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- julho 21, 2012 às 3:22 am
- in reply to: Lentes para cameras FPV
Meus caros amigos,
Meu relato é baseado em minha experiência como piloto, não como fotógrafo. Bem, quando vôo FPV (imersivo) a minha intenção, na maioria das vezes é observar detalhes locais que não posso apreciar de baixo, então preciso pra isso aproximar as coisas, visto que não posso voar baixo por conta dos riscos, outras vezes voo em lugares lindíssimos, então minha intenção muda, aí quero apreciar a natureza, então preciso ampliar meu ângulo de visão. Isso é o básico.
As duas situações têm seu “preço”.
1 – AMPLIANDO O QUADRO (lentes a partir de 2,9 pra baixo)
Ao ampliar seu quadro de visão o preço que você paga é a distorção da imagem, que passa a ser mais arredondada quanto mais afastada do centro, afastando as coisas que se encontram a mais de 100 m à frente; a partir dessa distância as coisas parecem estar mais afastadas do que estão, distorcendo a noção de espaço (muitos pilotos ficam até com medo de chegar em tal lugar porque lá em cima parecem estar bem mais longe). Então a vantagem de ver mais amplamente custa o preço da distorção da imagem, custa a confusão na sua mente sobre a distância das coisas. A ampliação serve pra disfarçar a instabilidade do avião, neutralizando um pouco os solavancos. Quanto menor a numeração da lente, maior o quadro da visão.
2- CHAMANDO A IMAGEM PRA PERTO (lentes a partir de 3,6 pra cima)
Quando você optar por aproximar as coisas então menos distorções haverá, mas também menor será o quadro de visão, mas aí você tem a opção de subir mais e aumentar gradativamente o quadro, com menos distorções. A visão nesse caso é mais precisa porque você tem ideia mais precisa das distâncias das coisas, imagine uma lente 6,0, tenho uma dessas, uma maravilha, você vê tudo em detalhes, só que há algo muito importante, o avião tem que ser muito estável, do contrário você vai ter problemas porque a imagem vai chacoalhar muito, já que essas, ao contrário das outras, acentuam a instabilidade do aero. Lembro que a primeira vez que usei uma 6,0 foi numa zagui, numa época que não havia fontes de informação sobre lentes para FPV, então foi um problema aquele voo porque a zagui chacoalha muito, então na saída quase bati numa árvore e a imagem ficava pra lá e pra cá, não dava pra ver nada direito, um sufoco danado, e quase me perdi assim, tive que tirar o óculos (estava perto) e trazer a zagui de volta com a ajuda do meu co-piloto (zagui é péssima para lentes acima de 3,6).
Os informativos dão conta que a lente 2,9 ou 2,8 são a mais próxima do olho humano, pode ser no ângulo,mas isso na imagem não é bem assim por conta das distorções, então na prática a 3,6 está mais próxima dos nossos olhos, com menos ângulo, mas também com menos distorções. Já voei muito com 2.9, certa vez comprei 6 delas de uma só vez e instalei em todos os meus modelos, mas hoje eu prefiro as 3,6 ou 4,1 com planadores ou aeros bem estáveis.
Obs.: Prefira sempre lentes de cristal, elas oferecem maior nitidez do que as de resina.
- julho 11, 2012 às 3:35 am
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Ok, Denilson, esses modelos são personalizados para cada proprietário, envie um e-mail para ***** [editado pela moderação] *****, voc”e vai saber como funciona, ok?
Denilson Nogueira disse:
Já tem lista de compra deste XR3 ou WARP ?
Se sim, me inclui na lista de compradores Emerson, valeu.
- julho 10, 2012 às 11:01 pm
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
- julho 5, 2012 às 3:40 am
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Aqui está a imagem do XR-3 sendo testado em http://fpvbrasil.com.br/video/testando-o-xr3-o-mais-leve-exclusivo-…
É como falei, simples, mas perfeito
- junho 28, 2012 às 9:25 pm
- in reply to: Distância entre o RX do radio do TX do link de video/som
Leandro,
Faça o seguinte, monte com os 60 e depois faça testes ligando primeiro o vídeo, depois o rádio com o teste de range ligado, assim você simulará um afastamento considerável e verá se dá ou não a interferência nessas condições.
- junho 28, 2012 às 9:21 pm
- in reply to: Distância entre o RX do radio do TX do link de video/som
Xingu,
É sempre arriscado, certamente haverá interferência em algum momento, penso que a plataforma para FPV deve passar por uma engenharia diferente do aeromodelismo convencional, e que prioritariamente mantenha as distâncias de segurança.
- junho 28, 2012 às 9:13 pm
- in reply to: Distância entre o RX do radio do TX do link de video/som
Não resolve, seu receptor terá outro tipo de interferência. As distâncias diferem de acordo com o equipamento, e são entre as antenas. Tenho como regra o Tx na frente e o Rx no rabo, bem lá atrás. A distância de 60cm é a mais segura. Pra você ter uma idéia, com Tx de 100mw eu não arrisco menos de 40 cm, dou meu jeito, vale qualquer sacrifício pra não arriscar. Com Tx acima de 500mw eu não arrisco menos de 80 cm, na pior hipótese 60 cm como mínimo. Resultado do sacrifício: nunca tive interferências.
- junho 28, 2012 às 8:58 pm
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Eduardo, o XR3 é bonito mas simples (chama muito a atenção quando começa a voar), não é arrojado como o LunnaXP e o WarpAC3. A família Warp é composta desses modelos WarpAC3, LunnaXP, Lunmix, Evans22, CitroarR2 e XR3. Você também me fez lembrar de outra coisa, o R2 do jornada nas estrelas, aquele super-computadorzinho muito simpático que tinha outro chato pra caramba todo dourado, e muito medroso, só pra traduzir ele.
- junho 28, 2012 às 7:09 pm
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Ehehehe! Você agora me fez lembrar aqueles belos carrões, mas aí ele está jogado num canto sem a câmera, quando montado ele chama a atenção das pessoas por onde vou por causa do tamanho e da aerodinâmica agressiva, porém de espantosa leveza. Em tempo quero dizer que esse não é o XR3, ok? Trata-se de um WarpAC3 preparado para a câmera WX7. Vou ver se no final de semana um colega pode gravar alguns vídeos desses voando perto e baixo.
- junho 28, 2012 às 6:55 pm
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Na foto acima aparece a cauda do Lunmix (removível), aquele modelo do vídeo com vôo sem profundor.
- junho 28, 2012 às 4:46 pm
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Sim, o XR3 é a versão mais leve. Esses modelos foram desenvolvidos para FPV, mas cada um tem um objetivo diferenciado. Eu desenvolvi esses modelos e passei para uma equipe desenvolver sob a minha orientação. Falando assim até parece que somos uma empresa, e não somos, nem estamos vendendo ainda a não ser atendendo algumas encomendas aí pelo Brasil e alguns de fora que souberam, mas não queremos fabricação em sequência, preferimos oferecer qualidade, avaliando uma a uma. Quer ver só um exemplo disso? Veja esse modelo Warp AC3 fabricado especialmente para operar com uma Sony WX7. Então respondendo, tanto o Warp AC3 como o XR3 são estáveis demais, sendo que o primeiro é mais paradão, mais pesado, e o segundo é mais leve (apesar de igualmente estável) mas permite manobras curtas em baixa altitude com total precisão, se for preciso.
Eduardo Pacheco disse:
Emerson só recapitulando…
- junho 28, 2012 às 3:45 pm
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Há um explicativo e um formulário pra você responder, nele vai inclusive algumas fotos explicativas, o objetivo não é complicar, mas exatamente o contrário, simplificar a negociação de modo que fique melhor para o comprador, já que quase todos são de longe evitando dores de cabeça depois. Como esse formulário pode chegar ao seu e-mail? O WarpAC3 sairá por algo em torno de R$ 600,00 parcelado em até 10x variando o valor de acordo com o que for acompanhando.
Henrique Ferreira Lima disse:
Qual será o valor dos modelos?
- junho 28, 2012 às 2:48 pm
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Henrique, o WarpAC3 estará à venda a partir de agosto, se você desejar deverá fazer a encomenda agora, pois são 20-30 dias para a entrega (por enquanto).
Henrique Ferreira Lima disse:
Eu anteriormente…
- junho 28, 2012 às 11:48 am
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
WarpAC3 é uma tecnologia, Há um modelo que leva esse nome, igual ao Wolkswagem (fusca). O XR3 sim é a versão mais leve WarpAC3. Essa tecnologia foi desenvolvida com três propostas: segurança, autonomia e conforto pro piloto. O quesito segurança envolve tanto os termos técnicos do modelo, como bloqueio de interferências, durabilidade da eletrônica, manobralidade ultra-fácil, etc, como também contra danos a terceiros num caso de acidente, por diversas características, inclusive à taxa zero de estol, mesmo em velocidade zero ele desce como uma pluma, com estabilidade impressionante. Segurança total. Todos os modelo WarpAC3 são entregue ao proprietário com regulagem da aerodinâmica testada em vôo, algo parecido com os testes técnicos como os que fazem nos Ferrari antes de sairem da fábrica, ou seja, tratatamento especial um por um pra garantir a qualidade. Outra coisa évque está sendo estudado é o treinamento gratuito dos proprietários para pilotar FPV, com temas como: voar com economia, controle total das marchas (difícilmente alguém voa com marchas), comportamento nos ventos, marcação do rádio, etc.
Henrique Ferreira Lima disse:
Emerson, o XR3 é uma variação do WarpAC3?
- junho 28, 2012 às 8:59 am
- in reply to: Modelo Long Range 168 da Hobby King
Leandro, o modelo pode vir com duas asas, uma com 2,3m e a outra com 1,8m pra você usar de acordo com o vento e o peso. O XR3 foi desenhado para levar pouco peso uma vez que possui o próprio equipamento FPV e tem uma autonomia incrível por si, então talvez não tenha espaço para uma bateria grande demais já que nem precisa, mas se couber no compartimento das baterias, aguentá bem com a asa maior (as asas podem ser reguladas pra qualquer peso e seu consequente CG). O comprimento da fuselagem é 1,27m. O peso dele, é 560gr completo sem as baterias. Eu creio que o motor que você mencionou sirva sim se não for pesado, não conheço esse, se for de baixa melhor ainda. A partir de agosto poderá ser encomendado. Eu me lembrei que tem um vídeo que eu piloto um precursor do XR3 com um profundor quebrado (não é o XR3, mas é o modelo que o inspirou): http://www.youtube.com/watch?v=KoCJ461bBgM&feature=g-upl
Leandro Chaves disse:
Emerson, eu também fiquei aguardando as informações e fotos sobre o XR3…