› Fóruns › UBECs para Fornecer Segurança ao Vôo
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- agosto 9, 2013 às 3:13 am
Encontrei esse esquema no RC Groups.
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=25733963&postcount=197
A ideia é fornecer segurança e alimentar o OSD com um BEC e outro no receptor. O que vocês acham?
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- agosto 9, 2013 às 11:36 am
legal mas ja uso isso a 3 anos hehehe ajuda de mas ……..>!!!!
- agosto 9, 2013 às 3:39 pm
Ok. Qual você usa?
- agosto 9, 2013 às 4:35 pm
A instalação que pretendo fazer no meu:
Usar ESC unicamente para motor.
Uma bateria de LiFe para os servos assim anulo a possibilidade de um problema em um Ubec (nao confio neles).
O que você acha?
- agosto 9, 2013 às 4:50 pm
Eu uso um step-down regulado em 5V pros servos, RX etc.. e um step-up/step-down regulado pra 12V pro sistema de video. Tudo a partir de uma unica bateria. O ESC é sem BEC.
- agosto 9, 2013 às 5:02 pm
Não tenho dúvida da eficácia de 2 UBEC.
O que acham desse UBEC?
http://www.flying-hobby.com/hobbywing-ubec5ahv-high-voltage-p-2392.html
- agosto 9, 2013 às 5:34 pm
Desculpe a minha ignorância, mas troque em miúdos o que você fez. Obrigado.
Franco Ripoll Leite disse:
Eu uso um step-down regulado em 5V pros servos, RX etc.. e um step-up/step-down regulado pra 12V pro sistema de video. Tudo a partir de uma unica bateria. O ESC é sem BEC.
- agosto 9, 2013 às 5:36 pm
Você liga direto da LiFe? Também me preocupo com a confiabilidade deles (Ubec).
Breno Rockenbach de Almeida disse:
A instalação que pretendo fazer no meu:
Usar ESC unicamente para motor.
Uma bateria de LiFe para os servos assim anulo a possibilidade de um problema em um Ubec (nao confio neles).
O que você acha?
- agosto 9, 2013 às 5:49 pm
Ainda não liguei pois a LiFe não chegou. Mas depois de ler em diversos fóruns o pessoal tem usado LiFe para servos, então acredito que não tenha problemas. Afinal 6,6V acredito que variação de 0,6 não vá queimar nada.
- agosto 9, 2013 às 6:01 pm
Os becs, normalmente operam em 5v. Por isso optamos por NiCd ou até NiMh (4 delas), totalizando 4,8V.
6V já está acima do recomendado. 6.6 ainda mais. Funcionar funciona mas diminui e muito a vida útil, principalmente dos servos.
2 Becs….Se um queimar (naquele esquema) não vai adiantar nada o outro….Vai perder o aero, de qualquer forma.
- agosto 9, 2013 às 6:11 pm
Quando mencionei Life foi para servos que suportam 6,0v.
Olha o que diz o Mano (para quem não conhece é um técnico que tem aqui no RS bem conhecido pelos aeromodelistas tem bastante coisa legal no site dele) sobre essas baterias:
O lado técnico
Outros modelistas entretanto, preferem ter um esclarecimento mais técnico antes de colocar baterias de LiFe a bordo dos seus aviões. Estes também estão certos, eu diria até ?mais certos? do que aqueles orientados apenas pelo senso comum.
Técnicamente o fato que mais os convence é que os mesmos fabricantes de RC como a Futaba e a JRM que especificam que a voltagem máxima para a maioria dos servos e receptores é de de 6,0 volts, também fabricam e vendem baterias de NiMh com 5 células ( 6,0 volts ), mesmo sabendo que essas baterias apresentam uma voltagem nominal de 6,25v ( 5 x 1,25v ) e quando completamente carregadas pode chegar a 7,3 volts !
Ora, é sabido que numa Life a voltagem nominal é de 6,6v ( 2 x 3,3v ) e quando totalmente carregada chega a 7,4 volts. Ou seja, excedem em apenas 5% a voltagem de uma bateria de NiMh.
Então, se nem os fabricantes se preocupam com essa diferença a maior da voltagem é sinal que não haverá problemas para o equipamento.
O raciocínio está correto porque os receptores possuem internamente um regulador de voltagem que rebaixa a voltagem da bateria para valores próximos dos 3,0 volts para alimentar o circuito e esses reguladores são projetados para trabalharem com uma boa “folga” em relação a voltagem de bateria, no mínimo de 10% absorvendo essa pequena elevação sem nenhum problema..
Em relação aos servos, embora eles também tenham uma margem de tolerância “generosa” em relação a voltagem da bateria, a situação é mais delicada porque lidam diretamente com a voltagem da bateria e um aumento da voltagem quando ligados em uma bateria NiMh de 6,0v, podem apresentar tremores até a voltagem chegar próxima aos 6,25 volts ( o que demora alguns minutos ) .
Nos servos digitais esse aumento temporário de voltagem é melhor tolerado porque eles possuem um regulador interno de voltagem semelhante aos receptores que também rebaixam a voltagem recebida da bateria, proporcionando um funcionamento ?limpo?, isento de tremores.
Outro fato que reforça a idéia que é tranquilo o uso de baterias de LiFe nos receptores é o grande numero de empresas que fabricam essas baterias especialmente para uso em receptores e a grande divulgação que essa prática tem na mídia dedicada ao modelismo.
Se houvesse uma chance mínima dessas baterias causar algum dano aos equipamentos de RC elas simplesmente não seriam fabricadas e nem postas à venda.
Entretanto no site da Hobbico, um dos maiores fabricantes de material para modelismo no mundo, é possível encontrar à venda baterias de LiFe 2S com diversas capacidades especialmente desenhadas para o uso a bordo dos modelos e comercializadas não só no mercado americano mas no mundo todo.
Certamente a empresa não produziria essas baterias se houvesse a mínima possibilidade de uma interpelação judicial devido a danos causados em algum radiocontrole.
- agosto 9, 2013 às 6:15 pm
“Quando mencionei Life foi para servos que suportam 6,0v. “
(Aí sim, não tem problemas).
Mas aí entra outra questão. O peso de duas LiFes acaba não compensando o “esforço” todo.
Nesse caso ainda prefiro as boas NiCd.
Eu, particularmente, só tenho usado Bec.
- agosto 9, 2013 às 6:23 pm
Fico pouco preocupado com essas partes eletrônicas que podem ser evitadas (ubec).
Qual marca de bateria de Nicd você usa?
Acho que o único problema dela é o carregamento que tem de ter um certo cuidado.
- agosto 9, 2013 às 6:28 pm
Sanyo.
Mas uso elas apenas em um Telemaster Senior, que tem servos maiores.
O Ubec corre o risco de queimar e perder tudo, realmente. O negócio é dimensionar corretamente.
- agosto 9, 2013 às 6:31 pm
As NiCd tem o efeito memória. Esse é o grande problema.
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