Antonio Lazaro da Silva

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  • Olá Maurício, eu também uso a de 3 elementos no tx, nunca fiz este teste. Mas valeu, vou testar para ver se melhora mesmo. Um abraço,

    Lazaro

    Maurício, o Lulapilot confirmou se vai ficar com o Dragon link ? É que tenho uma certa urgencia em comprar um DL e como sou o próximo da fila, estou aguardando a sua decisão. Poderia me dar uma posição ? Um abraço,

    Lazaro

    • in reply to: Encerrado

    Luiz, me interessa o Dragon link, mas porque ele está sem o case ? Voce não tem o Case dele para recolocar ?

    Maurício, se ainda não vendeu o DL estou na fila.

    Olá Bruno, obrigado pelo comentário, mas só fiz um par destas antenas para meu uso.

    Um abraço,

    Lazaro

    Leandro, obrigado pelo comentário.

    Leandro Santos disse:

    muito boa essa lição….

    atenção a todo momento. Parabéns pela edição do video no intuito de nos alertar e por ter recuperado seu SW ileso.

    É isso ai Dalton, ainda bem que deu tudo certo.

    Dalton Caldeira Rocha disse:

    Muito bom esse video.
    Deveria chamar o que fazer quando a bateria acabar ( pane seca).
    Parabéns pelo sucesso no pouso de emergência .

    Israel, ainda bem que conseguiu recuperar seu SW quase inteiro. Este planador é um trator voador. O meu, como voce deve ter visto, quase atingiu uma rede elétrica também. Foi pura sorte, passei por baixo dos fios sem vê-los.

    Juverto, manter a calma nas horas de sufoco é muito importante, mas manter um registro do vôo (video) ajuda muito na hora de procurar o modelo.

    Um abraço,

    Lazaro

    Alexandre, meu OSD é um Tiny II, da Skylark, sem opção de coordenadas. Por estar com pouca altitude e com vento de frente, um SW de 1900, também não chegaria até a pista. Para registrar meus vôos, uso um gravador PV700 da BevRc. Ele tem uma tela de 2,5″ e voce pode ver o vôo direto nele.

    Saratiel, sua sugestão de esperar a bateria se recuperar um pouco e depois usar amperagem baixa foi usada, mas não funcionou, a bateria estava quase a zero. Dos 5000mAh coube 4600 mA na recarga. Outra coisa, quando o motor parou, o SW estava a 1600 metros da pista a 295 metros de altitude e com vento de frente. Se reparar no velocímetro, a velocidade era de 10 km/h. Dos erros mencionados no meu texto faltou mais um, voar a favor do vento. Geralmente decolo e vôo contra o vento para ter mais penetração na volta, mas como acreditava que estava com bateria para voar uns 30 minutos, relaxei e deu no que deu.

    Guilherme, a coisa é feia, só quem já passou por isso é que tem idéia do sufoco. 

    Um abraço aos amigos e obrigado pelos comentários

    Lazaro

    Marcelo, o trem de pouso do meu SW tem 30cm de largura e 10 cm de altura, sem as rodas. As rodas são de 2 1/2″ e as decolagens são muito estáveis. Rodas muito pequenas são mais propensas a agarrar em alguma coisa e pilonar o avião. Ele foi feito a partir de um trem de pouso de um  Avistar que foi recortado para o tamanho acima citado. O material é duralumínio e por isso não precisa de reforço. Não esquecer de colar uma placa de compensado de 3 mm na barriga do SW para apoiar o trem de pouso.

    Marco, sempre usei trem de pouso no meu SW e não abro mão dele. Só que meu trem de pouso não é fixo na fuselagem,  é com elástico. Não é dos mais bonitos mas é muito prático. Ele é feito a partir de um trem de pouso do AviStar, que foi recortado para não ficar muito grande. Se voce for voar em local que não tenha uma pista, é só soltar os elásticos, retirar o trem de pouso e lançar o modelo da mão. Outra situação que exige um trem de pouso é quando, se usa duas bateria de 5000mAh,( caso de long range) e o bicho fica pesado demais para ser lançado da mão. Meu sistema de trem de pouso é rígido o suficiente para um pouso brusco, mas se travar em alguma coisa no solo ele gira e não danifica a barriga do modelo. Coloquei também na barriga do SW, uns patins de compensado com um arame de aço para o caso de pouso em pista de chão ou asfalto, sem o trem de pouso. Eles vão ajudar a proteger a barriga do SW. Meu modelo tem um ano e meio de uso e quase não tem marcas na barriga. Estou postando algumas fotografias  para os interessados em copiá-lo. As duas últimas fotografias é da minha mochila com a direcional.

    Um abraço a todos,

    Lazaro

    Fábio, o radio só consome o que precisa para funcionar bem, o que sofre com uma voltagem maior é o regulador que tem que estabilizar a tensão de entrada para 5 volts. Dai o que passa de 7 volts é dissipado em forma de calor e em consequencia pode queimar o regulador por causa do aquecimento anormal. Com a inclusão dos diodos, voce derruba a tensão que vai para o regulador, engana o circuito de alarme do rádio e ainda protege sua bateria de baixa tensão.

    Abraço

    Capanema, para voce usar uma lipo 3S no Turnigy 9x ou qualquer outro rádio, é só inserir um ou dois diodos 1N4007 no terminal positivo da bateria. Voce só precisa saber fazer uma solda. O funcionamento é simples, cada diodo inserido no circuito reduz a voltagem em 0,6 volts e ainda evita que voce use sua lipo até danificá-la. Como o 9x tem um alarme que apita quando a tensão chega em 9 volts, quando o alarme disparar sua lipo já pode estar comprometida. Com a inserção do diodo, além de não sobrecarregar o regulador do rádio, voce engana o circuito do alarme. Quando ele disparar, sua bateria estará com 9 volts + 0,6 volts.

    Nota: 1 – a tensão sai pelo lado do diodo que tem um anel.

             2 – com a inserção do diodo não dá para recarregar a bateria pelo conector de alimentação do rádio,

                  terá que usar o outro terminal (conector) que vem na bateria.    

             3 – não é preciso usar mais de dois diodos.

    Um abraço,

    Lazaro

    Daniel, estou interessado no conjunto Tx/Rx de video. Se possível me adiciona como amigo para coversarmos. Um abraço, Lazaro

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