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- junho 8, 2014 às 5:19 am
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Teste 60.
- maio 25, 2014 às 2:11 pm
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Eduardo, a corda maior do pod central implica na necessidade do camber diferenciado sim, e também precisa de diferença entre os ângulos de ataque, e digo mais, precisa de um afinamento rigoroso para ficar estável. Num dos testes tomei a decisão desastrosa de mudar isso positivando um pouquinho o ângulo de ataque do pod central, o resultado foi que quase perdi a asa, pois ficou “impilotável”.
Sobre o washout, ele foi experimentado antes nesse projeto, mas foi outro desastre terrível. Eu nunca vi o washout com bons olhos, ainda mais quando o assunto é autonomia e planeio, pois na verdade ele aumenta o consumo e anula o planeio do modelo, só funciona forçando o motor (com velocidade), então concluí que o washout na verdade é uma solução “remendada” de um problema crônico das zagis que é a instabilidade dos três eixos, é semelhantemente à rabiola da pipa, que atrapalha muito mas sem a qual não funciona.
Sobre o off-topic (eheheh) a intenção é destacar que o modelo tem uma tripulação em algum lugar, diferenciando dos aeromodelos, mas achei interessante a observação sobre a impossibilidade de nunca poderem ser tripulados, tens razão (eheheheh).
- maio 25, 2014 às 1:27 am
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Sim e não, Gustavo. Os vídeos que postei, incluindo o último, foram feitos com o mesmo modelo da foto abaixo, mas ela não estava com essa configuração aqui (estavam ainda com os winglets), pode reparar outro modelo sendo remontado no fundo… é que depois de cada prova esses Warps são desmontados e remontados com outras configurações, assim é que estamos fazendo nossos estudos aqui, é o maior estudo sobre asas feito até hoje.
Essa configuração do modelo dessas fotos abaixo ainda não tem vídeos postados mas já fizemos provas com esse modelo, surpreendemente muito mais satisfatórias do que todos os vídeos que apresentamos até aqui, e isso se deve em parte à remoção dos winglets desse projeto a partir de agora.
Pedimos aos colegas que não levem em conta os vídeos apresentados até aqui como resultado desses estudos, eles estão muito abaixo no nível de estabilidade da configuração dessas fotos.
Gustavo F. de Almeida Albertini disse:
Caro Emerson, por esta eu não esperava! Aguardo ancioso pelas fotos! Seu último vídeo afinal foi feito com ou sem eles???- maio 24, 2014 às 6:20 pm
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Leandro, você foi preciso na opinião, o que mostra a sua percepção apurada, realmente os comandos desse teste estavam no máximo ( 120%), mas isso foi necessário (apenas nesse teste) porque eu estava estreando o fim do uso dos winglets. então não quis arriscar.
O Eduardo me perguntou se não uso reflex nem washout, respondi que não uso esses dois ítens nos warp’s, mas agora estou retirando mais um ítem, então passam a ser três os ítens “importantes nas zagis” que não constarão nas Warp’s de forma alguma.
A partir de agora os winglets serão removidos dos Warp’s, pois descobri que eles só atrapalham quando o objetivo for baixa velocidade, descobri recursos realmente eficientes para a estabilização total desses modelos.
Vou colocar a foto do modelo desse voo, como ela ficou bem mais prática sem aquela “mala sem alça” dos winglets.
Leandro Chaves disse:
Emerson,
Eu assisti e analisei esse video umas 3 vezes … queria te colocar a minha “impressão”…
- maio 17, 2014 às 7:54 pm
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Então vamos a um exemplo bem simples:
Sabe aqueles aviõezinhos de papel com quatro dobras apenas que fica um jato em formato bicudo? Aquilo é um delta, quando jogamos, o que acontece? Ele corta o vento com uma trajetória firme, nada o desvia. Agora pense nos outros aviõezinhos de papel, cheios de dobras em um formato não delta, cujos comprimentos são mais curtos, o que acontece ao serem jogados? Decolam fazendo curvas, porque sua trajetória não é firme, isso nos dá uma idéia da eficiência delta.
Embora eu não esteja usando um perfil com bico fino, mesmo assim o efeito é parecido quando o conjunto é puxado pra frente, a diferença é que se fosse fino, daria menos trabalho pra calcular, enquanto que mais largo necessita de cuidados especiais pra não causar problemas, mas aqui precisamos acoplar câmeras, então não dá pra ser bicudo, mas se bem regulado o modelo fica muito estável da mesma forma.
O bico tem perfil sim, embora comprido, possui bordo de ataque e de fuga, acompanhando a asa, esse comprimento é que exige um cálculo de angulação desse pod central em relação às asas, por conta dessa corda não podem ser iguais, pois causaria instabilidade. Mais à frente vou preparar algo explicando isso de outra forma.
Princípio delta: Comprimento é igual à estabilidade, largura é igual à manobralidade, o objetivo é encontrar o meio termo ideal, já que esses princípios são inversamente proporcionais. Veja esses vídeos que mostram o princípio delta:
- maio 17, 2014 às 1:09 am
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O diedro cumpre bem a função de estabilidade roll sim, Eduardo. Ao soltar o stick percebe-se que o modelo tende a concertar a horizontal (roll), e desce lentamente, bem equilibrado em todos os eixos, mas, é claro que uma ventania poderá atrapalhar um pouco, mas mesmo assim, sempre será melhor com ele, pois o bom resultado é incontestável em quaisquer condições.
No sentido longitudinal (pitch) também fica bem equilibrado, por isso gastei muito tempo estudando aquele “bico” (pod central), ele é quem permite essa função ao afastar ao máximo os extremos do pêndulo longitudinal em relação ao CG. Essa é a vantagem do “Conceito Delta”, e pela falta disso as zagis são tão instáveis (essa foi a motivação desse projeto-desafio).
Eduardo lavratti disse:
Emersom, com esse diedro todo que vi na foto a asa volta legal para o nivel horizontal quando voce larga o stick?
E no sentido longitudinal, voce bolou algo para ela tender a voltar ao voo nivelado ?
- maio 16, 2014 às 8:37 pm
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A prova de hoje pela manhã.
Mais uma vez o modelo foi desmontado e remontado com alguns detalhes aerodinâmicos:
- maio 14, 2014 às 12:41 pm
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Oi, Eduardo,
Antes quero te dizer que desenvolver esse projeto está dando bastante trabalho, afinal estamos mudando um conceito e aprendendo também, então a cada prova desmontar e remontar algumas partes da Warp é ordem de serviço, o que é muito cansativo, e como sou muito exigente com resultados, o projeto está demorado, mas avançamos bastante na técnica.
Sobre reflex e o washout eu realmente não estou usando, pois estou trabalhando com princípios da “formula delta”, ou seja, projetando o formato da asa mais pra frente, “triangulando” o formato, isso, inclusive, responde a uma pergunta que voce me fez anteriormente sobre o porquê do “bico”. Quanto mais triangular, menos necessário o reflex, e menos ainda o washout (esse atrapalha demais aí).
Sobre o vento, a nossa proposta aqui é justamente essa, que a Guardian tenha um comportamento perfeito, com ou sem vento. Num desses videos estava ventando um pouco, veja a biruta, mas assim que concluir a etapa em que estamos agora, farei um video com ventos mais fortes. De qualquer forma, é sempre mais fácil estabilizar um modelo veloz, do que um lento, por isso tanto trabalho aqui. Estou agora trabalhando para diminuir a marca de 17Km-h em cruzeiro que a Guardian está fazendo,
Você está fazendo um aero? Lento ou rápido?
Eduardo lavratti disse:
Ola Emerson,
eu nao estava mais acompanhando o topico ate que hoje fiz uma pesquisa no google e apareceu uma foto do core da sua asa de lado…
- abril 22, 2014 às 9:12 pm
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Augusto, está sumido, amigo,
É, estamos na reta final de um ano de trabalho, e os resultados agora estou começando a postar.
Penso que 900gr seja muito mesmo, o ideal é um isopor 2 ou 3, mas tenho visto por aí asas dessa envergadura com mais de 1Kg; esse peso aí só vai ficar mais rápida, mas poderá ficar legal sim. Coloca a foto dela.
- abril 20, 2014 às 3:19 pm
- in reply to: Avião Perdido Em São José dos Campos(encontrado 4 meses depois)
Mas Gabriel, a minha curiosidade é saber quem encontrou e como te entregou? Conta como foi isso.
- abril 19, 2014 às 11:12 pm
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Ok, Leandro, vou atender a sua sugestão e depois posto aqui o vídeo, mas veja como o procedimento melhorou até o pouso no local apertadíssimo naquele condomínio do vídeo logo acima. Pousei ali várias vezes hoje com esse resultado agora. compare com o outro pouso três vídeos acima.
Motor já desligado e contra o vento.
Leandro Chaves disse:
Emeson,
melhorou …. mas vou te dar uma sugestão; não é crítica, é sugestão mesmo.
Quando fizer voos de “teste de performance” procure fazer como se fosse…
- abril 19, 2014 às 10:23 pm
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Nesse vídeo, foi instalado um dispositivo redesenhandoum o bordo de ataque das pontas da asa. Na hora do pouso dá pra voar quase parando e raspando na grama com segurança, sem balançar.
- abril 19, 2014 às 3:18 am
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Oi, Leandro, você anda mesmo sumido, amigo.
Concordo contigo, considero três problemas nas asas: A facilidade de estolar (que impede o vôo com pouca velocidade), o rebolado (que bagunça o vídeo) e o balanço (problema de equilíbrio em baixíssimas velocidades), mas nesse vídeo você vai perceber que estamos bem avançados nos resultados. O balanço está associado a dois fatores: velocidade e espessura das pontas da asa.
Como estamos quase parados em alguns momentos (no vídeo), e perceba que já um momento que ela chega a voltar pra trás, aproveitando uma onda do vento, ela balança um pouco sim, mas considerando essa velocidade, pode ser que um estabilizador eletrônico resolva totalmente, mas acho difícil, a menos que aumente a velocidade um pouco mais.
- abril 19, 2014 às 12:14 am
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Aqui vai outro, Augusto, agora com a lente aberta.
Augusto Pimentel disse:
Bacana Emerson, mas essa capa na frente da câmera estragou a imagem.
Já pensou em alguma solução para isso?
- abril 17, 2014 às 2:54 am
- in reply to: A Asa Warp Guardian (FPV exclusive)
Obrigado Wagner, e também ao Augusto, essas expressões são um incentivo num universo onde as pessoas torcem pras coisas darem errado pros outros. Já faz um ano que iniciamos esse projeto que já foi virado pelo avesso, desmontado e remontado várias vezes de formas diferentes, testes, provas, ajustes, cortes… fico na intenção de fazer o melhor possível, mesmo quando já está bom, sempre acho que pode melhorar.
Eu nunca tive contato estreito com asas, sempre as achei muito selvagens, mas com esses estudos acabei descobrindo os segredos pra domesticar essas maravilhas, acho o voo delas muito charmoso quando em baixa velocidade. às vezes faço testes nos estacionamentos, nas ruas, nas praças, e as pessoas chegam a confundir com um pássaro, é muito legal essa plataforma, por isso arregaçamos as mangas. Acho que não tem mais nada o que eu possa descobrir sobre asas, apenas aperfeiçoar mais um pouquinho pra anão perder a fama de ser exigente demais, mas já estamos terminando tudo.
Wagner disse:
Parabéns pelo projeto.