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- janeiro 15, 2013 às 1:08 am
Acabou de sair o NOTAM sobre VANT – (veículo aéreo não tripulado) em Xerem, estado do Rio de Janeiro.
Para quem não sabe, NOTAM é um aviso que contém informação indispensável ao pessoal ligado
à operações de vôo, comandantes,etc.
O Notam D0082 DE 2013 ativa uma área restrita temporária , que vai do solo a 2000 pés acima do terreno, em XERÈM, das 06:22hs do dia 15/01/13 até 19:43hs do dia 17/01/13.Com raio de 03km a partir das coordenadas 223514s/0431818w.
Este espaço fica restrito a voos de aeronaves , neste período, devido voo de VANT.
Segue abaixo o NOTAM na íntegra:
SBSP D0082/2013 NOTAMN Q) SBCW/RTCA/IV/BO /W /000/040/2235S04318W002 A) SBCW – /FIR CURITIBA, B) 15/01/13 08:22 – C) 17/01/13 21:43 D) DLY SR/SS E) AREA RTO TEMPO (FLT DE VEICULO AEREO NAO TRIPULADO – VANT) ACONTECERA CENTRO COORD 223514S0431818W (XEREM, RJ) RAIO 03KM ACT F) SFC G)2000FT AGL) DT EXPED: 14/01/13 22:55 STATUS: In force ORIGEM: SBSPZXBN
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- janeiro 15, 2013 às 1:16 am
Rodrigo, tem mais detalhes de como proceder para gerar notam para vôo com vant?
- janeiro 15, 2013 às 1:40 am
Ricardo, a princípio só o Centro de Notam sob jurisdição da área pode expedir um Notam.
O Notam é originado a partir de um Prenotam, que pode ser confeccionado por um órgão prestador do AFIS ou uma Sala AIS de aeródromo, por exemplo:
É um assunto complexo, mas vc encontra muita inormação na ICA 53-1 que fala sobre NOTAM, no site http://www.aisweb.aer.mil.br vc tem todos os NOTAMs em vigor no Brasil, cartas aeronáuticas, ROTAER, AIP, AIC,etc.
Vá no guia PUBLICAÇOES e baixe a ICA 53-1.
Abraços.
Ricardo Affonso disse:Rodrigo, tem mais detalhes de como proceder para gerar notam para vôo com vant?
- janeiro 15, 2013 às 12:44 pm
opa, valeu Rodrigo. eu to estudando muito o assunto à algum tempo já, mas as informações são meio perdidas, quando se fala de vant é difícil arranjar alguém que te fale quem é o responsável! já cheguei até a falar com um comandante do cindacta, e ainda não ficou muito esclarecido.
- janeiro 15, 2013 às 2:30 pm
Saiba que se voce pratica FPV, com certeza vc nao possui um VANT (nem eu).Pois nossos aeromodelos, com ou sem FPV, não sao considerados VANT. O VANT não é usado para fins recreativos.
Ricardo Affonso disse:opa, valeu Rodrigo. eu to estudando muito o assunto à algum tempo já, mas as informações são meio perdidas, quando se fala de vant é difícil arranjar alguém que te fale quem é o responsável! já cheguei até a falar com um comandante do cindacta, e ainda não ficou muito esclarecido.
- janeiro 15, 2013 às 2:45 pm
Muito bacana!!! Nunca tinha visto um NOTAN para VANT.
Talvez os aeros de vcs não sejam considerados VANT, mas se for pela sigla, os Mks e Wookongs são VANTS, por não serem tripulados quando pilotados a distância e pelo recurso de vôo autônomo.…mas relamente bacana esse NOTAN!!!
- janeiro 15, 2013 às 3:13 pm
Tem um pessoal aqui em Curitiba que fazem experiencias climatologicas (http://www.simepar.br) usando um Piper 1/3 com piloto automatico. A cada voo eles conseguem um NOTAN no Cindacta. Agora o procedimento tambem nao sei como é feito.
- janeiro 15, 2013 às 6:13 pm
na verdade é considerado vant quando tem alguma aplicação específica, principalmente com fins comerciais, e mais importante, se sair da altitude permitida para aeromodelos, de até 120m.
eu já tenho feito experiências com aeromodelos equipados com todo o equipamento de fpv, câmera digital e piloto automático à algum tempo, por enquanto sem fins comerciais e respeitando as normas de segurança, mas quando for pensar em vender o serviço com certeza pedirei notans.
- janeiro 15, 2013 às 7:23 pm
Olá Rodrigo,
VANT é abreviatura para Veículo Aéreo Não-Tripulado, portanto, se é um veículo que voa e não tem tripulação a bordo, é um VANT. Nesse caso, todo aeromodelo funcional é sim um VANT. O que você quis dizer, acredito eu, é que as regras estabelecidas para o uso de VANTs no Brasil não se aplicam aos nossos equipamentos.
Rodrigo Coelho Prudente disse:
Saiba que se voce pratica FPV, com certeza vc nao possui um VANT (nem eu).Pois nossos aeromodelos, com ou sem FPV, não sao considerados VANT. O VANT não é usado para fins recreativos.
Ricardo Affonso disse:opa, valeu Rodrigo. eu to estudando muito o assunto à algum tempo já, mas as informações são meio perdidas, quando se fala de vant é difícil arranjar alguém que te fale quem é o responsável! já cheguei até a falar com um comandante do cindacta, e ainda não ficou muito esclarecido.
- janeiro 16, 2013 às 12:53 am
muito bom esta informação… primeiro relato de NOTAM para VANT que vejo.
estou montando um VANT e pretendo solicitar NOTAM, pois irei voar em alguns casos a 500m ou mais. Se alguém puder relatar melhor como proceder a solicitação de noTAM fico grato.
- janeiro 17, 2013 às 4:02 am
Medeiros,essa informação a gente não pode fornecer, mas quem expediu esse NOTAM , foi o CRN-SP ( Centro Regional de Notam de SP), e que foi originado a partir de um PRENOTAM. Eu acho que o prenotam foi feito a pedido de algum subdepartamento do DECEA, responsável pelos voos do VANT ( para monitorar a região de Xerem, atingida pelas chuvas ).
Voce pode solicitar um prenotam ,ligando direto ao CRN de sua região. Eles que vão determinar a confecção do Notam ou não. Existe o CGN (Centro Geral de Notam) e os CRN de: Recife, São Paulo, Curitiba, Brasília e Manaus.
Se quiser o telefone,endereço e e-mail desses CRN, eu tenho aqui.
- janeiro 17, 2013 às 4:35 pm
obrigado pelas informações Rodrigo. Pelo que eu tinha visto na ANAC, o DECEA só iria liberar NOTAM se já tivesse autorização da ANAC. E pelo que eu sei até hj só a Polícia Federal tem autorização para VANT.
- janeiro 17, 2013 às 4:55 pm
se puder me passe o dados de contato do CRM de Brasília (que deve ser o responsável por GO, certo?). Obrigado
- janeiro 17, 2013 às 6:32 pm
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