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- abril 20, 2013 às 5:19 pm
Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de alguma Zagi com as seguintes características:
- Não estole, mesmo em velocidade zero
- Autonomia de 60 min (aprox) com bateria de 2200mah ( com todo o equipamento a bordo, inclusive câmera HD + 2 câmeras)
- Capaz de parar no vento e dar marcha a ré sem desestabilizar
- Capaz de manter a imagem tão estável como num planador
- Capaz de manter o motor e a bateria frios mesmo em vôos muito prolongados
- Seja anti-interferências entre Tx e Rx de qualquer frequência.
- Envergadura de 1,5m
Alguém gostaria de participar da elaboração do projeto? (encerrada a oportunidade (esperei 30 dias) – ninguém topou, então vou iniciar o projeto)
bem., os colegas me deixaram sozinho no desafio, então acrescentei mais itens só pra ficar mais interessante:
- Design futurista e inédito
- Inovações tecnológicas não encontradas em outros projetos no Brasil ou no exterior.
Obs.: O projeto foi desmembrado e está sendo estudado em outro tópico (provisório):
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/a-asa-guardian-de-cara-nova
Observação: As características desse projeto resultaram numa obra exclusiva e concluem um design totalmente diferente da zagi, então decidimos batiza-lo de WARP WX-7.
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- janeiro 7, 2014 às 2:15 am
Tem algo estranho ai.
Para voce ter uma ideia, eu tenho uma asa a gasolina (motor 20cc) e o bico dela nao chega nem perto desse seu (devidas as proporcoes da asa).
O motor 20cc pesa 1kg e a gasolina pesa 1kg quando os tanques estao cheios.
Posso dizer que o peso do tanque coloca no maximo 100gr a mais na parte trazeira quando cheio.
No bico eu carrego somente uma bateria de 600gr e isso ja deixa a asa equilibrada mesmo com o bico muito menor que o seu.
Eu tbem sou muito da pratica mais a minha parte da engenharia me faz tirar algumas conclusões antes de partir para pratica.
- janeiro 7, 2014 às 5:06 am
Ia esquecendo, essa asa aqui voa a velocidade zero.
Tambem voa em qualquer angulo de ataque e velocidade sem estolar KKssssssss
- janeiro 7, 2014 às 5:10 am
Antes de dormir lembrei de uma coisa que voce falou Emerson.
Como uma asa voadora vai ter incidencia ? se nao tem fuselagem nem empenagem ?
Sera que voce quer dizer colocar o pod central num angulo negativo em relação as asas ?
- janeiro 7, 2014 às 10:53 am
Bom dia pessoal, estou acompanhando o tópico a algum tempo…
O Pod Central também é uma asa, tem perfil de asa, então tem que ser levado em conta ao calcular o CG, correto?
- janeiro 7, 2014 às 11:19 am
Já viram essa calculadora de CG? http://wingcgcalc.bruder.com.br
Fiz as medidas no “olhômetro” só para ter uma ideia do CG: http://j.mp/1bN7JE5
- janeiro 7, 2014 às 3:11 pm
Nas primeiras fotos da asa o POD nao tinha perfil, alias, era todo quadradao.
Nesse caso o pode nao interfere no calculo teorico do CG.
Considere o POD como a fuselagem de um aviao.
Nao esqueça que dos 135cm tem que tirar o espaço da fuselagem para o calculo entao essa asa tem menos area alar doque parece a nao ser que os 135cm sao só de asa.
Na ultima foto parece que tem perfil mais nao da para usar o programa de calculo como voce usou.
Faça o calculo desconsiderando o pod central para voce ver onde o cg vai parar.
Nesse caso o calculo teorico deve ser feito somente levando em consideração as areas de asa e se o pod central tiver perfil o vai ficar um pouquinho mais para frente mas nao muito.
Eu ja fiz testes praticos com as minhas asas e o pod central fez o cg andar pra frente 6mm, ou seja, quase despresivel.
Como eu prefiro deixar a asa com um pouco de peso no bico para ter um bom planeio em caso de falha do motor os 6mm sao desconsideraveis.
- janeiro 7, 2014 às 3:13 pm
Como eu disse antes, tem muito pouco dado concreto no tópico para se tirar alguma conclusão.
Aqui nao fala as velocidades do vento, velocidade de solo, peso da asa, medidas da asa, perfil usado e por ai vai.
Tambem procurei informações sobre os outros avioes da seria WARP e nao achei muito coisa.
- janeiro 7, 2014 às 3:43 pm
Entendi…
Outra coisa, Emerson, na página 5 você disse que a sua câmera da Sony pesa menos da metade da Gopro. Qual Gopro? A Hero 3 pesa 74g e a WX7 pesa 120 g.
Abraço.
- janeiro 8, 2014 às 11:46 am
Ricardo, No mundo de hoje há tanta informação em linguagens tão diferentes, que corremos até o risco de não entendermos a mensagem um do outro. Há sempre o que aprender nesse universo, essa informação sobre o “parafuso chato” que você menciona me deixa mais animado ainda sobre meus resultados aqui, eu nem sabia que isso era tão grave assim, obrigado pela informação.
A Guardian foi pilotada por diversos expert?s em asas para que dessem um parecer, e minha mensagem aí foi na linguagem deles, creio que “parafuso chato” e “espiral da morte” sejam a mesma coisa porque observei que todos eles tocaram no problema com muito temor, e pediram minha autorização pra tentarem fazer isso, e tentaram à vontade, sem sucesso, a partir daí admiraram por demais o fato dessa asa não entrar nesse negócio aí que estamos falando, sendo que segundo alguns ela entrou mais saiu. Creio que seja interessante vocês experimentarem essa concepção porque ela foge do padrão e sai do trivial com poucos acréscimos, isso intriga mesmo a quem não conhece na prática uma modificação das teorias, ainda que sendo tão simples, é quase como o caso do ?spoiler? nos automóveis na época em que foi idealizado.
A “velocidade Zero” e o estol aos quais que me referi acabaram por se tornarem dois casos desses problemas da “linguagem”, mas vou explicar de novo o que já expliquei lá atrás, tente ver a coisa pelo lado prático, não técnico ou PESSOAL.
VELOCIDADE ZERO – Você disse que já entendeu que o termo está relacionado ao solo, então fica fácil acompanhar a proposta. Não precisa de MUITO vento (como você mencionou), essa é uma das razões porque eu me esfolo muito pra diminuir pesos; o que vocês conhecem é o resuldado do que vocês desprezam tanto, o peso. Solte um livro e terá um resultado, solte uma página dele e terá outro resultado, assim fica fácil entender, há muitas concepções sobre o termos, mas aqui estamos falando do ponto de visão. Acho que posso parar essa explicação aqui, concorda?
ESTOL – Eu não me referi exatamente ao estol, mas sim à velocidade mínima do estol. Regrinha dos LIvros de aviação: “Velocidade Mínima de estol é a velocidade em que o avião cai” (paremos aqui)… Vamos pra prática: Não é cair somente, mas sim (numa linguagem bem simples) “se destronchar todo”, ou “se estrebuchar todo”, passando a ser, a partir daí uma “ABÓBORA”, não mais um avião, vai asa pra cima, asa pro lado, bico no meio, rabo pra baixo, ou seja, ele perde o alinhamento de um avião, perdendo também TODAS as características para as quais foi projetado, “. Agora sim podemos completar: “…E CAI”.
CONCLUSÂO – Cada avião possui uma velocidade mínima diferente pra se manter estável, a minha proposta é que ele se mantenha estável por todo o tempo sem perder o alinhamento, podendo baixar a altitude até o solo (SIM), e até pousando (SIM), mas jamais se “estrebuchando” como os demais. Ok? E se houver POUCO VENTO, ele vai ficar paradinho no ar, e vai manter a firmeza, manter a estabilidade e manter TODAS as características que possui quando em muita velocidade. Qualquer colega que queira ver isso na prática, convido a vir ao Rio de Janeiro pra conferir.
OUTRA COISA: É preciso que se destaque nos livros (incluindo os das “teorias de vôo”) que estol é uma coisa, e velocidade mínima de estol é outra, e incluir que a segunda afirmação não é obrigatória, o avião pode sim se manter em equilíbrio até pousar, mas isso só nos aeromodelos, entende, Ricardo? Não tente isso num avião porque avião e aeromodelos são totalmente diferentes, ainda que um seja a cópia do outro. Porque? É porque existem fórmulas de peso e relações com a gravidade, isso explica o porque muitos colegas usarem motores super-hiper-mega-possantes, porque isso vai esconder todos os defeitos de planeio (a elegância do voo), bem como os demais defeitos de seus modelos.
Ninguém deve ficar só nas regras, incluindo os aviadores, temos que reciocinar, temos que estudar, assim podemos até “modificar a ciência”, assim é que funciona o progresso do mundo, ou não foi isso o que aprenderam na faculdade?
Peço desculpas a você, Ricardo, e aos demais colegas que acompanham o tópico por ter usado anteriormente termos confusos que acabaram por criarem dúvidas, mas agora aproveitei essa resposta pra coloca-los inteligíveis.
Ricardo Iarossi disse:
Emerson, com todo respeito aos seus aeromodelos(são muito bons!) mas tem algumas coisas que você exagera um pouco(muito)… se esta espiral da morte que você diz é quando a aeronave entra em um “parafuso chato”, isso não existe, o único modo de tentar sair dele seria movendo o CG da aeronave… se você consegue “sair” de um sem fazer isso, então não estava em parafuso chato, pois não existe sustentação nenhuma em um parafuso chato, logo não importaria o quanto estável fosse a aeronave.
Sobre velocidade de stol 0, isso não existe, claro, entendi que você se refere a velocidade do solo… mas isso só seria possível com muito vento.
Com todo respeito novamente, é burrice comparar a velocidade de stol com a velocidade ao solo, pois você depende do vento para ter sustentação, logo a velocidade de stol só poderia vir em relação a ele. afinal, se não tiver vento, esta sua velocidade de stol 0 nunca existiria nem mesmo em relação ao solo.
São só minhas dicas, me desculpe se eu estiver errado, afinal, tudo que sei foi o que aprendi nas aulas de piloto privado. Acho que você tem muito talento nessas criações, e o mais importante, busca por coisas novas, isso é algo que todas as pessoas deveriam ter. mas deveria estudar um pouco mais sobre teoria de voo, com certeza lhe ajudaria muito ao tentar construir.
- janeiro 9, 2014 às 6:31 pm
Eduardo, eu não odisse que o POD central resolve problemas de espaço, nem só de CG, mas também de distâncias mínimas de segurança entre eletrônicos e aumento do planeio (super importante).
Eduardo lavratti disse:Entao o bico grande é só para poder ir posicionando as coisas dentro dele para acertar o ponto de equilibrio ?
Isso quer dizer que nao precisa desse bico todo ?
- janeiro 9, 2014 às 8:55 pm
Emerson, para evitar este tipo de confusão, eu recomendaria você utilizar a velocidade do vento, que realmente na aviação é o importa… mas claro, é só uma dica.
Novamente, não sou o dono da verdade e meu conhecimento é limitado ao que aprendi em meu curso… mas de acordo COM O QUE SEI, não existe velocidade minima de estol, existe velocidade de estol que abaixo dela o avião irá perder sustentação e vai cair se nada for feito(abaixar o nariz e ganhar velocidade = sustentação).
Com qualquer velocidade abaixo da velocidade de estol, a aeronave começara a perder também o poder de comando(aileron por exemplo poderia ficar com pouco ou até mesmo sem efeito). No caso, sair do estol é simples, e qualquer aeronave ou aeromodelo normal poderia pousar em segurança, a não ser no parafuso chato que mencionei.
O que seus aeromodelos tem de bom seria a razão de planeio, que seria, sem motor, a maior distancia que ele percorre perdendo a menor altitude possivel…
- janeiro 9, 2014 às 9:14 pm
Emerson, por que o pod vai aumentar o planeio ?
- janeiro 9, 2014 às 11:29 pm
Porque ele está ali fazendo o papel de um pedaço especial de asa, com a proteção dos forgans para auxiliar no planeio; ele não funciona como uma fuselagem, mas como asa, já que tem o perfil definido das asas. De repente podemos estar “trocando os canais”, estamos falando do projeto Guardian, ok Eduardo? Porque o WX-7 está parado aguardando os resultados do Guardian nos testes,
- janeiro 9, 2014 às 11:35 pm
Acho que estou falando do WX-7 ja que esse é o tópico sobre ele.
A minha unica duvida é sobre o porque do comprimento do POD, mais nada.
Dizer que a fuselagem é um pedaço especial de asa não me diz nada.
- janeiro 9, 2014 às 11:53 pm
Como não, Eduardo? Ali ele funciona como se a mesma tivesse a corda aumentada, por isso melhorou o planeio; estou falando de prática, o negócio não mais está na teoria, já está voando. Você viu o vídeo?
O WX-7 só voou algumas poucas vezes com muito êxito, mas foi guardado porque o projeto deveria avançar, e nós o guardamos sem um arranhão sequer para depois compararmos com as modificações do projeto, então o Guardian só existe para os testes do WX-7 que é a mesma coisa, só que menor, e o que estiver diferente é porque estamos melhorando tudo.
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