Andre Santos Rangel

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  • Acabei de voltar de mais um teste e o Phantom continua fazendo círculos.

    Marcelo, talvez o que vc mencionou a acima: Se você se deslocar ao sul, mesmo que o GPS esteja apontando para o norte, ele vai dizer que está indo pro sul.” explique o fato do comando Course Lock – (IOC) não estar funcionando corretamente. Percebi que em vários momentos quando colocava o comando para os lados ele ia para frente/trás  e vice versa.

    Vou retornar o GPS para a posição original, porém continuo sem saber o que fazer para resolver o problema do Phantom ficar em círculos.

    • in reply to: PHANTOM

    Acabei de descobrir que o problema citado acima era por conta do cabo ligado do GPS que estava com mal contato.

    Phantom ligando e calibrado, agora vou para campo fazer um teste e verificar se a alteração da placa de GPS em 25º para a esquerda funcionou ou não.

    Assim que voltar informo.

    • in reply to: PHANTOM

    Depois de conseguir colocar o Phantom para funcionar após a atualização do firmware 4.02, levei para o campo a fim de testa-lo, e logo pude perceber que ele estava com aquela característica de ficar fazendo círculos aumentando a cada volta (problema mencionado pelo pessoal da MegaCopter) não ficando parado na mesma posição.

    http://www.youtube.com/watch?v=hrDdJKCzCBY

    Ao chegar em casa resolvi alterar a posição da placa de CGP em 25° para a esquerda como indicado pelo pessoal da MegaCopter, porém com isso seria necessário reconfigurar o Phantom.

    Porém algumas coisas aconteceram:

    1 – Ele fica piscando a sequência: 1 VERMELHA + 1 VERDE + 1 AMARELA que segundo a tabela do manual quer dizer que existe uma falha no IMU (IMU abnormal data). O equipamento não liga, motores completamente parados.;

    2 – Toda vez que ligo o cabo USB aparece a MSG informando que é necessário calibrar no modo avançado. O programa roda, roda e parece não finalizar, não aparece a bolinha verde com sinal de ok;

    3  – A opção para ativar o IOC fica fechada não me deixando acionar;

    4 – Quando vou na opção BASIC/RC eu consigo calibrar o TX, porém na opção “Control Mode Switch” as 3 opções da chave aparece ATTI, mesmo quando coloco a chave no modo GPS ele não entra.

    5 – Acho que não aparece a opção GPS no “Control Mode Switch” pois quanto dou o comando no TX para executar o COMPASS ele não entra no modo de calibração do GPS (Luz amarela acesa direto), ele fica sempre piscando 1 VERMELHA + 1 VERDE + 1 AMARELA informando o erro no IMU;

    Com isso na opção TOOLS ele mostra o COMPASS zerado, pois não foi executado ainda.

    Hoje a tarde vou continuar na tentativa de fazer o Phantom funcionar com essa alteração da placa de GPS antes de voltar com a placa para a posição original.

    A tarde informo se consegui ou não.

    Abraço a todos.

    • in reply to: PHANTOM

    Boa noite galera.

    Gostaria de informar a todos que tentaram me ajudar a resolver o meu primeiro problema com a minha nova aquisição, que eu finalmente consegui ressuscitar o Phantom.

    Antes de partir para tentar efetuar o down-grade do firmware 4.02 eu resolvi fazer novamente o upgrade agora tentando não errar nenhum passo do vídeo (isso estava difícil pois era um alemão com um sotaque bem carregado, risos).

    Na verdade eu não acabei descobrindo se eu errei algum passou ou o que realmente aconteceu, mais depois de todas as etapas e algum tempo os motores voltaram a funcionar.

    Já calibrei o GPS, tudo certo, porém quando fui fazer um teste lá em baixo do meu prédio onde nem cheguei a decolar, apenas acelerei e quando ele estava na iminência de decolar segurei-o. Porém percebi que ele iria decolar de lado, as hélices de um dos lados o forçavam para o outro. O que parece é que ele esta desequilibrado.

    Alguém poderia me ajudar com esse novo problema?

    OBS: Muito obrigado a todos que responderam minhas perguntas aqui e se não conseguiram me ajudar pelo menos se mostraram receptivas e solicitas com esse novato no mundo dos Drones. Muito obrigado a todos.

    • in reply to: PHANTOM

    É, realmente estou perdido.

    Eu vi a pag 13 e estou tentando fazer isso para iniciar o equipamento, mais como te falei, ele não da nenhum sinal, os motores não partem.

    O fato do GPS não estar entrando realmente não quer dizer nada, mesmo pq o tempo aqui está muito fechado e chovendo.

    Agora estou procurando na net alguma coisa sobre como reverter a atualização do firmware.

    Se é que isso é possível.

    • in reply to: PHANTOM

    Ontem acabei chegando um pouco tarde ontem resolvi deixar para continuar a luta com o Phantom hoje.

    Seguindo a dica do ANGELO OLIVEIRA acabei de abrir o Phantom e conferi todos os conectores internos, aparentemente estava tudo ok.

    Fechei o equipamento e fiz novo teste para tentar ligar, e nada, continua do mesmo jeito: Piscando 1 VERDE e 3 VERMELHA.

    Porém percebi que ao executar o comando no TX para ligar (colocando os 2 manetes para baixo voltado para o centro) percebi que ele pisca várias vezes no VERDE e depois passa a piscar com 2 VERDES E 3 VERMELHAS (sempre com as manetes voltadas para baixo), quando solto as manetes ele volta para o padrão anterior de 1 VERDE e 3 VERMELHA.

    Realmente não estou conseguindo ver o que pode ser.

    Antes de fechar o Phantom, lembrei do vídeo que o pessoal da MEGA COPTER postou no youtube falando sobre um problema de posicionamento da antena de GPS a ser utilizado aqui no Brasil.

    No vídeo eles orientam que é necessário girar a placa de GPS em 25° no sentido ant-horário.

    http://www.youtube.com/watch?v=hrDdJKCzCBY

    Alguém saberia me dizer se isso realmente é necessário ser feito?

    • in reply to: PHANTOM
    Acho que retornar para o firmware não vai ser muito tranquilo, porém não descarto a possibilisade.
    Quando chegar em casa vou abrir e verificar as conexões internas.
    Estou começando a me preocupar.
    • in reply to: PHANTOM

    Sim Angelo, fiz o procedimento de armar como vinha fazendo antes de atualizar o firmware.

    Quanto a olhar o manual Marcelo eu até vou dar uma outra olhada, porém estou fazendo tudo o que estava fazendo até o momento de atualizar o firmware.

    • in reply to: PHANTOM

    Eu estava dentro do meu apartamento tentando liga-lo, coisa que já havia feito anteriormente e funcionou.

    Como falei eu consigo coloca-lo em mode de calibração do GPS, tudo certo.

    Também vi em posts anteriores que 1 luz verde e 3 vermelhas é sinal de que ele não encontrou todos os satélites o que seria uma coisa normal pois o tempo estava fechado e um pouco chuvoso.

    Porém ele nem liga, não deveria ligar? Mesmo não encontrando os satélites eu não conseguiria colocá-lo em modo ATTI e funcionaria normalmente?

    Essa é a questão. minha preocupação é o fato dele não estar ligando.

    • in reply to: PHANTOM

    Boa noite Angelo Oliveira.

    Gostaria de uma ajuda sua com relação ao problema que vc teve.

    Eu estou com o mesmo problema, adquiri um Phantom e fui atualizar para o firmware 4.02 e ele no início nem entrava em modo de calibração do GPS, depois de muitas tentativas de calibração do TX e to Phanton ele se comporta como vc mencionou em uma das suas postagens:

    Não apareceu mensagem de erro. No IMU Calibration, o valor de Mod para a bussola ( 1074) “, no PC, NAZA-M V2 está tudo normal, tanto no modo GPS quanto ATTI.

    Quando ligo no modo GPS ele fica piscando: 1 VERDE e 3 VERMELHO;

    Quando ligo no modo ATTI ele fica piscando: 1 AMARELA e 3 VERMELHO;

    E como vc mencionou ele simplesmente não liga.

    Se puder me falar como vc resolveu o problema eu agradeço.

    Muito obrigado

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