Eduardo lavratti

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  • HUmmmmm entao a asa tem um putha diedro.

    Estranho voce dizer que nao da para pairar sem diedro numa asa voadora.

    Olhe os videos do pessoal que voa asas em colinas. Tem gente que voa com diedro neutro e gente que voa com o diedro natural do corte.

    Voce ja tentou pairar uma asa sem diedro para ver oque acontece ?

    E a explicação do bico comprido ?

    Wagner, se voce eh doutor em engenharia elétrica voce deve saber como funciona um circuito de fonte chaveada e o principio que tem na volta do diodo supressor (snubber diode, freewheeling diode).

    Oque acontece em um ESC regenerativo é que quando uma das bobinas do motor é desligada ela gera uma corrente e envez de ter um diodo matando essa corrente tem um transistor que direciona essa corrente do volta para a bateria.

    Quando o motor esta funcionando como gerador ele esta mandando toda corrente de volta para bateria.

    Isso tambem faz com que o ESC esquente muito menos.

    Como voce pode ver, parte da energia que seria transformada em calor é transformada em tensão que é enviada de volta a bateria. Isso em termos simples porque na verdade essa energia ja é consumida antes de ir para bateria.

    Pense que o ESC tem uma eficiencia maior.

    Existem detalhes muito especificiso para se fazer um ESC desse tipo. Eu explodi varios capacitores enquanto estava fazendo meu ESC.

    Hoje eu uso 2 ESC especificos que tem no mercado e os transformo para meu uso. Um dos modelos que podem ser usados sao os da série ICE da castle creations.

    Nao uso ESCs baratos porque preciso de confiabilidade nos meus equipamentos. Prefiro pagar 10 vezes mais e saber que estou comprando um ESC que usa transistores com as especificações corretas. Isso garante segurança e repetibilidade.

    Marcelo, nao confunda pegar o RPM do motor por sensor externo com pegar o RPM direto no ESC.

    O firmware faz isso pra mim. Tambem pego os erros de sincronismo de fase do motor e mais algumas coisas uteis.

    Com os parametros corretos da helice eu consigo saber até o empuxo que esta sendo gerado pelo propulsor e tambem se o motor esta em falha.

    Meu Piloto automatico conversa com o ESC atravéz de um barramento i2C ou CAM.

    Esse ESC faz parte do projeto dos meus VANTs entao fica dificil eu passar informações sobre ele pois é uma vantagem técnica do meu equipamento.

    O maximo que posso fazer é vender o ESC para que quer estiver interessado.

    COmo voces podem ver, eu dei os detalhes teóricos de como funcionar o ESC. Se alguem tiver conhecimento é só implementar o firmware.

    Tambem posso dar detalhes do carregador inteligente de bateria ai se alguem tiver conhecimento é só implementar.

    Ao contrario do detalhe da fuselagem comprida da WX-7 eu falei algo util e bem explicito de como um esc regenerativo funciona.

    A anos atraz eu fiz varias modificações em ESC’s comerciais para uso em vants. Tem muito post meu no rcgroups inclusive mostrando como modificar escs.

    Querem saber porque nao falo muito coisa principalmente para Brasileiros ?

    Porque aqui no brasil só tem sugador que rouba as idéias dos outros para ganhar dinheiro.

    O pessoal la de fora pensa completamente diferente dos indios aqui do Brasil.

    Wagner Loebel disse:

       Também achei interessante o lance do ESC regenerativo e gostaria de uma explicação técnica e se possível como implementar, não precisa simplificar pois eu sou doutor em engenheira elétrica, fico contente que finalmente vamos falar de algo que funciona e que pode ser aplicado na prática nesse tópico.

    Abs
    Wagner

    Bem, e a explicação do porque do bico comprido Emerson ?

    Ainda nao vi nenhuma explicação plausivel.

    Isso Mesmo Marcelo. O principio é esse.

    No meu vant a combustao eu uso um motor brushless para alimentar um circuito inteligente distribuição de energia.

    Esse circuito carrega a bateria e quando o regime de rotação é baixo ele fornece energia apartir da bateria.

    Não é simplesmente im diodo como o pessoal dos helicopteros esta acostumado a usar. pois eu uso baterias de lipo.

    Marcelo Gonzalez disse:

    Enerson, o motor brushless funciona exatamente como um dínamo.

    Um exemplo com retificação


    Emerson Ribeiro disse:

    Me desculpem a ignorância técnica, mas sou do tempo do dínamo (única forma remota de reabastecimento de cargas elétricas), nunca imaginei que a tecnologia avançasse tanto assim.

    Desculpem o trocadilho …. mais voces querem que eu responda ou fique enrolando ?

    Como nao gosto de enrolar ai vai.

    Este tipo de ESC nao se compra por ai.

    Se alguem quizer eu posso fazer e vender.

    Meu esc foi feito para as minhas necessidades entao ele tem as seguintes facilidades:

    1- regenerativo

    2- capacidade de reversão

    3- telemetria – posso saber a rotação, erros de sincronismo e se tem algum problema no ESC.

    Este ESC foi desenvolvido para uso em VANTs. Nao existe igual no mundo jejejejejejej

    Outra coisa, nao pensem que para carregar uma bateria usando o esc é só ligar contra o vento e esperar alguns minutos.

    A energia que ele gera e proporcional a velocidade da helice.

    Em um teste que fiz a 2 anos atraz o maximo que consegui foi uma recarga de 1ampere durante um voo de 1hora e a bateria em uso era de 5000mha/4s.

    Como ja disse, nao costumo voar planando entao essa facilidade nao tem uso na finalidade do meu equipamento atual mais para um planador ou equipamento que possa planar com certesa ele ajudara em algo.

    Isso mesmo Marcelo.

    Marcelo Gonzalez disse:

    Infelizmente tenho que matar a minha curiosidade, ESC regenerativos? Você esta querendo dizer que quando eles não estão fornecendo energia para o motor, eles estão carregando as baterias?

    Eduardo lavratti disse:

    cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.

    Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.

    mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.

    O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.

    Emerson, achei que veria um video da WX-7 voando de ré.

    Esse videos de campeonatos indoor com avioes tipo perfil eu ja vi varios.

    Só um detalhe, eles nao revertem o motor mais sim invertem o passo.

    COm certesa isso nunca vai poder ser feito numa asa voadora porque elas nao tem momento de cauda.

    Agora fiquei muito mais curioso para ver a wx-7 fazendo esse tipo de coisa.

    Eu tinha entendido errado oque voce quiz dizer com voar de ré. Agora que sei doque se trata acho mais impossivel ainda mais se voce diz que ela faz eu quero ver.

    Emerson, tem certesa que esse video foi feita a 350m de altura ?

    Estou acostumado a voar a 300m altura e parece muito mais alto que esse video.

    Emerson Ribeiro disse:

    Essa é uma pergunta legal, e muito importante.

    Chegamos à conclusão, depois de buscarmos na literatura, inclusive estrangeira, e constatarmos que isso não existe nos livros, e por isso nos dedicarmos a muitos desgastantes testes, que existe uma relação entre a área e o ângulo dos winglets com as configurações da asa, observe na foto que o winglet está fixado numa peça removível, que mudamos incontáveis vezes em ângulos diferentes, postarei resultados mais à frente.

    Os testes com os winglets em ângulo zero revelaram que ela não consegue ficar totalmente estabilizada, mas rebola, ainda que do solo você não perceba, por isso fica impossível assistir vídeos postados com zagis paradinhas como as do vídeo abaixo e ainda com lentes da câmera em zoom (em zoom é a melhor forma de provar resultados). Mas esse resultado consumiu muito tempo e trabalho. Veja o vídeo (já postado no outro fórum).

     


    haham …. trocas rapidas de bateria é ? hummmm

    Tenho isso desde minha penultima asa e inclusive tenho uma outra coisa que ninguem mais no mundo tem. Pelo menos nao que eu saiba.

    MInhas baterias tem um sistema de conector rapido e uma memoria na bateria para guardar logs e dados da mesma.

    Meu carregador é inteligente e quando eu conecto a bateria nela ela é reconhecida e inicia a carga.

    Ja tive 2 acidentes graves com baterias de lipo. Um dele resultou na queima total de uma camionete e uma casa.

    Depois disso desenvolvi um sistema de carga segura.

    Uma pergunta,

    sua asa esta com diedro ou esta neutra ?

    Lembre que dependendo do jeito que voce alinhou o isopor na hora de colar as semiasas ele pode ficar com um diedro natural do corte.

    Ela tem washout ?

    Estou perguntando isso porque meu proximo teste sera uma asa sem washout e depois sem diedro.

    A primeira asa que fiz a 3 anos foi montada com diedro negativo (era na montagem da asa) e isso fazia ela estolar de ponta de asa mesmo onde outra asa nao estolaria.

    Mais tem rebolado nesse video ? eu chamo o efeito do rebolado no YAW de “pendulo”

    Sei bem oque é isso pois tive esse problema em uma das minhas asas.

    Agora uma coisa o pessoal esta certo Emerson, voce fala … fala … fala e nao diz nada.

    Eu ja perguntei varias vezes sobre o bico comprido e sobre o Cg da asa e ate agora nao veio nada palpavel.

    Nem uma explicação basica sobre isso eu ouvi.

    Nem precisa me dizer onde esta o CG só precisa explicar a teoria por traz para eu ter certesa de que nao é meramente estético como eu achei quando vi o desenho da asa.

    Eu ja formei uma teoria minha sobre o bico comprido mais quero ouvir a sua.

    cuidado com as respostas colocando nomes de usuarios. Eu sou eduardo e nao sei se a ante penultima resposta foi pra mim ou para o Namura.

    Bem, acho que oque o Emerson quer dizer com dar ré é quando a asa esta voando contra o vendo e o aviao, ou asa, estao literalmente andando para traz porque estao com airspeed suficiente para manter a sustentação mais sem groundspeed para andarem para frente.

    mais uma coisa, achei a eXplicação de fazer o motor girar ao contrario muito tosca pois nao da para inverter os fios do motor em pleno voo.

    O correto é usar um ESC com inversão. ESC para carrinho faz isso mais nao é o ideal. Eu tenho ESC que giram ao contrario e sao regenerativos.

    opa … vou encomodar no outro topico.

    la vou eu denovo….

    porque os winglets estao com um angulo negativo ?

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