UBECs para Fornecer Segurança ao Vôo

Fóruns UBECs para Fornecer Segurança ao Vôo

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 34)
  • Replies

legal mas ja uso isso a 3 anos hehehe ajuda de mas ……..>!!!!

Ok. Qual você usa?

Breno
    Membro
    none

A instalação que pretendo fazer no meu:

Usar ESC unicamente para motor.

Uma bateria de LiFe para os servos assim anulo a possibilidade de um problema em um Ubec (nao confio neles).

O que você acha?

Franco
    Membro
    none

Eu uso um step-down regulado em 5V pros servos, RX etc.. e um step-up/step-down regulado pra 12V pro sistema de video. Tudo a partir de uma unica bateria. O ESC é sem BEC.

Não tenho dúvida da eficácia de 2 UBEC.

O que acham desse UBEC?

http://www.flying-hobby.com/hobbywing-ubec5ahv-high-voltage-p-2392.html

Desculpe a minha ignorância, mas troque em miúdos o que você fez. Obrigado.

Franco Ripoll Leite disse:

Eu uso um step-down regulado em 5V pros servos, RX etc.. e um step-up/step-down regulado pra 12V pro sistema de video. Tudo a partir de uma unica bateria. O ESC é sem BEC.

Você liga direto da LiFe? Também me preocupo com a confiabilidade deles (Ubec).

Breno Rockenbach de Almeida disse:

A instalação que pretendo fazer no meu:

Usar ESC unicamente para motor.

Uma bateria de LiFe para os servos assim anulo a possibilidade de um problema em um Ubec (nao confio neles).

O que você acha?

Breno
    Membro
    none

Ainda não liguei pois a LiFe não chegou. Mas depois de ler em diversos fóruns o pessoal tem usado LiFe para servos, então acredito que não tenha problemas. Afinal 6,6V acredito que variação de 0,6 não vá queimar nada.

Os becs, normalmente operam em 5v. Por isso optamos por NiCd ou até NiMh (4 delas), totalizando 4,8V.

6V já está acima do recomendado. 6.6 ainda mais. Funcionar funciona mas diminui e muito a vida útil, principalmente dos servos.

2 Becs….Se um queimar (naquele esquema) não vai adiantar nada o outro….Vai perder o aero, de qualquer forma.

Breno
    Membro
    none

Quando mencionei Life foi para servos que suportam 6,0v.

Olha o que diz o Mano (para quem não conhece é um técnico que tem aqui no RS bem conhecido pelos aeromodelistas tem bastante coisa legal no site dele) sobre essas baterias: 

O lado técnico

Outros modelistas entretanto, preferem ter um esclarecimento mais técnico antes de colocar baterias de LiFe a bordo dos seus aviões. Estes também estão certos, eu diria até ?mais certos? do que aqueles orientados apenas pelo senso comum.
          Técnicamente o fato que mais os convence é que os mesmos fabricantes de RC como a Futaba e a JRM  que especificam que a voltagem máxima para a maioria dos servos e receptores é de de 6,0 volts, também fabricam e vendem baterias de NiMh com 5 células ( 6,0 volts ), mesmo sabendo que essas baterias apresentam uma voltagem nominal de 6,25v  ( 5 x 1,25v ) e quando completamente carregadas pode chegar a 7,3 volts !
          Ora, é sabido que numa Life a voltagem nominal é de  6,6v ( 2 x 3,3v ) e quando totalmente carregada  chega a  7,4 volts. Ou seja, excedem em apenas 5% a voltagem de uma bateria de NiMh. 
          Então, se nem os fabricantes se preocupam com essa diferença a maior da voltagem é sinal que não haverá problemas para o equipamento. 
          O raciocínio está correto porque os receptores possuem internamente um regulador de voltagem que rebaixa a voltagem da bateria para valores próximos dos 3,0 volts para alimentar o circuito e esses reguladores são projetados para trabalharem com uma boa “folga” em relação a  voltagem de bateria, no mínimo de 10% absorvendo essa pequena elevação sem nenhum problema.. 
          Em relação aos servos, embora eles também tenham uma margem de tolerância “generosa” em relação a voltagem da bateria, a situação é mais delicada porque lidam diretamente com a voltagem da bateria e um aumento da voltagem quando ligados em uma bateria NiMh de 6,0v, podem apresentar tremores até a voltagem chegar próxima aos 6,25 volts ( o que demora alguns minutos ) .
         Nos servos digitais esse aumento temporário de voltagem é melhor tolerado porque eles possuem um regulador interno de voltagem semelhante aos receptores que também rebaixam a voltagem recebida da bateria, proporcionando um funcionamento ?limpo?, isento de tremores.
        Outro fato que reforça a idéia que é tranquilo o uso de baterias de LiFe nos receptores é o grande numero de empresas que fabricam essas baterias especialmente para uso em receptores e a grande divulgação que essa prática tem na mídia dedicada ao modelismo.
        Se houvesse uma chance mínima dessas baterias causar algum dano aos equipamentos de RC elas simplesmente não seriam fabricadas e nem postas à venda.
          Entretanto no site da Hobbico, um dos maiores fabricantes de material para modelismo no mundo, é possível encontrar à venda baterias de LiFe 2S com diversas capacidades especialmente desenhadas para o uso a bordo dos modelos e comercializadas não só no mercado americano mas no mundo todo.
         Certamente a empresa não produziria essas baterias se houvesse a mínima possibilidade de uma interpelação judicial devido a danos causados em algum radiocontrole. 

“Quando mencionei Life foi para servos que suportam 6,0v. “

(Aí sim, não tem problemas).

Mas aí entra outra questão. O peso de duas LiFes acaba não compensando o “esforço” todo.

Nesse caso ainda prefiro as boas NiCd.

Eu, particularmente, só tenho usado Bec.

Breno
    Membro
    none

Fico pouco preocupado com essas partes eletrônicas que podem ser evitadas (ubec).

Qual marca de bateria de Nicd você usa? 

Acho que o único problema dela é o carregamento que tem de ter um certo cuidado.

Sanyo.

Mas uso elas apenas em um Telemaster Senior, que tem servos maiores.

O Ubec corre o risco de queimar e perder tudo, realmente. O negócio é dimensionar corretamente.

As NiCd tem o efeito memória. Esse é o grande problema.

Breno
    Membro
    none

Então acho que vou continuar com a Life. heheheh

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 34)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.