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- abril 20, 2013 às 5:19 pm
Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de alguma Zagi com as seguintes características:
- Não estole, mesmo em velocidade zero
- Autonomia de 60 min (aprox) com bateria de 2200mah ( com todo o equipamento a bordo, inclusive câmera HD + 2 câmeras)
- Capaz de parar no vento e dar marcha a ré sem desestabilizar
- Capaz de manter a imagem tão estável como num planador
- Capaz de manter o motor e a bateria frios mesmo em vôos muito prolongados
- Seja anti-interferências entre Tx e Rx de qualquer frequência.
- Envergadura de 1,5m
Alguém gostaria de participar da elaboração do projeto? (encerrada a oportunidade (esperei 30 dias) – ninguém topou, então vou iniciar o projeto)
bem., os colegas me deixaram sozinho no desafio, então acrescentei mais itens só pra ficar mais interessante:
- Design futurista e inédito
- Inovações tecnológicas não encontradas em outros projetos no Brasil ou no exterior.
Obs.: O projeto foi desmembrado e está sendo estudado em outro tópico (provisório):
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/a-asa-guardian-de-cara-nova
Observação: As características desse projeto resultaram numa obra exclusiva e concluem um design totalmente diferente da zagi, então decidimos batiza-lo de WARP WX-7.
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- janeiro 13, 2014 às 2:43 pm
…”felizmente”, Marcelo, porque é perguntando que a gente aprende. Eu também ia fazer essa pergunta.
Marcelo Gonzalez disse:
Infelizmente tenho que matar a minha curiosidade, ESC regenerativos? Você esta querendo dizer que quando eles não estão fornecendo energia para o motor, eles estão carregando as baterias?
Eduardo lavratti disse:
cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.
Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.
mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.
O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.
- janeiro 13, 2014 às 4:48 pm
Isso mesmo Marcelo.
Marcelo Gonzalez disse:
Infelizmente tenho que matar a minha curiosidade, ESC regenerativos? Você esta querendo dizer que quando eles não estão fornecendo energia para o motor, eles estão carregando as baterias?
Eduardo lavratti disse:
cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.
Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.
mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.
O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.
- janeiro 13, 2014 às 5:24 pm
Bom, mas explica melhor porque eu sei como funciona um gerador e a corrente que vc conseguiria com um sistema convencional apenas retificando e regulando seria desprezível, principalmente porque o campo funcionaria como freio.
Eduardo lavratti disse:
Isso mesmo Marcelo.
Marcelo Gonzalez disse:
Infelizmente tenho que matar a minha curiosidade, ESC regenerativos? Você esta querendo dizer que quando eles não estão fornecendo energia para o motor, eles estão carregando as baterias?
Eduardo lavratti disse:
cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.
Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.
mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.
O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.
- janeiro 13, 2014 às 5:46 pm
Também achei interessante o lance do ESC regenerativo e gostaria de uma explicação técnica e se possível como implementar, não precisa simplificar pois eu sou doutor em engenheira elétrica, fico contente que finalmente vamos falar de algo que funciona e que pode ser aplicado na prática nesse tópico.
Abs
Wagner- janeiro 13, 2014 às 5:59 pm
Me desculpem a ignorância técnica, mas sou do tempo do dínamo (única forma remota de reabastecimento de cargas elétricas), nunca imaginei que a tecnologia avançasse tanto assim.
- janeiro 13, 2014 às 6:11 pm
- janeiro 13, 2014 às 6:23 pm
Mais um na lista dos interessados pelas informações do ESC regenerativo, poderia também postar um link de onde compra-lo com seus dados técnicos para apreciação e aprendizado? Abraços.
Eduardo lavratti disse:
Isso mesmo Marcelo.
Marcelo Gonzalez disse:
Infelizmente tenho que matar a minha curiosidade, ESC regenerativos? Você esta querendo dizer que quando eles não estão fornecendo energia para o motor, eles estão carregando as baterias?
Eduardo lavratti disse:
cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.
Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.
mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.
O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.
- janeiro 13, 2014 às 6:46 pm
Entendi, mas nessas configurações seria a carga suficiente para manter a bateria? Considerando o pouco planeio de uma Zagi?
Marcelo Gonzalez disse:- janeiro 13, 2014 às 6:49 pm
Desculpem o trocadilho …. mais voces querem que eu responda ou fique enrolando ?
Como nao gosto de enrolar ai vai.
Este tipo de ESC nao se compra por ai.
Se alguem quizer eu posso fazer e vender.
Meu esc foi feito para as minhas necessidades entao ele tem as seguintes facilidades:
1- regenerativo
2- capacidade de reversão
3- telemetria – posso saber a rotação, erros de sincronismo e se tem algum problema no ESC.
Este ESC foi desenvolvido para uso em VANTs. Nao existe igual no mundo jejejejejejej
Outra coisa, nao pensem que para carregar uma bateria usando o esc é só ligar contra o vento e esperar alguns minutos.
A energia que ele gera e proporcional a velocidade da helice.
Em um teste que fiz a 2 anos atraz o maximo que consegui foi uma recarga de 1ampere durante um voo de 1hora e a bateria em uso era de 5000mha/4s.
Como ja disse, nao costumo voar planando entao essa facilidade nao tem uso na finalidade do meu equipamento atual mais para um planador ou equipamento que possa planar com certesa ele ajudara em algo.
- janeiro 13, 2014 às 6:54 pm
Isso Mesmo Marcelo. O principio é esse.
No meu vant a combustao eu uso um motor brushless para alimentar um circuito inteligente distribuição de energia.
Esse circuito carrega a bateria e quando o regime de rotação é baixo ele fornece energia apartir da bateria.
Não é simplesmente im diodo como o pessoal dos helicopteros esta acostumado a usar. pois eu uso baterias de lipo.
Marcelo Gonzalez disse:
- janeiro 13, 2014 às 7:04 pm
Eduardo, sua resposta carece de dados técnicos, tensão, corrente, capacidade de recarga ou pelo menos em quanto tempo o ESC regenerativo consegue recarregar uma LiPo ?
Pela forma como vc apresentou é algo que pode extender o tempo de vôo recarregando a bateria, correto ? Vc comentou como sendo algo inovador mas se fornece poucos mA não tem utilidade nenhuma.
- janeiro 13, 2014 às 7:06 pm
Este circuito foi só para da que o Emerson entendesse o principio de funcionamento.
Eduardo lavratti disse:
Isso Mesmo Marcelo. O principio é esse.
No meu vant a combustao eu uso um motor brushless para alimentar um circuito inteligente distribuição de energia.
Esse circuito carrega a bateria e quando o regime de rotação é baixo ele fornece energia apartir da bateria.
Não é simplesmente im diodo como o pessoal dos helicopteros esta acostumado a usar. pois eu uso baterias de lipo.
Marcelo Gonzalez disse:
- janeiro 13, 2014 às 7:20 pm
Eduardo, entendi a sua explicação e se você conseguiu 1 ampere já foi uma revolução, eu já fiz vários ESCs com várias capacidades de corrente para meus projetos, mas nada que fosse regenerativo, por isso a minha curiosidade, meus projetos são mais modestos e tem no máximo uma medição de RPM, pois minhas aeronaves não tem perfil para voarem de ré, mas quem sabe no futuro eu possa pensar em um disco voador que não terá este tipo de problema.
Parabéns pelo seu projeto.
Abs
Eduardo lavratti disse:
Desculpem o trocadilho …. mais voces querem que eu responda ou fique enrolando ?
Como nao gosto de enrolar ai vai.
Este tipo de ESC nao se compra por ai.
Se alguem quizer eu posso fazer e vender.
Meu esc foi feito para as minhas necessidades entao ele tem as seguintes facilidades:
1- regenerativo
2- capacidade de reversão
3- telemetria – posso saber a rotação, erros de sincronismo e se tem algum problema no ESC.
Este ESC foi desenvolvido para uso em VANTs. Nao existe igual no mundo jejejejejejej
Outra coisa, nao pensem que para carregar uma bateria usando o esc é só ligar contra o vento e esperar alguns minutos.
A energia que ele gera e proporcional a velocidade da helice.
Em um teste que fiz a 2 anos atraz o maximo que consegui foi uma recarga de 1ampere durante um voo de 1hora e a bateria em uso era de 5000mha/4s.
Como ja disse, nao costumo voar planando entao essa facilidade nao tem uso na finalidade do meu equipamento atual mais para um planador ou equipamento que possa planar com certesa ele ajudara em algo.
- janeiro 13, 2014 às 7:22 pm
Gostaria de ver isso sim, Augusto, e quem sabe “… a gente” pode mudar de opinião também, uai? Vou te mostrar uma Guardian sendo preparada, e… tststs!!!!… no lugar da WX-7… uma Boscan… essas coisas acontecem.
Ela vai prender com ímãns de alta pressão pra facilitar o manuseio, é leve (50gr) e faz gravação direta on-board ao mesmo tempo que a transmissão simultânea. Ainda vou experimentar, mas acho que esse é um ótimo produto também pra quem quer economizar peso. A segunda Guardian vai ter cerca de 100 gr menos do que a primeira dos testes (+- 620gr).
IIIIIIh! Desculpe, não era isso… (só pra descontrair um pouco).
Mas aí vai:
Augusto Pimentel disse:
Bom dia Emerson!
Realmente a Gopro era um tijolinho. rsrsrs
Já saiu a versão 3+, que tem a case mais leve. Eu uso sem a case, mas só no meu quad, mesmo assim com medo de uma queda.
A Gopro 3 Silver (a que eu tenho) tem três configurações de campo de visão: Ultralargo, Médio e Estreito.
Depois, se você quiser, eu coloco um vídeo de um voo com o meu quadcóptero.
Continue postando atualizações que eu estou acompanhando.
Abraço.
- janeiro 13, 2014 às 8:51 pm
Bem, e a explicação do porque do bico comprido Emerson ?
Ainda nao vi nenhuma explicação plausivel.
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