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- julho 25, 2013 às 4:44 pm
- in reply to: Melhores Baterias
Só um mais uma observação. Há menos de uma semana tive a desagradável experiência de ter uma das minhas baterias explodindo. Usava uma extensão para carregar 6 baterias sem balanciamento. Realmente não da para arriscar. EXTREMAMENTE perigoso. Fica a dica: bateria velha, estragada, amaçada, alguma célula não funcionando bem ou você redobre os cuidados com elas ou então jogue fora. Já pensou em pegar fogo no seu carro, casa ou mesmo te machucar. Melhor perder a bateria.
- julho 25, 2013 às 4:32 pm
- in reply to: Melhores Baterias
Pessoal acho que a primeira coisa é saber qual será a demanda que sua bateria terá que atender. Acho que é interessante estudar um pouco sobre eletricidade.
A primeira coisa quando esta no aeromodelismo elétrico é adquirir uma Wattimetro. Com esse aparelho você vai conhecer o real consumo do seu setup. É lógico que as baterias melhores são as mais caras. Mas existem diversos sistemas, a maioria deles, onde as baterias chinesas vão funcionar muito bem.
Na minha experiência a primeira coisa é não acreditar nos “C’s”. A bateria Turnigy simples de 3s 2200 com taxa de descarga 20C NUNCA terá uma capacidade 44 amp descarga continua. Se assim o fizer a bateria vai fritar, estufar, vai transformar boa parte da energia em calor e seu voo será muito curto.
Já montei mais de 30 aviões e já utilizei várias marcas – das mais caras às mais baratas. Com o tempo fui entendendo o limite de cada uma delas. Uma dica, para as baterias chinesas considere 40 a 50% do C. Por exemplo se você tem um setup que consome 20 A a bateria ideal será uma bateria de 2200 de 20C. Assim sua bateria não vai esquentar, não vai estufar e você usará próximo os 2200 amp de sua bateria.
Recentemente comprei um B-17 com 4 motores. Após estudar o sistema vi que cada motor em potência máxima exigia 18 amp. Como eram duas baterias. Uma para cada par de motor ficaria IMPOSSÍVEL uma bateria de 20C. Cheguei a voar com essa bateria, para falar a verdade inaugurei as baterias nesse avião. Resultado voo não durou 3 min, as baterias ferveram literalmente e estufaram. Conclusão joguei fora. Já com as baterias de 45 C as baterias ficaram frias e o voo durou quase 8 min e com boa margem de segurança. Lembro que o máximo do motor era 18 amp. Voando perto de 70% esse valor é menor.
Entenda porque – é a resitência interna da bateria. Vou dar uma exemplo uma bateria de 3s de 20C x 40C instalada no mesmo setup e usando o WATTIMETRO percebe que a bateria de maior C tem uma menor queda dos volts. Só para se ter uma idéia a bateria de 20C chega a cair quase 1 volt dependendo da demanda.
Em outra situação, quando a bateria não esta conectada e esta com 11,0 volts e impõe uma alta demanda os volts caem para < de 10 volts. Ai o que acontece… o ESC corta a força para o motor, mesmo ela ainda tendo bastante energia. Já na mesma situação mas com uma bateria de 40C a queda da voltagem ocorreria com menor intensidade, conseguindo utilizar melhor a capacidade da bateria.