X-UAV Mini Talon

Fóruns Específicos Plataformas X-UAV Mini Talon

  • Post

         Após assistir alguns vídeos e ler comentários muito positivos sobre o Mini Talon, decidí montar um. Após algum tempo na bancada, estudando a construção, bolando algumas “melhorias”, desenhando e confeccionando peças na impressora 3D, finalmente terminei a construção e inaugurei o avião no final de semana passado, no clube de aeromodelismo Aerobello em São Roque/SP.

         O primeiro vôo foi feito em modo manual e em LOS (sem FPV), com objetivo de realizar a trimagem, observar o comportamento do avião, avaliar o CG, velocidade de stol e etc. O lançamento foi tranquilo, saiu voando fácil.

         Depois do primeiro vôo realizei alguns ajustes necessários na programação do rádio e da controladora e depois fiz outros vôos já em FPV, explorando a região ao redor da pista e o Morro do Saboó.

         Realmente é um sucesso, muito bacana, avião pequeno porém estável, baixo consumo, desenvolve boa velocidade e permite um bom tempo de vôo. O vôo mais longo nesse dia durou 42 minutos percorrendo distância total de 33Km com consumo de menos de 2500mAh (equipado com uma bateria LiPO 4S de 3600mAh). Muito bom!

         Na próxima sessão de vôos vou equipar com uma bateria de 5000mAh 4S e calculo que seja possível chegar a uma hora de vôo.

         Quanto às melhorias, fiz algumas peças na impressora 3D, todas em ABS:

    – Montante do motor; (o original do kit é muito frágil)
    – Skid (proteção na cauda para pouso); (o original do kit é muito frágil)
    – Bandeja para eletrônica / controladora; (não vem no kit)
    – Suporte para o RX;
    – FPV POD removível com pan-tilt 360°;
    – Suporte para conectores MPX (para conexões dos servos das asas à fuselagem);
    – Suporte para pigtail do RX UHF;
    – Suporte para botão de reset do Storm;

    Segue abaixo o setup do avião e algumas fotos do dia.

    – X UAV Mini Talon
    – Motor SunnySky 2216-8 1250KV
    – Hélice APC 8×6
    – ESC Hobbywing Skywalker 60A
    – Servos EMAX ES08MA II
    – Controladora Storm OSD
    – V-Tail Mixer TURNIGY Ultra Small 
    – Câmera FPV: SC2000 PZ0420
    – Câmera HD: Mobius Wide Angle
    – Regulador 5V: Step Down DC-DC LM2596
    – Regulador 12V: Step Down DC-DC LM2596
    – Filtro LC para a linha de 5V (DIY)
    – Filtro LC para a linha de 12V (DIY)
    – Pan Tilt DIY (impresso na 3D);
    – Servo Pan: GWS 125 1T 2BB (360°)
    – Servo Tilt: EMAX ES08MA II;
    – vTx 1.3GHz 800mW com antena Cloverleaf DIY
    – RX RLink 433Mhz UHF com antena monopolo DIY
    – Bateria LiPO HRB 3600mAH 4S 35C

    Peso total (com bateria 3600mAh 4S): 1.685g

    Abs
    Wagner


    Vídeo do primeiro vôo:

    >>>>> Post editado em 08.09.2016

    Adicionado o arquivo “talon_vistas.pdf”. Não é de minha autoria, encontrei em um fórum russo (créditos: Meesha). Trata-se de um desenho com as vistas da versão grande do Talon mas com as medidas do Mini Talon, sendo bem semelhante. Útil para quem pretende construir uma versão “a partir da planta” ou usar o desenho apenas para esboçar uma pintura para o avião.

    Na seção de “anexos” abaixo.

Visualizando 15 respostas - 46 até 60 (de um total de 68)
  • Replies

    Wagner, uma dúvida, olhando mais detalhadamente o seu aero, vi que você usa uma mobius e uma câmera só para o FPV, já tentou utilizar apenas a mobius? Se sim, fica bom? Da pra usar ao mesmo tempo como câmera do FPV e gravar o voo? 

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Alan, mandei um e-mail pra vc, viu lá??

    Vi sim Amigo, te respondi via mensagem privada aqui pelo site.

    Carlos Cunha disse:

    Alan, mandei um e-mail pra vc, viu lá??

    Carlos Cunha
    Membro
    none

    Blz!!

    A Mobius tem um pequeno delay na transmissão ao vivo, e também te deixa preso à lente dela. Além disso a qualidade do vídeo transmitido não se compara à de uma CCD ou CMOS de 700 ou 800 linhas. Mas dá para usar como você disse, gravando e transmitindo ao mesmo tempo, o que é bom em projetos pequenos.

    Alan disse:

    Wagner, uma dúvida, olhando mais detalhadamente o seu aero, vi que você usa uma mobius e uma câmera só para o FPV, já tentou utilizar apenas a mobius? Se sim, fica bom? Da pra usar ao mesmo tempo como câmera do FPV e gravar o voo? 

    Alan

    Nunca nem tentei usar a saida de video da Mobius ou de qualquer outra câmera HD. Então eu não saberia responder sua pergunta.

    Eu uso uma câmera piloto dedicada, tenho esse padrão desde que comecei no FPV, pra não esquentar a cabeça com coisas tipo nível da bateria da câmera, delay na transmissão e ainda com vantagens como diversos parâmetros para ajuste da imagem, diversas opções de FOV, baixo peso e baixo custo.

    Só embarco a Mobius quando quero gravar um video HD do vôo, o que é muito raro. 90% dos meus vôos eu não gravo nada, só voar pelo lazer mesmo.

    Abs

    Alan disse:

    Wagner, uma dúvida, olhando mais detalhadamente o seu aero, vi que você usa uma mobius e uma câmera só para o FPV, já tentou utilizar apenas a mobius? Se sim, fica bom? Da pra usar ao mesmo tempo como câmera do FPV e gravar o voo? 

    Entendi, blz.

    Gilberto
    Membro
    none

    Se vc quiser usar uma Camera HD como a principal, existe a RunCamHD2, a latência dela dela é bem baixa, para FPV de aviao (que geralmente é lento) entao acho que rola!  E, vc usa o cabeamento dela simples como uma CCD, nao precisa se preocupar. a diferenca é o preço ….. $$$………… vou tentar isso em meu prox projeto….

    Alan disse:

    Entendi, blz.

    Boa tarde Galera, hoje o meu mini-talon chegou e infelizmente fui taxado em R$ 300,12  se eu soubesse que seria isso tudo eu teria comprado logo um talon grande ao invés do mini, mas como não adianta chorar, agora é esperar chegar o resto das peças e fazer os primeiros voos.

    Olá Alan, que chato hein…

    Olha só, vc já retirou o avião ?

    Se ainda não, pode pedir a revisão do valor pois esse valor que te passaram aí foi um chutão, o maximo de imposto que pode ser cobrado é de 60% do valor real do produto, o que seria em torno de R$ 160,00.

    Eu já tive que pedir revisão e deu certo, vc vai ter que apresentar provas do valor real do produto, como por exemplo imprimir a pagina do anuncio, apresentar fatura do cartão com o valor e mais algumas informações que vão te pedir e dá certo. Porém o pedido de revisão vai junto com o produto de volta pra RF para seu pedido ser ser reavaliado pelos fiscais e aí vc vai ter que esperar mais algumas semanas até que volte e pague o valor corrigido.

    Como vc ainda está esperando chegar as outras peças, talvez seja interessante pedir a revisão, mesmo que demore um tempo.

    Abs
    Wagner

    O que me deixou um pouco decepcionado é que mesmo na caixa original as peças veem soltas dentro da enorme caixa, o que permite que as peças se danifiquem com o excelente tratamento que os correios dão aos nossos pacotes. E com isso as duas asas vieram com pequenos danos, uma na ponta interna e a outra na ponta externa. Nada na um pouquinho de cola não resolva, mas pra uma aero caro e com impostos altíssimos, o mínimo que poderiam fazer por nós seria ter zelo pelas nossas encomendas. Mas ainda continuo muito ansioso pra montar este FPV.

    Amigo, já peguei o avião pq aqui onde moro nenhum amigo meu conseguiu que a receita mudasse os valores absurdos, já sabendo disso eu nem tentei, pois achei que apenas perderia o meu tempo e no final ainda iria pagar os 300,00.

       O meu MT n.2 veio com o valor um pouco acima do “correto”, pela diferença ser pequena eu tb achei melhor retirar logo e encerrar o caso, mas eu pessoalmente já tive outras compras que recorrí e deu certo, acho que depende da região e do bom humor dos fiscais mesmo, complicado.

       A embalagem foi detonada também, parece que jogaram uma partida de fubetol com a caixa, mas por muita sorte não afetou nenhuma peça, sorte mesmo.

    Bora montar e voar !

    Abs

    Gostei muito do avião, o espaço interno é muito grande.

    Pena ter sido taxado, amigo.

    Mas a forma correta de calcular o que pode (hoje em dia, estão taxando tudo!) ser cobrado seria:

    – valor do produto + valor do frete (pasmem) + ICMS do estado (às vezes cobram, as vezes não…)

    Digamos que tenha pago 140 USD pelo produto mais frete, então ficaria assim:

    IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO

    VALOR (R$)
    —————————————————–
    Taxa de conversão monetária:
    3.22
    Valor total:
    450.80
    —————————————————–
    Imposto de importação:
    270.48
    ICMS:
    158.33
    Total de impostos:
    428.81
    —————————————————–
    TOTAL A PAGAR:
    879.61

    Está complicado…!!

Visualizando 15 respostas - 46 até 60 (de um total de 68)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.