Eduardo lavratti

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  • Emerson, por que o pod vai aumentar o planeio ?

    Como eu disse antes, tem muito pouco dado concreto no tópico para se tirar alguma conclusão.

    Aqui nao fala as velocidades do vento, velocidade de solo, peso da asa, medidas da asa, perfil usado e por ai vai.

    Tambem procurei informações sobre os outros avioes da seria WARP e nao achei muito coisa.

    Nas primeiras fotos da asa o POD nao tinha perfil, alias, era todo quadradao.

    Nesse caso o pode nao interfere no calculo teorico do CG.

    Considere o POD como a fuselagem de um aviao.

    Nao esqueça que dos 135cm tem que tirar o espaço da fuselagem para o calculo entao essa asa tem menos area alar doque parece a nao ser que os 135cm sao só de asa.

    Na ultima foto parece que tem perfil mais nao da para usar o programa de calculo como voce usou.

    Faça o calculo desconsiderando o pod central para voce ver onde o cg vai parar.

    Nesse caso o calculo teorico deve ser feito somente levando em consideração as areas de asa e se o pod central tiver perfil o vai ficar um pouquinho mais para frente mas nao muito.

    Eu ja fiz testes praticos com as minhas asas e o pod central fez o cg andar pra frente 6mm, ou seja, quase despresivel.

    Como eu prefiro deixar a asa com um pouco de peso no bico para ter um bom planeio em caso de falha do motor os 6mm sao desconsideraveis.

    Antes de dormir lembrei de uma coisa que voce falou Emerson.

    Como uma asa voadora vai ter incidencia ? se nao tem fuselagem nem empenagem ?

    Sera que voce quer dizer colocar o pod central num angulo negativo em relação as asas ?

    Ia esquecendo, essa asa aqui voa a velocidade zero.

    Tambem voa em qualquer angulo de ataque e velocidade sem estolar KKssssssss

    http://www.youtube.com/watch?v=2iZoVY2fehM

    Tem algo estranho ai.

    Para voce ter uma ideia, eu tenho uma asa a gasolina (motor 20cc) e o bico dela nao chega nem perto desse seu (devidas as proporcoes da asa).

    O motor 20cc pesa 1kg e a gasolina pesa 1kg quando os tanques estao cheios.

    Posso dizer que o peso do tanque coloca no maximo 100gr a mais na parte trazeira quando cheio.

    No bico eu carrego somente uma bateria de 600gr e isso ja deixa a asa equilibrada mesmo com o bico muito menor que o seu.

    Eu tbem sou muito da pratica mais a minha parte da engenharia me faz tirar algumas conclusões antes de partir para pratica.

    Entao o bico grande é só para poder ir posicionando as coisas dentro dele para acertar o ponto de equilibrio ?

    Isso quer dizer que nao precisa desse bico todo ?

    Só eu vendo.

    Voce tem que cuidar quando diz que o “CG pode mudar”.

    O CG nao muda, voce que ajusta os pesos pra que o equilibrio fique no ponto de CG da asa.

     Foi isso que voce quiz dizer né ?

    É a mesma coisa que o voo a velocidade 0 ( ground speed =0 )

    Eu nao estranho o CG até porque o local dele é FIXO.

    Oque estranho é como voce distribuiu o peso nesse bico para que o CG fique na posição correta.

    Eu ja cortei errado algumas asas e o CG ficou muito para traz ou muito para frente.

    Com isso aprendi no erro mais ou menos onde deve ficar o CG e olhando a sua asa eu nao vejo o CG onde voce falou.

    É por isso que estou curioso.

    Tem coisas que nao ainda fugir dos parametros pois são coisas constantes. O CG é uma delas.

    Se colocar mais peso do bico a asa voa mais nao tem boa performance.

    Se colocar para traz nao voo de jeito nenhum.

    Isso nao tem como mudar.

    HUmmmm muito estranho o CG estar perto o BA usando esse sweep.

    Pra mim ele estaria mais para traz.

    Eu nao tenho nenhum video onboard das minhas asas pois nao uso transmissor de video.

    Só usei video na minha primeira asa grande e lembro que ela era bem estavel na velocidade de cruzeiro mais estolava muito facil pois tinha alguns problemas no corte da asa.

    Só vou entender direito a questao do bico da asa quando tiver as medidas.

    Achei pouca a distancia que a asa percorre mais como voce quer tempo de voo os 40 minutos estao bons pra essa bateria.

    Minha asa mais eficiente percorre +- 110km. Nunca prestei atenção no tempo que leva para fazer isso mais com certesa é perto de 1hora.

    Em geral a distancia percorrida pelas minhas asas é de 70-75km com 15amp de bateria. O peso da asa é de 5.8kg com 2 cameras.

    As vezes eu tiro 1 camera e voo com 20amp de batera.

    Se necessario posso tirar as cameras e colocar ate 25amp de bateria. Nunca voei com 25amp mais sei que consigo por esse peso em bateria e ajustar o CG.

    Em dias com boas térmicas ja vi uma das minhas asas voar 1 hora de 25min.

    Foi em um voo de teste.

    Acho que esse tempo esta bom para fpv certo ?

    sobre o estol em velocidade ZERO, acho que seria mais facil entender especificar que isso quer dizer GROUND SPEED igual a ZERO e com vento ao contrario do sentido do voo.

    Antes que eu esqueça, ESC e motor quente só se forem de péssima qualidade ou mau dimensionados.

    Uma das minhas asas tem 7kg e nem o motor nem o esc esquentam.

    Uso motor hyperion e esc phoenix modificado para funcionar em free-wheel.

    Em dias bons essa asa chega a voar mais de 1 hora.

    Se tirar as cameras e o gimbal ela voa facil mais de uma hora.

    Na verdade eu nao considero tempo uma medida pois meu negocio é distancia e nao tempo.

    Ricardo, é possivel sair do “SPIN of Death” que ocorre com as asas voadoras mais tem que estar muito alto para tentar baixar o bico e ganhar velocidade. Eu só consegui sair uma vez. Eu só tinha esse problema na primeira versao da minha asa e quando começei a calibrar meu piloto automatico. Hoje nao ocorre mais pois acertei  a asa e tambem fiz modificações do piloto automatico para nao ocorrer estol.

    Fiz uns rabiscos aqui e o CG da WX-7 deve estar perto do centro da asa da asa (nao levar em conta a fuselagem) e com isso se colocar algum peso no bico da asa ela vai voar fora do CG.

    Nesse situação ela vai voar bem, sair dos parafusos chatos mais facil e por ai vai mais em compensação vai gastar mais bateria por vai gerar arrasto.

    Eu só consigo pensar em algo magico ou algo que eu desconheça para que a fuselagem comprida tenha alguma função.

    Sobre estabilidade, minha asa grande voa muito facil e docil com ventos de 17m/s (nem sei quanto da isso) e tambem com rajadas.

    Acho estranho uma asa leve como a WX-7 voar bem em vento forte. Faltam muitos dados nesse tópico para poder avaliar algo.

    Tem gente que considera vento forte algo na faixa dos 7-8 m/s.

    Pra mim ventos fortes sao na faixa dos 11m/s e muito fortes na faixa dos 15-18m/s.

    Acima disso nao arrisco voar.

    Mais entao Emerson, olhando a foto posso dizer que o CG dessa asa esta esta esta numa area que nao justifica o bico comprimo.

    Ou voce usa chumbo atraz  e coloca peso no bico ou nao tem porque do bico.

    Teorias nao me dizem nada a respeito de asa porque muito pouco gente sabe realmente como é a dinamica delas.

    Prefiro uma explicação pratica do porque do bico.

    Tem como voce passar as cordas, envergadura e sweep dessa asa para eu ver onde esta o CG ?

    Concordo com voce Ricardo mais quanto mais enflexada menos area de asa oque é ruim.

    Eu particifo de alguns foruns de asas voadoras de alta performance.

    Algumas asas chegam a voar 120km usando uma bateria de 2000mha,

    Isso sim é desempenho.

    Endendo oque voce falou sobre a gangorra mais nao é tao simples assim.

    EU entendo isso como “MOMENTUM” de cauda.

    Só tem um porem sobre o CG. Para o CG ficar mais a frente o sweep da asa tem que que sem bem pequeno e pelas fotos nao vejo isso.

    Com o CG muito na frente a asa nao vai ter estabilidade no YAW pois o SWEEP é muito pequeno.

    Olhe o desgin de uma asa alula. Ela tem sweep negativo e o cg é bem a frente .

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