Eduardo lavratti

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  • Meus pesames Emerson.
    Espero que todos da sua familia consigam se recompor de uma forma tranquila.
    Eu perdi meu irmao quando eu era pequeno e sei como eh a dor pois vi meus pais sofrerem.

    Um abraço bem forte amigo.

    OPa … ficou muito bonita com essa frente.

    Ontem fiz um voo na minha asa usando perfil clarck como voce disse.

    Ela voou muito mais lento mais em compensacao o desempenho caiu bastante. 

    A estabilidade nao mudou muito. Eu ja achava a minha asa bem estavel poi ela tem quase 6kg.

    Memo com vento forte ela ja voava bem calma.

    Video Perfeito Emerson.

    Esse voou foi feito manualmente ? soh com estabilizacao aerodinamica ?

    Se sim … a asa esta muito boa ! meus parabens.

    Emerson, uma duvida basica,

    voce ja fez testes usando um pefil reflex ?

    Eu ja testei usando um perfil naca4415 e sempre precisei dar muito offset no pitch para ela voar horizontal.

    Isso gerava tanto arrasto que a asa parecia andar freada.

    Mesmo ajustando o CG milimetricamente a asa nunca voou legal.

    HUMmmm achei que era algo que existe e deixei passar.

    Eu tenho muita curiosidade de pilotar uma dessas asas para ver oque ela pode fazer.

    Eu nunca pilotei nenhum aparato voador que se auto estabilize sem usar assistencia eletronica.

    Nem meus avioes treinadores se auto estabilizavam.

    HUmmmm oque seria o dropflow ?

    Porque voce acha que tem que aumentar a corda ?

    Essa asa tem 480 de corda raiz.

    Essa asa vou desenvolvida visando facilidade de uso e bom desempenho.

    Eu ja fiz testes usando uma corda de 680 mais ficava muito dificil de transportar.

    Imagina voce tendo que carregar 2 asa de 680 x 1100

    Era um saco para colocar dentro do carro.

    muito armonioso o desenho soh nao me acostumei com o bico grande .

    Como carrego 2kg de bateria e elas ficam na frente a minha fuselagem e bem ao contrario da sua.

    O motor fica bem para traz e o bico e rente ao bordo de ataque.

    Emerson, voce nao se enganou no angulo de sweep ? 60graus em um sweep absurdamente grande. A asa fica mais parecida com uma flexa.

    Eu sempre usei angulos proximos a 20graus.

    Eu usaria angulos maximos de 30graus e isso somente em asas de altissima performance e carga alar bem baixa.

    Entao Emerson, eu tambem ajusto o Cg das minhas asas para que ela voe com o elevador a 0graus.

    Como uso algum reflex eh como eu eu estivesse com algum trim por isso dessa vez quero tirar todo reflex para ver oque acontece.

    MInha asa tem 480 de corda na raiz e uns 280 na ponta senao me engano.

    Como minhas asa sao laminadas o aileron eh feito usando a propria asa e assim mantem o perfil.

    Vou testar o clark y para ver como fica e coloco o resultado aqui.

    As uns 20 anos atraz eu era um cara paciente e tranquilo mais a minha ex profissao me deixou estressado e ancioso por isso nao quero mais ver TI (administrador de rede corporativa) pelo resto da minha vida.

    Entao, eu ja usava diedro nas minhas asa mais era muito pouco perto do que voce usa.

    Nessa asa de teste vou colocar mais alguns graus para ver a diferenca.

    Como minha asa eh grande e com baionetas nao posso eXagerar muito senao o conjunto fica muito fragil e pode quebrar com a pancadas.

    Admiro a sua paciencia em desmontar e montar a asa tantas vezes. Eu nao conseguiria fazer algo assim.

    Quanto ao perfil, eu nao tenho como esperar pois o rapaz que corta soh tem tempo nesse final de semana entao qualquer dica quanto a um perfil vai ajudar. Senao me engano voce disse que nao usa perfil zagi e como voce nao usa washout tambem nao deve MH. Eu ja fiz teste com uma plank usando perfil NACA 4415 (tinha asa cortada com esse perfil) e ficou muito ruim. o arrasto gerado pelo aileron para manter a asa horizontal deixava o voo lento e as vezes desajeitado.

    Depois que fiz esse teste vi que o reflex eh bom em avioes sem empoenagem. Fiquei surpreso quando voce disse que nao usa e consegue ter boa estabilidade.

    Se voce puder sugira algum perfil (sem modificacao) para meu inicio de teste.

    Acho que ate o final do ano vou conseguir montar um cnc de cio quente para cortar minhas asas e ai vai ser possivel fazer mais testes no tempo livre.

    Emerson, gostei muito do ultimo voo. Parece bem estavel.

    A asa que esta encima da cedeira na foto mais acima (com nome lunna) tem um desenho fantastico.

    Preciso de uma sugestao.

    Estou com algum tempo sobrando e vou fazer uma nova asa para testes.

    Dessa vez vou fazer a asa sem washout para ver qual a diferenca no stall em baixa velocidade.

    Vo sugere algum perfil para eu testar ?

    MInha asa oficial usa um perfil zagi12 com cambel modificado na ponta mais ainda tem 2graus de washout.

    Dessa vez estou pensando em usar o MH45 mais vi que eh um perfil rapido e estou querendo uma asa lenta.

    Como voce ja fez varios testes gostaria da sua opiniao.

    Pra dizer a verdade eu nao me importo com voo rapido com tanto que seja eficiente. O grande problema de asas rapidas eh que elas vem quente (em alta velocidade) na hora do pouso e isso eh um problema.

    Imagine uma asa de 6kg pousando em alta velocidade.

    entao, se voce usa camber ou perfil diferente na ponta da asa ele esta atuando como wash out.

    Eu ja fiz testes com esse tipo de coisa e hoje nao uso mais washout como voce mais uso perfil diferenciado na ponta da asa.

    Emerson, voce usa o mesmo perfil em todo comprimento da asa ? ou na ponta usa um perfil com camber diferente ?

    A sua asa vai contra todas as regras de asa voadora. Espero que saia um bom apanhado de novas regras.

    Fico muito curioso par saber como ela nao estola facil sem o uso de washout.

    agora um off-topic.

    Uma coisa que eu corrigiria se a asa fosse minha:

    Nossos avioes nunca foram e nunca serao “NAO TRIPULADOS”.pois nunca vai caber um tripulacao dentro deles jejejej

    Eles sao “REMOTAMENTE PILOTADOS” ou RPAS.

    Bem interessante a questao do bico para ajudar a estabilidade.

    Eu entendi oque voce quis dizer com o pendulo na minha ultima asa.

    Como nunca pesquizer nada sobre as asas delta nao entendo oque voce fale sobre a estabilidade desse formato.

    A unica coisa que entendo eh a relacao largura x comprimento do perfil.

    Oque me deixa intrigado eh que pelo que vi o seu bico nao tem perfil entao isso nao faria diferenca a nao ser na questao do CG.

    Eu tenho muita curiosidade de ver essa asa voando pena que moro muito longe.

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