TX e RX 5.8 qual o real alcance ?

Fóruns Equipamentos TX e RX 5.8 qual o real alcance ?

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Bom dia pessoal, vi no mercado uns transmisor de video 5.8 de 1500mw. Se colocarmos uma antena boa para recepção, os amigos do forum sabem me dizer qual o alcance que posso chegar com esse setup ?

    So vejo o pessoal usar 1.2 – 1.3 !!!!!!!!!!!!!!

    Abraços

Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Replies

    MInhas experiências:

    Tx ImmersionRC 600mw 5.8 + Rx FatShark 5.8 interno do óculos = 1.3km de vídeo cristalino, mas logo depois disso ele desaparece.

    Tx ImmersionRC 600mw 5.8 + Rx ImmersionRC Uno5.8 com antena Helical de 12.5dbi, ainda não passei de 4km de distância mas o vídeo é cristalino como se estivesse voando a 100 metros da antena.

    Juliano, no Tx esta alimentando com 12v (3S) ? esta com antena padrao ?

    abracos!

    Está tudo alimentado com uma 5000 3S plugada no Current Sensor que distribui a energia para os equipamentos, menos receptor do avião e servos que estão alimentados em 5v pelo ESC.

    lulapilot
    Membro
    none

    Juliano o segundo setup (Tx ImmersionRC 600mw 5.8 + Rx ImmersionRC Uno5.8 com antena Helical de 12.5dbi) transmitiria boas imagens em volta de árvores até uma distância de 1.000 m ?   

    Caros amigos,

    Aproveitando a discussão… Hoje utilizo o Tx 5.8 ImmersionRC 600mw e Rx do óculos Fatshark. Estou alimentando o Tx com uma bateria 2S ao invés de 3S, pois percebi que com 3S o Tx aquece muito, já que a alimentação pode ser de 7 a 25v.

    Com isto, pergunto: A alimentação com 3S torna o Tx mais eficaz e também aumento de alcance?

    Abraço.

    Luiz este foi um teste que não fiz ainda com a antenna tracker mas devo fazer assim que eu aprender melhor a distância do chão em relação ao que vejo na câmera pois não confio totalmente no GPS, mas quando voei FPV no Clube Cano Reto passei atrás das copas de várias árvores algumas vezes sem ter perda de sinal ou perda significativa (algumas vezes naquela região apresentava leves falhas no sinal), isto sem usar a antenna tracker.  Já em outro local de voo um amigo meu que tem o mesmo equipamento (600mw + receptor interno FatShark) voou atrás de várias árvores a cerca de 300 – 400 metros de distância, não perdeu o sinal ou apresentou falhas. Entretanto voando no sentido contrário onde há uma “casinha”, uma espécie de brinquedo grande feita de madeira e telhado para as crianças de cerca de 3 metros de altura apresentou falha no sinal.

    É difícil dizer realmente mas pelo que percebi parece ser uma mistura de frequência com o meio ambiente onde estamos voando, locais onde achei que certamente perderia o sinal não houve perda, locais com visada perfeita apresentam quebras no sinal, é interessante.

    Arthur, teoricamente havendo menos aquecimento do equipamento poderá trabalhar de forma mais eficiente, mas apenas em teoria. Há mais vantagens na preocupação de montar ele longe de outros equipamentos que possam gerar ruídos como o GPS, quanto mais longe montar o GPS melhor. Eu gosto de montar ele sempre por fora do avião e sem extensões, antena direto no VTx.

    Olá, faça a seguinte análise: um tx em 5.8 de 1.5 w, sem linha de visada, é inútil, pois o que determina o alcance  deste tipo de sistema não é só a potencia, mas a antena e as condições do ambiente, no meu avião eu uso um tx 1.2 ghz com 700mw, fui a 2 km com uma patch caseira. observe que aumentado a frequencia voce deve ir diminuindo a potencia, pois a partir de certo ponto potencia alta é só pra gastar bateria e interferir no outros sistemas. em 5.8 ghz vejo pessoas indo a 1.5km com tx de 400mw, se em 1.2 ghz 1000mw já é muita potencia e frequencias mais altas é altamente. compre um de 400mw sem cooler e uma patch, duvido que potencia mais alta que isto nesta frequencia tenha utilidade.

    Pessoalmente não gosto de antena patch para 5.8ghz pois usando com antenas de polarização circular ela vai perder 3db de potência. Dê preferência para antenas de polarização circular como esta:

    5.8 GHz Black Cannon 10 Turn Helical (12.5 dBic) (IBCrazy))

    Um problema que pode ocorrer com antenas de polarização linear é a interferência multipath onde ecos de sinal voltam para a antena gerando esta interferência, as antenas de polarização circular evitam este problema e ainda não perdem parte de sua potência.

    Como o Jackson também acho 1500mw um exagero e só vai servir para drenar sua bateria, melhor investir em antenas do que na  potência do VTx, um ImmersionRC 600mw já é top.

    Juliano quando voce conseguiu os 4km usando no rx o helical, qual antena voce estava usando no tx? a padrao mesmo?

    valeu!

    No VTx estou usando uma Cloverleaf do IBCrazy, mas não entendo que ela me dá mais distância nesta relação, mas como é uma antena de irradiação de sinal circular e não omni direcional como a rubberducky que acompanham os kits originais, não temos aquele “buraco” de sinal no eixo do Y, portanto há menos chances de interferência ou perca de sinal dentro da área de irradiação.

    lulapilot
    Membro
    none

    Obrigado pela resposta Juliano, abraço.

    Juliano Antunes disse:

    Luiz este foi um teste que não fiz ainda com a antenna tracker mas devo fazer assim que eu aprender melhor a distância do chão em relação ao que vejo na câmera pois não confio totalmente no GPS, mas quando voei FPV no Clube Cano Reto passei atrás das copas de várias árvores algumas vezes sem ter perda de sinal ou perda significativa (algumas vezes naquela região apresentava leves falhas no sinal), isto sem usar a antenna tracker.  Já em outro local de voo um amigo meu que tem o mesmo equipamento (600mw + receptor interno FatShark) voou atrás de várias árvores a cerca de 300 – 400 metros de distância, não perdeu o sinal ou apresentou falhas. Entretanto voando no sentido contrário onde há uma “casinha”, uma espécie de brinquedo grande feita de madeira e telhado para as crianças de cerca de 3 metros de altura apresentou falha no sinal.

    É difícil dizer realmente mas pelo que percebi parece ser uma mistura de frequência com o meio ambiente onde estamos voando, locais onde achei que certamente perderia o sinal não houve perda, locais com visada perfeita apresentam quebras no sinal, é interessante.

    Arthur, teoricamente havendo menos aquecimento do equipamento poderá trabalhar de forma mais eficiente, mas apenas em teoria. Há mais vantagens na preocupação de montar ele longe de outros equipamentos que possam gerar ruídos como o GPS, quanto mais longe montar o GPS melhor. Eu gosto de montar ele sempre por fora do avião e sem extensões, antena direto no VTx.

Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.