Zagi Exclusiva Para FPV (WX-7)

Fóruns Específicos Plataformas Zagi Exclusiva Para FPV (WX-7)

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de alguma Zagi com as seguintes características:

    1. Não estole, mesmo em velocidade zero
    2. Autonomia de 60 min (aprox) com bateria de 2200mah ( com todo o equipamento a bordo, inclusive câmera HD + 2 câmeras)
    3. Capaz de parar no vento e dar marcha a ré sem desestabilizar
    4. Capaz de manter a imagem tão estável como num planador
    5. Capaz de manter o motor e a bateria frios mesmo em vôos muito prolongados
    6. Seja anti-interferências entre Tx e Rx de qualquer frequência.
    7. Envergadura de 1,5m

    Alguém gostaria de participar da elaboração do projeto? (encerrada a oportunidade (esperei 30 dias) – ninguém topou, então vou iniciar o projeto)

    bem., os colegas me deixaram sozinho no desafio, então acrescentei mais itens só pra ficar mais interessante:

    1. Design futurista e inédito
    2. Inovações tecnológicas não encontradas em outros projetos no Brasil ou no exterior.

    Obs.: O projeto foi desmembrado e está sendo estudado em outro tópico (provisório):

    http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/a-asa-guardian-de-cara-nova

    Observação: As características desse projeto resultaram numa obra exclusiva e concluem um design totalmente diferente da zagi, então decidimos batiza-lo de WARP WX-7.

Visualizando 15 respostas - 166 até 180 (de um total de 198)
  • Replies

    Wagner, se voce eh doutor em engenharia elétrica voce deve saber como funciona um circuito de fonte chaveada e o principio que tem na volta do diodo supressor (snubber diode, freewheeling diode).

    Oque acontece em um ESC regenerativo é que quando uma das bobinas do motor é desligada ela gera uma corrente e envez de ter um diodo matando essa corrente tem um transistor que direciona essa corrente do volta para a bateria.

    Quando o motor esta funcionando como gerador ele esta mandando toda corrente de volta para bateria.

    Isso tambem faz com que o ESC esquente muito menos.

    Como voce pode ver, parte da energia que seria transformada em calor é transformada em tensão que é enviada de volta a bateria. Isso em termos simples porque na verdade essa energia ja é consumida antes de ir para bateria.

    Pense que o ESC tem uma eficiencia maior.

    Existem detalhes muito especificiso para se fazer um ESC desse tipo. Eu explodi varios capacitores enquanto estava fazendo meu ESC.

    Hoje eu uso 2 ESC especificos que tem no mercado e os transformo para meu uso. Um dos modelos que podem ser usados sao os da série ICE da castle creations.

    Nao uso ESCs baratos porque preciso de confiabilidade nos meus equipamentos. Prefiro pagar 10 vezes mais e saber que estou comprando um ESC que usa transistores com as especificações corretas. Isso garante segurança e repetibilidade.

    Marcelo, nao confunda pegar o RPM do motor por sensor externo com pegar o RPM direto no ESC.

    O firmware faz isso pra mim. Tambem pego os erros de sincronismo de fase do motor e mais algumas coisas uteis.

    Com os parametros corretos da helice eu consigo saber até o empuxo que esta sendo gerado pelo propulsor e tambem se o motor esta em falha.

    Meu Piloto automatico conversa com o ESC atravéz de um barramento i2C ou CAM.

    Esse ESC faz parte do projeto dos meus VANTs entao fica dificil eu passar informações sobre ele pois é uma vantagem técnica do meu equipamento.

    O maximo que posso fazer é vender o ESC para que quer estiver interessado.

    COmo voces podem ver, eu dei os detalhes teóricos de como funcionar o ESC. Se alguem tiver conhecimento é só implementar o firmware.

    Tambem posso dar detalhes do carregador inteligente de bateria ai se alguem tiver conhecimento é só implementar.

    Ao contrario do detalhe da fuselagem comprida da WX-7 eu falei algo util e bem explicito de como um esc regenerativo funciona.

    A anos atraz eu fiz varias modificações em ESC’s comerciais para uso em vants. Tem muito post meu no rcgroups inclusive mostrando como modificar escs.

    Querem saber porque nao falo muito coisa principalmente para Brasileiros ?

    Porque aqui no brasil só tem sugador que rouba as idéias dos outros para ganhar dinheiro.

    O pessoal la de fora pensa completamente diferente dos indios aqui do Brasil.

    Wagner Loebel disse:

       Também achei interessante o lance do ESC regenerativo e gostaria de uma explicação técnica e se possível como implementar, não precisa simplificar pois eu sou doutor em engenheira elétrica, fico contente que finalmente vamos falar de algo que funciona e que pode ser aplicado na prática nesse tópico.

    Abs
    Wagner

    Eduardo, poderíamos aqui continuar o debate técnico, mas não dá. Não posso concordar com seu último parágrafo, sua declaração foi no mínimo desastrosa, pra não dizer outra coisa. 

    Os brasileiros são índios ? Então nós lutamos diariamente pra mudar essa imagem perante o resto do mundo e vc, um brasileiro, vem dizer que os brasileiros são índios ?

    Ora essa não esperava isso de vc, aparentemente um cara inteligente, acabou de provar o contrário com essa sua mentalidade lamentável. 

    Triste, muito triste.

    Eduardo, descupe-me por ter dirigido a palavra a vossa eminência, eu como índio deveria saber o meu lugar.
    Só que eu não sou paga pau de americano, dou um duro danado estudando e fazendo experiências em meu humilde laboratório e não lembro em nenhum instante ter me cortado com hélices por imprudência.

    Eduardo lavratti disse:

    Wagner, se voce eh doutor em engenharia elétrica voce deve saber como funciona um circuito de fonte chaveada e o principio que tem na volta do diodo supressor (snubber diode, freewheeling diode).

    Oque acontece em um ESC regenerativo é que quando uma das bobinas do motor é desligada ela gera uma corrente e envez de ter um diodo matando essa corrente tem um transistor que direciona essa corrente do volta para a bateria.

    Quando o motor esta funcionando como gerador ele esta mandando toda corrente de volta para bateria.

    Isso tambem faz com que o ESC esquente muito menos.

    Como voce pode ver, parte da energia que seria transformada em calor é transformada em tensão que é enviada de volta a bateria. Isso em termos simples porque na verdade essa energia ja é consumida antes de ir para bateria.

    Pense que o ESC tem uma eficiencia maior.

    Existem detalhes muito especificiso para se fazer um ESC desse tipo. Eu explodi varios capacitores enquanto estava fazendo meu ESC.

    Hoje eu uso 2 ESC especificos que tem no mercado e os transformo para meu uso. Um dos modelos que podem ser usados sao os da série ICE da castle creations.

    Nao uso ESCs baratos porque preciso de confiabilidade nos meus equipamentos. Prefiro pagar 10 vezes mais e saber que estou comprando um ESC que usa transistores com as especificações corretas. Isso garante segurança e repetibilidade.

    Marcelo, nao confunda pegar o RPM do motor por sensor externo com pegar o RPM direto no ESC.

    O firmware faz isso pra mim. Tambem pego os erros de sincronismo de fase do motor e mais algumas coisas uteis.

    Com os parametros corretos da helice eu consigo saber até o empuxo que esta sendo gerado pelo propulsor e tambem se o motor esta em falha.

    Meu Piloto automatico conversa com o ESC atravéz de um barramento i2C ou CAM.

    Esse ESC faz parte do projeto dos meus VANTs entao fica dificil eu passar informações sobre ele pois é uma vantagem técnica do meu equipamento.

    O maximo que posso fazer é vender o ESC para que quer estiver interessado.

    COmo voces podem ver, eu dei os detalhes teóricos de como funcionar o ESC. Se alguem tiver conhecimento é só implementar o firmware.

    Tambem posso dar detalhes do carregador inteligente de bateria ai se alguem tiver conhecimento é só implementar.

    Ao contrario do detalhe da fuselagem comprida da WX-7 eu falei algo util e bem explicito de como um esc regenerativo funciona.

    A anos atraz eu fiz varias modificações em ESC’s comerciais para uso em vants. Tem muito post meu no rcgroups inclusive mostrando como modificar escs.

    Querem saber porque nao falo muito coisa principalmente para Brasileiros ?

    Porque aqui no brasil só tem sugador que rouba as idéias dos outros para ganhar dinheiro.

    O pessoal la de fora pensa completamente diferente dos indios aqui do Brasil.

    Wagner Loebel disse:

       Também achei interessante o lance do ESC regenerativo e gostaria de uma explicação técnica e se possível como implementar, não precisa simplificar pois eu sou doutor em engenheira elétrica, fico contente que finalmente vamos falar de algo que funciona e que pode ser aplicado na prática nesse tópico.

    Abs
    Wagner

    Estamos em estações diferentes, Eduardo, não serei mais repetitivo. Você fala de eletrônica, eu falo de  aerodinâmica, nada a ver uma coisa com a outra. Esse tópico aqui aguarda conclusões de outro, você está tumultuando aqui e nas perguntas (bem vagas) vem dizer não vai explicar, só comprando mesmo, ora ora…      vou te responder da mesma forma, mas em outro tom: Se você não tem  paciência pra esperar as mesmas, compre um Warp, ou faça como os outros colegas, aguarde, camarada.  Estou começando uma prévia no outro tópico. Vai á mas seja paciente e bonzinho.

     http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/a-asa-guardian-de-cara-nova?commentId=4467654%3AComment%3A338393
     
    Eduardo lavratti disse:

    Bem, e a explicação do porque do bico comprido Emerson ?

    Ainda nao vi nenhuma explicação plausivel.

    AXo que falei certo mais do jeito errado.

    Nao quis chamar voces de indios mais certamente esta cheio de sugadores por ai procurando dicas para ganhar dinheiro.

    Meu negócio nao é ganhar dinheiro  tanto que nem penso mais em vender equipamentos pois o pessoal nao paga oque o eXforço vale.

    Para achar sugadores é só olhar no mercadolivre. Esta cheio deles la.

    Alguns vendem discaradamente coisas copiadas e muitos deles nem sabem oque vendem.

    Entao Emerson, voce queria ajuda na sua asa não é ?

    Eu entrei no tópico porque vi o bico comprido e fiquei curioso.

    Se voce nao diz o porque do bico comprido nao tem como ninguem opinar.

    Voce faz sua asa como hobby e certamente em horas vagas.

    Eu estou a no minimo 2 anos só fazendo testes com asas voadoras e em contato com pessoas que conhecem muito de asas no RJ.

    Infelizmente nao poderei opinar pois nao ei qual a sua ideia com o bico comprido.

    Você sabe muito, Eduardo, é muita coisa e pergunta demais, e tumultua. Se voltar ao início das suas perguntas, vai ver as respostas lá (procure entende-las).

    Estou entendendo seu jogo. Se desejar respostas, faça-as adequadamente.

    Romeu sierra
    Membro
    none
    Eduardo Parabéns! Melhor comentário até agora, como dizia Chico Anísio, cabra macho! Se nao fosse o papo dos “Índios” diria que vc é um gênio! Hehehe

    HUmmmm entao acho que realmente nao captei o motivo do bico comprido se a explicação é deixar o CG  longe das superficies de comando.

    O motivo de eu nao entender é porque o CG depende das asas e nao do bico comprido entao nao adianta colocar um bico de 1m de comprimenro se o cg vai ficar quase no mesmo lugar.

    Eu só quero entender o porque disso … nada mais. O resto todo eu entendi. Andar para traz, ficar parada, boa estabilidade … tudo isso voce provou que é possivel.

    Por enquanto o bico comprido é só ESTÉTICA até que tenha a utilidade explicada.

    Eduardo, boa noite

    Fiquei interessado nesse seu ESC REGENERATIVO, gostaria de comprar um para colocar no meu planador. Onde eu posso ver um vídeo do seu sistema, ou onde eu consigo maiores detalhes, que comprovam a eficiência desse sistema, se possível alguma informação ou vídeo mostrando na prática o resultado obtido com seu sistema.
    De preferência uso prático e leitura da carga recuperada durante funcionamento.

    Qual o valor desse investimento ?

    Obrigado

    Eduardo lavratti disse:

    Desculpem o trocadilho …. mais voces querem que eu responda ou fique enrolando ?

    Como nao gosto de enrolar ai vai.

    Este tipo de ESC nao se compra por ai.

    Se alguem quizer eu posso fazer e vender.

    Meu esc foi feito para as minhas necessidades entao ele tem as seguintes facilidades:

    1- regenerativo

    2- capacidade de reversão

    3- telemetria – posso saber a rotação, erros de sincronismo e se tem algum problema no ESC.

    Este ESC foi desenvolvido para uso em VANTs. Nao existe igual no mundo jejejejejejej

    Outra coisa, nao pensem que para carregar uma bateria usando o esc é só ligar contra o vento e esperar alguns minutos.

    A energia que ele gera e proporcional a velocidade da helice.

    Em um teste que fiz a 2 anos atraz o maximo que consegui foi uma recarga de 1ampere durante um voo de 1hora e a bateria em uso era de 5000mha/4s.

    Como ja disse, nao costumo voar planando entao essa facilidade nao tem uso na finalidade do meu equipamento atual mais para um planador ou equipamento que possa planar com certesa ele ajudara em algo.

    Wagnão, tentei aqui demonstrar o funcionamento da regeneração, usei  o Altium para ficar com um nível mais técnico, acho que não necessita maiores explicações, eu pensei em fazer em kicad ou pcad, mas devido a complexidade do esquema achei melhor já fazer no top.

     

    Vamos fazer o seguinte, tu quer um ESC de quantos amperes ?

    Eu nao tenho videos nem logs que comprovem o funcionamento do ESC.

    Quando fiz isso a mais de 1 ano atraz eu analizei os logs e vi que era mais eficiente.

    Primeiro porque nao joga fora a energia em forma de calor.

    Segundo porque esquenta menos.

    A asa que usei para os testes tinha 2.4m envergadura, 5.5kg, e usava uma helice de 16×8 APC.

    Nas minhas asa o motor nunca para pois preciso manter a velocidade de terra constante entao quase nunca vejo o ganho nos logs atuais.

    Eu nao vou te cobrar nada a mais que o valor do ESC e voce faz os testes e diz se é ou nao é mais eficiente.

    Eu sempre quiz testar as vantagens em um planador. Nao se esqueca que quando o motor esta atuando como gerador ele vai ser como um freio no seu planador.

    Pessoal, nao fiquem chateados com o papo do “INDIO”.

    As vezes eu me aXalto um pouco nos tópicos e abro o verbo.

    Agora voces tem que concordar comigo que o Brasil esta foda.

    Os caras fazendo tumulto por causa da passagem de onibus enquanto os impostos e tudo mais esta nas alturas.

    Isso é coisa para gente ignorante, alias, acho que os indios sao menos ignorantes devidas as proporções.

    Vamos deixar os INDIOS como sendo os SUGADORES de técnologia que tem por ai.

    e esse foi o off-topic do dia kkssss

    Aqui tem uma explicação mais detalhada sobre freio regenerativo:

    http://www.komel.katowice.pl/ZRODLA/FULL/81/ref_20.pdf

    Essa é a teoria exata.

    Romeu sierra
    Membro
    none
    Eduardo eu também fiquei muito ancioso com esse seu projeto, tenho um planador e gostaria muito de testar esse projeto! Acho melhor você abrir um outro tópico, senão Émerson pode nao gostar!

    Eduardo lavratti disse:

    Pessoal, nao fiquem chateados com o papo do “INDIO”.

    As vezes eu me aXalto um pouco nos tópicos e abro o verbo.

    Agora voces tem que concordar comigo que o Brasil esta foda.

    Os caras fazendo tumulto por causa da passagem de onibus enquanto os impostos e tudo mais esta nas alturas.

    Isso é coisa para gente ignorante, alias, acho que os indios sao menos ignorantes devidas as proporções.

    Vamos deixar os INDIOS como sendo os SUGADORES de técnologia que tem por ai.

    e esse foi o off-topic do dia kkssss

Visualizando 15 respostas - 166 até 180 (de um total de 198)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.