› Fóruns › UBECs para Fornecer Segurança ao Vôo
- Este tópico está vazio.
- agosto 9, 2013 às 3:13 am
Encontrei esse esquema no RC Groups.
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=25733963&postcount=197
A ideia é fornecer segurança e alimentar o OSD com um BEC e outro no receptor. O que vocês acham?
- Replies
-
- agosto 9, 2013 às 6:52 pm
Uso Life como bateria para o motor de alguns aeros.
São excepcionais no quesito carga. Não tem o risco de explosão. Não perde bateria por descarregar de forma exagerada (abaixo de 3v/célula)
São boas na descarga.
O maior problema delas, ao meu ver ainda são (nunca mais pesquisei a respeito):
1. Formato (As células são redondas). É ruim de fazer um pack compacto.
2. Peso. Ainda pesam mais que as Lipos.
3. Tensão. O nominal da LiFe é 3,3v. Eu carrego as minhas com até 3.6V. Assim que aciona o motor, elas caem para 3.3V. Perfeito. O chato é que quando estão descarregando a tensão cai rapidamente para 3.0V e vai baixando rápido. Então o soft cut-off dos escs não adiantam nesse caso. Tem que programar o esc para NiCd. O ideal é cronometrar os voos. Quando acabam, acabam de vez, ou seja, a tensão não desce de forma linear, como nas Lipos. Caem rapidamente.
Para usar no lugar do Bec, em 6V, acho que se saem muito bem.
- agosto 9, 2013 às 7:18 pm
Se esta procurando seguranca, usa uma bateria lipo no motor e outra NIMH para o receptor / servo
No esquema acima, estou vendo um ground loop, tem q montar e ver- agosto 9, 2013 às 7:27 pm
No esquema tem alguns ground loops.
- agosto 9, 2013 às 9:11 pm
Eu uso e confio: http://www.castlecreations.com/products/ccbec.html
- agosto 10, 2013 às 3:02 am
Talvez o nosso colega gabriel sosnoski cabral tenha algo mais a contribuir, pois no primeiro comentário do tópico ele menciona:
“legal mas ja uso isso a 3 anos hehehe ajuda de mas ……..>!!!!”
Gilberto Junior disse:
No esquema tem alguns ground loops.
- agosto 10, 2013 às 3:04 am
Obrigado, pela dica.
Jonis Maurin Ceará disse:
- agosto 13, 2013 às 7:41 pm
Os conversores DC-DC (UBECs) podem ser basicamente de 2 tipos:
step-down: a tensão de entrada precisa ser maior que a de saída. Exemplo: 2S ou mais alimentando servos, tensão de saida regulada em 5V.
step-up/step-down: neste tipo a tensão de entrada pode ser maior ou menor que a de saída. No caso de alimentar o sistema de video com 12V, pode-se usar qualquer número de baterias na entrada (2S, 3S..).
Se for usado um step-down pro video a bateria deve ser 5S ou mais.. 4S fica no limite, não recomendo.
ESC sem BEC: uso um speed control sem BEC (battery eliminator circuit), não precisa, já que a alimentação vem do conversor DC-DC externo (step-down neste caso).
Alexandre Batista L. Nascimento disse:
Desculpe a minha ignorância, mas troque em miúdos o que você fez. Obrigado.
Franco Ripoll Leite disse:
Eu uso um step-down regulado em 5V pros servos, RX etc.. e um step-up/step-down regulado pra 12V pro sistema de video. Tudo a partir de uma unica bateria. O ESC é sem BEC.
- agosto 13, 2013 às 9:55 pm
Eu uso becs e life em rx, creio que um servo queimou por não suportar a LIFE, dois becs não resolvem nada mesmo, pois se usar failsafe e o bec do rx pifar vai cair do mesmo jeito, melhor é usar 1 bec somente, se quiser use uma life 3 s ligadas num bec.- agosto 14, 2013 às 6:19 pm
Um esc de boa qualidade com bec de 5A não elimina todos esses componentes duvidosos?- agosto 14, 2013 às 7:45 pm
um speed de boa qualidade ainda está trabalhando com vários As, pode queimar e levar o ubec junto. eu aconselho um speed qualquer com um ótimo ubec separado (inclusive fisicamente, caso o speed pegue fogo), no caso o castle creations. queimar o motor, speed ou perder/quebrar hélice em vôo é chato, mas não derruba o avião. dá pra planar e pousar com segurança com a grande maioria dos aviões utilizados pra fpv.
já queimar o ubec desabilita todos os servos, e normalmente telemetria e osd. conforme ocorrer pode até nem desligar o motor, e sair voando nivelado em velocidade de cruzeiro rumo ao horizonte, até acabar a bateria. aí a única alternativa é catar o carro e sair atrás no rumo com o vRx e dvr ligado.
tem um esquema que usa redundancia, duas baterias, dois speeds, e um sistema seleciona qual vai alimentar o receptor. porém se o sistema que seleciona a bateria der problema, acontece a mesma coisa.
- agosto 14, 2013 às 7:53 pm
Eletrônica quando mais der para eliminar melhor, e o que tiver que ir abordo e der para duplicar ótimo, mas para isso serão muitos $$$… Eu usarei para servos uma LiFe para motor uma LiPo e gostaria de saber se uso ou não a mesma bateria do motor para o Vtx?
Obrigado a todos
- agosto 14, 2013 às 7:59 pm
No caso do lawmate perde vídeo com 10.5 volts, por isso uso bateria separada para vtx, melhor perder motor do que perder vídeo! Já pousei sem motor mas nunca sem vídeo… Graças a Deus! Hehehe- agosto 24, 2013 às 4:53 pm
Eu tenho que comprar também o castle creations link usb para programar o UBEC Castle Creation?
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXGVR8&P=AO ?
Abraço,
Jonis Maurin Ceará disse:
- agosto 26, 2013 às 1:14 pm
Depois de mais algumas lidas decidi finalmente como ficara minha configuração permanente afim de diminuir o máximo possível a possibilidade de pane, sem aumentar muito o peso. Vamos lá. Tenho o Fy41AP que teoricamente alimenta tudo, mas vou deixar ele de lado nesse quesito, será uma bateria de life 2s para RX Dragonlink e servos, outra bateria de lipo 3s para vídeo e a outra bateria 4s para motor, acredito que assim diminuo bastante a possibilidade de pane pois mesmo ficando sem piloto automático, esc, ou mesmo fim da bateria do motor, terei vídeo e comando para planar até algum lugar conhecido.
- setembro 2, 2013 às 9:16 pm
Uso no meu Futaba 9Cap, uma bateria de lipo 3S (11,10 volts) e para baixar a voltagem que chega no circuito do rádio, uso, em série com o fio positivo da bateria, um diodo retificador de 1 Amp (1N4007). Cada diodo inserido no circuito baixa a tensão de saida em 0,6 volts. Não seria o caso de inserir um diodo de 5 Amp entre a bateria Life (6,6 – 0,6 = 6 volts) para alimentar o rx e servos ? Eu, particularmente, uso um UBEC de 5 Amp no meu Skywalker, a mais de 2 anos, sem nenhum problema. O que não se pode fazer é colocar um UBEC de 2 ou 3 Amp para alimentar tudo, ai vai queimar e lhe deixar na mão.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.