› Fóruns › Equipamentos › [video] Dragonlink V3 – primeiras impressões
- Este tópico contém 12 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 8 meses atrás por
Sandro Ferraz.
- abril 18, 2016 às 11:42 am
Fala gurizada, unboxing e primeiras impressões do Dragonlink V3.
Por fora a aparência é quase a mesma, porém por dentro é que a mudança foi grande.
– Sistema de telemetria incorporado (Mission Planner / Droid Planner)
– Configuração remota dos receptores
– Bluetooth
– Transmissor com conector USB (não precisa comprar cabo especial)
– Adiciona 3 novos canais ao seu rádio (pra quem tem rádio de 4 ou 6 canais é ótimo)
– Compatibilidade com micro receptores V2 (ótimo para quem, como eu, já tem alguns)
– Avisos sonoros
– SD Card para fazer log de vôo
Além disso tem umas outras funcionalidades que confesso ainda não ter dado atenção para entender, que são:
– Radio Modem serial embutido
– Analisador de espectro
Já abandonei o V2 e a transição foi bastante tranquila. Simplesmente conectei o transmissor no PC via USB, atualizei o firmware dele, depois fiz o mesmo com um dos meus velhos micro receptores V2, realizei a troca de ID e o bind. Pronto.
Próximo passo é começar a futricar nas configurações e testar a telemetria com a TBS.
- Replies
-
- abril 18, 2016 às 4:51 pm
coloca imagens da telemetria no droid planner
- abril 18, 2016 às 5:05 pm
Ainda não cheguei lá, hehehehe. Mas assim que der, coloco sim.
- abril 18, 2016 às 5:18 pm
Uso um tb.. é show de bola. Já configurei na APM. Uso no missonplanner. Telemetria todo o tempo. Configurei tb para o vector. Uso o droidplanner para localização em satelite do aero mesmo no vector da eagle tree. Já configurei tb para colocar um GPS direto no RX. Ele tambem envia a localização do aero para o droidplanner.
Tem uma saida serial para conectar a telemetria do taranis. O sistema é show de bola.
Ainda tem alguns bugs… e para usar junto com o miniosd tem que fazer uns malabarismos. Mas estou muito satisfeit.
Abraços.
- abril 18, 2016 às 5:26 pm
GPS direto no RX? Essa eu não cheguei a ver nas minhas pesquisas. Tem mais informações?
- abril 18, 2016 às 5:29 pm
acho q encontrei o thread no RCGroups, bora ler
- abril 18, 2016 às 6:01 pm
Massa.. pode usar um gps ublox direto nele.
As oções de entrada de dados são:
1. Modem para usar uma conexão mavlink da APM ou pixhawnk
2. Sistema UART, utilizado pela vector. Ele transforma os dados UART em mavlink para utilização no droidplanner;
3. Gps direto no RX. Tem uma opção de saida de GPS, NMEA.
As opções de saida de dados:
1. Ele tem saida mavlink via bluetooth para droidplanner ou mission planner;
2. Tem saida para padrão Taranis, FRsky. Essa saida permite visualizar a telemetria no painel do taranis;
3. Tem 3 oções de saida de dados. Bluetooth, serial e usb. Vc pode escolher o que cada saida dessa pode transmitir. Por exemplo. Vc pode colocar uma saida mavlink via bluetooth e uma saida padrao FRSky na porta serial para conectar ao TARANIS. Assim como pode usar a porta USB para abrir uma porta serial no computador com os dados mavlink sem precisar usar o bluetooth, mas sim um cabo usb.
Enfim.. o sistema é show de bola.
A ultima atualização, 2.6 permite o link via modem… mas tem um passo a passo comlicado para seguir…. além disso ainda tem uns bugs… por exemplo, se vc perder a conexão bluetooth com o computador, só vai conseguir religar se desligar o Rx, mas como fazer isso em pleno voo?
O mike está trabalhando nesses bugs.. como está no site, ainda é uma versão beta… eu estou usando e passoando o feedback, assim como vários outros usuários. O sistema com telemetria foi lançado em 26/3, ou seja, tem 20 dias… ainda é embrionário, mas vai revolucionar e facilitar muito a nossa vida….
- abril 18, 2016 às 6:15 pm
Legal, Hamilton.
Sobre o bug do bluetooh, segundo o Mike a versão de 1 de Abril já corrigiu. Veja:
Bom Noite Rafael,That is great news that it arrived quickly.We have a new BETA firmware that will improve the operation of your V3 system, we have dramatically improved operation of the Telemetry, and added even more features. I very strongly suggest that you update both your Transmitter and receiver, you can get the firmware athttp://www.dragonlinkrc.com/support1. Bluetooth Fixed2. Still Disabled, that is next update.3. You must put V3 firmware on all your receivers for them to work.4. See http://www.dragonlinkrc.com/support for instructions and pictures.5. Just forget the radio modem for now, that is for some very specialized users. Most FPV flyers do not use this.6. The auto power setting is PERFECT, use it, and you will be very happy with it 🙂MikeOn Tue, Apr 5, 2016 at 1:42 PM, Pó de Balsa Na Veia <podebalsa@podebalsa.com.br> wrote:Bom dia Michael, how are you?I just received yesterday your package. Not tested yet but everything seems to be fine.Last night I made the unboxing video but because of low light the result was crap and I will remake it today or tomorrow. It must bee good.I’m reading the online manuals but not sure if it’s the latest information, so I’ll take the opportunity to ask for advice on some points:1. About bluetooth disconnection bug, it still remains?2. microSD logger is still disabled?3. About V2 RF Protocol, do I need to upgrade my old micro receivers or any other thing to use them with transmiter V3?4. I’m starting to read a big thread on RCGroups, but not sure yet what’s the differences between advanced receiver e copter receiver5. Sorry if it’s a dummy question, but what’s the point of radio modem? It’s the base for telemetry to work or anything else?6. The auto power setting is working or I still need to select the power level via switch on transmitter?I’ll keep reading the rcgroups thread, but if you think it’s whort to reply some of these question, I’ll apreciate that!- abril 18, 2016 às 6:34 pm
O link buetooth está estável… ele tinha um problema de instabilidade antes da versão 2.6. O problema não é esse… problema é a reinicialização do bluetooth quando utiliza o radio modem. Por exemplo. Se eu desligar o tx o bluetooth perde conexão com o computador. Para reconecta-lo preciso necessariamente desligar o rx. Após reconhecimento do bluetooth, posso religar o rx. Porém, após emparelhado, a conexão é estável… Ele inclusive pede para não usar o radio modem por enquanto na resposta que ele deu… estamos usando, mas como disse, é complicado de configurar. A versão de 1/4 é a mesma que citei.. 2.6.
Veja o comentário do mike sobre esse problema:
Now you can test it out
Power cycle everything. Make sure your PC’s bluetooth is paired to your the DL transmitter (for now, you can only do that with the DL receiver powered off).
Just make sure to keep your phone or PC within bluetooth range of the Dragonlink TX, because if you loose connection for more than a few seconds, you’ll need to power-cycle the TX to re-connect (until that bug gets fixed). With properly setup fail-safes that’s not a big problem but still seems scary to do. Just to be clear, I didn’t lose connection during my flight but I have on the ground when moving far from the TX.
Boa sorte e bons estudos….
- janeiro 15, 2017 às 12:58 am
Senhores portadores do DL V3, boa noite
saberiam me informar se os receptores do DL V2, ou micro RX V3, funcionam normalmente com esse modulo novo V3 ? Já entenderam né ? quero comprar somente o modulo sem precisar ter que abrir mão dos meus velhos receptores.
Obrigado e bons voos
- janeiro 16, 2017 às 12:26 pm
Marcelo,
no site consta compatibilidade apenas com os micro receptores. Há um tempo atrás o Mike disse que só os novos micro receptores teriam telemetria full range, mas agora lendo lá diz que qq micro receptor (talvez com update de firmware, ou nem isso) são compatíveis e com telemetria full range.
http://fpvpro.com/store/dragon-link-advanced-transmiter-only
- agosto 6, 2017 às 5:57 pm
Olá Srs. Estou com um DL v3, Taranis 9Dx Plus, FRSky, até ai tudo bem. Mas quando eu ligo o Mission Planner (versão 3.48) nada funciona, não consigo conectar. Fiz exatamente o que o Mike recomenda no site da Dragon Link. Sem o Mission Planner consigo controlar tudo, com o DL e Mission Planner nem o rádio consigo configurar? Alguém tem alguma dica para me ajudar?Obrigado
- agosto 6, 2017 às 5:59 pm
Hello. I am with a DL v3, Taranis 9Dx Plus, FRSky, so far so good. But when I call Mission Planner (version 3.48) nothing works, I can not connect. I did exactly what Mike recommends on the Dragon Link website. Without the Mission Planner I can control everything, with the DL and Mission Planner nor the radio I can configure? Does anyone have any tips to help me?Thank you
- Você deve fazer login para responder a este tópico.