Zagi Exclusiva Para FPV (WX-7)

Fóruns Específicos Plataformas Zagi Exclusiva Para FPV (WX-7)

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    Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de alguma Zagi com as seguintes características:

    1. Não estole, mesmo em velocidade zero
    2. Autonomia de 60 min (aprox) com bateria de 2200mah ( com todo o equipamento a bordo, inclusive câmera HD + 2 câmeras)
    3. Capaz de parar no vento e dar marcha a ré sem desestabilizar
    4. Capaz de manter a imagem tão estável como num planador
    5. Capaz de manter o motor e a bateria frios mesmo em vôos muito prolongados
    6. Seja anti-interferências entre Tx e Rx de qualquer frequência.
    7. Envergadura de 1,5m

    Alguém gostaria de participar da elaboração do projeto? (encerrada a oportunidade (esperei 30 dias) – ninguém topou, então vou iniciar o projeto)

    bem., os colegas me deixaram sozinho no desafio, então acrescentei mais itens só pra ficar mais interessante:

    1. Design futurista e inédito
    2. Inovações tecnológicas não encontradas em outros projetos no Brasil ou no exterior.

    Obs.: O projeto foi desmembrado e está sendo estudado em outro tópico (provisório):

    http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/a-asa-guardian-de-cara-nova

    Observação: As características desse projeto resultaram numa obra exclusiva e concluem um design totalmente diferente da zagi, então decidimos batiza-lo de WARP WX-7.

Visualizando 15 respostas - 46 até 60 (de um total de 198)
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    Caro Wagner, não estamos falando de distância percorrida, mas sim de consumo. 

    Wagner Loebel disse:

    Recorde mundial ? Então o argentino não é mais o recordista ? (130.52km)

    Esse é um feito notável, precisamos divulgar isso ! Parabéns !!! Poderia postar, detalhes, equipado utilizado, etc

    Bem, hoje eu mesmo fui pilotar a Warp Guardian, houve uma apresentação especial no clube, uma gincana com intercâmbio de outros clubes, e havia muita gente por lá. Eu não gosto de fazer testes com muita gente perto, então primeiramente ela foi pilotada por dois pilotos acostumados com zagis. Com um motor 2822/14 Turnigy – hélice 7×5  o consumo ficou assim:

    Pilotos experientes:                       1300mah/10 min.      Absurdamente gastão

    Comigo (inexperiente com asas):     550mah/10 min.       Vergonhosamente gastão (ainda). Inadmissível para                                                                                      qualquer voo em FPV, e menos ainda para esse                                                                                            projeto.                                                                                                                                                                                   

    Quanto ao planeio foi fantástico, todos ficaram admirados com a elegância do voo, e pelo fato do modelo não estolar de jeito nenhum, mesmo quando em velocidade baixa, até aí tudo bem, mas pra mim o teste não foi legal por causa do consumo elevadíssimo, creio que por causa do motor e do CG. O próximo passo será atrasar o CG uns 3cm. O máximo de consumo aceitável para essa asa será em torno de 350mah/10min.  Mais do que isso eu não vou considerar um sucesso esse projeto. Estarei trabalhando nisso e atualizando a informação.

    Emerson, tenta colocar um motor top AXi, eles tem uma eficiencia de 84%, não creio que seja um problema do modelo e sim do motor.

    Antonio, esse motor Axi que você está falando eu não conheço, mas como você está falando eu procurei mas não encontrei, é difícil achá-lo, não? Lembrando que eu uso apenas motores com poucos Kv, pra torque, algo em torno de 1000 Kv com hélices grandes. Gosto de experimentar coisas novas mas não estou encontrando.

    Hoje eu fiz um “pente fino” na asa e acabei por encontrar e corrigir micro-diferenças no balanceamento, inclusive trocar a hélice; pretendo testa-la amanhã novamente. Se minhas suspeitas se confirmarem no teste, terei que alterar um detalhe na fuselagem. Encontrei também uma tremidinha do vídeo gravado onboard, o que também não é admissível. Tenho visto vídeos de asas com tremidinhas, mas essa vai ter que ficar como um vídeo num Boeing 747, ultra-estabilizado. 

    Tenho alguns modelos desses motores, sao super eficientes e duraveis, porem caros…

    http://www.modelmotors.cz/

    Aqui a foto das alterações da Warp Guardian. 

    Ontem fui fazer mais um teste de avaliação e confirmei algumas considerações. Com o CG mais atrasado ela ficou igualmente estável, mas a tremedeira acabou, o modelo parecia uma garça elegante, totalmente estável no meio daquela turbulência, e no pouso veio mansinho deslizando até pousar, mesmo com a forte e turbulenta ventania na hora do voo ( 17:30h), sendo que ainda posso atrasar ainda mais e conseguir mais surpresas agradáveis, só que agora pra isso eu já estou fazendo algumas modificações (fui dormir às 2h da manhã até chegar nesse ponto).

    O motor foi totalmente condenado e descartado. Concluí que pra FPV motores com mais de 1200 KV são abomináveis e intoleráveis por conta do consumo exagerado. Já providenciei com urgência um motor de 1050KV para os testes de amanhã com hélice 10X5 e 9×5.

    Outra observação é que ela está muito leve, talvez fosse bom ficar mais pesada para cortar os fortes ventos, mas isso outros testes irão determinar.

    Aqui as alterações da asa (agora com acabamento) que se fizeram necessárias para reforçar sua performance.

    Interessante que nenhum manual nem nenhum livro trata da área dos ailerons, nem encontramos de nada que trate de deixar essas plataformas adequadas para FPV, é tudo muito precário, mais adequado para aeromodelismo convenciona, e o mais louco é quem pega esses modelos pra voar FPV sem que ele seja preparado pra isso, mas nos testes acabamos por concluir que a área dessas peças são fundamentais para a estabilização desses modelos, cujo tamanho é diretamente proporcional ao peso embarcado. Observe em vermelho as alterações feitas nas dimensões, isso dará estabilidade extra ao modelo. Creio que nossas pesquisas sirvam pra contribuir de alguma forma com o tema SEGURANÇA que tem sido preocupação constante de alguns colegas, só estranho que ninguém mais se interesse em debater o tema depois da enxurrada de críticas no início do tópico. Agora, esmiuçando as asas de combate, estou observando muita precariedade no que tenho visto por aí, com algumas exceções.

    O Esc foi descascado e embutido junto ao acabamento de vinil, isso garante a refrigeração correta que esse dispositivo necessita para não ser danificado pelo super-aquecimento.

    Infelizmente, por conta das chuvas e do motor não ter chegado, os testes de hoje não puderam ser feitos, mas o farei em breve e postarei os resultados.

    Olá Emerson!

    Eu, particularmente, não tenho comentado em seu tópico para não ficar com o estereótipo de chato… mas tenho sempre acompanhado, mas ultimamente tenho guardado as observações somente para mim. Na verdade, mantenho firme todo meu ponto de vista que conversamos no início do tópico.

     

    Bom, mas voltando ao seu último comentário, as informações sobre dimensões de superfícies de comando e outras mais, são escasssas devido ao fato de NÃO HAVER uma “receita de bolo” para aeromodelos ou plataformas fpv, visto que isto está diretamente ligado ao que eu comentava antes: finalidade do projeto.

    Estou curioso em saber alguns detalhes sobre seu projeto, principalmente porque somente olhando pelas imagens, não vi nada tão inovador (sem ofenças) na sua asa. Por exemplo, poderia nos passar estes dados:

    Envergadura:

    Perfil utilizado:

    Corda da Raiz da asa:

    Corda da ponta da asa:

    Washout:

    Peso RTF:

    Carga alar:

    Não tenho nenhuma dúvida de que, assim como seus outros aeros, este tb voará muito bem.

    Ansioso para ver um vídeo do voo. Mas grave um também com ventos fortes…rsrs

    abs!

    Saratiel, meu amigo, vou te dizer uma coisa: eu sou muito sincero, se um negócio é bom eu luto pra contar, se não é eu luto pra alertar. Inovador mesmo é o projeto principal do início, que inclusive falta concluir. O Guardiam tem como principais inovações 1 – O peso (não existe nenhum modelo dessas dimensões com a leveza dele, 2 – A incidência nas asas, também não existe nada assim, portanto é uma inovação,  3 – Os Winglets, não existe registro de nada igual ou parecido na internet toda, então é novidade sim.  Esses detalhes escondem aí uma infinidade de diferenças, e todo esse conjunto de diferenças (que você não está vendo) é que promovem o resultado diferente do modelo em estudo. Estabilidade sem igual + Taxa zero de estolagem. Concorde ao menos uma vez que isso é muito bacana e totalmente diferente das outras asas.

    Então, nesse espírito vou te falar que estou tendo um pouco de trabalho pra ajustar esse modelo que todos por aqui já estão achando bom, mas eu sou muito exigente com resultados, então bom é muito, mas muito pouco, ele tem que ficar maravilhoso como é o modelo DX (incomparável a nenhum outro no mundo) pra que eu fique empolgado, ao contrário do WX-7 desse tópico, em cujos resultados houve muita precisão. Ontem quando estava tudo bem, tudo ajustadinho pra concluir, uma porcaria de um servo quebrou e interrompeu meus testes finais. Hoje consertei tudo às pressas e ainda troquei o motor que já chegou pra ele, e vou voltar lá pro campo. Talvez tenha que diminuir um pouco a corda porque está realmente muito leve, e como quero pouquíssimo consumo, o arrasto talvez esteja sendo desnecessário. Depois dos testes eu te passo as informações que solicitou.

    Saratiel Hirle disse:

    Olá Emerson!

    Eu, particularmente, não tenho comentado em seu tópico para não ficar com o estereótipo de chato… mas tenho sempre acompanhado, mas…

    Opa, fazia meses que eu nao entrava no fpvbrasil.

    Hoje estava procurando por uma informação a respeito do washout no google e esse topico veio na busca.

    Na verdade entrei no topico por causa da foto da asa.

    Achei a asa muito diferente e fiquei curioso. Li todo topico só para tentar entender porque motivo a asa tem a fuselagem tao comprida para frente.

    Teria algum motivo técnico ?

    Achei os WARP muito legais e eficientes Emerson mais ficar dizendo que sao os melhores do mundo ou que sao os unicos no mundo parece até as propagandas da Hyndai.

    Abraços.

    Eduardo,  a muito tempo meu único hobby é desenvolver modelos específicos para FPV (nada mais tenho feito, nem futebol, nem praia, nem academia, nem passeios, nada nada nada nada mais, só isso mesmo, o que ocupa 70% do meu tempo) mas nunca tive intimidade com Zagis por causa das características muito instáveis e agressivas das mesmas. Recentemente tirei a poeira de uma Zagi muito bacana que estava guardada a muitos anos e fiquei interessado na praticidade dessas plataformas, assim resolvi me lançar em aperfeiçoá-las. 

    Agora, dentro da “fogueira” estou percebendo que o tema é muito complexo, mas e o que encontramos sobre Zagis é muito fraco, técnicamente falando, apenas observações e referências superficiais, mesmo em fontes estrageiras, mesmo sendo textos de gente muito popular no lance. Você não faz idéia do que estamos estudando e descobrindo no segmento.

    Sobre a pergunta que fez sobre o “avanço” do módulo central: Eu estou aplicando um princípio aerodinâmico e físico que determina que quanto maior o espaço entre o CG e os comandos, maior a estabilidade, então estamos aqui estudando muito essa coisa aí, fiquei muito preocupado com as asas normais não serem tão estáveis como deveriam (o pessoal que acha que é se surpreende ao pilotar um Warp), se você procurar um outro tópico que abri mais recentemente, vai ver que estamos atracados num outro modelo estudando fundamentos pra aplicar no WX-7, estamos estudando sério e pilotando demais pra chegarmos a um resultado que atenda o nosso padrão de qualidade.

      Quanto a colocação “os melhores do mundo”, não chateia com isso não (kkkkkkkkkk!!!), é só uma estratégia pra puxar conversa, você não imagina como é difícil incentivar a troca de idéias num fórum, se bem que já lancei um desafio e ninguém ainda topou apresentar um modelo superior a um Warp nos quesitos: segurança, estabilidade, prazer em pilotar, desgaste mínimo das peças e autonomia; por isso então até nem fica tão feio fazer essa afirmação…   o desafio já chegou até aos ouvidos dos “colegas” famosos lá de de fora e ninguém de lá também topou, mas não tem exibição aí não, deixa isso pra lá.

    HUmmmm ainda nao entendi bem o proposito da fuselagem comprida para frente.

    Voce esta dizendo que o CG esta bem na frente da asa ? digamos, a frente do BA ?

    Eu tenho feito testes com zagis a bastante tempo.

    Uso asas grandes. Minha menos tem 1.4m e a maior tem 2.6m.

    Sao todas feitas em composite para ter muita resistencia a impactos e tambem a torção.

    Para voce ver porque nao entendo o bico comprido da WX-7 tenho uma zagi a combustao que estou finalizando e dadas as devidas proporcoes a fuselagem da minha asa é muito mais curta que a da WX7.

    Se eu tivesse lido esse topico quando voce propos o projeto da asa eu teria participado pois estava com algum tempo sobrando na epoca.

    Vamos nos falando.

    Eduardo, o que ele quis dizer, é que é tipo uma gangorra…. se você sentar bem no meio, não vai conseguir levantar seu colega que esta do outro lado, mas se você sentar la na ponta, vai levantar ele facilmente, entendeu?

    é por isso que os comandos estarem longe do cg é um beneficio, pois terão que exercer menos força para executar sua tarefa, quanto mais longe do eixo, maior o torque, sendo assim necessitando de menos área de contato, menor arrasto, menor peso, enfim, beneficio em tudo.

    isso se chama vantagem mecãnica.

    Daniel Gomes
    Membro
    none
    Complementando sua resposta Ricardo…..quanto maior o enflexamento da zagi mais estável e dócil ela fica e vice e versa…..

    Endendo oque voce falou sobre a gangorra mais nao é tao simples assim.

    EU entendo isso como “MOMENTUM” de cauda.

    Só tem um porem sobre o CG. Para o CG ficar mais a frente o sweep da asa tem que que sem bem pequeno e pelas fotos nao vejo isso.

    Com o CG muito na frente a asa nao vai ter estabilidade no YAW pois o SWEEP é muito pequeno.

    Olhe o desgin de uma asa alula. Ela tem sweep negativo e o cg é bem a frente .

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