Video 1.2ghz com Radio 2.4ghz: usar notch filter (filtro rejeita faixa)?

Fóruns Equipamentos Video 1.2ghz com Radio 2.4ghz: usar notch filter (filtro rejeita faixa)?

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Moust
    Membro
    none

    Gente, tenho um transmissor de vídeo de 1.2ghz 700mW e queria usar com o meu sistema de rádio de 2.4ghz.

    Sei que pode haver interferencia por causa dos harmonicos e por isso é preciso de um filtro, certo?

    Muita gente tem usado filtro passa baixa (low pass filter), mas encontrei um filtro do IBCrazy (que criou a Cloverleaf, Skewplanar …) que é simples de fazer, vejam abaixo:

    http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1758166

    Alguem conhece ou já fez?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)
  • Replies

    estou com um preblema relacionado a esse sistema.. o VTX interfere no meu receptor de 2.4ghz, vai no máximo 600mt ai trava os servos, minha duvida é usar um filtro lowpass realmente resolve ? alguem ja usou e foi satisfatorio os resultados, ??

    agora com relação ao filtro citado acima esse feito ai o cara ta usando num modulo UHF ai não é não ?

    Moust
    Membro
    none

    Rodrigo, qual seu receptor? Estou com um Turnigy 9X, se chegar em 600mt por enquanto sem filtro para mim está bom hehhehe

    Também queria saber a experiencia do pessoal com o filtro low pass

    Eu não sei se ele está usando modulo UHF, mas pelo que ele diz no topico, parece que serve para o nosso caso:

    Band reject filter:
    The band reject filter is used to suppress a specific band of interference from entering your video system or control system. This is for times when the RF environment is known (which most of the time it will be).
    A few places to use a band reject filter:
    1. Flying 1.2GHz video with 2.4GHz control – Place a 2.4GHz filter on the 1.2GHz video

    Daniel Gomes
    Membro
    none

    Foto acima é um Chain link….

    Tenho um low pass filter para txv de 1.2 ,,,,mas na realidade sempre tive medo de testa-lo pra valer com meu turnigy 2.4 ,,,,pois a maioria dos relatos é de desastre, apesar de algumas lojas dizerem que o produto é eficaz!

    Moust , esta para chegar meu lowpass 1.2ghz, estou curioso p/ saber se vou conseguir voar tranquilo sem medo de perder sinal ! mas queria uma resposta de alguem q ja voou e contasse sua esperiencia, 

    bom meu equipamento é o seguinte receptor RC turnigy 2.4ghz, VTX 1.2ghz ! dificilmente passa dos 600mt ! a essa distancia ja começa os travamento dos servos !como eu fiz um alarme sonoro de rssi, provavelmente irei testar esse fim de semana se meu filtro chegar a tempo ! e colocarei os resultados !

    o meu VTX é um Partom 1.2ghz 800mw

    Moust disse:

    Rodrigo, qual seu receptor? Estou com um Turnigy 9X, se chegar em 600mt por enquanto sem filtro para mim está bom hehhehe

    Também queria saber a experiencia do pessoal com o filtro low pass

    Eu não sei se ele está usando modulo UHF, mas pelo que ele diz no topico, parece que serve para o nosso caso:

    Band reject filter:
    The band reject filter is used to suppress a specific band of interference from entering your video system or control system. This is for times when the RF environment is known (which most of the time it will be).
    A few places to use a band reject filter:
    1. Flying 1.2GHz video with 2.4GHz control – Place a 2.4GHz filter on the 1.2GHz video

    Moust
    Membro
    none

    Daniel, que relatos são esses de desatre ao usar o filtro passa baixa?

    Rodrigo, quando fizer os testes, poderia compartilhar com a gente? Estou curioso para ver o resultado. Estou atrás do conector SMA em “T”, alguem sabe onde venderia? Só acho o RP-SMA em “T”

    Havendo tantas dúvidas, não seria melhor usar um amplificador de sinal (pelo menos 1 w) no rádio? 

    Este trap de onda que você mostrou na imagem, funciona apenas para uma frequência em especifico, mesmo usando um filtro passa baixas no transmissor de vídeo você ainda pode interferir no receptor da aeronave, escolha frequências abaixo de 1180MHz quando estiver usando 2400MHz na recepção para evitar problemas. 

    Moust
    Membro
    none

    Emerson, se usar um aplificador, nao pode haver interferencias no receptor do video de 1.2ghz?

    Ok, obrigado pela dica Marcelo 😉 Vou usar o canal 5 que é 1080mhz

    Emerson vc se refere ao amplificador p/ 2.4ghz ? fica bom ? vc ja utilizou? valeu !

    Emerson Ribeiro disse:

    Havendo tantas dúvidas, não seria melhor usar um amplificador de sinal (pelo menos 1 w) no rádio? 

    Rodrigo. Não adianta nada amplificador em 2.4Ghz. A interferência do 1.2Ghz continua lá, do lado do receptor.

    Quer usar 2.4Ghz no aero? Opte por 900Mhz no vídeo e/ou 5.8Ghz.

    Quer usar 1.2Ghz no vídeo, então faça como disse o Marcelo Gonzalez. O ideal é procurar frequencias de transmissão onde a segunda harmônica se distancie da fundamental de 2.4Ghz. Nesse caso, 1080Mhz teria a segunda harmônica em 2160Mhz.

    Com filtro passa-baixa, melhoria ainda mais!

    Vai resolver teu problema? Não 100% mas vai melhorar com toda certeza!

    Daniel Gomes
    Membro
    none

    É que o Low Filter nao adianta muito,, não elemina 100% as armonicas com radios 2.4ghz….causando perda de sinal e o consequente desastre! hahaha

    O melhor conselho ou o mais difndido é o que o Gilberto passou…

    Boa sorte..

    Moust disse:

    Daniel, que relatos são esses de desatre ao usar o filtro passa baixa?

    Rodrigo, quando fizer os testes, poderia compartilhar com a gente? Estou curioso para ver o resultado. Estou atrás do conector SMA em “T”, alguem sabe onde venderia? Só acho o RP-SMA em “T”

    Gilberto chegou meu filtro passa baixa mas eu nao sei qual são as frequencias de transissão do meu  video nao tenho manunal nem nada.. mas vo colocar no primeiro canal então na logica ele deve ser a frequencia menor de transmissão.. espero 🙂 vou testar amanha !

    Gilberto Junior disse:

    Rodrigo. Não adianta nada amplificador em 2.4Ghz. A interferência do 1.2Ghz continua lá, do lado do receptor.

    Quer usar 2.4Ghz no aero? Opte por 900Mhz no vídeo e/ou 5.8Ghz.

    Quer usar 1.2Ghz no vídeo, então faça como disse o Marcelo Gonzalez. O ideal é procurar frequencias de transmissão onde a segunda harmônica se distancie da fundamental de 2.4Ghz. Nesse caso, 1080Mhz teria a segunda harmônica em 2160Mhz.

    Com filtro passa-baixa, melhoria ainda mais!

    Vai resolver teu problema? Não 100% mas vai melhorar com toda certeza!

    Moust
    Membro
    none

    Valeu pelas dicas gente

    Rodrigo, no meu video as frequencias sao:

    Canaleta e freqüência: 

    TX

    1

    2

    3

    4

    5

    6

    7

    8

    9

    A

    b

    c

    d

    E

    F

    RX

    01

    02

    03

    04

    05

    06

    07

    08

    09

    10

    11

    12

    13

    14

    15

    Megahertz

    993

    1021

    1051

    1060

    1080

    1100

    1120

    1140

    1160

    1180

    1200

    1220

    1240

    1260

    1280

    Anônimo
    Inativo

    E-bay. Comprei os meu lá e inclusive o filtro por 12 dólares.

    Moust disse:

    Daniel, que relatos são esses de desatre ao usar o filtro passa baixa?

    Rodrigo, quando fizer os testes, poderia compartilhar com a gente? Estou curioso para ver o resultado. Estou atrás do conector SMA em “T”, alguem sabe onde venderia? Só acho o RP-SMA em “T”

    Rodrigo,

    A lógica diz que o canal 1 é o de menor frequência! Mas como os chineses não têm um padrão muito definido, vai saber!

    O grande problema, no teu caso, é que não tem RTH nem nada, ou tem?

    Complicado de fazer os testes sem essa segurança.

    Eu, no teu lugar, faria uma prévia:

    Todo o equipamento ligado, sem filtro e mede distância no solo, até perder sinal.

    Depois refaz com o filtro para ver.

    Teoricamente vai ganhar alguns metros. Faça o teste umas duas vezes.

    No ar, o alcance é muito maior!

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 20)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.