X-UAV Mini Talon

Fóruns Específicos Plataformas X-UAV Mini Talon

  • Post

         Após assistir alguns vídeos e ler comentários muito positivos sobre o Mini Talon, decidí montar um. Após algum tempo na bancada, estudando a construção, bolando algumas “melhorias”, desenhando e confeccionando peças na impressora 3D, finalmente terminei a construção e inaugurei o avião no final de semana passado, no clube de aeromodelismo Aerobello em São Roque/SP.

         O primeiro vôo foi feito em modo manual e em LOS (sem FPV), com objetivo de realizar a trimagem, observar o comportamento do avião, avaliar o CG, velocidade de stol e etc. O lançamento foi tranquilo, saiu voando fácil.

         Depois do primeiro vôo realizei alguns ajustes necessários na programação do rádio e da controladora e depois fiz outros vôos já em FPV, explorando a região ao redor da pista e o Morro do Saboó.

         Realmente é um sucesso, muito bacana, avião pequeno porém estável, baixo consumo, desenvolve boa velocidade e permite um bom tempo de vôo. O vôo mais longo nesse dia durou 42 minutos percorrendo distância total de 33Km com consumo de menos de 2500mAh (equipado com uma bateria LiPO 4S de 3600mAh). Muito bom!

         Na próxima sessão de vôos vou equipar com uma bateria de 5000mAh 4S e calculo que seja possível chegar a uma hora de vôo.

         Quanto às melhorias, fiz algumas peças na impressora 3D, todas em ABS:

    – Montante do motor; (o original do kit é muito frágil)
    – Skid (proteção na cauda para pouso); (o original do kit é muito frágil)
    – Bandeja para eletrônica / controladora; (não vem no kit)
    – Suporte para o RX;
    – FPV POD removível com pan-tilt 360°;
    – Suporte para conectores MPX (para conexões dos servos das asas à fuselagem);
    – Suporte para pigtail do RX UHF;
    – Suporte para botão de reset do Storm;

    Segue abaixo o setup do avião e algumas fotos do dia.

    – X UAV Mini Talon
    – Motor SunnySky 2216-8 1250KV
    – Hélice APC 8×6
    – ESC Hobbywing Skywalker 60A
    – Servos EMAX ES08MA II
    – Controladora Storm OSD
    – V-Tail Mixer TURNIGY Ultra Small 
    – Câmera FPV: SC2000 PZ0420
    – Câmera HD: Mobius Wide Angle
    – Regulador 5V: Step Down DC-DC LM2596
    – Regulador 12V: Step Down DC-DC LM2596
    – Filtro LC para a linha de 5V (DIY)
    – Filtro LC para a linha de 12V (DIY)
    – Pan Tilt DIY (impresso na 3D);
    – Servo Pan: GWS 125 1T 2BB (360°)
    – Servo Tilt: EMAX ES08MA II;
    – vTx 1.3GHz 800mW com antena Cloverleaf DIY
    – RX RLink 433Mhz UHF com antena monopolo DIY
    – Bateria LiPO HRB 3600mAH 4S 35C

    Peso total (com bateria 3600mAh 4S): 1.685g

    Abs
    Wagner


    Vídeo do primeiro vôo:

    >>>>> Post editado em 08.09.2016

    Adicionado o arquivo “talon_vistas.pdf”. Não é de minha autoria, encontrei em um fórum russo (créditos: Meesha). Trata-se de um desenho com as vistas da versão grande do Talon mas com as medidas do Mini Talon, sendo bem semelhante. Útil para quem pretende construir uma versão “a partir da planta” ou usar o desenho apenas para esboçar uma pintura para o avião.

    Na seção de “anexos” abaixo.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 68)
  • Replies

       Sobre o motor, realmente não sei informar maiores dados. Minha escolha foi baseada em relatos do pessoal que testou diversas combinações e chegaram à conclusão que esse motor é o ideal.

    Simplesmente comprei, instalei e fui voar. E de fato, ficou muito bom. Testado e aprovado.

    Hélice 8×6 ou no máximo 9×6 para esse motor, APC.

    Abs

    Carlos Cunha disse:

    Pessoal Show de bola, esse mundo de FPV é realmente viciante!!!!!

    Vamos lá!! minhas dúvidas são:

    1 – Vcs compraram de fora ( onde ) ou montaram seu Mini Talon ( vendem )?

    2 – Achei o Motor SunnySky 2216-8 1250KV, porém não vi nada sobre as especificações dele quanto a Empuxo e Hélices, o que me dizem??

    Cara, uso um Motor 3536 de 1250 KV da Turnigy e o bicho consome muito, principalmente na decolagem. 

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Esse Talon tem um bom Planeio sem/com Motor, ou tenho que estar o tempo todo com uma aceleração mínima?

    Rafa é só marcar eu estou voando o meu direto, já fiz 5km com ele.

    Rafael Ritter disse:

    Rafael, o meu tá pronto, quer dizer, na bancada tá pronto né. A APM tá com modo manual, fly by wire e RTH, agora se tá bem configurada são outros 500, rsrsrsrs.

    Agora é combinarmos um dia pra gente ir aí e testar.

    Galera eu uso um motor turnigy 1250kv 500w, mas o resto do nosso esquadrão usa o parkflyer da eflite que é muito mais eficiente e econônimo, com duas baterias de 5000 voamos 2 horas.

    Wagner Loebel disse:

       Sobre o motor, realmente não sei informar maiores dados. Minha escolha foi baseada em relatos do pessoal que testou diversas combinações e chegaram à conclusão que esse motor é o ideal.

    Simplesmente comprei, instalei e fui voar. E de fato, ficou muito bom. Testado e aprovado.

    Hélice 8×6 ou no máximo 9×6 para esse motor, APC.

    Abs

    Carlos Cunha disse:

    Pessoal Show de bola, esse mundo de FPV é realmente viciante!!!!!

    Vamos lá!! minhas dúvidas são:

    1 – Vcs compraram de fora ( onde ) ou montaram seu Mini Talon ( vendem )?

    2 – Achei o Motor SunnySky 2216-8 1250KV, porém não vi nada sobre as especificações dele quanto a Empuxo e Hélices, o que me dizem??

    Cara, uso um Motor 3536 de 1250 KV da Turnigy e o bicho consome muito, principalmente na decolagem. 

    Ele tem um certo planeio mas não muito não, o pouso dele é bem rápido, mas é um aero muito eficiente.

    Carlos Cunha disse:

    Esse Talon tem um bom Planeio sem/com Motor, ou tenho que estar o tempo todo com uma aceleração mínima?

    Foto do meu setup.

    Placa: FY 41 AP lite

    Motor: Turnigy 3536 1250kv

    Esc: 50 A

    Boscan : 5.8gh 500mw

    Eagletree Diversity

    Dragonlink V2

    Óculos Quanum V2

    Câmera FPV Firefly 4k( atualização)

    Câmeras p/ filmagem : SONY Action CAM, HK 720p, FIREFLY 4K

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Carlos, uso este Motor tbm, é bem potente, mas beberrão!!!

    Consome muita bateria na decolagem..

    carlos Rafael rech de freitas disse:

    Galera eu uso um motor turnigy 1250kv 500w, mas o resto do nosso esquadrão usa o parkflyer da eflite que é muito mais eficiente e econônimo, com duas baterias de 5000 voamos 2 horas.

    Wagner Loebel disse:

       Sobre o motor, realmente não sei informar maiores dados. Minha escolha foi baseada em relatos do pessoal que testou diversas combinações e chegaram à conclusão que esse motor é o ideal.

    Simplesmente comprei, instalei e fui voar. E de fato, ficou muito bom. Testado e aprovado.

    Hélice 8×6 ou no máximo 9×6 para esse motor, APC.

    Abs

    Carlos Cunha disse:

    Pessoal Show de bola, esse mundo de FPV é realmente viciante!!!!!

    Vamos lá!! minhas dúvidas são:

    1 – Vcs compraram de fora ( onde ) ou montaram seu Mini Talon ( vendem )?

    2 – Achei o Motor SunnySky 2216-8 1250KV, porém não vi nada sobre as especificações dele quanto a Empuxo e Hélices, o que me dizem??

    Cara, uso um Motor 3536 de 1250 KV da Turnigy e o bicho consome muito, principalmente na decolagem. 

    Carlos Rafael, com duas baterias de 5000 ele fica muito pesado para lançar? E no pouso, o peso das baterias atrapalha ou não influencia? Você pode postar fotos internas pra gente ver como ficou a organização da eletrônica?

    Carlos Cunha, eu sou o cara que comprou o seu o fpv lawmate no Mercado Livre. Eu comprei um Mini Talon no Aliexpress, vai levar um tempo pra chegar, mas como também sou do Rio, se você quiser, quando eu começar a montar o talon a gente marca no clube onde eu voo pra você ver o avião. Quem sabe você acaba comprando um também.

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Show!!

    Já pegou o Lawmate??

    VC voa onde??

    Rapaz o único medo de comprar Aero lá fora é que em Cx. grande e a RF não tá perdoando!!!

    Realmente, o planeio dele não é o melhor do mundo, mas o lado bom é que consome pouco pra manter o vôo nivelado.

    carlos Rafael rech de freitas disse:

    Ele tem um certo planeio mas não muito não, o pouso dele é bem rápido, mas é um aero muito eficiente.

    Carlos Cunha disse:

    Esse Talon tem um bom Planeio sem/com Motor, ou tenho que estar o tempo todo com uma aceleração mínima?

    Eu tenho esse diagrama aqui que baixei em um site russo quanto pretendia rabiscar uma pintura para o meu MT.

    Acabou que não pintei é nada, rsrsrsrs

    São as vistas do Talon (não o mini). Mas é o mais próximo de uma planta dele que já achei.

    Abs

    segue fotos

    Fica pesado mas ele foi feito para até duas baterias de 5000mah, para pouso ele fica mais complicadinho por causa do peso mas nada muito dificil.

    Alan disse:

    Carlos Rafael, com duas baterias de 5000 ele fica muito pesado para lançar? E no pouso, o peso das baterias atrapalha ou não influencia? Você pode postar fotos internas pra gente ver como ficou a organização da eletrônica?

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Sabe as medidas originais dele?
    Wagner Loebel disse:

    Eu tenho esse diagrama aqui que baixei em um site russo quanto pretendia rabiscar uma pintura para o meu MT.

    Acabou que não pintei é nada, rsrsrsrs

    São as vistas do Talon (não o mini). Mas é o mais próximo de uma planta dele que já achei.

    Abs

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 68)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.