A primeira maneira e mais fácil, é usar os pinos que vão para o módulo de RF na parte de trás do rádio. Remova o módulo de RF do transmissor e ligue os fios a partir do Dragon link aos pinos do módulo no transmissor. Se você quiser uma forma rápida e fácil de instalar e remover o Dragão link do seu transmissor, encontre um plug de 5 pinos, que se encaixe nos pinos onde se encaixa o módulo. Ex: um plug de balanceamento de bateria lipo de 4 celulas. Se a primeira tentativa de instalar o Dragão link, sem o resistor não funcionar, então instale o resistor de 10K diretamente nos plugs como visto na imagem abaixo.
O resistor de 1 K é opcional. Ele faz acender o Led da saída de RF no seu transmissor Futaba 9 Cap quando o transmissor é ligado.
A resistência de 10 K faz a PPM chegar ao nível necessário se o LED vermelho do dragon link pisca quando o transmissor é ligado. Isso dependerá do modelo de transmissor Futaba usado. Tente ligar primeiro sem este resistor.
O fio laranja é o PPM, o fio vermelho é o + (6 a 18 volts) e o fio preto é o terra. A resistência entre o fio laranja e o fio vermelho é de 10 K homs.
A outra forma que você pode conectar seu Dragon link em seu Radio Futaba é usando a porta Trainer. Abaixo está a foto da ficha da porta trainer usada em rádios Futaba. Se for usar a porta Trainer, retire o módulo de RF do Futaba quando usar o Dragão link, isto fará com que o rádio consuma muito menos energia da bateria.
Calibração do transmissor do Dragon link com o receptor
Calibração : Aconselha-se a calibrar o receptor com o seu transmissor Dragon link quando o sistema é novo ou uma vez ao ano. Como a informação de calibração é armazenada em cada receptor, este procedimento deve ser feito para cada receptor que você tem. Com a antena montada no seu transmissor Dragon link (Não a carga fantasma), mantenha o botão vermelho do Dragon link pressionado por 7 segundos, enquanto liga o transmissor. O primeiro LED ficará vermelho, mantenha-o pressionado até que fique verde. Solte o botão assim que o LED ficar verde e se você tiver feito isso corretamente, o LED irá piscar alternando vermelho e verde. Agora, coloque o jumper nos pinos de sinal 5 e 6 do receptor.CUIDADO: neste receptor V2 o pino 1 é o canal 8 e o pino 8 é o canal 1.
Com a antena desconectada, ligue o rx. Deixe o sistema funcionar por uns 10 ou 15 minutos. Desligue o receptor e em seguida desligue o transmissor. Remova o jumper do RX, agora seu rx está calibrado com seu transmissor. É recomendado fazer este procedimento quando o sistema é novo e uma vez por ano. Não é necessário e não é recomendado fazer isso toda vez que você for voar.
BIND: pressione o botão vermelho no dragon link ao ligar seu transmissor, por 3 segundos e solte. O LED irá piscar em verde. Se o LED não piscar em verde, você não segurou o botão pelo tempo necessário, tente novamente. Agora ligue o receptor, deixe o sistema funcionar por pelo menos 5 segundos. Desligue o transmissor, desligue o rx e em seguida, ligue tudo novamente. O receptor deverá funcionar .
Mudança de ID da Unidade: Agora você pode sempre voar com qualquer pessoa e se por acaso seu Dragon link tiver a mesma ID de seu colega, você pode facilmente alterá-la no campo. Faça o seguinte: segure o botão vermelho do dragon link enquanto liga o transmissor. O LED irá primeiro ser vermelho, depois de 7 segundos ela ficará verde, e depois de 12 segundos, o LED se apaga. Uma vez que o LED se apaga, a ID de seu transmissor Dragon link mudou. Desligue seu transmissor neste momento. Você vai precisar bindar todos os seus receptores para eles trabalharem com a ID nova de seu transmissor. Recalibrar após este procedimento não tem nenhuma vantagem e não é necessário.
Definir o Fail Safe: Ligue o seu transmissor RC e defina todos os controles exatamente onde você vai querer que eles estejam no caso de perda de controle de RC. Quando todos os controles estiverem exatamente onde você quer, mantenha pressionado o botão vermelho do Dragon link por 4 segundos. O LED vermelho quando você segura o botão indica que o fail safe foi instalado com sucesso. O LED irá retornar ao verde quando você soltar o botão, o fail safe está definido.
É extremamente importante que você defina suas configurações de fail safe corretamente. Isso vai fazer a diferença entre um bom vôo e um acidente se você perder o sinal de RC. Sua prova de falhas deve ser definida para um nível de potência do motor de cerca de 30/40%, com RTH ativado e piloto automático ligado, se você tiver um. Se você não tem nenhum piloto automático, defina o seu fail safe para um nível lento de potência do motor, isso vai lhe dar tempo para restabelecer o controle RC e impedir que seu avião fique fora de controle e entre em um mergulho em caso de perda do sinal de RC.
Se você perder o controle de RC, um método eficaz de recuperar o sinal de RC é levar o rádio acima da cabeça e manter a antena na vertical e pilotar o avião a partir desta posição até que o avião recupere o seu sinal. Se você tiver um mecanismo de proteção e conseguir recuperar o avião, pouse logo que puder e verifique o que aconteceu.Teste o seu Dragon link
Todos os sistemas de RC devem ser testados antes de um vôo, mas o procedimento é um pouco diferente para o Dragon link.
ATENÇÃO: Nunca ligar o transmissor Dragon link sem a antena, isso pode queimar o transmissor. Além disso, nunca aperte a antena no seu conector, isso irá danificar o conector SMA ao longo do tempo. Basta enroscar a antena do transmissor até que pare de girar, apertando-a mais não vai melhorar o desempenho, e só vai danificá-la ao longo do tempo.
Incluído com o dragão link vem uma tampinha metálica ?carga fantasma? que simula uma antena para o transmissor, mas ela não irradia todo o sinal, ela é muito mais eficaz em impedir que o sinal de RF escape. Para fazer um teste de alcance do receptor do Dragon link, e uma possível interferência do equipamento no avião, faça o seguinte teste:Coloque a carga fantasma no transmissor Dragon link, coloque seu avião no chão com tudo ligado, câmera, transmissor de vídeo, etc, o avião deve responder normalmente a cerca de 20 metros (60 pés) de distância do transmissor. Nota: a antena do receptor deve ser ligada ao receptor normalmente. Não pare o teste de alcance no primeiro fail safe, se o alcance é mantido a maior parte do tempo nos 20 metros, alguns fail safes são aceitáveis.
Para fazer um teste de alcance do transmissor do Dragon link com sua antena principal, coloque a antena no transmissor e em seguida desconecte a antena do receptor e afaste o conector SMA da antena uns 5 centimetros do referido receptor. A 20 metros (60 pés) de distância, alguns failsafes são aceitáveis desde que tenha o controle na maioria das vezes. Isso indica que o transmissor do Dragon link está a colocar uma boa energia.
Sempre haverá grandes variações na verificação de intervalo! A 20 metros (60 pés) de distância o sinal de RF pode ser afetado por muitas coisas, colocar o seu avião em uma mesa ao contrário de colocá-lo no chão vai fazer uma diferença enorme em sua verificação de intervalo. Se sua verificação de intervalo é de 20 metros (60 pés), que é um bom teste, você deve obter um bom alcance no ar .
Se você não pode controlar o seu avião a 10 metros (30 pés) ao usar a carga fantasma, voce deve descobrir o que está causando o problema, você ainda pode voar, mas, provavelmente, não mais de 5 km.
Se você não pode controlar o seu avião com a carga fantasma do transmissor a uma distância de 5 metros (15 pés), há um problema muito sério e você não tem alcance suficiente para voar. A tentativa de vôo com um cheque ruim vai provavelmente resultar em uma perda de controle e um acidente logo depois que o avião decolar.
Seu avião deve passar por uma verificação de intervalo descrito acima. Se você tiver uma verificação de intervalo ruim, aqui estão algumas coisas para verificar: Algumas câmeras de vídeo geram muito ruído na banda UHF, e pode fazer o Dragon link entrar em fail safe intermitente na faixa de curto e médio alcance. Um caso muito ruim de interferência induzida de vídeo da câmera pode até fazer o seu avião totalmente incontrolável e causar um acidente. A câmara SN-777 e algumas outras câmeras KT & C causam grandes quantidades de interferência e não podem ser utilizadas com um sistema UHF. A outra coisa a ser levada em consideração é a distância entre o transmissor de video e o receptor do dragon link. Deve haver pelo menos 23 cm de separação entre o tx de video e o rx do dragon link. Uma boa regra é fazer com que o transmissor de vídeo fique tão longe de outros aparelhos eletrônicos como possível, quanto mais melhor. Se você suspeitar de interferência de equipamentos no avião, desligue uma coisa de cada vez e refaça a verificação de intervalo, e veja se melhora. Se você desligar a câmera e sua verificação de intervalo aumentar, então você tem uma boa idéia de que a câmera está reduzindo seu alcance. As coisas em um avião FPV tem que ser quase perfeitas, Depende de quão longe você quer voar.. Se você vai estar voando a apenas 5 km ou menos de distância, você pode ter um monte de coisas erradas e nunca ter um fail safe, mas se você estiver indo para voar 30 km ou mais, a configuração de seu avião terá de estar perto do perfeito para alcance máximo. Há um monte de coisas que podem reduzir o alcance do sistema de RC em um avião FPV.
Uma boa forma de testar o alcance máximo do sistema está no ar. Para fazer isso com segurança, você deve ter o seu avião configurado com um piloto automático que irá retornar para casa, no caso de um sinal de RC perdido, e o piloto automático e RTH deve ter sido testado, fazer a volta e retornar para casa e voar perfeitamente. Para fazer este teste, voar o seu avião a uma longa distância, com a ponta da antena do Dragon link apontado diretamente para o avião, isso vai reduzir o sinal de RC que chega no avião porque é na ponta da antena que o sinal de RF é mais fraco. Se os seu avião entrar em fail safe e permanecer em fail safe, você pode recuperar o controle movendo o antena do transmissor RC para a vertical e segurando o rádio sobre a sua cabeça, isso irá aumentar o sinal de RC para o avião porque a parte mais forte do sinal é irradiada nos lados da antena do transmissor. Você deve ser capaz de voar cerca de 10 km com a ponta da antena do transmissor dragon link apontando diretamente para o avião.
RSSI: Leituras baixas de RSSI utilizadas como um modo de calcular o intervalo de ligação do sistema do dragon link não é recomendada. Para ser preciso, os valores de RSSI devem ser calibrados para valores diferentes para cada OSD, e para cada configuração de acordo com a quantidade de ruído que está presente no sistema de FPV. Muitas pessoas acreditavam que tinham um problema, com base em leituras de RSSI baixas, ou leituras de RSSI variando, quando nenhum problema realmente existia. Um monte de coisas pode fazer uma mudança na leitura de RSSI. Não pense que você tem curto alcance exclusivamente com base em leituras de RSSI. Faça os testes descritos aqui, incluindo um no ar para ter certeza do seu alcance real.Nota: o teste de alcance, no solo, também pode ser feito usando a opção de Micropower do Dragon link. Mas, como não fiz este teste, não foi descrito aqui. Encontrei um video da versão mais nova do V2 que demonstra aos 4 minutos, como ativar a opção Micropower no dragon link, mas, como o meu dragon link é a versão V2 anterior, uso a carga fantasma para o teste de alcance.
http://www.youtube.com/watch?v=nuqZUwjKgno
INDICAÇÕES DE LED no transmissor do Dragon link
As indicações são as seguintes:
LED Vermelho constante: A Dragon link está ligado e é funcional, mas nenhum sinal PPM está sendo recebido do transmissor de RC, você não vai ter o controle de seu avião.Verifique se o transmissor de RC está definido para o modo PPM e não PCM. Além disso, verifique as conexões do transmissor RC para o Dragon link.
LED vermelho piscando: O Dragon link está ligado e é funcional, mas o sinal PPM está fraco ou nenhum sinal PPM está sendo recebido do transmissor de RC, você não vai ter o controle de seu avião. Verifique se o transmissor de RC está definido para o modo PPM e não PCM. Além disso, verifique as conexões do transmissor RC para o Dragon link.
LED verde contínuo: Indicação normal, o Dragon link está ligado, é funcional e tem PPM, você deve ter pleno controle de seu avião.
LED Verde piscando: Este é o modo de BIND, o botão foi pressionado quando o Dragon link foi ligado. Esta é uma indicação correta para a ligação, mas você não vai ter o controle de seu avião. Você deve desligar a energia e depois ligue novamente para obter o funcionamento normal.LED piscando vermelho e verde: Este é o modo de calibração, veja o texto sobre calibração neste manual.
Quando o botão vermelho do dragon link for pressionado por 2 segundos ou mais, o LED ficará vermelho para indicar o modo à prova de falhas. O LED ficará verde novamente assim que você soltar o botão, isso é normal.Nota final: Se voce não tem o conhecimento necessário para fazer a instalação física do Dragon link no seu rádio, não o faças, voce pode queimar seu rádio ou seu Dragon link. Mas, se mesmo assim voce quiser tentar, a Instalação fica por sua conta e risco.
Um abraço a todos,
Lazaro
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- junho 10, 2014 às 3:14 am
Boa noite Lazaro, meu dragonlink chegou semana retrasada, e aproveitei e comprei um rádio Turnigy x9, visto que estive vendo indicações dele para uso com o dragonlink. Realizei a instalação removendo o módulo que está localizado atrás do rádio, e conectando os pinos 1, 3 e 4 aos cabos do dragon link. Bom quando inicio o rádio o dragonlink emite uma luz vermelha piscante, e não se conecta ao rádio. O que pode ser?
- junho 10, 2014 às 2:18 pm
Olá Caio, no inicio deste tópico tem um texto que diz o seguinte:
LED vermelho piscando: O Dragon link está ligado e é funcional, mas o sinal PPM está fraco ou nenhum sinal PPM está sendo recebido do transmissor de RC, você não vai ter o controle de seu avião. Verifique se o transmissor de RC está definido para o modo PPM e não PCM. Além disso, verifique as conexões do transmissor RC para o Dragon link.
Sua ligação no Turnigy 9x, embora diferente da minha, (numeração dos pinos invertida) está correta. Os pinos 2 e 4 da placa do 9x são interligados.
Os pinos 2 e 4 são terra. Um abraço,
Lazaro
- junho 17, 2014 às 3:11 am
Boa noite Antonio, para facilitar um pouco nossa comunicação eu gravei um pequeno vídeo mostrando o que esta acontecendo:
https://www.youtube.com/watch?v=fNyl9y7QxJw
Um abraço
- junho 17, 2014 às 1:54 pm
Caio, vi seu video e parece que suas ligações estão corretas. Verifique se seu rádio Turnigy 9x não está na opção PCM. O Dragon link só funciona se estiver em PPM. Se seu rádio está em PPM e mesmo assim não está funcionando, seria bom testar o Dragon Link em outro rádio para definir se é seu rádio ou o dragon link que está com problemas.
Um abraço,
Lazaro
- junho 20, 2014 às 7:48 am
Boa noite Antonio. Eu verifiquei a questão do PPM, e o rádio esta programado para operar neste. Bom agora creio que me resta tentar conseguir com alguém um rádio para fazer o teste.
Um abraço
- dezembro 7, 2014 às 8:18 pm
Meu Dragonlink estava voando de boa hj.. fiz 3 voos e tals..
uso ele no meu radio JR pela porta trainer.. sem problemas..
mas hj ele começou a so piscar o led vermelho e não vai…
ja testei o cabo e esta tendo continuidade nos contatos que vão do DL pro radio..
a unica coisa de diferente que fiz foi usar uma antena diferente no meu RX do mini quad.. usei uma antena do UHF orange .. aquelas original pequena .. sera que isso pode danificar o TX..
abs
- dezembro 8, 2014 às 1:15 am
Essa piscada se eu nao me engano é falta do sinal PPM. No meu radio que por sinal é o mesmo as vezes tenho que da uma mexida ali no pino pra ele parar de piscar.
- dezembro 8, 2014 às 1:19 am
Corrigindo o meu é o 9303 o seu parece o 95, mas o meu tb tem o problema de mau contato no trainer.
- dezembro 8, 2014 às 11:51 am
ok.. vou verificar a porta treiner
obrigado
- dezembro 8, 2014 às 5:44 pm
Fiz o teste.. e testei em outro radio e o problema continua..refiz o cabo que sai do DL e entra na Treiner… e tbm não resolveu..
acho que o problema realmente esta no TX 🙁
vou ver se acho pra venda apenas o TX do DL v2…
obrigado ai
- dezembro 8, 2014 às 6:20 pm
- dezembro 8, 2014 às 6:46 pm
Sera que não é apenas na solda do conector na placa do dragonlink.
- dezembro 8, 2014 às 7:04 pm
Solda no tx direto? pode ser.. não abri ele.. vou tentar isso..nem tinha pensado nessa possibilidade..
obrigado
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