Cesar (Magneto)

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  • Obrigado Diogo,
    Depois da decolagem me senti mais a vontade.
    Achei que a velocidade está boa para ele, porque foi fácil acompanhar o Paulistinha que esta com motor glow.

    Agora quem tem dedo para FPV é você e não eu… rsrs

    Diogo Martins Rembold disse:

    Muito bom, ja saiu radicalizando hehe, e a pilotagem bem firme, queria ter um dedo assim!, imagens boas apesar de o ar parecer bem turbulento, o avião ta um foguete, nossa!

    Valeu!

    Vinicius Galo disse:

    Parabéns Cesar! Excelente voo!

    Ai esta o filme do primeiro voo.

    Espero que gostem 🙂

    Oi Zé,

    Se você estiver sobrevoando o Parque da Cidade não vejo problemas, pois até onde eu sei não há restrições de teto operacional para aeromodelos por lá.

    Agora no Asas do Japi é bem diferente. Pela proximidade do aeroporto e razões de segurança o teto de voo está limitado a 150m de altitude e a caixa de voo, apesar de grande, também está delimitada. Estas normas estão acordadas entre a Torre do Aeroporto e a Diretoria do Clube em documento formalizado a ANAC. Em caso de eventos no clube ai é definido um novo teto operacional para a data do mesmo, sempre com o aval das autoridades competentes.

    Assim se informe antes de iniciar o planejamento do voo. Já te adianto que seguir ou voar próximo a uma aeronave tripulada não é permitido, a menos que seja realizado um planejamento exaustivo e aval das autoridades competentes.

    Abraço,

    ze.mayer0 disse:

    Cesar, neste sábado tive a oportunidade de realizar um vôo de planador em jundiaí, e cheguei a sobrevoar a pista de aeromodelismo com o Puchacz a uns 400m de altitude e velocidade de 80 a 120km/h. por acaso vocês já tiveram algum problema de tráfego aéreo lá? ou alguém já tentou voar em formação com os planadores? se pegar um aero que consiga manter esta velocidade e voar atrás do planador, a imagem deve ficar sensacional. Pretendo perguntar sobre a possibilidade disso na pista e tentar fazer umas imagens com o Kepler assim que o sistema do piloto automático e osd estiver funcionando perfeitamente!

    Impressão geral do DMR

    Pontos Fortes

    – Projeto para voo em primeira pessoa

    – Bom acabamento com uso de carenagens de plástico pintadas, encaixes e materiais utilizados no compartimento de bateria

    – Bem equilibrado no planejamento dos compartimentos e locais dos componentes

    – Poucas peças para montagem e todo o hardware incluído

    – Material de qualidade utilizado

    – Belo grafismo da entelagem

    – Estabilidade e Manobrabilidade

    – Suporte ativo do Fabricante

    – Versatilidade na configuração dos componentes para FPV ou voo em 3ª pessoa (filmagem)

    Pontos a melhorar (sugestões)

    – Deixar o local do servo do flap já definido

    – Preparar o encaixe da GoPro no suporte de madeira para os que optarem por esta câmera na hora da compra

    – Pensar em uma bequilha comandável que seja resistente aos pisos mais acidentados

    – Utilizar rodas mais resistentes, pois elas parecem frágeis e os cubos se separam

    .

    Em linhas gerais quero parabenizar o Diogo pelo excelente projeto que é o DMR – FPV2

    Pronto para o voo.

    Ai esta o danado montado para voo em 3ª pessoa. A inclinação na GoPro é devido a dobradiça do case que acaba impedindo o nivelamento da câmera. Se subir a frente não é possível fazer a montagem porque o eixo de fixação não pode subir. Vejam no tutorial do Diogo. Vou testar em voo e se for o caso farei um recorte no suporte para permitir o encaixe da dobradiça.

    O modelo chamou a atenção no Asas do Japi. Os colegas gostaram do desenho do modelo e o benefício de ter a frente “limpa”.

    Impressões da Montagem

    A montagem foi tranquila, mas o aeromodelista deve ter experiência em montagens anteriores, se desejar instalar a GoPro, Flaps e um motor acima de 28mm.

    Recomendo ao Diogo que nas próximas versões já prepare o suporte de madeira frontal para a instalação da GoPro, mantendo a carenagem fechada, sendo uma opção interessante para quem desejar utilizar esta câmera. O local já cortado para a instalação do servo do flap também seria bem-vindo e uma plaquinha de lite-ply de 50mm x 50mm facilitaria quem optar por motores de 28mm.

    Primeiro Voo

    Hoje o dia esta quente, porém com um pouco de vento de través e isto me deixou um pouco inseguro devido ao fato da bequilha dianteira não ser ativa. Assim coloquei o DMR na pista meio que direcionado para a área de escape para evitar vir para a área de pilotagem caso algo desse errado.

    Acelerei e ele ganhou velocidade e se deslocou um pouco para a esquerda decolando já na área gramada. O motor gerou a energia necessária para permitir uma subida segura e assim logo passei as árvores. Foi necessário uma trimada para a direita nos aileron e um pequena picada para voar perfeitamente e assim a adrenalina foi baixando.

    Logo comecei a reduzir a altitude das passagens, fiz uns dois rolls e até filmei o Paulistinha de um colega que estava voando ao meu lado. Testei os flaps no ar e a mixagem com o profundor funcionou bem evitando a tendência de subida. Contudo na primeira tentativa de pouso com os flaps o DMR não descia e decidi retomar o procedimento sem os mesmos. O pouso foi relativamente tranquilo. Digo isso porque sem leme e beguilha comandável com vento de través não é nada simples. Assim o pouso terminou na grama e de pernas para o ar.

    No voo utilizei rate de 50% para o aileron e 40% para o profundor. A impressão foi muito positiva porque o modelo é bem estável e atendeu sem problemas aos comandos dados. A velocidade de stol dele é baixa e se utilizar os flaps então pode voar tranquilo com pouco motor.

    Gravei o voo e assim que editar coloco aqui para vocês.

    Detalhes do conjunto e do servo do flap. Talvez este seja o maior desafio da montagem, pois o servo do flap não tem o local demarcado para montagem. Para definir o mesmo usei o comando enviado no conjunto e ajustei o encaixe no braço do servo conforme a posição mostrada. Vejam que o servo não esta no centro da asa e sim o braço/link. Asim garantimos que o curso dos links seja o mesmo para cada flap. Reparem que coloquei um “V” para ajuste fino em um dos flaps, pois não é possível fazer ajuste fino de cada flap no rádio.

    Detalhe de outra vista. Repare que os fios da bateria saem por cima do link. Desta forma facilita na hora do acoplamento da asa na fuselagem sem comprometer o movimento dos flaps.

    Detalhe da montagem dos ailerons. Reparei na passagem dos fios no recorte da balsa. Para isso é necessário passar o fio desde o local dos servos até o recorte que não existe. Faça isso com uma pequena chave de fenda.

    Neste caso mantive o “V” para ajuste fino porque deixei os dois ailerons em um só canal o que não permite ajuste fino no rádio. Se optar por utilizar 2 canais eles são desnecessários. Apesar de ter montado e testado com um RX de 9 canais, pretendo trocar por um de 7 em breve.

    Montagem concluída.

    Esta semana consegui finalizar a montagem incluindo a GoPro.

    A primeira mudança foi em relação ao motor. Decidi utilizar o motor anterior no Easy Cub devido ao melhor conjunto e desta forma peguei o “estoque” um Axi 2808. Reparem que foi necessário utilizar uma placa de lIte ply para poder acomodar o suporte do motor de 28mm, uma vez que o pod original é para motores de 22mm.

    Para fixar perfeitamente a asa na fuselagem, foi necessário cortar um pouco do “batente” traseiro para permitir o encaixe do lite-ply.

    Parte central da asa com servo do profundor e passagem do fio do motor por dentro do Pod. Optei por esta solução para facilitar a passagem dos fios sem ter de cortar a fuselagem e  sem atrapalhar na hora de passar o elástico para fixar a asa.

    Detalhe da montagem do servo do profundor. Retirei o “V” de ajuste do comando porque com o uso do sub-trim este recurso mecânico não é necessário.

    Depois de testar a disposição dos componentes e pensar nas muitas extensões que teria de usar se deixasse o RX na fuselagem, optei por montar todo o conjunto eletrônico na asa central. Inspirado nas Zagis montei tudo nesta área e desta forma apenas o fio da bateria (que foi aumentado) precisa ser colocado na fuselagem até o compartimento da bateria (frente).

    Em relação a extensões utilizei apenas um “Y” para os ailerons. Todos os demais servos e o ESC vão direto no RX. O acabamento fica perfeito com todos os itens dentro da área da fuselagem. A fita crepe foi provisória para segurar as antenas do RX.

    Para o OSD e outras tralhas talvez tenha apenas de colocar a extensão do canal auxilar para mudar as telas e ajustes entre o RX e OSD.

    Hehehe meu amigo…
    Estou um caco hoje, mas amanhã coloco sem falta e quem sabe vem o video de brinde 🙂

    Abraço,

    Vinicius Galo disse:

    Cesar (Magneto) disse:

    Finalizando…
    Hoje fiz a adaptação da GoPro e já completei a montagem. Se o tempo ajudar amanhã teremos o vôo de estréia e fotos.

    Diogo, para ajustar o CG, calculei na longarina da asa que dá quase 1/3 do comprimento. Posso assumir que esta é a posição ou você tem uma medida a partir do bordo de ataque?

    Na fixação da GoPro está difícil de colocar os elásticos como você colocou no tutorial, pois força o suporte de madeira. Acredito que não terá problemas se os parafusos suportarem bem o conjunto. O que você acha?

    Abraço,
    Cesar

    Poe as fotos aí Cesar

    Finalizando…
    Hoje fiz a adaptação da GoPro e já completei a montagem. Se o tempo ajudar amanhã teremos o vôo de estréia e fotos.

    Diogo, para ajustar o CG, calculei na longarina da asa que dá quase 1/3 do comprimento. Posso assumir que esta é a posição ou você tem uma medida a partir do bordo de ataque?

    Na fixação da GoPro está difícil de colocar os elásticos como você colocou no tutorial, pois força o suporte de madeira. Acredito que não terá problemas se os parafusos suportarem bem o conjunto. O que você acha?

    Abraço,
    Cesar

    Boas notícias…
    Pretendo fazer o primeiro vôo com o meu neste sábado.
    Já esta com os servos e novo motor instalados (Axi 2808)

    Diogo o meu modelo ficou com 870gr (incluindo bateria 3s 2200) e sem nada de FPV ainda. Estou no caminho certo? Qual é o peso máximo recomendado para este modelo?

    Há algum truque para tirar a carenagem da frente para instalar a GoPro?

    Abraço,

    Diogo,
    Realmente assim libera mais espaço. Gostei
    Por acaso você vai disponibilizar o kit de upgrade de bequilha móvel para os modelos já entregues?
    []s

    Diogo Martins Rembold disse:

    Ola Galo, desculpe falha minha , mas não era bem assim, devia ter te passado a foto antes!

    Este é o Vinícius Galo que sempre personaliza seus aeros.
    Confesso que pensei em fazer o mesmo. Parabéns pela idéia.
    []s

    Vinicius Galo disse:

    Meu amigo eu ainda não iniciei a montagem dos servos.
    Utilizei estas semanas para revitalizar alguns Multiplex que estavam parados.
    []s

    Vinicius Galo disse:

    Cesar,

    Vc tem fotos com detalhe da instalação do servo e linkagem dos flaps?

    Diogo,

    Como vc faz para fixar a tampa debaixo do DMR? 

    Muito bom Diogo.
    Excelente tutorial… Nada como o suporte do fabricante 🙂
    []s
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