Antonio Lazaro da Silva

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  • Tenho interesse no filtro low pass, qual o preço dele ?

    Para quem quer instalar um OSD Arkbird e está com dificuldade na instalação, ai vai o desenho que fiz enquanto instava o meu. Espero que seja útil.

    Caio, vi seu video e parece que suas ligações estão corretas. Verifique se seu rádio Turnigy 9x não está na opção PCM. O Dragon link só funciona se estiver em PPM. Se seu rádio está em PPM e mesmo assim não está funcionando, seria bom testar o Dragon Link em outro rádio para definir se é seu rádio ou o dragon link que está com problemas.

    Um abraço,

    Lazaro

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    Israel, no reset, os potenciometros podem estar em qualquer posição. O FY31 não comanda o leme quando se ativa o RTL, só o profundor e o aileron. Pra falar a verdade, não gosto do meu Fy31.  Funciona, mas quase sempre fica derivando para um lado e para outro e custa achar o caminho de volta.   Sem contar que o controle que ele tem sobre o motor é tão ruim que é melhor usar o fail safe com 30/40% de aceleração. Outra falha dele é que se voce estiver voando a 1000 metros de altitude e ligar o RTL, ele vai voltar a 1000 metros de altitude e quando ele chegar ao destino, vai estar tão alto que voce não vai conseguir ver o avião. Estive lendo sobre o Arkbird e acabei comprando um para fazer um teste. Segundo o manual, o leme dele tambem é usado quando se ativa o RTL, voce programa a altitude que quer que ele chegue no destino, (ex: 250 metros) controla bem o motor e é capaz de retornar para casa mesmo sem satélites bloqueados. Quando ele chegar, vou fazer os testes e conto pra voces como ele se comportou.

    • in reply to:

    O teste do led vermelho (teste de vibração) pode ser feito dentro de casa, não precisa de satélite. Os potenciômetros do FY31 não podem ficar no centro, tem que ter algum ganho, pelo menos 50%. Para voce ter uma idéia, os potenciômetros do profundor e do leme  do meu FY31 estão  em 100% , o potenciometro do aileron está a 80%.

    Veja, aos 16:00 minutos, no vídeo do link abaixo, a  posição dos potenciômetros do meu FY31 que está funcionando normalmente.

    https://www.youtube.com/watch?v=n_zX502_05s

    Outra coisa, voce fez o reset dos giroscópios ? Aquele que tem que usar um jamper que vem com o FY31.

    • in reply to:

    Israel, voce já observou se o led vermelho do FY31 fica aceso direto quando voce acelera o motor do sw ? Ele indica o nível de vibração do sitema e quando fica aceso direto, é porque o nível de vibração está muito alto ou seu FY31 está com defeito nos giroscópios.Quando está tudo normal o led vermelho fica apagado ou piscando. As chavinhas do FY31 estão na posição para avião de asa fixa ? O potenciômetro de ganho do leme está com mais de 50% ? Se as chavinhas estiverem na posição coreta e o ganho do leme estiver correto, o fato dele não comandar o leme quando o ABM é acionado, já é um indicio de mal funcionamento do FY3.

    Olá Caio, no inicio deste tópico tem um texto que diz o seguinte:

    LED vermelho piscando:  O Dragon link está  ligado  e é funcional, mas o sinal PPM está fraco ou nenhum sinal PPM está sendo recebido do transmissor de RC, você não vai ter o controle de seu avião.  Verifique se o transmissor de RC está definido para o modo PPM e não PCM. Além disso, verifique as conexões do transmissor RC para o Dragon link.

    Sua ligação no Turnigy 9x, embora diferente da minha, (numeração dos pinos invertida) está correta. Os pinos 2 e 4 da placa do 9x são interligados.

    Os pinos 2 e 4 são terra.  Um abraço,

    Lazaro

    • in reply to:

    Israel, o Arkbird é que tem esse recurso de cortar o motor a 30 metros de altitude e de distância que voce citou. Já o FY31, como ele não controla bem o motor, usamos a tomada do ESC direto no canal 3 do receptor e usamos o recurso do fail safe para acelerá-lo quando houver perda do sinal do rádio. Quanto ao RTL, se for ativado na chave do radio, o motor tem que ser controlado pelo piloto. Toda vez que resolvo testar o funcionamento do meu FY31, ligo a chave do RTL e acelero manualmente o motor. Se não fizer isso, ele vai fazer a curva e tentar voltar, mas sem aceleração não vai chegar ao ponto de origem. Somente quando o modelo sai do alcance do rádio é que o fail safe acelera o motor para 30/40% e liga o RTL, mas assim que o modelo entra, novamente, ao alcance do radio, o motor e o RTL são desativados. Nota: se voce ficar sem video, por via das dúvidas, deixe a chave do RTL ligada e acelere para 30/40% para ter certeza que seu avião vai chegar em casa.

    • in reply to:

    Israel, esse problema que está acontecendo com seu SW, pode ocorrer nas seguintes situações:  nível de vibração do motor elevado,  nº de satélites bloqueados menor que 04, interferência do tx de video ou da câmera de vídeo no GPS. Há pouco tempo, tive este mesmo problema. Quando ativava o RTL, o SW entrava em uma curva e ficava rodando no mesmo lugar. Isto aconteceu logo após eu trocar o tx de video da lawmate por um tx de video da Range Video. Foi então que observei que com o lawmate o RTL funcinava bem e com o Range Video acontecia o problema.  Percebi que era interferencia do tx, afastei o GPS para bem longe do Tx e o problema acabou.  Verifique estas possibilidades, pode ser uma delas. A calibragem do neutro, seria bom voce fazer ela em vôo.  Faça o seguinte:  com tudo desligado, coloque a chave nº 04 do FY31 para cima e a seguir ligue tudo. Voe o avião em modo RC, faça a trimagem ainda em RC e depois que o modelo estiver trimado e voando reto e horizontal no modo RC, ative o modo estabilizado por pelo menos 02 segundos. Volte para o modo RC e pouse o modelo. Desligue tudo e volte a chave nº 04 do FY31 para baixo. Para configurar o  fail safe, você  liga  o transmissor e o receptor rc, leva a manete do acelerador para  30/40%  de aceleração e liga a chave do RTL. Pressione o botão vermelho do Dragon link por 4 segundos.  O  LED fica vermelho quando você segura o botão, indicando que o fail safe foi instalado com sucesso. O LED irá retornar ao verde quando você soltar o botão.
    Volte a manete do acelerador para baixo e Desligue a chave RTL. Se você fez tudo direito, seu fail safe está configurado.  (para o motor não acelerar enquanto ativa o fail safe, desligue um fio do motor). Agora faça o teste: ligue o radio e o receptor rc e em seguida desligue só o rádio. O motor deverá acelerar para 30/40% e o RTL deverá ser ativado.

    Já tentou substituir a câmera de video ? Tive um problema semelhante e a troca da câmera resolveu o problema

    Um abraço,

    Lazaro

    Alexandre, eu uso elástico feito de câmaras de ar de automóvel,. Pode ser de fiat, corça, etc, desde que seja aro 13 ou 14. Se lhe interessar, vai até um borracheiro de sua cidade e pede a ele um pedaço de câmara de ar que ainda esteja em bom estado (sem apresentar estrias quando esticada), corte os anéis com 3 ou 4 milímetros de largura, lave com agua e sabão em pó, jogue um pouco de talco depois de seco e seus elásticos estão prontos. A vantagem destes elásticos é que são fáceis de fazer, são muito resistentes e ainda por cima, de graça. Eu uso 03 ou 04 de cada lado e mais 02 cruzados.

    Um abraço

    Lazaro 

    Mário, na versão nova do Dragon Link o teste de alcance, no solo, também pode ser feito usando a opção de Micropower.

    Encontrei  um video que demonstra aos 4 minutos, como ativar a opção Micropower no dragon link, dá uma olhada, quem sabe não resolve o seu problema ?

    http://www.youtube.com/watch?v=nuqZUwjKgno

    Lolata, dá uma olhada neste link: http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/dragon-link-n-o-binda  pode ser que seu caso seja troca de ID. O problema é que se não for, voce vai ficar com os dois receptores parados. Mas fala com o Gilberto Junior que ele manja muito destas coisas e talvez possa lhe ajudar. Eu traduzi um tópico da Dragon labs que é bem interessante voce dar uma lida. http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/tutorial-de-instala-o-e-configura-o-de-um-dragon-link-em-um-r-dio?xg_source=activity  

    Um abraço, Lazaro

    • in reply to:

    Samuel, voce refez o “valor neutro” do FY31AP ? Está me parecendo que este valor não está correto. Se não, veja o que diz o manual:

    1. O FY31AP pode gravar a melhor atitude de estabilização da sua aeronave em sua memória. Ao gravar este “valor neutro”, o FY31AP pode saber a melhor forma de controlar a sua aeronave para uma ótima estabilidade.
    2. Você pode fazer este procedimento com a aeronave no solo ou no ar.
    3. Definir o valor neutro no chão é rápido e fácil e vai reproduzir bons resultados de estabilização. No entanto, a gravação de um valor neutro em vôo “on the fly”, irá resultar em mais presisão do controle de atitude de vôo autônomo.

    Valor de gravação neutra no solo
    Passo 1: Configure seu avião para garantir a orientação, posição e nivelamento correto do FY31AP Verifique se no Modo 3 (auto estabilização) os movimentos do profundor, dos ailerons e do leme estão na direção correta.
    Passo 2: Mova o Switch nr. 4 para a posição ‘ON’.
    Passo 3: Coloque o seu avião sobre uma mesa de modo que o nível esteja perfeito, ou Posicione a aeronave exatamente como você deseja que seja durante o vôo de estabilização automática ( fuselagem e asas perfeitamente níveladas).
    Passo 4: zerar todas as guarnições no seu transmissor. Ligue o FY31AP no modo 1 (Modo manual). Confirmar que não há desvio para as superfícies de aileron, profundor e leme e ajustar suas ligações de servo. Certifique-se que sua aeronave esteja perfeitamente nivelada. 
    Passo 5: Enquanto no passo 4, posição nivelada, ative o Modo de auto estabilização por pelo menos 2 segundos. Desde que Dip Switch nr. 4 esteja ligado (ON), o FY31AP vai registrar o ponto neutro.
    Passo 6: Após 2 segundos, mover o Switch n º 4 para a posição desligado (OFF).
    O procedimento está completo e o sistema está pronto para o voo.
    Nota: quando o Swith Nr. 4 está na posição ON, o FY-31AP vai registrar o ponto neutro cada vez que você mudar de Modo manual para o Modo estabilizado.
     Verificar as superfícies de controle e os LEDs antes de voar, favor reconfirmar o correto controle de direção e de movimento de superfície, tanto em seu rc como no modo de controle manual (Modo 1) como em modo 
    estabilizado (Modo 2). Ligue o SW1 e SW2, observe se o LED azul pisca de forma correta em cada modo.
    Observe o LED vermelho para confirmar se o GPS está bloqueado, se sim, então você pode lançar o seu avião.
     Modo de teste estabilizado (Mode2) e ajuste de sensibilidade. Nesta fase, o seu avião já deve ter superfície de controle automatizada com controle de direção quando no modo Auto estabilizada e o valor neutro já está gravado.
    Agora você precisa afinar o ganho de estabilidade do FY31AP via testes de vôo. Para o primeiro vôo é recomendo que os ganhos não sejam muito altos. Para evitar a oscilação excessiva (hipercorreção de vôo) colocar o ganho de giro no ponto médio.

     Gravação de valor neutro em vôo “On the Fly”
    Após ajustar as superfícies de controle, ajustar o interruptor de 3 posições para uma posição adequada (aconselho ajustar para cerca da metade), então você pode testar o vôo agora. O teste de vôo é para gravar o valor neutro em vôo. Isto pode ajudá-lo a ter mais precisão de controle de atitude de vôo autônomo.
    É melhor realizar este procedimento durante as condições de vento mínimos.
    Passo 1: Configure seu avião e garanta que seu FY31AP tenha uma correta posição, orientação e nível. Verifique se no Modo 2 (Modo de estabilização) o elevador, aileron e leme estão na direção correta.
    Passo 2: Mova o Switch nr. 4 para a posição ‘ON’.
    Etapa 3: zerar todas as guarnições no seu transmissor . Confirme que não há desvio para o Aileron, Elevador e superfícies de leme, ajustando as suas ligações de servo.
    Passo 4: Ligar a aeronave com o FY31AP em modo manual.
    Passo 5: voe seu avião a uma altura segura (ainda em modo manual) e voe em nível e em linha reta.
    Passo 6: Enquanto neste valor neutro, ative Modo 2 (Modo de Estabilização) para pelo menos 2 segundos. Desde que o Switch nr.4 esteja em ON, o FY31AP vai agora gravar o seu valor neutro. Depois de 2 segundos, voltar para o Modo manual ou manter no Modo de Estabilização e pouse sua aeronave.
    (Nota: Não ligue a chave do Modo 1 (Modo desativado) para o Modo 2 (modo estabilizada ), 
    porque quando o interruptor nr. 4 está na posição ON, o FY-31AP grava o ponto neutro cada vez que você muda do Modo 1 para o Modo 2).
    Passo 7: Após o pouso, mova o interruptor n º 4 para a posição OFF.
    O procedimento está concluído.

    NOTA IMPORTANTE: Enquanto não houver mudanças importantes em sua aeronave (por exemplo: mudança de centro de gravidade ” CG”) o seu valor neutro não vai mudar. Se houver grandes mudanças no seu avião, ou o seu CG mudar, é melhor você repetir o procedimento de gravação do ponto neutro.

    Espero que seja esse o seu problema.

    Um abraço,

    Lazaro

    Raphael. o pessoal do Sedex se atrapalhou e as antenas ficaram passeando pelo Rio de Janeiro até chegar as minhas mãos ontem a tarde. Mas chegou e está tudo certo. Um abraço e bons vôos por ai.

    Lazaro

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