X-UAV Mini Talon

Fóruns Específicos Plataformas X-UAV Mini Talon

  • Post

         Após assistir alguns vídeos e ler comentários muito positivos sobre o Mini Talon, decidí montar um. Após algum tempo na bancada, estudando a construção, bolando algumas “melhorias”, desenhando e confeccionando peças na impressora 3D, finalmente terminei a construção e inaugurei o avião no final de semana passado, no clube de aeromodelismo Aerobello em São Roque/SP.

         O primeiro vôo foi feito em modo manual e em LOS (sem FPV), com objetivo de realizar a trimagem, observar o comportamento do avião, avaliar o CG, velocidade de stol e etc. O lançamento foi tranquilo, saiu voando fácil.

         Depois do primeiro vôo realizei alguns ajustes necessários na programação do rádio e da controladora e depois fiz outros vôos já em FPV, explorando a região ao redor da pista e o Morro do Saboó.

         Realmente é um sucesso, muito bacana, avião pequeno porém estável, baixo consumo, desenvolve boa velocidade e permite um bom tempo de vôo. O vôo mais longo nesse dia durou 42 minutos percorrendo distância total de 33Km com consumo de menos de 2500mAh (equipado com uma bateria LiPO 4S de 3600mAh). Muito bom!

         Na próxima sessão de vôos vou equipar com uma bateria de 5000mAh 4S e calculo que seja possível chegar a uma hora de vôo.

         Quanto às melhorias, fiz algumas peças na impressora 3D, todas em ABS:

    – Montante do motor; (o original do kit é muito frágil)
    – Skid (proteção na cauda para pouso); (o original do kit é muito frágil)
    – Bandeja para eletrônica / controladora; (não vem no kit)
    – Suporte para o RX;
    – FPV POD removível com pan-tilt 360°;
    – Suporte para conectores MPX (para conexões dos servos das asas à fuselagem);
    – Suporte para pigtail do RX UHF;
    – Suporte para botão de reset do Storm;

    Segue abaixo o setup do avião e algumas fotos do dia.

    – X UAV Mini Talon
    – Motor SunnySky 2216-8 1250KV
    – Hélice APC 8×6
    – ESC Hobbywing Skywalker 60A
    – Servos EMAX ES08MA II
    – Controladora Storm OSD
    – V-Tail Mixer TURNIGY Ultra Small 
    – Câmera FPV: SC2000 PZ0420
    – Câmera HD: Mobius Wide Angle
    – Regulador 5V: Step Down DC-DC LM2596
    – Regulador 12V: Step Down DC-DC LM2596
    – Filtro LC para a linha de 5V (DIY)
    – Filtro LC para a linha de 12V (DIY)
    – Pan Tilt DIY (impresso na 3D);
    – Servo Pan: GWS 125 1T 2BB (360°)
    – Servo Tilt: EMAX ES08MA II;
    – vTx 1.3GHz 800mW com antena Cloverleaf DIY
    – RX RLink 433Mhz UHF com antena monopolo DIY
    – Bateria LiPO HRB 3600mAH 4S 35C

    Peso total (com bateria 3600mAh 4S): 1.685g

    Abs
    Wagner


    Vídeo do primeiro vôo:

    >>>>> Post editado em 08.09.2016

    Adicionado o arquivo “talon_vistas.pdf”. Não é de minha autoria, encontrei em um fórum russo (créditos: Meesha). Trata-se de um desenho com as vistas da versão grande do Talon mas com as medidas do Mini Talon, sendo bem semelhante. Útil para quem pretende construir uma versão “a partir da planta” ou usar o desenho apenas para esboçar uma pintura para o avião.

    Na seção de “anexos” abaixo.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 68)
  • Replies

    Amigo, estou montando um FPV para long range e procurava a melhor aeronave para o meu projeto, após ler o seu relato sobre voo de 33km com apenas 2500mah de bateria, acabei comprando o mini talon e o mesmo motor que você utiliza. Agora é só esperar chegar(daqui a uns 50 dias). Assim como você, também vou utilizar a cyclops storm, se possível gostaria de algumas orientações na montagem.

    Um dúvida, no mini talon, é possível retirar a asa para facilitar o transporte ou a asa é fixa?

    Tenho um e posso te responder essa. A asa é  baionetada e removível. Tem inclusive um sistema de fixação bem interessante, na parte inferior, que é feita por dois parafusos embutidos na asa, que dispensam soluções alternativas. É uma plataforma realmente muito boa.

    Legal Rafael Ritter, muito obrigado pela informação.

    Parabéns pela aquisição, eu estou gostando muito do modelo.

    O Rafael já respondeu sobre as asas, sim elas são destacáveis, eu transporto ele montado pois facilita a operação e cabe com tranquilidade no porta mala do carro, porém em casa para guardar, eu desmonto as asas. Muito prático.

    Um detalhe, eu esquecí de colocar o mixer de vtail na lista (já atualizei o post). O STORM não tem essa mixagem então é necessário utilizar um mixer externo. Segue o link do mixer utilizado em meu projeto:

    TURNIGY Ultra Small V-Tail Mixer

    Quanto às orientações na montagem, é um avião muito fácil de montar, mas se tiver alguma dúvida e o que precisar me coloco à disposição.

    Abs
    Wagner

    Alan disse:

    Amigo, estou montando um FPV para long range e procurava a melhor aeronave para o meu projeto, após ler o seu relato sobre voo de 33km com apenas 2500mah de bateria, acabei comprando o mini talon e o mesmo motor que você utiliza. Agora é só esperar chegar(daqui a uns 50 dias). Assim como você, também vou utilizar a cyclops storm, se possível gostaria de algumas orientações na montagem.

    Estou muito ansioso pra começar a montar o projeto, mas vou ter que ter paciência até as peças chegarem. Eu ainda não defini a bateria que vou utilizar, vou esperar seus testes com a bateria de 5000mah pra ver qual será seu tempo de voo. 

      Na realidade depois de ter feito vários vôos durante o dia com baterias de 3600mAh fui fazer o “ultimo vôo” colocando a bateria de 5000mAh, porém tive que abortar pois uma peça do pan-tilt se soltou em vôo e a câmera ficou pendurada, fui obrigado a pousar poucos minutos depois do lançamento. Com isso encerrei o dia.

    Mas o lançamento foi tranquilo e pelo tempo que voou não pude notar nenhum comportamento muito diferente, voou tão bem quanto com a bateria mais leve, aparentemente esse acréscimo de peso (150g a mais) não foi crítico.

    Acredito que a bateria de 5000mAh 4S vai ser ideal para esse avião. No final de semana (se o clima permitir) vou fazer vários testes e compartilho os resultados.

    Abs
    Wagner

    Alan disse:

    Estou muito ansioso pra começar a montar o projeto, mas vou ter que ter paciência até as peças chegarem. Eu ainda não defini a bateria que vou utilizar, vou esperar seus testes com a bateria de 5000mah pra ver qual será seu tempo de voo. 

    Blz, vou aguardar seus testes.

    Galera somos uma esquadrilha de Talon aqui no RS.

    Plataforma excelente.

    https://youtu.be/NGZTUqc3XAk

    Cara que lugar bacana vcs tem pra voar aí, curtí demais o vídeo. E parabéns pelo LR, esse Mini Talon é só lazer. 

    Abs

    carlos Rafael rech de freitas disse:

    Galera somos uma esquadrilha de Talon aqui no RS.

    Plataforma excelente.

    https://youtu.be/NGZTUqc3XAk

    Rafael, o meu tá pronto, quer dizer, na bancada tá pronto né. A APM tá com modo manual, fly by wire e RTH, agora se tá bem configurada são outros 500, rsrsrsrs.

    Agora é combinarmos um dia pra gente ir aí e testar.

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Pessoal Show de bola, esse mundo de FPV é realmente viciante!!!!!

    Vamos lá!! minhas dúvidas são:

    1 – Vcs compraram de fora ( onde ) ou montaram seu Mini Talon ( vendem )?

    2 – Achei o Motor SunnySky 2216-8 1250KV, porém não vi nada sobre as especificações dele quanto a Empuxo e Hélices, o que me dizem??

    Cara, uso um Motor 3536 de 1250 KV da Turnigy e o bicho consome muito, principalmente na decolagem. 

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Alguém tem a Planta dele ou sabe onde acho?

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Pequena pergunta,, vi que ele possui Ailerons, então porque os Servos da Cauda precisam de Mixer, por  acaso eles funcionam como Profundor e Leme?

    Carlos, tudo bom ?

    – Eu comprei o meu em uma loja física nos EUA (GravesRC Orlando). Tem também na Banggood e Aliexpress.

    – Esse avião é injetado em EPO pela empresa chinesa X-UAV. A empresa não fornece a planta, no kit não vem planta, apenas um manual de instruções.

    – Os servos da asa são para controle de roll. A cauda em “V” é uma configuração de cauda que tem a mesma função da cauda com estabilizadores vertical e horizontal, porém trabalham em conjunto para obter o mesmo resultado, por isso a necessidade de um mixer que vai “misturar” os comandos isolados de pitch e yaw.

    Obs.: Algumas controladoras já possuem a mixagem de v-tail embarcada no firmware. A controladora que uso (Storm) não possui essa função nativa, por isso a necessidade de um mixer externo no meu projeto.

    Abs!

    Carlos Cunha disse:

    Pessoal Show de bola, esse mundo de FPV é realmente viciante!!!!!

    Vamos lá!! minhas dúvidas são:

    1 – Vcs compraram de fora ( onde ) ou montaram seu Mini Talon ( vendem )?

    2 – Achei o Motor SunnySky 2216-8 1250KV, porém não vi nada sobre as especificações dele quanto a Empuxo e Hélices, o que me dizem??

    Cara, uso um Motor 3536 de 1250 KV da Turnigy e o bicho consome muito, principalmente na decolagem. 

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 68)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.