Alexandre Batista L. Nascimento

Forum Replies Created

Visualizando 4 respostas - 166 até 169 (de um total de 169)
  • Replies
  • Talvez somente na vida após a vida ele poderá localizar.
    Parabéns a ambas as partes e fiquei mais confiante em comprar na RCTech.
    Bom comentário. O que achas do skywalker? Qual o motivo de escolher esse aeromodelo que sugeristes? Como posso saber mais detalhes sobre a DMD?

    Leandro Chaves disse:

    Ricardo, permita-me algumas considerações:

     

    1. Um GAUI é um quadricoptero de “baixa velocidade” e “zero de planeio”. Por isso voce precisa montar um equipamento muito confiável e a prova de “falhas”. Sendo inexperiente no FPV, seria uma temeridade se lançar em um projeto tão audacioso, de pronto. Eu acredito que para o seu caso, aeronaves de asa fixa que são a sua melhor experiencia, deveriam ser consideradas em primeiro momento; opte pelos modelos convencionais para FPV que, não é por acaso, são desenvolvidas para “voo de longa distância em veolocidade média, elevado planeio e maior docilidade que aumenta muito a possibilidade de recuperação em eventual erro de pilotagem”.

    Sugestões: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15236__HobbyKing_FPV_UAV…

    Um modelo que vai te aumentar muito as chances de sucesso neste seu projeto.

     

    2. Equipamentos. Entenda um pouco melhor que a frequencia esta diretamente ligada à “forma de sua onda” e por isso, afeta, diretamente, no alcance; uma regra no radioamadorismo é que “quanto mais elevada a frequencia menor a distância alcançada”. No seu caso, acredito que o 900 Mhz seja a frequencia mais indicada. Não se iluda com equipamentos de 1W, 2W … etc. Quanto maior a potência irradiada, maior é o consumo das baterias e ai entra o problema da “autonomia”. Acredito (tem gente mais experiente para te orientar) que um conjunto de 500 mW vai te atender na distância pretendida. E agora voce precisa pensar não só no equipamento embarcado (dentro da aeronave) mas, também, em uma “estação de solo” que precisa ser muito eficiente para receber os sinais e manter a conexão com os dados sempre disponíveis na sua tela / óculos ! Acredito que um sistema de 2 antenas montados em um suporte “pan / tilt) vai aumentar muito a chance de manter a conexão “estação solo com a aeronave” bastante seguras. O conjunto pode ser montado com “uma Antena ominidirecional + uma antena patch”. 

    outro fator importante é decidir por um sistema “OSD” de menor complexidade na montagem e configuração; de tudo que já vi e fui informado, neste particular, o “OSD Cyclops” é o que melhor vai te atender de imediato. No meu caso estou montando um sistema com o Cyclops e, mais tarde, com mais maturidade, vou migrar integralmente para os equipamentos da DMD especialista em “LRS = long range system” (hoje eles já possuem equipamentos para até 170 km)

     

    3. Se o seu objetivo é “atingir 5 km” voce deve pensar em uma “viagem de 10 km”. Considerando:

    a) a velocidade média de um aeromodelo de FPV ser de 50 km/h

    b) que quando voce atingir o seu objetivo (o terreno) vai sobrevoar pelo menos por 5 minutos para realizar as gravações

    A sua viagem vai durar:  6 minutos para os primeiros 5 kms (perna de ida) + 5 minutos de sobrevoo e gravação + 6 minutos para o retorno de 5 km (perna de volta), o seu tempo estimado de vôo é de 16 minutos; acresça ai, uns 10% para corrigir rota, manter a aeronave estável com mais ou menos velocidade, a sua viagem tem um tempo estimado de aproximadamente: 20 minutos com folga ! É ai que voce deve começar a pensar no motor que voce tem instalado, o transmissor, o peso da aeronave, etc. Tudo influencia da ida / volta segura. 

     

    4. Considere, ainda, principalmente, “de onde voce vai decolar” (decolagem); a “rota” (trajeto de ida, sobrevoo e volta) e, como voce vai voltar (sua rota de retorno e pouso); a altitude do voo; se existem obstáculos na rota; se existem aeródromos próximos, etc. Por que tudo isso ? Voce vai “colocar um objeto no ar” que pode “colidir com uma aeronave” e provocar um acidente.

     

    5. Sem experiência em FPV, por mais que voce seja um excelente piloto de aeromodelo, as condições do voo são absolutamente diferentes, mais complexas e a quantidade de variáveis incidentes durante o voo, podem revelar surpresas, para não dizer de uma “forte possibilidade de perder a sua aeronave e todo o equipamento embarcado” !

     

    Bom, como voce pode observar, o seu projeto não é simples e inspira maior estudo, planejamento, conecimento técnico e, neste momento, uma “assessoria de quem tem experiencia” para voce comprar os equipamentos certos; aprender voar em FPV e, principalmente, fazer isso com segurança para voce e para os outros. Lembre-se, o “espaço aéreo é livre e por isso voce nunca esta sozinho nele”, razão da existencia de tantos “regulamentos de tráfego aéreo”. 

     

    Desculpe desmotivar o seu projeto, mas faço isso com o objetivo de “aumentar a sua crítica para uma análise de risco” melhor sobre seus objetivos. Que eles podem ser alcançados ? Claro ! Não tenho dúvidas … assista na internet que existem videos documentados de voos de longa distância; na faixa dos 20 km, existem centenas de videos. Já assisti um de 98 km, realizado pela empresa fabricante de um equipamento para este objetivo ! Mas lembre-se, todos os envolvidos tinham muita experiência em FPV. Monte o seu equipamento, treine bastante e coloque uma pessoa experiente do seu lado e “REALIZA O SEU OBJETIVO” ! Voce vai conseguir, se fizer tudo do jeito certo, na hora certa, com o equipamento certo e a experiência necessária. 

     

    Um forte abraço … 

     

     

     

    Fantástico. Vamos esperar. Pelo que tenho percebido no FPV Brasil, existem membros que poderão contribuir e muito. Quanto ao FRED, melhoras da ressaca.
Visualizando 4 respostas - 166 até 169 (de um total de 169)