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- agosto 7, 2011 às 12:29 am
Olá pessoal
Estou tentando montar um gaui 550x para usar como fpv.
Mas gostaria de ter um alcance de 5km.
Como faço para ter esse range no rádio e no link de vídeo(pretendo usar uma GoPro)?
vlw!
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- agosto 7, 2011 às 12:32 am
Mais uma dúvida.
Como sou iniciante, fico perdido com tantos dados.
Mas como posso saber o alcance apenas com a potencia e a frequencia do transmissor/receptor?
Porque os fabricantes não dizem logo quanto de distância ele funciona?
- agosto 7, 2011 às 12:35 am
Qual o seu radio? Você já faz FPV? Possui qual equipamento?5km com um heli é muita coisa, vai precisar de bastante bateria, qual o Hardware pretende usar?
Alem de que voar a 5km vai precisar voar alto, qual a intenção?
- agosto 7, 2011 às 12:41 am
Não da para saber porque depende do tipo de antena, ganho, freqüência utilizada, fora os fatores ambientais e climáticos.Por isso que o fabricantes não dizem qual o alcance. São muitas variáveis.
Ricardo Sanspçp disse:
Mais uma dúvida.
Como sou iniciante, fico perdido com tantos dados.
Mas como posso saber o alcance apenas com a potencia e a frequencia do transmissor/receptor?
Porque os fabricantes não dizem logo quanto de distância ele funciona?
- agosto 7, 2011 às 12:42 am
meu raido eh um futaba7c.
Nunca fiz fpv, so aeromodelismo tradicional
Queria montar um ótimo equipamento para filmar meu terreno peridodicamente.
Pelo que pesquisei, pensei no seguinte(quero opiniões pois não entendo quase nada de quadcopter):
gaui 500X, gopro 1080p, algum transmissor e receptor adequado para a camera e nao sei como fazer meu futaba 7c que já possuo ter o alcance que desejo.
- agosto 7, 2011 às 12:43 am
e para estabilizar pensei em um hoverfly sport, conhece?
existe outro melhor?
- agosto 7, 2011 às 2:47 pm
Ricardo, permita-me algumas considerações:
1. Um GAUI é um quadricoptero de “baixa velocidade” e “zero de planeio”. Por isso voce precisa montar um equipamento muito confiável e a prova de “falhas”. Sendo inexperiente no FPV, seria uma temeridade se lançar em um projeto tão audacioso, de pronto. Eu acredito que para o seu caso, aeronaves de asa fixa que são a sua melhor experiencia, deveriam ser consideradas em primeiro momento; opte pelos modelos convencionais para FPV que, não é por acaso, são desenvolvidas para “voo de longa distância em veolocidade média, elevado planeio e maior docilidade que aumenta muito a possibilidade de recuperação em eventual erro de pilotagem”.
Um modelo que vai te aumentar muito as chances de sucesso neste seu projeto.
2. Equipamentos. Entenda um pouco melhor que a frequencia esta diretamente ligada à “forma de sua onda” e por isso, afeta, diretamente, no alcance; uma regra no radioamadorismo é que “quanto mais elevada a frequencia menor a distância alcançada”. No seu caso, acredito que o 900 Mhz seja a frequencia mais indicada. Não se iluda com equipamentos de 1W, 2W … etc. Quanto maior a potência irradiada, maior é o consumo das baterias e ai entra o problema da “autonomia”. Acredito (tem gente mais experiente para te orientar) que um conjunto de 500 mW vai te atender na distância pretendida. E agora voce precisa pensar não só no equipamento embarcado (dentro da aeronave) mas, também, em uma “estação de solo” que precisa ser muito eficiente para receber os sinais e manter a conexão com os dados sempre disponíveis na sua tela / óculos ! Acredito que um sistema de 2 antenas montados em um suporte “pan / tilt) vai aumentar muito a chance de manter a conexão “estação solo com a aeronave” bastante seguras. O conjunto pode ser montado com “uma Antena ominidirecional + uma antena patch”.
outro fator importante é decidir por um sistema “OSD” de menor complexidade na montagem e configuração; de tudo que já vi e fui informado, neste particular, o “OSD Cyclops” é o que melhor vai te atender de imediato. No meu caso estou montando um sistema com o Cyclops e, mais tarde, com mais maturidade, vou migrar integralmente para os equipamentos da DMD especialista em “LRS = long range system” (hoje eles já possuem equipamentos para até 170 km)
3. Se o seu objetivo é “atingir 5 km” voce deve pensar em uma “viagem de 10 km”. Considerando:
a) a velocidade média de um aeromodelo de FPV ser de 50 km/h
b) que quando voce atingir o seu objetivo (o terreno) vai sobrevoar pelo menos por 5 minutos para realizar as gravações
A sua viagem vai durar: 6 minutos para os primeiros 5 kms (perna de ida) + 5 minutos de sobrevoo e gravação + 6 minutos para o retorno de 5 km (perna de volta), o seu tempo estimado de vôo é de 16 minutos; acresça ai, uns 10% para corrigir rota, manter a aeronave estável com mais ou menos velocidade, a sua viagem tem um tempo estimado de aproximadamente: 20 minutos com folga ! É ai que voce deve começar a pensar no motor que voce tem instalado, o transmissor, o peso da aeronave, etc. Tudo influencia da ida / volta segura.
4. Considere, ainda, principalmente, “de onde voce vai decolar” (decolagem); a “rota” (trajeto de ida, sobrevoo e volta) e, como voce vai voltar (sua rota de retorno e pouso); a altitude do voo; se existem obstáculos na rota; se existem aeródromos próximos, etc. Por que tudo isso ? Voce vai “colocar um objeto no ar” que pode “colidir com uma aeronave” e provocar um acidente.
5. Sem experiência em FPV, por mais que voce seja um excelente piloto de aeromodelo, as condições do voo são absolutamente diferentes, mais complexas e a quantidade de variáveis incidentes durante o voo, podem revelar surpresas, para não dizer de uma “forte possibilidade de perder a sua aeronave e todo o equipamento embarcado” !
Bom, como voce pode observar, o seu projeto não é simples e inspira maior estudo, planejamento, conecimento técnico e, neste momento, uma “assessoria de quem tem experiencia” para voce comprar os equipamentos certos; aprender voar em FPV e, principalmente, fazer isso com segurança para voce e para os outros. Lembre-se, o “espaço aéreo é livre e por isso voce nunca esta sozinho nele”, razão da existencia de tantos “regulamentos de tráfego aéreo”.
Desculpe desmotivar o seu projeto, mas faço isso com o objetivo de “aumentar a sua crítica para uma análise de risco” melhor sobre seus objetivos. Que eles podem ser alcançados ? Claro ! Não tenho dúvidas … assista na internet que existem videos documentados de voos de longa distância; na faixa dos 20 km, existem centenas de videos. Já assisti um de 98 km, realizado pela empresa fabricante de um equipamento para este objetivo ! Mas lembre-se, todos os envolvidos tinham muita experiência em FPV. Monte o seu equipamento, treine bastante e coloque uma pessoa experiente do seu lado e “REALIZA O SEU OBJETIVO” ! Voce vai conseguir, se fizer tudo do jeito certo, na hora certa, com o equipamento certo e a experiência necessária.
Um forte abraço …
- agosto 7, 2011 às 8:55 pm
Bom comentário. O que achas do skywalker? Qual o motivo de escolher esse aeromodelo que sugeristes? Como posso saber mais detalhes sobre a DMD?Leandro Chaves disse:
Ricardo, permita-me algumas considerações:
1. Um GAUI é um quadricoptero de “baixa velocidade” e “zero de planeio”. Por isso voce precisa montar um equipamento muito confiável e a prova de “falhas”. Sendo inexperiente no FPV, seria uma temeridade se lançar em um projeto tão audacioso, de pronto. Eu acredito que para o seu caso, aeronaves de asa fixa que são a sua melhor experiencia, deveriam ser consideradas em primeiro momento; opte pelos modelos convencionais para FPV que, não é por acaso, são desenvolvidas para “voo de longa distância em veolocidade média, elevado planeio e maior docilidade que aumenta muito a possibilidade de recuperação em eventual erro de pilotagem”.
Sugestões: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15236__HobbyKing_FPV_UAV…
Um modelo que vai te aumentar muito as chances de sucesso neste seu projeto.
2. Equipamentos. Entenda um pouco melhor que a frequencia esta diretamente ligada à “forma de sua onda” e por isso, afeta, diretamente, no alcance; uma regra no radioamadorismo é que “quanto mais elevada a frequencia menor a distância alcançada”. No seu caso, acredito que o 900 Mhz seja a frequencia mais indicada. Não se iluda com equipamentos de 1W, 2W … etc. Quanto maior a potência irradiada, maior é o consumo das baterias e ai entra o problema da “autonomia”. Acredito (tem gente mais experiente para te orientar) que um conjunto de 500 mW vai te atender na distância pretendida. E agora voce precisa pensar não só no equipamento embarcado (dentro da aeronave) mas, também, em uma “estação de solo” que precisa ser muito eficiente para receber os sinais e manter a conexão com os dados sempre disponíveis na sua tela / óculos ! Acredito que um sistema de 2 antenas montados em um suporte “pan / tilt) vai aumentar muito a chance de manter a conexão “estação solo com a aeronave” bastante seguras. O conjunto pode ser montado com “uma Antena ominidirecional + uma antena patch”.
outro fator importante é decidir por um sistema “OSD” de menor complexidade na montagem e configuração; de tudo que já vi e fui informado, neste particular, o “OSD Cyclops” é o que melhor vai te atender de imediato. No meu caso estou montando um sistema com o Cyclops e, mais tarde, com mais maturidade, vou migrar integralmente para os equipamentos da DMD especialista em “LRS = long range system” (hoje eles já possuem equipamentos para até 170 km)
3. Se o seu objetivo é “atingir 5 km” voce deve pensar em uma “viagem de 10 km”. Considerando:
a) a velocidade média de um aeromodelo de FPV ser de 50 km/h
b) que quando voce atingir o seu objetivo (o terreno) vai sobrevoar pelo menos por 5 minutos para realizar as gravações
A sua viagem vai durar: 6 minutos para os primeiros 5 kms (perna de ida) + 5 minutos de sobrevoo e gravação + 6 minutos para o retorno de 5 km (perna de volta), o seu tempo estimado de vôo é de 16 minutos; acresça ai, uns 10% para corrigir rota, manter a aeronave estável com mais ou menos velocidade, a sua viagem tem um tempo estimado de aproximadamente: 20 minutos com folga ! É ai que voce deve começar a pensar no motor que voce tem instalado, o transmissor, o peso da aeronave, etc. Tudo influencia da ida / volta segura.
4. Considere, ainda, principalmente, “de onde voce vai decolar” (decolagem); a “rota” (trajeto de ida, sobrevoo e volta) e, como voce vai voltar (sua rota de retorno e pouso); a altitude do voo; se existem obstáculos na rota; se existem aeródromos próximos, etc. Por que tudo isso ? Voce vai “colocar um objeto no ar” que pode “colidir com uma aeronave” e provocar um acidente.
5. Sem experiência em FPV, por mais que voce seja um excelente piloto de aeromodelo, as condições do voo são absolutamente diferentes, mais complexas e a quantidade de variáveis incidentes durante o voo, podem revelar surpresas, para não dizer de uma “forte possibilidade de perder a sua aeronave e todo o equipamento embarcado” !
Bom, como voce pode observar, o seu projeto não é simples e inspira maior estudo, planejamento, conecimento técnico e, neste momento, uma “assessoria de quem tem experiencia” para voce comprar os equipamentos certos; aprender voar em FPV e, principalmente, fazer isso com segurança para voce e para os outros. Lembre-se, o “espaço aéreo é livre e por isso voce nunca esta sozinho nele”, razão da existencia de tantos “regulamentos de tráfego aéreo”.
Desculpe desmotivar o seu projeto, mas faço isso com o objetivo de “aumentar a sua crítica para uma análise de risco” melhor sobre seus objetivos. Que eles podem ser alcançados ? Claro ! Não tenho dúvidas … assista na internet que existem videos documentados de voos de longa distância; na faixa dos 20 km, existem centenas de videos. Já assisti um de 98 km, realizado pela empresa fabricante de um equipamento para este objetivo ! Mas lembre-se, todos os envolvidos tinham muita experiência em FPV. Monte o seu equipamento, treine bastante e coloque uma pessoa experiente do seu lado e “REALIZA O SEU OBJETIVO” ! Voce vai conseguir, se fizer tudo do jeito certo, na hora certa, com o equipamento certo e a experiência necessária.
Um forte abraço …
- agosto 7, 2011 às 9:08 pm
Alexandre, sugeri um “modelo que se encaixa na sua pretensão”.
Mas olha só, existem no Brasil diversos fabricantes de modelos semelhantes; te apresento, por exemplo, a MR Modelismo (http://www.mrmodelismo.com.br/) que fabrica um modelo excelente: o MotoPlanador EasyFlite com 1,80 de envergadura, fabricado em “isopor” (risos) por um custo muito bom: R$ 230,00 ! Na MR, fala com o Rodrigo … o cara é aeromodelista tambem e, um sujeito muito bom de conversa, bastante objetivo e dedica-se a atender muito bem (eu fui muito bem atendido por ele no telefone).
Eu mesmo comprei um (foi despachado na sexta-feira, acho que amanha esta na porta) ! Não sei avaliar se ele é recomendado para uma “viagem” desta distância onde várias intemperies poderão influir no voo, mas, seguramente, é um modelo “professor”.
Não vou falar do Skywalker, porque não conheço, mas vejo muita gente usando ele e recomendando, o que pode ser, também, uma alternativa.
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