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    já foi aprovada pelo Senado e agora vai para a assinatura do Presidente Obomba… depois disso a FAA tem um prazo de nove meses para propor as regras para UAVs (onde o FPV vai ter que se enquadrar pois não pode mais ser “aeromodelo”)…

    Marcelo Camargo disse:

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    voce está errado, essa era a mentalidade dos milicos da ditadura: o povo não tem discernimento e as “otoridades” é que tem que decidir por ele…

     

    e a sua opinião sobre os EUA está errada, morei lá e a desonestidade e malandragem é maior do que aqui, a justiça de verdade não funciona como aparece nos filmes 😉

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Eu seria a favor disso…SE o brasileiro fosse responsavel, como a maioria dos americanos. Eu sei que eu seguiria estas diretivas….vc seguiria….o marcelo seguiria….mas e o resto?? e os novatos?? Vc acha, sinceramente, que o brasileiro seguiria isso?

    Eu aposto que se 30% seguir é muito…..INFELIZMENTE. 

    Essa seria a solução ideal….pena que, na minha opiniao, não funciona no Brasil…..por isso eu apoio as leis…pq ai o cara ao tem escolha de seguir ou nao as ‘normas’….ou ele segue, ou ele esta 100% errado e pode ser preso por isso.

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    não, o circuito gera uma tensão proporcional a qualidade dos pulsos digitais recebidos, como se fosse o RSSI, porisso o nome “emulador”…

     

    na verdade o emulador é mais preciso que o próprio RSSI do receptor, que em caso de interferência pode apresentar valores errados…

    silmar constantino disse:

    deixa ver se eu entendi, vc usa um  canal nao utilizado e obtem o RSSI dele???

    juro que pensei que o RSSI era medido pela intensidade do sinal RF modulado (portadora) e nao em uma saída digital

    fiquei muito curioso

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    a RCCAPA, Associação de Fotografia Aérea por Controle Remoto dos EUA tem nos seus objetivos:

    “A associação criará diretivas operacionais sugeridas para auto-regulamentação de seus membros para efeito de seguro. A associação, como grupo de coesão, se tornará uma voz representativa unificada com relação a assuntos operacionais junto aos governos nacionais, estaduais e locais. Além disso, a associação compartilhará as lições aprendidas, últimas técnicas e tecnologia entre seus membros.”

    é isso que nós precisamos, uma associação que crie diretivas para ENSINAR o modo de operação correto e seguro para que os membros se AUTO-REGULEM e não para ficar policiando e punindo ou impondo obrigações estapafúrdias como o tal do plano de voo…

    PAULO CESAR AZEVEDO disse:

    Eu acredito que se tiver que regulamentar, não vai ser para piorar as coisas e sim para segurar a todos os praticantes e população de uma coisa pior vir a acontecer.

    Pois como todos nós sabemos tem praticantes, que acho que não é nem ´por mal, ficam fazendo vôos perigosos, principalmente aki no RJ.

    Já com essa regulamentação isso vai acabar, pois todos saberão o que pode fazer e o que não pode fazer, como por exemplo: voar perto de aeroportos, ponte Rio-Niterói, Aterro do Flamengo, emfim, vai restringir vários lugares lindos aki no RJ para voar, infelizmente, mas se é para o bem do Hobby e da população, fazer o que, o negócio é acatar as regras.

    Mas acredito que todos os participantes de FPV no RJ já estão começando a se conscientizar e a tomar mais cuidados com seus vôos e perceber os locais que vão voar.

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    esse é o furo da sua lógica: se não podemos controlar os pássaros então aceitamos o risco… agora o aeromodelo, que representa um risco milhares de vezes menor precisa ser controlado??? por que?…

    Jonis Maurin Ceará disse:

    Como eu disse, nao podemos controlar os pássaros….já aeromodelos, podemos….na minha humilde opinião, é ignorancia comparar um ser vivo que nao podemos controlar com um aeromodelo, que simplesmente obedece aos nossos comandos…..com o segundo, podemos evitar acidentes….o primeiro, depende da natura, nao de nós…..entao façamos a nossa parte!

    Qt a FPV, prazer e liberade termina qd se coloca vidas em risco, voando no mesmo nivel/local de aeronves reais.

    Comparar o espaço aéreo e o local onde o pessoal surfa, na minha opiniao, mais uma comparação sem sentido…

    Navio nenhum navega onde os surfistas estão…e a mesma coisa ao contrário…..logo, nao existe invasão de espaço por nenhuma das partes, nao tendo risco nenhuma para os dois (de colisão ou acidentes envolvendo os dois).

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    quem quiser discutir sobre probabilidades e riscos leia o documento abaixo… (anexado)

    http://thud.us/suas/MIT-UAV-risks-study.pdf

    a analogia com pássaros está errada em um aspecto: não são milhões de pássaros para cada modelo de FPV e sim BILHÕES!… lembrem-se que ao mesmo tempo em que se leva em consideração de que muitos pássaros são menores que um modelo é preciso lembrar que pássaros pequenos voam em bando o que aumenta muitas vezes o risco… além disso pássaros tendem a voar por muito mais tempo que nós…

    eu voo fpv por PRAZER e pela LIBERDADE que este hobby me proporciona… se eu quisesse ficar me enrolando com burocracias e procedimentos eu estaria jogando Flight Simulator no computador…

    com relação ao tal do plano de voo, dou a seguinte sugestão: vá até uma praia onde existam bastante surfistas e avise-os de que vai ser obrigatório fazer um “plano de surf” para garantir a segurança das pessoas e embarcações no mar… te garanto que a reação deles vai ser amena comparada com a minha se um dia inventarem essa coisa de plano de voo para FPV…

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    segundo o próprio site da AMA a carta vai para o Congresso esta semana e deve ser aprovada sem alterações, ou seja, vai estar um passo mais próximo da aprovação final…

    Marcelo Camargo disse:

    Apenas uma sugestão para melhoria do título. Como a lei ainda depende de aprovação, eu diria que o “FPV nos EUA pode vir a ser ilegal…”


    Sejamos otimistas! 🙂

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    não deve não, por uma única razão: não existe maneira de se regulamentar um HOBBY que é para ser praticado livremente sem cometer absurdos como o que o FAA está propondo… tem coisa mais absurda do que ter que pedir permissão da torre do aeroporto para voar um planador manual que pesa 5 gramas??? veja que a proposta do FAA não estabelece tamanhos, pesos, alcances mínimos portanto qualquer coisa que voe se enquadra…

    se voce acha que deve existir proteção para quem está num 747 então comece a fazer campanha para o extermínio dos pássaros pois para cada modelo de FPV existem MILHÕES de pássaros no ar… este é o tipo de absurdo que nós temos que combater: o risco existe mas é infinitesimal e portanto não se justifica a regulamentação…

    o estabelecimento de RECOMENDAÇÕES na forma de SUGESTÃO é que deve existir, de modo a ORIENTER e EDUCAR os participantes e não na forma de regras e leis para punir…

    fazer plano de voo para FPV é uma das idéias mais retrógradas que existem pois nem aviões de verdade precisam plano de voo para voo visual… ou o seu Skywalker representa mais risco do que um avião de várias toneladas???

    é preciso bom senso e não paranóia, FPV é um hobby que representa um risco quase que incomensurável quando comparado com outras atividades do nosso dia a dia, como por exemplo, atravessar uma rua…

    Jonis Maurin Ceará disse:

    FB, discordo totalmente de vc…

    Eu acho que DEVE sim existir uma regulamentação, principalmente para a proteção de quem esta voando em um 747, por exemplo…..eu nao gostaria de estar viajando e um aeromodelo entrar na turbina do aviao e cair. Hoje, o que impede isso de acontecer? NADA! Existe lei para controle de voo e aeromodelo, mas nao especificadamene FPV, abrindo varias brechas. 

    O que eu acho é que além da regulamentação, exista uma forma ACESSIVEL de se conseguir uma autorização LEGAL para voos FPV, com planos de voo, equipamentos, relatorios, etc…

    Eu nao ligaria de fazer um relatorio de voo por trimestre, por exemplo….eu nao ligaria de ter que montar todo um plano de voo e esquemas de segurança, por exemplo……desde que isso seja possivel para meros mortais e fácil de se fazer! Ex: depois de devidamente ‘treinado’ e ‘autorizado’ por um orgão, eu poderia submeter meus planos de voo online e guarar uma autorização no dia seguinte, por exemplo….ou já submeter planos de voo para o mes corrente e ter a autorização online, por exemplo…..seria ótimo!

    É claro que nao adiantaria de nada vc ir lá, fazer o ‘curso’ preparatorio sobre responsabilidades, cartas de voo, etc etc….e depois nao usar nada disso, apenas enviar os planos para autorização e voar sem obedecer as regras…

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    aí fica longe de ser profissional…

    ze.mayer0 disse:

    bom, a brecha que existe é fazer o serviço de filmagem de graça, e aceitar uma doação da empresa. se for pra dar um jeitinho, só não pode ter nota! (lembrando que voar com equip. de fpv pode, só não pode comercializar!)

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    não tem brecha nenhuma, veja a resposta do FAA quando um piloto perguntou formalmente sobre o assunto:

     

    “The FAA has a small UAS rule under development that provides regulatory guidance for the commercial operation of small UAS. The rule should become available for public comment in April 2012. The final rule is expected to be published in late 2013. Until this rule is published, there is no authorized means to operate your rc helicopter for compensation.”

    interessante que lá na terra da “liberdade” se alguma atividade não é regulamentada então é proibida… até o final de 2013 todos os operadores de FPV para uso comercial serão tratados como marginais…

     

    é preciso mobilização da comunidade porque aqui temos pessoas com o infeliz hábito de copiar tudo o que os pescoços-vermelhos fazem de ruim lá no norte…

     

     

     

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    não precisei de atualização, o firmware que vem me atendeu em tudo que precisei até agora, desde elevon, flaperon, diferencial, etc… o maior problema é que o manual não explica direito, as vezes é preciso pesquisar na internet para se achar a resposta…

    Leonardo Pinelli Araujo disse:

    André, eu sou novato. Não é esse que precisa de atualização? firmware?

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    usar o Google ou outra fonte de fotos de satélite não serve como base porque a liberdade de fotos ESPACIAIS é determinada por um acordo internacional feito pela ONU…

    fotos aéreas não se enquadram neste acordo e são regulamentadas pelas leis de cada país… no Brasil, fotos aéreas usadas para aerofotogrametria eram regulamentadas pelo EMFA (ou seja lá como se chama hoje, perguntem pros milicos de plantão)…

    eu não me preocuparia muito com fotos aéreas feitas em áreas públicas mas aquelas feitas em áreas particulares com certeza devem ter a permissão do proprietário…

    • in reply to: Alcance
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    com o Immersion de 600mW e boas antenas voce vai a 7Km com imagem perfeita… veja o video…

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Sf1VmeBHewA

    Gustavo disse:

    MArcelo

    Este sistema é 600W. Com estas antenas especiais para o sistema.

     

    • ImmersionRC 600mW 5.8GHz transmitter
    • Bluebeam Whip antenna set (critical for good performance of a 5.8Ghz system)

     

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    regras são bem vindas quando produzem resultados…

    no nosso caso as regras não vao produzir resultado nenhum pois quem voa errado hoje vai continuar voando errado amanhã quando houverem regras…como foi dito acima, os espertos e os que se acham acima da lei simplesmente as ignorarão…

    aí eu pergunto: as regras estarão realmente nos protegendo? ou estarão limitando nosso hobby cada vêz mais até torná-lo impraticável?

    Tiago Novaretti disse:

    FB,

    Se vc é um cara que tem bom senso, concordo com o que citou acima … mas se não  …..a definição é essa aqui:

    “Portanto, quando o povo perde o bom senso as autoridades criam regras… regras sempre serão bem vindas , pois protegem às pessoas que tem bom senso das que não tem. “

    FB disse:

    discordo totalmente por dois motivos:


    ……..

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    discordo totalmente por dois motivos:


    1) a existência de regras não impede acidentes

    uso o trânsito como exemplo: houve aqui um caso onde um motorista embriagado, participando de um “racha” em altissima velocidade, causou um acidente com vítimas fatais…

    pergunto:

    a) o limite de velocidade impediu este motorista de andar em alta velocidade? sim ou não?

    b) a Lei Seca impediu este motorista de dirigir embriagado? sim ou não?

    c) o radar por onde este motorista passou o impediu de dirigir em alta velocidade? sim ou não?

    d) a proibição de se fazer “racha” na rua impediu este motorista de fazê-lo? sim ou não?

    2) a ausência de regras não causa acidentes

    como exemplo, o trânsito: na Alemanha, em cerca de metade das autoestradas NÃO EXISTE LIMITE DE VELOCIDADE…voce pode dirigir na velocidade que o teu carro conseguir alcançar… se voce tiver um carro esporte voce pode dirigir acima dos 300 Km/h em uma estrada pública, de maneira totalmente legal…

    se a ausência de limites causasse acidentes hoje a Alemanha seria um grande deserto pois todo mundo já teria morrido em acidentes nas autoestradas, no entanto, o que ocorre é o contrário: em milhares de kilometros que dirigi por lá nunca vi um único acidente…

    e estas estradas são frequentadas por motoristas de toda a Europa, como italianos (que são anarquistas por natureza), holandeses (qua são os piores motoristas da Europa) e motoristas dos países do leste europeu (quem não conhece os países do leste europeu basta imaginar uma Bolívia ou Paraguai, com toda a pobreza, ignorância, insegurança e corrupção só que onde os habitantes são loiros)…

    a posição da comunidade deve ser de que um HOBBY não deve ser regulamentado para não impedir o seu crescimento…

    se quiserem discutir regras para o FPV profissional que o façam em separado para não confundir as duas categorias…

    o que cria bom senso no povo não são as regras e sim a educação e a conscientização…

    outra coisa: confiar na comunidade para tomar esta decisão é muito otimismo… se analisarmos tudo o que é escrito aqui diariamente ainda vamos encontra muitas, com o perdão da palavra, asneiras, que passam batidas pois as pessoas (eu incluso) não criticam para não criar polêmicas ou animosidades… se a comunidade quer ser responsável pelo destino do nosso hobby então que passemos a olhá-lo de maneira mais séria e crítica…

    Regras? Tô fora!

    Tiago Novaretti disse:

    É Gutemberg … como a vida dá voltas …. vc tocando neste assunto ??

    Semana passada, fui questionado por um diretor a AMAUFRJ ( Para quem não sabe, clube de modelismo que fica dentro do campus do Fundão ), e ele como é um professor federal influente , me intimou a “dar uma bronca” “no cara que decolou de dentro do Fundão e sobrevoou a ponte Rio-Niteroi e a Sede da Petrobras, pois o video , até hoje, estava tendo repercussão”  – Palavras do Professor e Diretor do Clube.
    É até engraçado ver vc abrir este tópico, não sei se por estar consiente do que fez foi errado, espero que sim, ou por achar que mais uma vez  “vc é homem para assumir o que acontecer” e não vai respeitar às possíveis regras…

    Já faz 40 dias que comprei o meu DL e ainda não voei , pois aquele local não é para voos distantes e nem altos, por causa das construções E PRINCIPALMENTE por causa do aeroporto e dos aviões que manobram sobre nossas cabeças..

    Portanto, quando o povo perde o bom senso as autoridades criam regras… regras sempre serão bem vindas , pois protegem às pessoas que tem bom senso das que não tem. 

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