X-UAV Mini Talon

Fóruns Específicos Plataformas X-UAV Mini Talon

  • Post

         Após assistir alguns vídeos e ler comentários muito positivos sobre o Mini Talon, decidí montar um. Após algum tempo na bancada, estudando a construção, bolando algumas “melhorias”, desenhando e confeccionando peças na impressora 3D, finalmente terminei a construção e inaugurei o avião no final de semana passado, no clube de aeromodelismo Aerobello em São Roque/SP.

         O primeiro vôo foi feito em modo manual e em LOS (sem FPV), com objetivo de realizar a trimagem, observar o comportamento do avião, avaliar o CG, velocidade de stol e etc. O lançamento foi tranquilo, saiu voando fácil.

         Depois do primeiro vôo realizei alguns ajustes necessários na programação do rádio e da controladora e depois fiz outros vôos já em FPV, explorando a região ao redor da pista e o Morro do Saboó.

         Realmente é um sucesso, muito bacana, avião pequeno porém estável, baixo consumo, desenvolve boa velocidade e permite um bom tempo de vôo. O vôo mais longo nesse dia durou 42 minutos percorrendo distância total de 33Km com consumo de menos de 2500mAh (equipado com uma bateria LiPO 4S de 3600mAh). Muito bom!

         Na próxima sessão de vôos vou equipar com uma bateria de 5000mAh 4S e calculo que seja possível chegar a uma hora de vôo.

         Quanto às melhorias, fiz algumas peças na impressora 3D, todas em ABS:

    – Montante do motor; (o original do kit é muito frágil)
    – Skid (proteção na cauda para pouso); (o original do kit é muito frágil)
    – Bandeja para eletrônica / controladora; (não vem no kit)
    – Suporte para o RX;
    – FPV POD removível com pan-tilt 360°;
    – Suporte para conectores MPX (para conexões dos servos das asas à fuselagem);
    – Suporte para pigtail do RX UHF;
    – Suporte para botão de reset do Storm;

    Segue abaixo o setup do avião e algumas fotos do dia.

    – X UAV Mini Talon
    – Motor SunnySky 2216-8 1250KV
    – Hélice APC 8×6
    – ESC Hobbywing Skywalker 60A
    – Servos EMAX ES08MA II
    – Controladora Storm OSD
    – V-Tail Mixer TURNIGY Ultra Small 
    – Câmera FPV: SC2000 PZ0420
    – Câmera HD: Mobius Wide Angle
    – Regulador 5V: Step Down DC-DC LM2596
    – Regulador 12V: Step Down DC-DC LM2596
    – Filtro LC para a linha de 5V (DIY)
    – Filtro LC para a linha de 12V (DIY)
    – Pan Tilt DIY (impresso na 3D);
    – Servo Pan: GWS 125 1T 2BB (360°)
    – Servo Tilt: EMAX ES08MA II;
    – vTx 1.3GHz 800mW com antena Cloverleaf DIY
    – RX RLink 433Mhz UHF com antena monopolo DIY
    – Bateria LiPO HRB 3600mAH 4S 35C

    Peso total (com bateria 3600mAh 4S): 1.685g

    Abs
    Wagner


    Vídeo do primeiro vôo:

    >>>>> Post editado em 08.09.2016

    Adicionado o arquivo “talon_vistas.pdf”. Não é de minha autoria, encontrei em um fórum russo (créditos: Meesha). Trata-se de um desenho com as vistas da versão grande do Talon mas com as medidas do Mini Talon, sendo bem semelhante. Útil para quem pretende construir uma versão “a partir da planta” ou usar o desenho apenas para esboçar uma pintura para o avião.

    Na seção de “anexos” abaixo.

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 68)
  • Replies

    Envergadura 1300mm

    Comprimento 830mm

    Carlos Cunha disse:

    Sabe as medidas originais dele?
    Wagner Loebel disse:

    Eu tenho esse diagrama aqui que baixei em um site russo quanto pretendia rabiscar uma pintura para o meu MT.

    Acabou que não pintei é nada, rsrsrsrs

    São as vistas do Talon (não o mini). Mas é o mais próximo de uma planta dele que já achei.

    Abs

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Essa medida é do Mini ou do maior?

    Wagner Loebel disse:

    Envergadura 1300mm

    Comprimento 830mm

    Carlos Cunha disse:

    Sabe as medidas originais dele?
    Wagner Loebel disse:

    Eu tenho esse diagrama aqui que baixei em um site russo quanto pretendia rabiscar uma pintura para o meu MT.

    Acabou que não pintei é nada, rsrsrsrs

    São as vistas do Talon (não o mini). Mas é o mais próximo de uma planta dele que já achei.

    Abs

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Carlos, tem como pôr uma foto só da Asa da parte que tem o encaixe da baioneta.

    carlos Rafael rech de freitas disse:

    segue fotos

    Fica pesado mas ele foi feito para até duas baterias de 5000mah, para pouso ele fica mais complicadinho por causa do peso mas nada muito dificil.

    Alan disse:

    Carlos Rafael, com duas baterias de 5000 ele fica muito pesado para lançar? E no pouso, o peso das baterias atrapalha ou não influencia? Você pode postar fotos internas pra gente ver como ficou a organização da eletrônica?

    1300mm e 830mm são as medidas do Mini Talon original.

    O desenho trata-se do formato do Talon mas com as medidas do Mini Talon, rs

    Carlos Cunha disse:

    Essa medida é do Mini ou do maior?

    Wagner Loebel disse:

    Envergadura 1300mm

    Comprimento 830mm

    Carlos Cunha disse:

    Sabe as medidas originais dele?
    Wagner Loebel disse:

    Eu tenho esse diagrama aqui que baixei em um site russo quanto pretendia rabiscar uma pintura para o meu MT.

    Acabou que não pintei é nada, rsrsrsrs

    São as vistas do Talon (não o mini). Mas é o mais próximo de uma planta dele que já achei.

    Abs

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    O Mixer possui 2 saídas para os servos e uma entrada que vai no RX, mas qual canal do RX ele é conectado?
    Wagner Loebel disse:

    Carlos, tudo bom ?

    – Eu comprei o meu em uma loja física nos EUA (GravesRC Orlando). Tem também na Banggood e Aliexpress.

    – Esse avião é injetado em EPO pela empresa chinesa X-UAV. A empresa não fornece a planta, no kit não vem planta, apenas um manual de instruções.

    – Os servos da asa são para controle de roll. A cauda em “V” é uma configuração de cauda que tem a mesma função da cauda com estabilizadores vertical e horizontal, porém trabalham em conjunto para obter o mesmo resultado, por isso a necessidade de um mixer que vai “misturar” os comandos isolados de pitch e yaw.

    Obs.: Algumas controladoras já possuem a mixagem de v-tail embarcada no firmware. A controladora que uso (Storm) não possui essa função nativa, por isso a necessidade de um mixer externo no meu projeto.

    Abs!

    Carlos Cunha disse:

    Pessoal Show de bola, esse mundo de FPV é realmente viciante!!!!!

    Vamos lá!! minhas dúvidas são:

    1 – Vcs compraram de fora ( onde ) ou montaram seu Mini Talon ( vendem )?

    2 – Achei o Motor SunnySky 2216-8 1250KV, porém não vi nada sobre as especificações dele quanto a Empuxo e Hélices, o que me dizem??

    Cara, uso um Motor 3536 de 1250 KV da Turnigy e o bicho consome muito, principalmente na decolagem. 

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Pergunta!!!

    Como a asa fica fixa no Modelo, é parafusada?

    Qual a finalidade desse conector quadrado.

    Wagner Loebel disse:

    O mixer possui DUAS entradas e DUAS saídas.

    DUAS entradas  que vem da controladora (uma do profundor e outra do leme);

    DUAS saidas para os 2 servos da cauda;

    Os conectores quadrados na asa são conectores MPX da Graupner, eu uso esses conectores em meus aviões para organizar e facilitar a conexão dos fios da asa à fuselagem. É uma adaptação que eu fiz, isso não vem no kit.

    O sistema de fixação da asa do Mini Talon é bem interessante, as asas possuem um tubo de carbono já embutido pelo qual a baioneta é encaixada e o aperto é feito por meio de um parafuso que fica no meio da asa, mas esse é apenas um detalhe, vc pode fazer no modo tradicional e prender com elasticos ou bolar alguma outra solução para fixação da asa.

    Abs

    Carlos Cunha disse:

    O Mixer possui 2 saídas para os servos e uma entrada que vai no RX, mas qual canal do RX ele é conectado?

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Show!!!

    Wagner Loebel disse:

    O mixer possui DUAS entradas e DUAS saídas.

    DUAS entradas  que vem da controladora (uma do profundor e outra do leme);

    DUAS saidas para os 2 servos da cauda;

    Os conectores quadrados na asa são conectores MPX da Graupner, eu uso esses conectores em meus aviões para organizar e facilitar a conexão dos fios da asa à fuselagem. É uma adaptação que eu fiz, isso não vem no kit.

    O sistema de fixação da asa do Mini Talon é bem interessante, as asas possuem um tubo de carbono já embutido pelo qual a baioneta é encaixada e o aperto é feito por meio de um parafuso que fica no meio da asa, mas esse é apenas um detalhe, vc pode fazer no modo tradicional e prender com elasticos ou bolar alguma outra solução para fixação da asa.

    Abs

    Carlos Cunha disse:

    O Mixer possui 2 saídas para os servos e uma entrada que vai no RX, mas qual canal do RX ele é conectado?

    Peguei sim, no sábado eu vou testar. Eu voo em Xerém no XerémAero.

    Carlos Cunha disse:

    Show!!

    Já pegou o Lawmate??

    VC voa onde??

    Rapaz o único medo de comprar Aero lá fora é que em Cx. grande e a RF não tá perdoando!!!

    Show, ficou bem organizado. No meu acho que vou utilizar uma bateria de 5000 já que pretendo fazer voos de no máximo 15km.

    carlos Rafael rech de freitas disse:

    segue fotos

    Fica pesado mas ele foi feito para até duas baterias de 5000mah, para pouso ele fica mais complicadinho por causa do peso mas nada muito dificil.

    Alan disse:

    Carlos Rafael, com duas baterias de 5000 ele fica muito pesado para lançar? E no pouso, o peso das baterias atrapalha ou não influencia? Você pode postar fotos internas pra gente ver como ficou a organização da eletrônica?

    Apesar de dizer que esta com desconto, o preço está normal. Na Banggod incluindo o frete está dando R$ 240,97 já no Aliexpress onde comprei o meu paguei R$ 238,07 já incluindo o frete.

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    É Verdade!!!!!!!!

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Qual controladora vc usa Alan?

    Alan disse:

    Show, ficou bem organizado. No meu acho que vou utilizar uma bateria de 5000 já que pretendo fazer voos de no máximo 15km.

    carlos Rafael rech de freitas disse:

    segue fotos

    Fica pesado mas ele foi feito para até duas baterias de 5000mah, para pouso ele fica mais complicadinho por causa do peso mas nada muito dificil.

    Alan disse:

    Carlos Rafael, com duas baterias de 5000 ele fica muito pesado para lançar? E no pouso, o peso das baterias atrapalha ou não influencia? Você pode postar fotos internas pra gente ver como ficou a organização da eletrônica?

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 68)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.