Bruno Avila

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  • Bruno Avila
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    Ih, agora lascou, já enviaram o kit.

    Eu estava lendo que nesse caso, pra evitar harmonicos, preciso comprar um filtro para a antena, será q isso já não evitaria esse problema?

    Gilberto Junior disse:

    Se vai manter o rádio Turnigy, sem módulo UHF, deve mudar para os kits de 900 ou 5.8Ghz.

    Como deve ter lido, FPV não é uma receita de bolo. Cada caso é um caso.

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    Bruno Avila
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    Na realidade esse flat cable é ligado na placa de gravação, onde tem a entrada pra cartão e o microfone. Dessa placa sai um conector e um fio comum a todos os outros que se liga a um transmissor que fica no meio do aero.

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    Bruno Avila
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    Obrigado Marcelo, vc não sabe como suas informações estào sendo uteis!

    O spyhawk tem um TX de 5.8Ghz, é esse aqui: http://www.abc-rc.pl/p/179/3762/-fpv-h301f-16-transmiter-video-5-8g-do-hawk-spy-modul-transmisji-obrazu-5-8ghz-transmitery-sygnalu-av-fpv-i-akcesoria.html

    Acredito então que comprando a camera, bastaria ligar no Tx e ele iria transmitir pro LCD do radio.

    Quanto ao FatShark, pensei nele pois me parece uma solução pronta. Mas vou pesquisar mais.

    Agora mais uma dúvida de iniciante: para futricar dentro do spyhawk, preciso abrí-lo. Há alguma técnica para abrir sem agredir o isopor? OU é só tacar o estilete nas junções, cortando a cola?

    E para fechar, utiliza-se cola de isopor? Ou cola quente?

    Valeu!!!

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    Bruno Avila
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    Marcelo Gomes disse:

    Oi Bruno,

    1- a lipo deve ser um 2S (2 células), vc não deve baixar de 3v, na verdade. Senão morre mesmo… dai tem que partir para algum RTA (recursos técnicos alternativos) para tentar trazer a vida a bat. Monitore com um buzzer quando em voo, e um medidor de lipo em terra (by HK Brasil, custa cerca de R$ 10). Ou na bancada use o multímetro.

    2- Imagino que qualquer camera CCD ou CMOS, mande o sinal igualzinho essa camera deles. Ela manda para um TX que fica no aero, certo? Agora se for um Cam com TX integrado, ai vc precisa saber frequencia/canal que o controle recebe em terra etc… não sei se encontrará fácil essas specs no manuel dele ou na net. Lamento não poder ajudar.

    3- mais ou menos como a resposta da questão 2, mas tem que ver se vale a pena usar esse rádio em outro aeros. Eu não arriscaria!

    4- compre o bixler kit, compre o resto da eletrônica avulsa, monte e aprenderá muito!

    Quanto ao rádio, se tem grana para gastar num rádio melhor que um Turnigy 9x, por exemplo, manda ver. Pois servirá para (praticamente) tudo que voa. No mínimo, um de 9ch, lembre-se.

    5- o que vai no avião é a Cam o VideoTX, o resto fica no solo, claro… Então, pode sim usar no Bixler.

    Eu tb não compraria o kit fatshark completo. Compraria bons tx/rx de video (como os lawmate 1.2GHz, 1W) e no Vrx ligaria o fatshark, em substituição a screen.

    O meu sistema FPV será assim, quando for investir num óculos.

    Boa sorte!

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    Bruno Avila
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    Valeu Ricardo e Diego!

    Pergunto sobre a a bateria pois dura de 8 a 10 min, me parece pouco por isso pergunto se posso colocar uma maior. A bateria q vem com ele é de 7.4v, 450mAH, 15C.

    Aqui algumas dúvidas:

    1. A bateria quando acaba, não revive mais com o carregador. Pelo que vi, quando ele baixa pra menos de 3.4v, ela “desarma” e não tem mais como ressucitar com o carregador que tenho. Isso é normal? Como saber que a bateria está chegando aos 3.4v se o motor para de funcionar de vez?

    2. Parece que a camera foi pro beleleu. Vi no site do fabricante e eles estão sem camera e a placa de gravação pra vender. É possível uma outra solução de camera? Se a resposta for sim, como fazer pra a camera funcionar com o controle do spyhawk, que vem com tela LCD e transmissão 5.8Ghz?

    3. O radio dele é 2.4ghz mas não tem conector USB. Gostaria de um radio onde pudesse testar no simulador. Se eu

    comprar um outro rádio, um futaba da vida de 2.4ghz, o avião vai reconhece-lo? Ou posso utilizar esse controle do Spyhawk em outros aviões?

    4. Se eu comprar um avião desses da Hobby King todo montado, ja vem com radio 2.4ghz, eu posso incluir uma camera nele? E esse controle poderei usar tb no spyhawk? http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16542__Bixler_v1_1_EPO_1…

    5. E é possível eu pendurar um trambolho desses no avião da Hobbyking e assim utilizar essa solução do FatShark? http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20672__Fat_Shark_Predato…

    Perdão pelas dúvidas de iniciante e obrigado pela ajuda! 😉

    • in reply to: SpyHawk
    Bruno Avila
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    Dig lá Ricardo, sim, claro, concordo com vc. Longe de me achar ****, tava brincando contigo.  😉 Nesses dias todos futricando em foruns aqui e no e-voo vi que o buraco é mais embaixo. Vi videos de gente perdendo o avião por conta de problemas eletricos, fazendo pouso forçado, etc. Algo que faz parte da brincadeira, mas tem que se estar preparado pra isso. E também montar um Skywalker é um trabalho bem complicadinho, cheio de termos novos que desconheço.

    O que vou fazer é isso mesmo, vou trocar essa placa de gravação que eles vendem do spyhawk, a camera tb parece ter ido pro beleleu, to esperando chegar uma nova bateria e o carregador inteligente e treinar mais nele.

    Agora quanto a estabilizacao, engraçado, na realidade eu só voei bem nele quando desliguei a estabilização. Como o estabilizador tende a deixar ele voando reto, quando cabrava ou picava, nao conseguia fazer isso de maneira suave pois logo ele forçava a estabilização, então ficava uma luta pra pilotá-lo. No início pensei que fosse vento ou que ele fosse díficil de pilotar. Mas não, bastou desligar o estabilizador que consegui pilotar e a coisa ficou mais divertida. ;D

    Quando corrigir esses problemas farei novos voos e tentar gravar um video, postarei aqui.

    Agora uma dúvida, num avião desses, eu posso colocar uma bateria maior ou o peso de uma bateria maior influenciaria no centro de gravidade e por consequencia no seu voo?

    Bruno Avila
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    Valeu Capanema! Obrigado pelo apoio!

    Capanema RJ disse:

    Então colega é teu o mundo do voo e tudo que tem dentro dele, vai fundo e faça bom proveito desta modalidade que é sem dúvida muito interessante….Se precisar estamos por ai….ABS

    Bruno Avila
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    Sim Capanamema, claro, tenho consciencia disso. Tanto que esses voos inaugurais que fiz foram numa fazenda em Maranguape, totalmente longe da civilização, no meio de um milharal seco. Nem no clube de aeromodelismo aqui de Fortaleza eu fui pois não queria atrapalha o pessoal. Penso em ir com um pouco mais de treino. E tenho plena consciência da importância da segurança nesse tipo de vôo, li bastante sobre os seus perigos, inclusive os textos relacionados que encontrei aqui na comunidade. Minha intenção é apenas voar em primeira pessoa tranquilo, sem ninguém por perto e tb não importa a altura, mas a possibilidade de controlar o avião como se estivesse dentro dele. 😉

    Bruno Avila
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    É Diego, isso que gostaria de saber, algo que me coloque nesse universo, no caso a montagem do meu próprio avião com FPV, mas que não seja nada tão top nem nada xing ling, pra que eu possa ir compreendendo aos poucos como funciona cada coisa e que o investimento seja válido.

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    Bruno Avila
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    Valeu Ricardo!

    Olhem só algumas fotos dele da minha última brincadeira.

    Bruno Avila
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    OK galera, obrigado pela ajuda! ;D

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    Com certeza Leonardo, na realidade eu poderia comprar um teco-teco bem mais barato pra testar e ir incrementando o rapaz. Mas trata-se de uma solução pronta também válida e é através dessa solução que tive minha primeira experiência. E é nos erros, acertos e quedas que a gente aprende. 😉

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    Bruno Avila
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    Valeu Marcelo, obrigado! ;D

    • in reply to: SpyHawk
    Bruno Avila
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    Mas pq ele é um bom aeromodelo e não eu sou um bom futuro aeromodelista? ;D Tive duas experiências com o spyhawk. O primeiro foi voando em terceira pessoa e não achei lá grandes coisas, já quando voei olhando para a tela, a coisa mudou completamente, tive total controle como se realmente estivesse dentro dele, decolei, brinquei, fui pra onde queria de olho nas referências visuais, trouxe até mim e pousei, isso numa sequencia de 5 práticas bem sucedidas. E olha que se trata de um avião pequeno, leve, voando em Fortaleza, onde venta tanto que o avião as vezes parava no ar. Parecia uma libélula levando rajadas de vento.

    Agora só testando outros aviões como o Skywalker para saber se consigo pilotá-lo e poder afirmar alguma coisa. E pq não com FPV pois o que me levou a me interessar em aeromodelismo não foi voar em terceira pessoa e sim em primeira.  Lógico e evidente que obrigatoriamente irei treinar em terceira pessoa, é o que fiz com o spyhawk mas nada impede de tb testar tb em FPV, pq não? 😉

    Já o spyhawk realmente é muito caro pelo que oferecem, veja um review onde o véinho desce a lenha nele:
    Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=_d09A4YNhU8
    Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=LU_2xZPmRkw
    Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=myx5QU-tWBI

    Bruno Avila
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    Olá Israel, obrigado por compartilhar a lista de equipamentos com a galera. Cliquei para ver o avião e o link está fora do ar. Só me confirma se é esse o avião: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19335__Skywalker_FPV_1680mm_ARF_.html

    Agora perdão pela minha TOTAL ignorância, sou novato no mundo dos aeromodelos e FPV, comprei um spyhawk e como vc pode ver nesse relato eu me arrependi. Agora estou a procurando um novo avião. Porém minha dúvida de novato é, se esse é o avião que vc tem, onde é que vc bota a câmera já que ele é todo fechado?

    E perdão pela ignorância. 😉

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