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- junho 16, 2012 às 5:44 pm
Olá Pessoal, acompanhando as tendências do FPV tenho visto uma interface em alguns videos e, pesquisando, achei ela na Hobby King:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=17165
Esta interface, quando em funcionamento, permite instalar um joystick no rádio, conectado na porta do trainner e, desta forma, é possível usar o joystick no lugar dos sticks do rádio.
A interface, pelo noticiário, ela controla 8 canais:
3 canais proporcionais
5 canais on / off
Alguém já esta usando esta interface no Brasil ?
Tem conhecimento dela ?
Tem notícias positivas / negativas de seu uso ?
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- junho 16, 2012 às 9:09 pm
- junho 16, 2012 às 10:03 pm
Marcelo … e ai ? Tudo bem contigo ?
Rapaz, vc me mandou uma “biblioteca audiovisual” de primeira linha ! Bah … nada mais a procurar … só pesquisar e estudar.
Voce viu a interface da HK ? Gostei dela … acho que vai “combinar bem com o Joystick” já adquirido:
http://gadgets.softpedia.com/gadgetsImage/Thrustmaster-T-Flight-Hotas-X-Joystick-1-1810.html
Acho que ele + a interface da HK … vão fazer uma boa dupla ! Vou ver se mando vir essa interface … vou pesquisar um pouco mais e ver o que tem de melhor no mercado.
A propósito o MQ-9 ficou pronto ontem e hoje eu comprei o Motor + ESC para ele … agora é “embarcar” tudo nele e fazer os primeiros voos “no olhometro” e depois sim, arriscar com o oculos.
Ufa, demorei para comprar tudo e montar, mas cada coisa eu fui pesquisando primeiro, antes de comprar.
O sistema ficou:
Aeronave: MQ-9
Motor: Turnigy 35-48 1100 kv
Esc: HK 90A
Rádio JR X-3810 (72 Mhz – vou colocar o módulo de UHF depois nele) e esta com bateria LiPo
OSD EagleTree Pro
GPS EagleTree
eLogger EagleTree
Câmera: estou definindo para comprar (para teste estou usando uma microcamera comum)
Bateria: RX e Sistema de rádio … encomendei 4 x Turnigy 6.000
Bateria: Link Video: vou definir
Link Video: Lawmate 1.2 Mhz 1.000 mw
GroundStation: um EagleEys da Eagle + Antenna Tracker Tree, 2xRX Lawmate 1.2 Mhz + 4 x 3S 2170 que acho que posso usar para alimentar o sistema
Bom, eu acho que cheguei na primeira etapa completa do projeto
- junho 19, 2012 às 3:18 pm
Interessante. O que mata é o fato de ter só 3 canais proporcionais. Precisaria de pelo menos 4.
Aileron, profundor, leme e acelerador. Não dá para deixar um desses 4 apenas como ON/OFF, a menos que se pense em voar sem leme ou sem aileron.
Me pareceu que só dá para usar com o Joystick dele. Pelo menos, os conectores são do tipo USB B.
- julho 5, 2012 às 12:25 am
Pesquisando, ainda, sobre o assunto, vi este produto:
e olhando as informações no site, me parece, ele faz todas as funções, substituindo o rádio, completamente, no motor, leme, ailerons e profundor ! Não sei, mas pelas imagens, acredito até que faça Pan Tilt de camera e pode programar os botoes para outras funções ! Alguém tem este joystick ? Já viu funcinando ?
- julho 5, 2012 às 1:30 am
Na verdade dei uma olhada e a caixa é do mesmo produto HK, muda o joystick, e o preço tambem,
- julho 5, 2012 às 2:33 am
Achei outra interface que me parece mais completa, ainda !
http://www.nghobbies.com/cart/index.php?main_page=product_info&products_id=486
Assisti alguns videos na internet com ela … parece um tanto melhor, em termos de programação dos canais / botões do joystick
- julho 5, 2012 às 3:43 am
O bom desse é que tem o Force Feedback.
Leandro Chaves disse:
Achei outra interface que me parece mais completa, ainda !
http://www.nghobbies.com/cart/index.php?main_page=product_info&…
Assisti alguns videos na internet com ela … parece um tanto melhor, em termos de programação dos canais / botões do joystick
- julho 5, 2012 às 3:51 am
Muito interessante, não é Marcelo ? Um amigo importou um da HK … mas este outro modelo parece bem mais interessante …
- julho 5, 2012 às 4:32 am
Esse pareceu bem legal. Eu tenho um Joystick Microsoft Force Feedback 2. Seria muito bom se desse para utilizá-lo.
- julho 5, 2012 às 11:24 am
Para quem quer ir treinando para pilotar com joystick comum tipo manche é possível usar um no Aerofly, já configurei um USB no micro e consegui pilotar o modelo, não é tão dificil, e outro detalhe é que com um OSD bom a funçao do piloto é praticamente decolar e pousar o aero.
- julho 5, 2012 às 2:19 pm
Jackson,
na minha opinião, acho que as duas opções são, de fato, as mais importantes, porque são os dois momentos mais tensos: decolar e pousar. Fazendo uma analogia com a aviação convencional, acredito que um exercício de fundamental importância seria o aeromodelista posicionar a aeronave na pista, rolar, decolar … fazer um tráfego padrão …. e ao final alinhar novamente com a pista e pousar ! Quando ele conseguir fazer isso, com precisão, está pronto para um FPV tranquilo e minimizado ao máximo o risco de acidente com a própria aeronave.
Uma coisa que penso, é que vai ser necessário, sempre, ter uma pessoa para “quando o FPVista” estiver se aproximando para pouso, avisar aos outros companheiros da situação, porque em FPV ele naõ vai ter como perceber todos os modelos em voo ou próximos das cabeceiras de pista.
Tudo isso, com certeza, é o lado mais instigante do negócio …
Vamos aproveitar o tópico e ver um pouco de “Teoria de Voo”. Para os que conhecem, me perdoe ser repetitivo e para os que ainda não conhecem, peço que vejam daqui para baixo.
O que é um “tráfego padrão” ? Veja a imagem abaixo:
Olhando a imagem é muito fácil de entender.
Tráfego padrão é partir de um ponto de decolagem (ponto A) e rolar a pista em direção ao seu oposto (ponto B) decolando o modelo contra o vento, subindo uns 15 metros ! Ao decolar, distanciar (no caso do aeromodelo podemos usar tempo reduzido) uns 30 segundo, fazer uma curva de 90º para a esquerda e distanciar uns 30 segundos; fazer nova curva de 90º à esquerda e distanciar uns 2 minutos; fazer nova curva de 90º à esquerda e distanciar por 30 segundos e entrar novamente em uma curva de 90º à esquerda e nesse ponto voce deverá estar praticamente alinhado com a pista para o pouso, precisando fazer poucos ajustes na direção. Observe que na aviação usa-se o tempo como referencia e não “metros, quilômetros, etc.” Basicamente, sem entrar muito na teoria, é este o tráfego padrão ! Aproveitei para colocar o nome “nas pernas” para que comecem se habituar com eles, muito necessários para a conversa de orientação.
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