X8 Wing + APM2.5 + Telemetria RDF900 + GPS uBlo

Fóruns Equipamentos X8 Wing + APM2.5 + Telemetria RDF900 + GPS uBlo

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Caros colegas do FPV BRASIL

    Vou compartilhar com vocês a montagem da minha X8 Wing que será utilizada para Aerofotogrametria, FPV e outras missões. Adianto aqui para vocês que não será uma montagem rápida como vejo muitas por ai, até porque não disponho de tanto tempo vago.

    Abaixo segue meu setup para facilitar o entendimento:

    >>Plataforma: X8 Wing

    >>Piloto Automático: APM2.5

    >>Telemetria: RDF900 (900Mhz)

    >>Rádio: Turnigy ER9X

    >>Long Range: Immersion EZ UHF (433Mhz)

    >>Baterias: 2x Lipo Zippy Compact 5S 5000mAh 25C

    >>Motor: Aeolian 4250 600kv

    >>Hélice: Folding Carbono 12×6.5

    >>Video: Lawmate 1000mW 1.2Ghz

    >>Antena Tracker: MFD + Path 900Mhz + Yagi 1.2Ghz

    >>Câmera de navegação: CCD Sony + PanTilt

    >>Câmera para filmagens: GoPro Hero3 Black

    >>Câmera para imageamento: Canon SX230 14MP

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 48)
  • Replies

    Vamos por etapas…

    Primeiro iniciarei pelas conexões e configurações do APM2.5, GPS e Telemetria RDF900.

    Já instalei o Mission Planner no PC, com a versão mais atualizada que é a 1.2.34 mav 1.0 

    Conectei o APM2.5 no cabo USB e também já fiz a atualização do firmware para a versão mais atual, ArduPlane v2.68

    Conectei o GPS uBlox no APM2.5 e ainda no cabo USB aproveitei para verificar o funcionamento dos sensores…. tudo OK

    Porém o RDF900 está me tirando o juízo…. vou explicar o que está acontecendo:

    Testei os dois módulos utilizando o cabo FTDI e foram reconhecidos pelo Windows, ambos funcionando… eles ficam piscando o led verde, que significa buscando sinal.

    Liguei uma fonte 5.5V na porta de entrada do APM2.5, pluguei o GPS e o RDF900 na porta UART0/2 que é a padrão para rádio 3DR. Os leds do APM2.5, GPS e RDF900 acendem indicando o funcionamento. O led do RDF fica aceso o verde e o vermelho fica piscando.

    No Mission Planner tento comunicar com o APM2.5 via telemetria e não consigo…. tento acessar o módulo RDF para ajustar os parâmetros de conexão e não consigo. É como se o RDF900 não estivesse conectado.

    Solicito a ajuda de vocês para tentar fazer funcionar minha telemetria.

    Leandro, no mission planer, vá em rádio 3DR busque as configurações do rádio ground e deixe com 20dBm e com ECC desligado. O resto deixe padrão que deve ser como eles vieram.

    Depois de fazer isso em ambos rádios (via FTDI), vc pode voltar a subir a potência para 30dBm, pelo menos comigo funcionou.

    O meu, dava o mesmo “erro” quando o ECC estava ligado. Não esqueça de chcar também se o jumper está setado corretamente. E se o baud do mission planer, e na porta que escolheu no PC está 57600 também.

    Marcelo Gomes

    resolvi o problema da comunicação com os módulos RDF900 e vou relatar logo abaixo para que possa servir a mais alguém… Em seguida fiz esta configuração ai que você falou. 

    De tanto insistir em tentar fazer funcionar…. acabei descobrindo que o problema está no cabo FTDI que veio junto com o RDF900, que é mostrado na imagem abaixo.

    Como eu tinha aqui um adaptador FTDI que comprei na HK, resolvi fazer o teste e funcionou perfeitamente… segue foto dele abaixo

     

    Em seguida conectei um módulo RDF900 de cada vez, e fiz a configuração abaixo:

    Embora tenha conseguido configurar o RDF900 com o FTDI da HK, estava convencido de que o cabo original que o acompanhava deveria funcionar, pois o mesmo era reconhecido pelo Windows, porém não conseguia comunicar com o módulo da telemetria.

    Pois bem, depois de várias tentativas, instala driver, muda a porta e velocidade de comunicação…. resolvi alterar o pino 7 pelo pino 9 ou seja… inverti o TX pelo RX no cabo FTDI… e tcharammmmm FUNCIONOU

    Meu interesse em tentar fazer este cabo funcionar é devido ao comprimento dele ser grande, proporcionando posicionar adequadamente o módulo RDF900 da estação de terra e garantir boa recepção de sinal.

    Então, fica a dica para quem comprar o módulo de telemetria RDF900 e o cabo FTDI.

    Para facilitar o entendimento…. troque de lugar o fio LARANJA com AMARELO

    Leandro, puts que zica, hein!?

    Na época que estava montando o meu sistema, tive que desmontar o cabo e fiz uma foto antes para me guiar na remontagem:

    Coloquei o rádio nesse “case” para levar pro campo:

    bacana a ideia do case…. vou copiar!

    No meu caso irei utilizar uma antena omni igual a essa sua e uma Path, montados numa Antena Tracker MFD.

    Ontem pela noite fiquei horas analisando o posicionamento mais adequado da eletrônica no interior da X8…

    Preferi deixar o cabo de alimentação que vai da bateria ao ESC, numa das laterais de maneira a evitar algum tipo de interferência. Os cabos que vão para os sensores coloquei no lado oposto. No vão central irei instalar o sistema de segurança do Paraquedas. Além de duas Lipos 5S 5000mAh para o motor, irei colocar duas Lipos 3S 2200mAh, onde uma será para o VTX, Câmera e Telefly (12V) e a outra para alimentar o APM2.5 e Servos (5V).

    O resultado por enquanto segue como o da foto abaixo 

    Fiquem a vontade para dar sugestões…

    Depois de uma tarde inteira eis o resultado do trabalho

    Nota 10 para organização e disposição do equipamento.

    Normalmente vemos uma “teia” de aranha dentro da fuselagem.

    Muito bom!

    Algum motivo especial para o sensor de CO?

    Leandro, vc não tem espaço… vc tem um latifundio ai dentro da X8…kkkk!!!

    Rapaz, é um salão de festas, hein?

    Ficou muito boa a arrumação, parabéns!

    Também fiquei curioso quanto aos sensores de CO² e o higrômetro, eles estão ligados na APM 2.5?

    Forte abraço!

    # GILBERTO

    # MARCELO

    A primeira coisa que pensei em fazer quando fosse montar essa X8, era deixar tudo organizado…

    Aquele monte de fio emaranhado além de desorganização é uma grande fonte de risco para o equipamento e para as pessoas.

    Quanto aos sensores…

    este VANT será multi funções, sendo a principal o mapeamento. O sensor de CO será utilizado para monitoramento ambiental, juntamente com o sensor de Gás Metano, que ainda vou comprar… pretendo colocar ainda o sensor de GLP (gás liquefeito de petróleo).

    O sensor de umidade (higrômetro) será utilizado juntamente com o sensor de temperatura, ambos para monitorar condições atmosféricas.

    Também irei instalar sensor de temperatura no ESC.

    Todos estes sensores serão  ligados na APM2.5

    Continuem acompanhado e contribuindo com esta montagem!

    Agora a bola da vez é tentar compartilhar o GPS uBlox com o APM2.5 e Telefly OSD.

    O GPS uBlox LEA6 v1.1 está funcionando perfeitamente no APM2.5.

    Abaixo segue a pinagem do Telefly OSD

    Como o GPS uBlox já está ligado e alimentado na APM2.5, teoricamente bastaria conectar o fio verde e o preto no GPS.

    Tentei esta conexão do fio verde no pino TX do GPS, porém ao fazer isso o GPS ficava apenas com o led vermelho aceso  e não dava sinal gps no Mission Planne do APM. O fio preto conectei no GND (–)

    Tentei o mesmo procedimento ligando o fio verde no RX do GPS e o sintoma foi o mesmo, nada de sinal nem no Telefly e nem no Mission Planne do APM

    Abaixo imagem do meu GPS

    Alguém poderia me ajudar a compartilhar o GPS da minha APM2.5 com o Telefly OSD?

    Pessoal pelo que andei pesquisando nos fóruns, não vai ser possível compartilhar o GPS Ublox da APM 2.5 com o Telefly…. e para solucionar isso já encomendei um GPS somente para o Telefly OSD.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 48)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.